Clube dos anciões do Aeroforum

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
LucioCavalcanti
PC
PC

Mensagem por LucioCavalcanti »

Opa! Já temos mais um adepto da reunião. :)
Só precisamos fechar data e local.
Acredito que deve ser entre Dezembro e Janeiro (época da maioria das férias, imagino).
Quanto ao local, precisamos de sugestões. MAO? BSB? GRU? CGH? GIG? SDU? SSA? POA? CWB?

Aproveito para informar que hoje retornei a MAO de GRU e tive a grata surpresa de acompanhar de dentro do A330 (JJ) a decolagem do triple 7 da JJ. Que maravilha! Infelizmente estava sem máquina para registrar.

Em breve posto as imagens interessantes que registrei em Boston, Miami e Londres.

Abraços a todos.
Afonso
Moderador
Moderador

Mensagem por Afonso »

Pois se é para arrumar uma vaguinha como office boy, eu acredito que sirva :lol:
42 aninhos mas com rostinho de 39 e meio :P
Voei nessas perolinhas abaixo:
727-100 TransBrasil, Cruzeiro, Varig
737-200 Varig, Cruzeiro, Vasp
737-300 todas as que operaram e operam ainda
737-400 - TransBrasil
737-500 - Rio Sul
737-700 - Gol
737-800 - Gol
747-300 - Varig
767-200 e 300 TransBrasil e Varig
DC-10 - Varig
MD-11 - Varig
F-50 - Nordeste
Airbus A-300 - Vasp
Airbus A319, 320 Tam
F-100 - Tam
Brasilia - One
Paulistinha - Aeroclube de Bragança rsrsrs
Poucas fotinhos de tudo quanto é avião :twisted:

Será que consigo a vaga de office boy ? :O.o:
MASTER

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Será um prazer enorme ter a sua presença entre nós

Seja bem vindo.

Sérgio Bica
SBLO
Moderador
Moderador

Re: Clube dos anciões do Aeroforum

Mensagem por SBLO »

Prezados Senhores:

Como chefe do Depto. Jurídico deste clube, venho convocar nossos queridos colegas a retronarem a postar novas histórias do mundo da aviação, vividas por si ou que tomaram conhecimentos, para que assim possam nos deliciar e nos ensinar ainda mais sobre este facinante mundo aeronáutico!

Aproveitando o ensejo, quero mais uma vez propor que todos nós membros deste seleto clube, façamos um encontro, para que possamos nos conhecer pessoalmente e trocarmos nossas experiências de vida. Este convite também é extensivo a todos os colegas do Fórum.

Aguardo a resposta de todos, que queiram realizar este encontro e sugiram uma data para a sua realização.

Feliz 2009 a todos, e que Deus derrame suas bençãos sobre todos nós!

Um abraço

Emerson S. Daniel
(SBLO)
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Oi , Emerson

Concordo . Estamos muito parados . Até parece coisa de velhos ...
Quanto ao encontro , eu moro em Poa e tenho estado no interior do RS , por motivo de serviço . Sendo possível estarei presente !

Abs

Sérgio Bica
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Já que a ordem é movimentar o nosso clube , estou pensando em postar material relativo a quatro vôos do Max Conrad , conhecido piloto americano , especializado em vôos de entrega de aviões leves , por vários lugares da nossa Terra.

Pretendo começar com um vôo de NY-PARIS , solo , sem escalas , numPiper Apache , realizado em 1954.

Até lá.

Abs

Sérgio Bica
Irineu

Mensagem por Irineu »

Sergio de Faria Bica escreveu:Já que a ordem é movimentar o nosso clube , estou pensando em postar material relativo a quatro vôos do Max Conrad , conhecido piloto americano , especializado em vôos de entrega de aviões leves , por vários lugares da nossa Terra.

Pretendo começar com um vôo de NY-PARIS , solo , sem escalas , numPiper Apache , realizado em 1954.

Até lá.

Abs

Sérgio Bica
Sergio Bica, como diz a garotada de hoje:

D E M O R O U :clap:
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Oi , Irineu

Demorou, mas está na final curta ...

Sérgio Bica
LucioCavalcanti
PC
PC

Para atualizar a lista de aeronaves voadas...

No final de outubro voei no 777-300 da TAM com destino a Frankfurt e conexão no A321 Lufthansa para Helsinki.

Assim, o 777 passa a fazer parte da lista de aeronaves voadas.

Também acrescento 3 modelos que esqueci na primeira lista. Fokker 100 (Vôo SSA - BSB em 2002 pela TAM), o Tupi (Aeroclube do Amazonas) e 757 (MIA-BOS em 2008 pela AA. Era um 757 com winglets).

