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Enviado: Sáb Ago 05, 2006 14:08
por Anonymous
Caros, sobre este tema dos empregados (tripulantes especificamente) vou fazer uma análise simplista, para qual peço ajuda aos que conhecem o assunto mais profundamente:
1. A varig nova ainda não contratou nenhum tripulante. Logo os que estão voando pertencem a varig velha.
2. Os salários na Varig nova serão menores que os anteriormente pagos pela Varig velha.
3. O atual número de tripulantes é insuficiente até para as rotas que estão voando neste momento. Logo a cada novo avião serão necessários muitos outros tripulantes
4. Cerca de 80 % dos tripulantes da Varig velha receberam carta de dispensa. Estão portanto aptos a serem admitidos pela Varig nova. Não esuqecer ítem 1.
5. Os novos tripulantes a serem contratados serão na sua imensa maioria ex-tripulantes da Varig velha, e por salários menores que o que recebiam.
6. Está então criado o conflito: como podem para a mesma função empregados terem salários diferentes (interrog)
7. Conclusão: após um determinado período, será feito um rodízio onde os atuais tripulantes serão também demitidos para serem posteriormente admitidos,aí sim com um salãrio compatível com os que lã estarão voando.
Gostaria de comentários e críticas a respeito. Não importa aí o fato de ser justo ou injusto; apenas saber se parece uma ação razoável de acontecer.
Sds

Enviado: Sáb Ago 05, 2006 18:57
por EMB-500
Alguém tem maiores informações sobre quais seriam estas 50 aeronaves que a VARIG anuncia que irá adquirir em breve? Há chances que sejam todas da Embraer (ou da Airbus), ou seria um mix entre estes dois fabricantes? Vocês acreditam que seria possível a VARIG fazer todos os seus vôos nacionais com uma frota composta exclusivamente por aeronaves como o Embraer 190 (ou 195), levando em conta a capacidade e o alcance destes aviões?

Enviado: Sáb Ago 05, 2006 19:26
por Bruno Geovane
Eu desconfio que haja alguma coisa errada nessa informação em deixar de operar no GIG até em 2008, pois pelo potencial que o GIG tem seria completamente fora de lógica deixar de se operar vôos lá.

Enviado: Sáb Ago 05, 2006 21:25
por moises Propp
Amigos,
No momento tudo que se refere a VARIG e uma caixa de surpresa,
exite muito papo e pouca ação, parece campanha politica, que
eu vou fazer isto, que eu vou fazer aquilo, tem que começar a mostrar
resultados, pois muita gente depende do sucesso desta Cia, acredito
que a VARIG deve negociar com a Embraer pois o governo Brasileira está
tirando alguns impostos para viabilizar alguns negocios com está
fabrica, com respeito a ARBUS deve ser a dificuldade de negociar com
algumas Cia de leasing que tem o maior numero de Boeng, ou um
blefe para as Cia de Leasing amolecer um pouco, pois de choro este
AUDI entende.
A VARIG teve suas maiores glorias quando tinha sua matriz em POA.

sds,
Moises/RS

Enviado: Dom Ago 06, 2006 15:59
por edu
adalberto oliveira Enviada: Sáb Ago 05, 2006 3:08 pm Assunto:

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Caros, sobre este tema dos empregados (tripulantes especificamente) vou fazer uma análise simplista, para qual peço ajuda aos que conhecem o assunto mais profundamente:
1. A varig nova ainda não contratou nenhum tripulante. Logo os que estão voando pertencem a varig velha.
2. Os salários na Varig nova serão menores que os anteriormente pagos pela Varig velha.
3. O atual número de tripulantes é insuficiente até para as rotas que estão voando neste momento. Logo a cada novo avião serão necessários muitos outros tripulantes
4. Cerca de 80 % dos tripulantes da Varig velha receberam carta de dispensa. Estão portanto aptos a serem admitidos pela Varig nova. Não esuqecer ítem 1.
5. Os novos tripulantes a serem contratados serão na sua imensa maioria ex-tripulantes da Varig velha, e por salários menores que o que recebiam.
6. Está então criado o conflito: como podem para a mesma função empregados terem salários diferentes (interrog)
7. Conclusão: após um determinado período, será feito um rodízio onde os atuais tripulantes serão também demitidos para serem posteriormente admitidos,aí sim com um salãrio compatível com os que lã estarão voando.
Gostaria de comentários e críticas a respeito. Não importa aí o fato de ser justo ou injusto; apenas saber se parece uma ação razoável de acontecer
Boa tarde!

