Página 3 de 3

Re: Problema no pouso de avião fecha aeroporto de Viracopos

Enviado: Ter Out 16, 2012 18:29
por Robson
Prezados.

Neste caso, não seria possível a utilização da pista de taxi, paralela a pista principal para ser utilizada emergencialmente em pousos e decolagens visuais, com a permissão da ANAC, acredito que as aeronaves ATR, ERJ, B737 e A320. não teriam problemas em operar desta forma. ficando as aeronaves de maior porte que as mencionadas impedidas de operarem em razão do peso e a menor largura desta taxiway em relação a pista principal.

Re: Problema no pouso de avião fecha aeroporto de Viracopos

Enviado: Qua Out 17, 2012 12:15
por Constellation
Robson escreveu:Prezados.

Neste caso, não seria possível a utilização da pista de taxi, paralela a pista principal para ser utilizada emergencialmente em pousos e decolagens visuais, com a permissão da ANAC, acredito que as aeronaves ATR, ERJ, B737 e A320. não teriam problemas em operar desta forma. ficando as aeronaves de maior porte que as mencionadas impedidas de operarem em razão do peso e a menor largura desta taxiway em relação a pista principal.
O problema é a certificação da pista de táxi para operação emergencial. Poucos aeroportos tinham pístas de táxi homologadas para pouso e decolagem em caso emergencial, mas acho que nenhumaq mantém essa condição. alguém confirma ou desmente isso?

Grande abraço.

Re: Problema no pouso de avião fecha aeroporto de Viracopos

Enviado: Qua Out 17, 2012 18:59
por José Paulo
SBLO escreveu:Ou então um boucing landing, porque MD-11 "adora" fazer isso no pouso, vide o acidente da Fedex no Aeroporto de Narita, Japão...
Aqui tem um video de outro MD11 da Centurion (provavelmente o N-985AR) com o mesmo problema no pouso em Miami:

http://www.youtube.com/watch?v=rsicjwJc ... e=g-user-u" onclick="window.open(this.href);return false;

Eu pergunto: "boucing landing" como esse e, tragicamente, o de Narita são decorrência do quê? Imperícia? Característica do DC10/MD11?

PS. Se puderem, aconselho acompanhar esse spotter "Cargospotter" no Youtube. As tomadas dele, junto às luzes de aproximação da pista, quase na cabeceira, são realmente boas.