Lista atualizada: 707, 727 (100 e 200), 737 (200, 300, 400, 700 e 800), 747 (400), 757 (200), 767 (200 e 300), 777 (300), A300 (B2 e B4), A319, A320, A321, A330 (200), A340 (300), DC10 (30), MD11, F100, Dash-8 (100 eu acho) e Tupi.

Vi numa mensagem anterior que listaram as cias também, então coloco as minhas para compartilhar:

Brasil: Varig, Vasp, Transbrasil, Cruzeiro, Nordeste, Penta, Gol e Tam.

Int.: American, Finnair e Lufthansa.

E nossa reunião? sai ou não sai?

Abraços a todos.

Lúcio Cavalcanti
LucioCavalcanti
PC
PC

Aproveitando para contar um "causo"....

Não lembro o ano, mas era o vôo RG 204 (snme) que saía do GIG escala em BSB e destino MAO.
Como todo guri, para mim viagem de avião era sinônimo de aventura e foi com esse espírito que cheguei ao então Aeroporto Galeão.
Feitas as formalidades documentais (como anunciava aquela voz maravilhosa pelos aeroportos), fomos para a sala de embarque.
Digo fomos, porque eu estava com a família toda, uma vez que era nossa volta das férias.
Fico como adesivo em vidro, "colado" vendo o movimento dos aviões.
Absorto nessa "atividade" não notei que o tempo já havia passado e muito. Ou seja, vôo atrasado.
Fui "despertado" pelo chamado do meu pai. Tínhamos que ir para outra área.
Descemos umas escadas e, grande surpresa, revista geral!!!
Mulheres para um lado, homens para outro e todo mundo em fila indiana.
Devagarinho aquela gente toda foi passando pela revista da PF.
Se encontraram alguma coisa, não sei.
Mas eu estava achando ótimo aquilo tudo. Era como se fosse um filme.

Da revista, embarcamos nos ônibus que nos levariam ao avião.
Só então notei que o DC10 estava numa posição estranha, isolado dos outros. Hoje, sei que ele estava numa remota.
Mas o que me chamou atenção foi um monte de pontinhos pequenos logo atrás "da roda" do avião.
Quando chegamos mais perto, descobri o que eram os tais "pontinhos". Todas as bagagens (malas, caixas, ispopores, sacolas, etc) estavam no chão.
Quando descíamos do ônibus, alguém dizia: "Verifiquem quais são suas bagagens. À medida que forem identificando coloquem próximos daquela escada." E apontava para uma escada na parte da frente do DC10.
Como eu não tinha que procurar nada, meu pai iria fazer isso, fiquei com "tempo de sobra" para "vistoriar" o avião. E com a curiosidade típica de quem tem perto dos 10 anos, cada parafuso do DC10 foi olhado de ponta a ponta.
Para mim, foi uma grande oportunidade. Afinal quem já havia ficado tão perto de um avião, tocando nos pneus, achando o DC10 um "monstro" de grande, etc.

Quando finalmente entramos no avião, haviam algumas peças no teto (perto das luzes de leitura) que estavam meio fora de lugar. Como que mal encaixadas.
Só quando chegamos em Manaus que finalmente perguntei ao meu pai porque tudo aquilo e ele respondeu:
"Houve uma ameaça de bomba. Desmontaram e remontaram o avião e nós fomos revistados e tivemos que identificar as nossas malas para podermos embarcar."

Então foi isso, uma "simples" ameaça de bomba em um avião da VARIG fazendo vôo nacional no início da década de 80.
Mas para mim, com cerca de 10 anos, foi a coisa mais maravilhosa do mundo.
Fazer o que? Coisas de guri.... :)

Lúcio Cavalcanti
meron Kovalchuk
PC
PC

Mensagem por meron Kovalchuk »

Um "causo" pra coleção: TWR SBCT, anos 60 , tráfego visual e quase nulo, eis que o ACC SBSP manda um plano de um USAF, o número eu já esqueci faz muito tempo, destino SBCT, era um velho C 47 de uma Comissão militar Brasil-USA, com sede em SBRJ. Eles falavam português bem a bessa, mas, como bons milicos faziam questão de obedecer a fraseologia padrão internacional, (em inglês é claro !). O" cara da hora" na TWR era um carioca zona norte, boa gente, mas dria eu "um pouco fraco ' em inglês ao receber a inusitada mensagem de chegada do " gringo", imediatamente olhou em volta e viu que estava sozinho, (isto é -sem um colega interprete´) e começou a "branquear', (ele era meio escuro), Como " bom companhêro" eu havia colocado a ficha de chegada no escaninho e desci para a andar inferior e fiquei aguardando a hora do americano! È claro que eu subi a tempo de atender o bruxo e deixar meu colega esxcurecer de novo. Nota :Este controlador fez licenciatura em química e hoje é professor aposentado na carreira e virou curitibano para sempre.
meron@uol.com.br
Responder