1. Como não se conhece os detalhes técnicos de toda essa negociação, começam algumas coisas a ficarem mais claras, mediante o andar da carruagem. Temos, primeiramente, que entender que foi cindida a empresa em duas, ficando uma parte com a Variglog (inclusa aí a marca Varig) e a outra com a Nordeste (marca fantasia) que pertence a viação aérea riograndense. Até poucos dias atrás, um amigo meu detentor de ações da Varig, queria por que queria que as ditas ações dele fossem da NOVA, quando na verdade não o são. Agora, finalmente se apercebeu.

2. Entendo eu, que não está havendo sucessão (pela cisão), que pode inclusive as equipes técnicas e de apoio estarem prestando serviço a Variglog mediante pagamento de serviços prestados à Viação A. Riograndense, enquanto aquela se organiza. Portanto, poderá neste momento não ter nenhum piloto contratado para atender à área de pax(Deverá ter seguramente suas equipes técnicas para carga).

3. A questão, Adalberto, que você muito bem levanta, de funções iguais e salários(remuneração) diferentes, parece a mim que foi tudo muito bem pensado, até porque não tem pilotos contratados, vai começar do zero é o que se percebe. Ali, não tem ninguem de bôbo, todos matreiros velhos e com empresas de consultoria altamente competentes.

4. Posso estar redondamente enganado, mas é o que transparece. A proposito, postei acima, uma entrevista com o Audi e dá perfeitamente para se entender muita coisa é só ler com cuidado e enxergar o que está nas entrelinhas. Por ex.: "... do setor (aeronáutico) entendo eu, vamos colocar um Presidente para administrar. O Marcelo Botini vai para a Varig Velha, tem muito o que fazer por lá". Ele, inclusive, posiciona a Varig para o futuro no mercado, dizendo que:"... barrinha não é a cara da Varig, quem quiser qualidade vai voar com a Varig" .

5. Por derradeiro e, por quem já vivenciou experiencias com empresas em elevadíssimas dificuldades, eles estão tendo soluções e andando em velocidade de F1. Esbarra alí, empurra aqui, enrrola lá, eles estão chegando e vão incomodar no bom sentido. Alguns tem falado em aquisição do E-190, veja que agora a Variglog tem sócio estrangeiro e que pode comprar com "subsídios" lá fora. Entaonces, está aberta a temporada de caça ao pax...

Edu

Enviado: Dom Ago 06, 2006 21:11
por moises Propp
Amigos,
Segundo o leilão a VARILOG comprou as rotas da VARIG e da RIOSUL,
alguem sabe dizer quais são as rotas da NORDESTE, e se com um avião
consegue operar, pois a Viação aerea Riograndense vaí continuar a
operar com 50 funcionarios, e tem 5% VEM, 5% da VARILOG, 5% VARIG,
e ainda a PLUNA, poís esta empresa continua com uma divida de
8 Bilhoes de dolares, pois a VARILOG comprou a VARIG operacional e
diz que os 505 Milhoes de dolares não é para pagar dividas e sim para
investir na nova empresa, que golpe para os funcionarios.
O governo deveria ter estatizado a VARIG que era MELHOR.
6000 funcionarios vão ter que esperar um avião voar e dar lucro,
outra coisa, qual CIA de leasing vaí arrendar um avião para a VARIG
Antiga Falida, tudo isso só acontece aqui no Brasil.

sds,
Moises/RS

Enviado: Dom Ago 06, 2006 22:54
por Anonymous
Vi uma reportagem no fantástico sobre o caos que está na aviação brasileira. TAM querendo cobrar U$ 150 para remarcar bilhete e etc.. Em geral muitos queriam que a Vsrig saísse para que as coisas melhorassem.
Devem estar satisfeitos agora que este duopólio absurdo mostra que é tudo igual. Antes era pelo menos com um pouco mais de atenção.
Sds

