Página 3 de 4
Re: Frota de Boeing 707 da Varig
Enviado: Sex Mar 12, 2010 15:28
por Sergio de Faria Bica
O que eu pensei inicialmente, era começar pelos mais usados por aqui , por ser mais fácil a pesquisa e iria aos poucos atingindo a maioria dos aviões da nossa aviação comercial antiga , sem uma ordem específica , até os DC-10 , MD-11 , e demais aeronaves consideradas "novas".
Abs
Sérgio Bica
Re: Frota de Boeing 707 da Varig
Enviado: Qua Mar 17, 2010 16:22
por PZDC8
Ya coloqué en Aerospotter pero creo que vale la pena colocar aqui también en homenaje al Boeing 707 de la Varig
AC 1/400 Varig Boeing 707-345C PP-VJX. Sold Out!!!

Beleza!
Re: Frota de Boeing 707 da Varig
Enviado: Qua Mar 17, 2010 16:39
por Sergio de Faria Bica
Até em maquete o 707 da RG é lindo.
Sérgio Bica
Re: Frota de Boeing 707 da Varig
Enviado: Sex Mar 19, 2010 03:25
por Schneider
Sergio de Faria Bica escreveu:Até em maquete o 707 da RG é lindo.
Sérgio Bica
Varig e 707: combinação perfeita. A pintura das aeronaves da Varig da época era a mais linda (e seria ainda hoje). O 707 sempre foi o mais empolgante, imponente. Ora, isso resultou na melhor imagem. A imagem da aviação: Boeing 707 da Varig. O romântico 707 com as linhas elegantes e sóbrias da Varig. Era sinônimo de qualidade, segurança, modernidade, orgulho, tranquilidade... E muito mais. Não era só a maquete. Lá pelos anos 1960 eu tinha um aviãozinho de brinquedo, daqueles com fricção para acionar as rodinhas, simples... mas era um 707 da Varig! Com certeza, um 707 da Varig é para mim a imagem da aviação!
Re: Frota de Boeing 707 da Varig
Enviado: Sex Mar 19, 2010 07:18
por Sergio de Faria Bica
Pois é ...
A VARIG em vez de mudar a Gestão , pagou uma fortuna para trocar o esquema de pintura dos aviões ... o resto todos nós sabemos ...
Sérgio Bica
Re: Frota de Boeing 707 da Varig
Enviado: Qua Mai 19, 2010 10:41
por EduardoJoseDias
Só para constar, o "trágico" PP-VJZ também foi usado como cargueiro pela Pioneira!
Re: Frota de Boeing 707 da Varig
Enviado: Sex Mai 21, 2010 16:05
por EduardoJoseDias
Eu voei no PP-VJX , de LAX para GIG em 1971 . Essa ultima geração de 707 da Varig, foi muito combatida na Revista Veja numa reportagem sobre a queda do PP-VJZ em 1973 . Diziam que o 707 era um avião ultrapassado e a Varig foi muito criticada por isso. Me lembro que na época, entre os funcinários da VRG , se falava muito sobre o ano de fabricação e que essa leva de aviões eram muito novas, sendo fabricados em 1968, ou seja , somente 5 anos de uso. Talvez o que queria se referi quanto ao "ultrapassado" seria em questões técnicas.
Lembro, que voei em 1976 e 1977 no VJA e VJJ no voo RG 807 , MIA/CARACAS/MAO/BSB/GIG que estavam bem surrados, não tinham aquelas divisórias internas. (Classe unica) . Eram bem barulhentos!!!
Me parece tambem que nos voos de passageiros , os 707 continuaram voando para Tókio até 1979, além de alguns aeroportos na Europa!
Re: Frota de Boeing 707 da Varig
Enviado: Sex Mai 21, 2010 16:13
por Maurício
Os Boeing 707 da Varig foram desativados em 1989.
Re: Frota de Boeing 707 da Varig
Enviado: Sex Mai 21, 2010 16:54
por PZDC8
Alguien sabe si los B707 de Varig tenian también configuración todo económica o siempre tuvieron Primera Clase y Económica?
En 1983 viajé en un B707 de Varig y me parece que tenia sólo clase económica...
Re: Frota de Boeing 707 da Varig
Enviado: Sáb Mai 22, 2010 09:47
por Constellation
EduardoJoseDias escreveu:Eu voei no PP-VJX , de LAX para GIG em 1971 . Essa ultima geração de 707 da Varig, foi muito combatida na Revista Veja numa reportagem sobre a queda do PP-VJZ em 1973 . Diziam que o 707 era um avião ultrapassado e a Varig foi muito criticada por isso. Me lembro que na época, entre os funcinários da VRG , se falava muito sobre o ano de fabricação e que essa leva de aviões eram muito novas, sendo fabricados em 1968, ou seja , somente 5 anos de uso. Talvez o que queria se referi quanto ao "ultrapassado" seria em questões técnicas.
