Página 16 de 20
Anac exige definição de rotas da Varig
Enviado: Seg Jul 24, 2006 23:03
por Anonymous
Agência Nacional de Aviação Civil diz que a nova empresa terá que 'informar imediatamente a malha aérea que pretende voar no país e no exterior. Dezenas de vôos foram cancelados
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou nota informando que a Nova Varig terá que "informar imediatamente a malha aérea que pretende voar no país e no exterior". O comunicado acrescenta que, caso a empresa não apresente sua malha aérea imediatamente, "a Anac vai definir as rotas que a Varig vai voar durante o período de emergência com as aeronaves disponíveis".
A Nova Varig - agora controlada pela VarigLog - descumpriu determinação anterior da agência e cancelou dezenas de vôos nesta segunda-feira, provocando muitos problemas para os passageiros. Nos principais aeroportos, os balcões da empresa ficaram lotados, com passageiros revoltados por não conseguir embarcar, em vôos domésticos e internacionais.
Só no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, foram pelo menos 29 cancelamentos, três deles de vôos internacionais. Em São Paulo, nenhum vôo partiu do aeroporto de Guarulhos até a tarde desta segunda-feira.
A VarigLog pediu na quinta-feira passada, logo após adquirir a Nova Varig em leilão , a suspensão temporária, até o dia 28, de todas as suas rotas, com exceção da ponte aérea Rio-São Paulo, mas o pedido foi negado pela Anac.
Nesta segunda-feira, a confusão se formou também no balcão das outras companhias, que registraram filas enormes de passageiros da Varig querendo embarcar em seus vôos. As concorrentes tiveram atendimento separado para os passageiros que tinham bilhetes da Varig.
Clientes no exterior também tiveram muitos problemas e enfrentaram dificuldades para voltar ao Brasil.
Nos balcões do aeroporto de Guarulhos, cerca de 30 adolescentes chilenos não tinham como voltar para casa. Nessa segunda-feira, pela manhã, eles fizeram os carrinhos de bagagem de camas e dormiram no aeroporto. Outra cliente disse ter tido problemas com o atendimento em Santiago do Chile.
- Aqui em Santiago do Chile eles fecharam o escritório para atendimento ao público e ninguém tem absolutamente nenhuma informação. Liguei para a Anac e a agência sugeriu que eu fosse diretamente ao Consulado, mas lá eles informaram que também nada podem fazer - disse a cliente Sueli Duque Schriqui.
A Nova Varig nega a informação e diz que o escritório da companhia está funcionando por lá normalmente.
Uma passageira alemã que tentava, de Porto Alegre, voltar para casa já dormiu em dois aeroportos, no da capital gaúcha e no de Guarulhos.
Fonte: CBN
Enviado: Seg Jul 24, 2006 23:18
por Anonymous
VarigLog deposita US$ 75 milhões para Varig conforme previa o edital
da Folha Online,no Rio de Janeiro
A Justiça do Rio de Janeiro confirmou hoje o depósito de US$ 75 milhões feito pela VarigLog em favor da Varig, conforme previsto no edital de venda da companhia aérea. Os recursos serão utilizados pela empresa nova.
Os novos donos da Varig terão de fazer mais um depósito de US$ 75 milhões para a empresa em 30 dias, caso não consigam nesse período a autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o chamado Cheta (Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo), para que a nova empresa possa voar.
O depósito desses recursos serve como garantia de que a empresa vai ter uma sustentação financeira até que a Anac conceda autorização para os novos donos da companhia.
Os diretores da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) estão reunidos nesta segunda-feira em Brasília e podem determinar punição à Varig em razão dos recentes cancelamentos de vôos.
Na última sexta-feira, a agência informou que a VarigLog, nova dona da Varig, não poderia operar vôos apenas para a ponte aérea e ordenou a retomada das operações parciais que vinham sendo mantidas desde 21 de junho.
O presidente da Anac, Milton Zuanazzi, afirmou que a companhia poderia perder as rotas caso não retomasse imediatamente os vôos.
Enviado: Seg Jul 24, 2006 23:23
por Anonymous
Varig terá espaço garantido por dois meses
Folha de S.Paulo, em São Paulo e no Rio
Ao menos pelos próximos dois meses, os valiosos "slots" (espaços e horários para pousos e decolagens nos aeroportos) aos quais a Varig tem direito atualmente serão mantidos com a companhia aérea, mesmo que ela não os opere.