Enviado: Seg Ago 07, 2006 10:35
por Anonymous
Essa reportagem do Fantástico foi ridiculamente sem propósito ou no mínimo mal feita.
Por que os repórteres pegaram um ponte-aérea para o SDU e depois pegaram um ônibus para o GIG??? Não sabemos porque o vôo saindo do GIG estava trasado (meteorologia, tráfego aéreo, manutenção....???)
Quanto a VARIG/GOL cobraria para remarcar bilhete? quantos eram?
A passageira da GOL que reclamava do preço da passagem... comprou o blhete no balcão? na internet? foi com antecedência? qual era o trajeto??
Lembrem-se que estamos na alta temporada (a reportagem deve ter sido feita a no mínimo 1 semana) e em todas as empresas os descontos são reduzidos nessa época (oferta e procura - aprendi na escolinha).
Duopólio é melhor que monopólio ( do qual a VARIG se aproveitou por décadas nas linhas internacionais ) e cartel ( do qual a VARIG, VASP, Cruzeiro e Tranbrasil fizeram parte no mesmo período ).
Perderam a chance de fazer uma reportagem mais abrangente e que relatasse melhor a realidade.
Pra mim do jeito que fizeram a reportagem parece que todos os problemas das empresas brasileiras são consequência da decadência da VARIG.

Abraço

Enviado: Seg Ago 07, 2006 12:13
por Frg_DF
É fácil jogar pedra no vidro, o difícil é ser a vidraça!!!

E tanto falavam da VARIG....

Enviado: Ter Ago 08, 2006 00:36
por MARR
07/08/2006 - 12h13
Companhia aérea chinesa contrata 40 pilotos da Varig
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da Efe, em Pequim

A companhia regional chinesa Shenzhen Airlines contratou 40 pilotos brasileiros que haviam sido demitidos pela Varig, informou hoje o jornal "Beijing News".

O rápido desenvolvimento da indústria chinesa levou a uma escassez tanto de aeronaves como de pilotos no país. Por isso, Pequim permite, desde o ano passado, que as companhias aéreas contratem estrangeiros para pilotar seus aviões.

Os 40 brasileiros foram contratados ainda no Brasil, onde tiveram que passar por um exame físico, teórico e uma entrevista. Além disso, todos chegaram à China com a licença da Administração Chinesa de Aviação Civil já expedida, segundo a televisão estatal "CCTV".

Os pilotos receberão cerca de US$ 8.000 ao mês, um pouco mais do que recebiam em seu antigo trabalho, e o triplo do salário dos comandantes chineses, segundo o vice-presidente da companhia, Zhang Pei.

Os analistas prevêem que a China duplicará sua frota de aviões de carga e passageiros nos próximos cinco anos. Ao final desse preríodo, as empresas precisarão ter contratado mais cerca de 6.500 pilotos.

As companhias aéreas chinesas empregam atualmente 11.000 pilotos, e algumas das grandes companhias do país, como Air China e Xangai Airlines, já começaram a recrutar comandantes estrangeiros.

Segundo o vice-ministro da Administração de Aviação Civil, Gao Hongfeng, as companhias aéreas do país aumentarão sua frota em 1.580 aeronaves até 2010. Hoje são usados 863 aviões.
site Folha on line

Enviado: Ter Ago 08, 2006 00:39
por Anonymous
Prezado Asno malon,
Na real voce está quase certo . O problema é o quase, pois em verdade o duopólio é melhor que o monopólio, sem dúvida. Talvez uns 2,23%. No resto é tudo igual. Se a Varig no passado se beneficiou disto está errado do mesmo modo ! Meu caro, estamos no século XXI e viver olhando pelo retrovisor como vc. está fazendo é lamentável.
Caso voce não saiba, em períodos de desordem de sistema , as empresa que detém os fatores da produção ou correlatos ganham barbaramente. E às custas dos consumidores que talvez não como vc. que deve ter outras preocupações, mas como eu dependem de horários e de custos adequados.
No jornal El Mercúrio (Chile) de lunes pasado, materia apresentava o Constantino da Gol como a 2a. maior fortuna do Brasil, atrás apenas dos banqueiros Edmond e Joseph Safra. Constantino dizia" porque vender passagens a U$ 47 se o mercado faz fila para pagar U$ 145 (interrog).
Ele está certíssimo ao aproveitar a oportunidade de mercado. Eu faria o mesmo se estivesse no luigar dele . Já meu bolso não pensa a mesma coisa: ele é o consumidor, espoliado e enganado.

