Página 4 de 9

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Enviado: Seg Set 27, 2010 15:01
por Sergio de Faria Bica
Constellation escreveu:Emerson,

Esse aí eu acho que é o PT-KUB, antigo PP-SPO da Vasp, que estava no Museu de Tecnologia de São Paulo, na Marginal Pinheiros, mas que foi removido de lá, acho que para esse lugar aí.

Grande abraço.
É isso mesmo . Pelo menos esse foi salvo !

Abs

Sérgio Bica

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Enviado: Seg Set 27, 2010 15:27
por Maurício
Ex-PP-SPO VASP, antigo "Caparaó".

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Enviado: Qua Set 29, 2010 22:13
por ProjetoDC3
Pelo que eu sabia ele ia ser transladado para um tal de Centro Cultural Catavento, junto ao Palácio das Industrias, pois o museu da tecnologia teve que deixar aquele local. É esse o lugar em que está agora?

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Enviado: Qui Set 30, 2010 13:17
por Maurício
ProjetoDC3 escreveu:Pelo que eu sabia ele ia ser transladado para um tal de Centro Cultural Catavento, junto ao Palácio das Industrias, pois o museu da tecnologia teve que deixar aquele local. É esse o lugar em que está agora?
É sim. O PT-KUB está lá, no Centro Cultural Catavento.

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Enviado: Seg Nov 29, 2010 06:44
por Sergio de Faria Bica
Uma excelente notícia para os admiradores do DC-3 :

Está sendo organizado um grupo para adquirir nos EUA , um DC-3 para fazer vôos nostálgicos , com pax , como eram feitos no PP-VBN ao tempo do cmte. Machado . Segundo consta , o DC-3 já foi examinado e aprovado . Poderemos ter novidades em breve !


Sérgio Bica

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Enviado: Ter Nov 30, 2010 21:19
por Djalma Junior
Sergio de Faria Bica escreveu:Uma excelente notícia para os admiradores do DC-3 :

Está sendo organizado um grupo para adquirir nos EUA , um DC-3 para fazer vôos nostálgicos , com pax , como eram feitos no PP-VBN ao tempo do cmte. Machado . Segundo consta , o DC-3 já foi examinado e aprovado . Poderemos ter novidades em breve !


Sérgio Bica
Pois é. Isto saiu na semana passada na coluna Informe Econômico de ZH. Cruzando os dedos para ser verdade. :clap:

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Enviado: Qua Dez 01, 2010 10:34
por Sergio de Faria Bica
Djalma Junior escreveu:
Sergio de Faria Bica escreveu:Uma excelente notícia para os admiradores do DC-3 :

Está sendo organizado um grupo para adquirir nos EUA , um DC-3 para fazer vôos nostálgicos , com pax , como eram feitos no PP-VBN ao tempo do cmte. Machado . Segundo consta , o DC-3 já foi examinado e aprovado . Poderemos ter novidades em breve !


Sérgio Bica
Pois é. Isto saiu na semana passada na coluna Informe Econômico de ZH. Cruzando os dedos para ser verdade. :clap:
Segundo consta , tem tudo para ser verdade , mas só resta esperar ...

Sérgio Bica

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Enviado: Qua Dez 01, 2010 19:55
por Constellation
Caros,

Os americanos estão fazendo "liquidação" de DC-3. Eles já não podem transportar passageiros pagantes nos EUA sem uma porta de segurança certificada pela FAA, que custa quase tão caro quanto o avião. Vendendo os velhos aviões, podem comprar aeronaves mais baratas de operar e quase tão emocionantes, como T-6, T-28 e Beech 18, que não estão sujeitos a tais restrições.

Ah, se eu fosse rico... aquele babaca lá de Mococa bem que poderia pelo menos nos brindar aparecendo com seu avião nos outros aeroportos. Ele também tem um Boeing 737-200 executivo, que também nos dá saudades. Vamos lá, meu amigo, deixa de ser babaca egoísta e pelo menos nos deixe ver e sentir o cheiro das tuas belas aeronaves.... :hap: :hap: :hap:

Grande abraço.

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Enviado: Qui Dez 02, 2010 13:11
por paulo roberto
Já que o assunto aqui é DC-3, gostaria de sugerir um flash do DC-3 da REAL -PP-AVJ em um filme de 1960 no SDU, eu nao sei copiar, mas so entrar no YOU TUBE - (AEROPORTO SANTOS DUMONT E ATERRO 1960)bem interessante. :yesyes:

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Enviado: Qui Dez 02, 2010 14:09
por SBLO
paulo roberto escreveu:Já que o assunto aqui é DC-3, gostaria de sugerir um flash do DC-3 da REAL -PP-AVJ em um filme de 1960 no SDU, eu nao sei copiar, mas so entrar no YOU TUBE - (AEROPORTO SANTOS DUMONT E ATERRO 1960)bem interessante. :yesyes:
É esse, Paulo?


Assista no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=aBnwrlizgys

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Enviado: Qui Dez 02, 2010 17:21
por paulo roberto
ESSE MESMO, MUITO LEGAL, pena que conheci o SDU em 1972, ainda existiam o :clap: DC-3 da CRUZEIRO.valeu!

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Enviado: Qui Dez 02, 2010 22:30
por ProjetoDC3
Que excente noticia essa de mais um provável DC-3 por aqui no Brasil. Não esqucem de convidar esse fascinado por DC-3 para dar uma volta nele.
tou no aguardo de noticias.