Lembro, que voei em 1976 e 1977 no VJA e VJJ no voo RG 807 , MIA/CARACAS/MAO/BSB/GIG que estavam bem surrados, não tinham aquelas divisórias internas. (Classe unica) . Eram bem barulhentos!!!
Me parece tambem que nos voos de passageiros , os 707 continuaram voando para Tókio até 1979, além de alguns aeroportos na Europa!
Eduardo,
Alguns Boeing 707 voaram pax até praticamente o final da carreira. O PP-VJK, que se acidentou em Abdijan, em 1987, transportava passageiros. Quanto à Revista Veja, este veículo de comunicação sempre teve a tendência de julgar e condenar antes da apuração completa dos fatos. O acidente de 1973 não ocorreu devido a problemas técnicos na aeronave em si, mas sim devido a um incêndio a bordo provocado por um passageiro.
Quanto ao 707, o mesmo permaneceu em produção até 1979 e seu último comprador foi a USAF. O Air Force One era um Boeing 707 até ser substituído definitivamente pelos VC-25 (B747) em 1990. Não eram assim tão antiquados em 1973 (15 anos em produção até então), e no ano seguinte a Varig já incorporava os então modernos DC-10.
Em 1976, 77, os B707-441 já estavam em final de carreira, com mais de 15 anos de uso intenso. Seriam vendidos em 1979.
Entretanto, a carreira dos 707 na Varig foi bastante atribulada, snme foi o tipo que mais sofreu acidentes entre todos os jatos operados pela pioneira.
Grande abraço.
Re: Frota de Boeing 707 da Varig
Enviado: Sáb Mai 22, 2010 13:51
por SBLO
Constellation escreveu:Quanto à Revista Veja, este veículo de comunicação sempre teve a tendência de julgar e condenar antes da apuração completa dos fatos. O acidente de 1973 não ocorreu devido a problemas técnicos na aeronave em si, mas sim devido a um incêndio a bordo provocado por um passageiro.
Complementando essa informação, fica a sugestão de leitura do livro
"Caixa Preta", do Ivan Santa'Anna, leitura obrigatória para todos aqueles que gostam da aviação e que trás uma narrativa pormenorizada deste acidente com o Boeing 707 da VARIG, ocorrido em Paris!!!

Re: Frota de Boeing 707 da Varig
Enviado: Sáb Mai 22, 2010 15:25
por Sergio de Faria Bica
SBLO escreveu:Constellation escreveu:Quanto à Revista Veja, este veículo de comunicação sempre teve a tendência de julgar e condenar antes da apuração completa dos fatos. O acidente de 1973 não ocorreu devido a problemas técnicos na aeronave em si, mas sim devido a um incêndio a bordo provocado por um passageiro.
Complementando essa informação, fica a sugestão de leitura do livro
"Caixa Preta", do Ivan Santa'Anna, leitura obrigatória para todos aqueles que gostam da aviação e que trás uma narrativa pormenorizada deste acidente com o Boeing 707 da VARIG, ocorrido em Paris!!!

Realmente , "Caixa Preta" é um "senhor" livro . Até o final do ano sairá o volume II . Quais serão os acidentes narrados ???
Sérgio Bica
Re: Frota de Boeing 707 da Varig
Enviado: Sáb Mai 22, 2010 15:28
por SBLO
Sergio de Faria Bica escreveu:Realmente , "Caixa Preta" é um "senhor" livro . Até o final do ano sairá o volume II . Quais serão os acidentes narrados ???
Sérgio Bica
Mestre, me parece que serão narrados os acidentes do TAM-402, GOL-1907 e TAM-3054. Aguardaremos anciosamente o lançamento desse livro!!!
Abraço
Re: Frota de Boeing 707 da Varig
Enviado: Sáb Mai 22, 2010 15:44
por Sergio de Faria Bica
SBLO escreveu:Sergio de Faria Bica escreveu:Realmente , "Caixa Preta" é um "senhor" livro . Até o final do ano sairá o volume II . Quais serão os acidentes narrados ???
Sérgio Bica
Mestre, me parece que serão narrados os acidentes do TAM-402, GOL-1907 e TAM-3054. Aguardaremos anciosamente o lançamento desse livro!!!