Enviado: Ter Ago 08, 2006 23:07
por Anonymous
Le escreveu:
moises Propp escreveu:Fonte: site terra/Invertia- 26/07- 20:56hs

Lí e vi uma pesquisa do Site:
SE VOCÊ COMPRARIA UMA PASSAGEM DA VARIG?

94,2% - SIM - nº de votos 149.218
5,8% - NÂO- nº de votos 9.233

Total de votantes nº 158.448

Vi um comentaria, não sei se é verdade ou mentirá,
somente as pessoas mais chegadas poderam dizer se é verdade.
Que o programa de smiles da VARIG foi vendido para Air Canada,
pela VARILOG.

sds,
Moises/RS
Depois perguntam porque 44% dos 117 milhões eleitores, votarão no Lula !!!!
Enquete do site Estadao.com.br

Mesmo com o arremate da VarigLog, a salvação da Varig ainda não está garantida. A companhia aérea, criada em 1927, e, até então, a única brasileira a operar rotas internacionais, precisa, agora, reconquistar a confiança dos clientes.

Enquete realizada pelo Estadão.com.br que ouviu 1.626 pessoas.

Você compraria uma passagem da Varig?
Sim = 351 - 21,59%
Não = 1275 - 78,41%

Isso mostra que estas enquetes não são nem um poucos confiáveis, temos dois resultados completamante opostos.

Enviado: Qua Ago 09, 2006 00:28
por Anonymous
Caro Adluis, sua observação é bastante interessante.
Inicialmente é bom lembrar que o povo tem memória curta; nada que uma boa promoção não reverta tendência. Depois lembrar que um bom mkt é uma ferramenta poderosíssima e a TAM é campeã nisto (embora a Gol já esteja chegando junto e deixando a Varig a léguas de distãncia). Se a mesma enquete tivesse sido feita após a queda do F100 em CGH , o resultado seria extremamente negativo. Mas a TAM foi buscar forças no seu interior e mesmo com os seguidos acidentes ocorridos, conseguiu fazer com isto fosse coisa do passado, nem lembrado mais. Parabens à TAM!

Enviado: Qua Ago 09, 2006 11:36
por CHARLES SBBR
everton_cwb escreveu:
adalberto oliveira escreveu:Caro Adluis, sua observação é bastante interessante.
Inicialmente é bom lembrar que o povo tem memória curta; nada que uma boa promoção não reverta tendência. Depois lembrar que um bom mkt é uma ferramenta poderosíssima e a TAM é campeã nisto (embora a Gol já esteja chegando junto e deixando a Varig a léguas de distãncia). Se a mesma enquete tivesse sido feita após a queda do F100 em CGH , o resultado seria extremamente negativo. Mas a TAM foi buscar forças no seu interior e mesmo com os seguidos acidentes ocorridos, conseguiu fazer com isto fosse coisa do passado, nem lembrado mais. Parabens à TAM!
Falando em marketing, a RG esta correndo atras do prejuizo...

Ontem vi em CGH um banner na loja da RG que dizia: "Rio de Janeiro - Santos Dumont - R$ 198.00 - EMBARQUE IMEDIATO"

Nao pesquisei o preco da ponte-aerea das outras cias, mas por esse preco e com embarque imediato, creio que a viagem esta quase de graca...

P.S.: sorry pela falta de acentuacao :wink:

Sds!
Eu via esse mesmo tipo de banner aqui em BSB já no final das operações da WebJet. Dava um pouco certo para os pax que perdiam vôo ou sempre compram na hora. Tomara que sirva pra Varig! Tá precisando...