Gabriel Lúcio

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Enviado: Seg Jan 03, 2011 08:47
por ProjetoDC3
Algumas dúvidas:

Os primeiros DC-3s receberam matrículas "PP-XXX". Qdo e pq surgiam as matrículas PT-XXX para os DC-3s?

O PT-AOB lá de Fortaleza que pertencera a TAF, nunca teve uma outra matrícula anterior aqui no Brasil? Sei que pertencera primeiramente ao "Senhor do Gado" Sen. Moura Andrade, para transporte de carne. Mas se isso era na década de 50 e não acredito que já tinha esta matrícula.

Ainda sobre este DC-3. Alguem sabe se ele pertenceu tbem a LASA serviços de Aerofoto?

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Enviado: Seg Jan 03, 2011 10:24
por Maurício
O DC-3 PT-AOB (cn 9068) pertenceu à Cruzeiro do Sul, em serviços aerofotogramétricos. Antes, teve os prefixos NC 54578 e 42-32842 na USAF.

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Enviado: Qua Jan 05, 2011 20:56
por Cedrini
Maurício escreveu:O DC-3 PT-AOB (cn 9068) pertenceu à Cruzeiro do Sul, em serviços aerofotogramétricos. Antes, teve os prefixos NC 54578 e 42-32842 na USAF.
PT-AOB C-47-DL c/n 9068
42-32842 USAAF entregue em 13.02.1943
NC54578 Atlantic Gulf & Midland Corp., Wood Ridge , New Jersey 05.11.1946
WAA Rep 09.07.1948
Edward C.Bigelow , New York 1948
Aviation Parts Inc. Staten Island, New York 02.10.1948, cancelado 09.10.1952
PT-AOB A.J. de Moura Andrade "Guanabara" registrado 19.06.1953
Serviços Aerofotogramétricos Cruzeiro do Sul arrendado em 19.07.1965
LASA Engenharia e Prospecções S.A Dezembro de 1972
Aeromapa Brasil Dezembro de1977
TAF Taxi Aéreo Fortaleza 24.06.1980
TAF Linhas Aéreas , Fortaleza 1991

Nos RAB de 1970 e 1971 ele aparece como Serviços Aerofotogramétricos Cruzeiro do Sul,
nos de 1989 e 1990 como Táxi Aéreo Fortaleza Ltda.

Vou procurar fotos dele.

Cedrini

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Enviado: Dom Fev 06, 2011 00:48
por ProjetoDC3
Afinal...qual foi a última empresa a operar com Dc-3 no Brasil? VOTEC, RICO, Royal ou TAF?

A Aero Magazine disse que foi a VOTEC em 1985. A revista FLAP, a RICO em 1986. Já vi fotos de 1998 de um DC-3 da Royal parado em Belém/PA. :Muro: :Muro:

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Enviado: Seg Fev 07, 2011 12:34
por Maurício
ProjetoDC3 escreveu:Afinal...qual foi a última empresa a operar com Dc-3 no Brasil? VOTEC, RICO, Royal ou TAF?
A última empresa a operar DC-3 no Brasil foi a Royal Táxi Aéreo (cargas), de Belém/PA, em 1989, conforme pesquisas na web.

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Enviado: Seg Fev 07, 2011 13:13
por Sergio de Faria Bica
Maurício escreveu:
ProjetoDC3 escreveu:Afinal...qual foi a última empresa a operar com Dc-3 no Brasil? VOTEC, RICO, Royal ou TAF?
A última empresa a operar DC-3 no Brasil foi a Royal Táxi Aéreo (cargas), de Belém/PA, em 1989, conforme pesquisas na web.
E qual seria o prefixo do últomo DC-3 a voar na Royal ?

Sérgio Bica

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Enviado: Seg Fev 07, 2011 15:50
por Maurício
Sergio de Faria Bica escreveu:
Maurício escreveu:
ProjetoDC3 escreveu:Afinal...qual foi a última empresa a operar com Dc-3 no Brasil? VOTEC, RICO, Royal ou TAF?
A última empresa a operar DC-3 no Brasil foi a Royal Táxi Aéreo (cargas), de Belém/PA, em 1989, conforme pesquisas na web.
E qual seria o prefixo do últomo DC-3 a voar na Royal ?

Sérgio Bica
Teria sido o PT-KZG (cn 26921), que se tornou o falso PP-VBN, recuperado em POA.

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Enviado: Seg Fev 07, 2011 17:19
por Marcelo Magalhães
Amigos:
Teria sido o PT-KZG (cn 26921), que se tornou o falso PP-VBN, recuperado em POA.
Segue matéria de autoria de meu grande amigo José Leandro Casella, que publicamos no saudoso Jornal RADAR (edição n. 25 - ano 1998) sobre a vinda do PT-KZG para o Aeroclube do RGS onde realizaria voos panorâmicos sobre POA, reg. PP-VBN.

Notar o quadro com a vida operacional e as fotos dele ainda todo branco e no SBPA com o primeiro padrão de pintura do ARGS ainda reg. PT-KZG, bem como o box com o falso FAB 2017 preservado no 20o. batalhão logístico de pára-quedistas, próximo ao Campo dos Afonsos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abraços:

Marcelo Magalhães