Abraço
Vamos aguardar. Esses 3 acidentes merecem um volume especial .
Abs
Sérgio Bica
Re: Frota de Boeing 707 da Varig
Enviado: Qui Mar 10, 2016 20:14
por AeroEntusiasta
Re: Frota de Boeing 707 da Varig
Enviado: Dom Mar 13, 2016 18:37
por AB3
paulo roberto escreveu:A pintura DA VARIG ERA CLASSICA, PENA QUE a Gol nunca fez um retro do 707 em um 737-800,sera que nos 90 anos da VARIG!
Além de não ter interesse em preservar a história da VARIG no caso, a GOL ainda tinha o problema de "marca" pois era vetado por ela usar qualquer imagem da antiga VARIG. Quanto aos 90 anos da VARIG esqueça, a empresa morreu, a GOL deve ter se arrependido de ter comprado a VARIG (exceto pelo Smiles, mas pelo tanto de burrada e prejuizo que teve) e no Brasil ninguem preserva nada, vide a GOL que poderia ter repintado o PR-GTA nas primeiras cores dela (motores brancos, tons diferentes, etc) e sequer o fez...
Re: Frota de Boeing 707 da Varig
Enviado: Seg Abr 04, 2016 23:35
por Juliano_Amoroso
Uma dúvida que as vezes me pergunto a resposta. Existe algum meio de se estimar quantos Boeing 707 ainda estão em operação? (Retirando os que estão em operação militar) e os Douglas DC 8, também existe alguma forma de estimar quantas unidades ainda estão em vôo?
Re: Frota de Boeing 707 da Varig
Enviado: Ter Abr 05, 2016 09:54
por Marcelo Magalhães
Amoroso:
707 em operação comercial regular não existem nenhum.
Existem sim células de 707s civis em operação para governos ou Forças Aéreas.
Aqui uma lista atualizada em 2013 dos operadores de células civis. São 44 células, nenhuma com operador comercial:
17 USAF Joint Stars
10 Israel AF
7 Iran AF/Gvmt
2 Spanish AF
2 Chile AF
2 Omega Air
1 Congo Gvmt
1 USAF (non Joint Stars N404PA)
1 Indian Air Force
1 Venezuela AF
Qto aos DC-8, segue a lista de operadores, atualizada para 02.03.16, com 13 apenas em serviço:
3 Johnsons Air/Airlift Int (9G)
3 Trans Air Cargo (9Q)
1 Bravo Air (TT)
1 Brisair (VQ)
1 Congo Air Force
1 Fits Air (4R)
1 NASA
1 Samaritan's Purse (N)
1 Togo Republic (5V)
Abs,
Marcelo Magalhães
Re: Frota de Boeing 707 da Varig
Enviado: Ter Abr 05, 2016 23:32
por Juliano_Amoroso
Marcelo Magalhães escreveu:Amoroso:
707 em operação comercial regular não existem nenhum.
Existem sim células de 707s civis em operação para governos ou Forças Aéreas.
Aqui uma lista atualizada em 2013 dos operadores de células civis. São 44 células, nenhuma com operador comercial:
17 USAF Joint Stars
10 Israel AF
7 Iran AF/Gvmt
2 Spanish AF
2 Chile AF
2 Omega Air
1 Congo Gvmt
1 USAF (non Joint Stars N404PA)
1 Indian Air Force
1 Venezuela AF
Qto aos DC-8, segue a lista de operadores, atualizada para 02.03.16, com 13 apenas em serviço:
3 Johnsons Air/Airlift Int (9G)
3 Trans Air Cargo (9Q)
1 Bravo Air (TT)
1 Brisair (VQ)
1 Congo Air Force
1 Fits Air (4R)
1 NASA
1 Samaritan's Purse (N)
1 Togo Republic (5V)
Abs,
Marcelo Magalhães
Lista interessante Marcelo, eu acreditava que ainda havia algum 707 cargueiro em operação pelo mundo, fiquei até meio triste agora, quanto ao DC 8 acreditava haver menos unidades ainda em operação. Gosto tanto do Boeing quanto do Douglas, pena que por aqui não exista mais nem um em operação. No caso do 707 nem aqui e nem em um lugar do mundo no modo comercial
Re: Frota de Boeing 707 da Varig
Enviado: Qua Abr 06, 2016 10:04
por Marcelo Magalhães
Amoroso:
A última operadora civil do 707 foi a SAHA AIR, do Iran, em voos regulares PAX, com o último exemplar (EP-SHV) parando em abril de 2013.
Abs,
Marcelo Magalhães