Enviado: Qui Ago 10, 2006 00:19
por Anonymous
Reportagem do Jornal do Brasil:
"Uma viagem de ida e volta entre Rio e Florianópolis pela TAM passou de R$ 1.176,62 em 14 de julho para R$ 2.349,04 no dia 20 de agosto. Na Gol, o trecho entre Rio e Buenos Aires saltou de R$ 594,08 para R$ 661,84 no mesmo período".
Me parece que em 20 de agosto as férias já terminaram há muito tempo. Logo aqueles argumentos de quanto tempo antes, era período de férias, a vovó vai viajar junto ou não, é tudo conversa fiada. Aumentaram os preços sim , para prejuízo de todos os usuários.

Enviado: Qui Ago 10, 2006 13:50
por moises Propp
Amigos,
Segundo fontes ligada a Aviação a Nova VARIG está aguardando
a saída da homologação da nova empresa, poís o interesse da VOLO,
e apresentar um dos investidos que colocaria os 50 aviões, que seria
o fundo de investimento Canadense, aquele mesmo que queria antes
a VARIG, que diz que tem os aviões, poís o interesse maior da VOLO
e os porões dos Aviões, e nesta negociação eles ficariam com a parte
das cargas e o investidor com o resto, isto é o medo da GOL e da TAM,
um investidor forte e com vontade de investir e colocar mais aviões.
O investidor está aguardando o desenrrolar da negociação da VOLO
para dar a possição final.
Amigos, ele poderá ter 2% da nova empresa e a frota ser toda dele
alugado para a VARIG em leasing, que nem as outras empresas.

sds,
Moises/RS

Enviado: Qui Ago 10, 2006 17:30
por arthuramaral_CGR
10/08/2006 - 17h18
Nova Varig ficará "entre a barrinha e o caviar", diz VarigLog
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CLARICE SPITZ
da Folha Online, no Rio de Janeiro

A nova Varig será uma empresa que ficará "entre a barrinha e o caviar", segundo Marco Antônio Audi, presidente do conselho de administração da VarigLog, controladora da empresa aérea.

Audi explicou que a nova Varig não terá a política de "baixo custo, baixa tarifa", que marcou a Gol durante os primeiros após seu lançamento. A barrinha de cereal era servida nos aviões da empresa enquanto concorrentes como Varig e TAM ainda ofereciam cardápios elaborados por chefs e talheres de metal.

O executivo afirmou que neste momento tanto a Gol quanto a TAM (suas principais concorrentes) já operam com uma margem de lucro "muito grande" e que a Varig vai tentar "quebrar esse duopólio", "oferecendo preço e serviço".

Ele admitiu que a nova Varig vai ser uma empresa mais enxuta. Não vai ter mais 80% do mercado de vôos para o exterior, como aconteceu com a velha Varig durante muitos anos.

O executivo estima que a nova Varig vai possuir 18 aviões e 2.100 funcionários até o dia 25 de agosto, quando espera receber a autorização de vôo da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Ele afirmou que já começou o processo de seleção dos funcionários e que em duas semanas planeja informar um plano de compra e leasing (arrendamento) de 50 aviões, em contratos que devem alcançar US$ 2 bilhões.

Segundo Audi, não há motivos para a Infraero (empresa que administra os aeroportos brasileiros) redistribuir parte dos balcões da empresa, nem mesmo de forma temporária.

Ontem, a Infraero decidiu redistribuir os balcões de check-in em 12 dos 67 aeroportos administrados pela estatal como forma de evitar filas, o que incluiu a transferência de áreas ocupadas pela Varig para suas concorrentes --já que a Varig tem os maiores espaços, mas perdeu boa parte de sua participação de mercado.

Audi disse que convidou Maria Sílvia Bastos, ex-presidente da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), para presidir a Varig . No entanto, a executiva ainda analisa a proposta.

Segundo o executivo, a VarigLog procura alguém com o perfil "agressivo" da Maria Sílvia, "acostumada a buscar o boi no laço", para conduzir a nova Varig.

Enviado: Qui Ago 10, 2006 19:43
por edu
10/08/2006 - 18h32

NOVA MALHA DA VARIG

CLARICE SPITZ
da Folha Online, no Rio

A malha de vôos que a nova Varig tem interesse em operar após receber autorização de vôo da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) inclui dez destinos nacionais e três internacionais.

São eles Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Manaus, Salvador, Recife, Fernando de Noronha, Fortaleza, Curitiba, Brasília, Buenos Aires, Frankfurt e Caracas.

Desde 21 de junho a empresa aérea tem operado uma malha reduzida e temporária de vôos domésticos, que partem apenas do Rio de Janeiro e de São Paulo para Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Manaus. Além desses, estão mantidos os vôos da ponte aérea, Frankfurt e Caracas.

A nova malha foi apresentada pela VarigLog, controladora da nova Varig, ao juiz Luiz Roberto Ayoub, da 8ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, que cuida da recuperação da empresa aérea.

Ayoub afirmou que encaminhou a malha para a Anac, que ainda não fixou um prazo para divulgar sua avaliação.

O presidente do conselho de administração da VarigLog, Marco Antônio Audi, afirmou que espera obter a autorização de vôo da Anac até o dia 25 de agosto.

Audi também disse que a nova empresa tem um plano dividido em três etapas e aumentaria a malha de vôos com a implementação de cada etapa.

Na semana passada, ele havia dito que a intenção da empresa era aumentar sua frota para 45 aviões até o final do ano.

Pelos cálculos dos novos donos da companhia, a cada avião reintegrado cerca de 120 funcionários poderão ser absorvidos.

Até o dia 25, a empresa espera empregar 2.100 funcionários e ter disponíveis em sua frota 18 aviões.

VARIG,VARIG,VARIG

Enviado: Sáb Ago 12, 2006 09:33
por moises Propp
Amigos,
No momento que saír o cheta da nova empresa VARIG,
pra mim a VARIG terminou, morreu, vou ficar somente
com as grandes lembranças de uma empresa de 79 anos
de grandes Glorias e belos aviões, para mim está nova
empresa tá bem longe de ser a nossa VARIG, quando eu
defendo a VARIG, e pela historia que ela fez ao longos dos
anos, sendo boas ou ruim, mas ela fez, hoje a GOL e a TAM
são grandes empresas e serão maior ainda por que aprenderam
com a VARIG, aproveitaram as coisas boas, mas infelizmente
por ma administração e corrupção ele terminou.
Só existirá uma só VARIG.

sds,
Moises/RS
VARIG,VARIG,VARIG!

Nova Varig corta 148 linhas de seu plano de vôo

Enviado: Seg Ago 14, 2006 22:27
por Anonymous
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta sexta-feira, 11, que aceitou o plano básico de linhas apresentado pela Aéreo Transportes Aéreos S/A, empresa criada pela VarigLog para comprar e administrar a nova Varig. De acordo com a nota, a aprovação dá início ao processo de homologação da Aéreo como empresa de transporte aéreo de passageiros.

"Antes de 11 de maio, a antiga Varig realizava 272 vôos, entre transporte de passageiros domésticos. Mas o Plano Básico de Linhas apresentado pela nova Varig reduz as atividades da empresa para 124 vôos. Isso significa que a companhia deixará de realizar 148 vôos", informa a nota da Anac.

Por meio de correspondência enviada ao juiz Luiz Roberto Ayoub, da 8ª Vara empresarial do Tribunal de Justiça do Rio, e à Aéreo, a Anac informa que vai abrir licitação para que outras concessionárias possam operar no aeroporto de Congonhas. Segundo a Anac, a Varig ocupava 125 autorizações para pouso de decolagem (slots) nesse aeroporto, mas a nova malha aérea da companhia dispensou 53 slots, que entrarão no sistema de rodízio da agência.

A Varig planeja retomar suas operações no Galeão assim que começar a receber aviões de grande porte, segundo fontes da empresa. O quase abandono do Rio, com concentração da nova malha aérea em São Paulo, chegou a suscitar rumores de transferência da sede da companhia.

Mas a nova Varig estaria procurando um terreno para construir uma nova sede carioca, já que a atual, localizada próxima ao Aeroporto Santos Dumont, permanecerá com a Varig antiga.

Agência Estado