Isso porque o prazo da Anac de 30 dias para que a aérea retome suas linhas, sob pena de perdê-las, só começará a valer depois que a Aero Transportes Aéreos, subsidiária criada pela VarigLog para comprar a Varig, tiver um contrato de concessão de transporte aéreo.
Para assinar esse contrato, a Aero precisa obter primeiro o Cheta --certificado de transporte aéreo concedido pela Anac que, em situação normal, demora de seis meses a um ano para sair. No caso da Aero, a expectativa da Anac, segundo a Folha apurou, é que ele demore entre 30 e 40 dias. Há forte pressão política na agência para que essa aprovação saia no menor tempo possível.
Para obter o Cheta, a companhia precisa apresentar, entre outras informações, qual o número de aviões que vai operar, quais aeronaves e também qual a malha que voará. São informações que a VarigLog, em árdua negociação com as empresas de leasing, não possui.
O Cheta da VarigLog poderia ser utilizado para operar a Varig nova, já que ela comprou a companhia. A compradora da Varig, entretanto, teria optado por não utilizá-lo para não contaminar o novo negócio com as polêmicas envolvendo sua venda para a Volo do Brasil (acusada de ser "laranja" do fundo americano Matlin Patterson).
Problemas
O primeiro passo para obter o Cheta é ter uma portaria de funcionamento jurídico. Os documentos já foram entregues à Anac na quarta-feira, mas alguns problemas foram detectados. O capital social proposto pela Aero, por exemplo, seria incompatível com o tamanho da companhia que comprou.
A VarigLog não apresentou ainda certidões negativas de débitos relativos a tributos federais, à dívida ativa da União, a débitos com a Previdência Social e de pedidos de falência.
A partir do momento em que a Aero tiver o contrato de concessão, a Varig terá 30 dias para operar as linhas a que tem direito, e perderá as que deixar de voar. Hoje, ela tem autorização para realizar 272 vôos por dia, mas opera muito menos, por falta de aviões. Sem aeronaves suficientes, a companhia deve perder boa parte de suas linhas.
Enviado: Seg Jul 24, 2006 23:48
por Anonymous
Prioridade para Varig é manter aviões
Em entrevista à Folha, Marco Antonio Audi, presidente do conselho de administração da VarigLog, afirmou ontem que as negociações com as empresas de leasing e manutenção foram iniciadas assim que terminou o leilão. Atualmente, a aérea tem 13 aviões em operação.
"Para ser sincero, acho essa previsão [de até 30 aviões em vôo em um mês] otimista. O mais realista seria dizer entre 15 e 30 aviões e entre 1.600 a 3.300 funcionários, dependendo da quantidade de aeronaves", disse. "Aqueles aviões nos quais tivermos interesse vamos pagar um, dois meses adiantados para segurar", completou.
Segundo ele, está em estudo também quantos aviões será possível recuperar, já que alguns estão sem condição de vôo por falta de manutenção. A empresa já trabalha com a possibilidade de parte das empresas de leasing não concordar em renovar contrato. "Alguns arrendadores estão muito interessados. Com outros nem adianta conversar", disse.
Alguns arrendadores colocaram como condição para renovar contrato a reforma do avião. "É como se fosse assim: vou te alugar o carro por um ano mas você tem que reformá-lo inteiro. Não compensa."
Além da ponte aérea Rio/São Paulo, a prioridade é ter aviões para voltar a operar alguns destinos internacionais e aumentar a freqüência para outros. "No caso dos internacionais, dependendo das conversas entre hoje e amanhã [ontem e hoje] sobre três MD-11, retomamos Madri e Frankfurt. Tudo depende da aprovação da companhia de leasing."
Esses aviões que estão negociando, não são os mesmos aviões que a Varig "sucateou" e que deveria devolver em condições de operação?
Enviado: Ter Jul 25, 2006 00:45
por Anonymous
Olha Adluis, não sei se a Varig ainda está vendendo bilhetes oui só tentando honrar o que já vendeu.
Mas a estratégia é bastante clara se vc. se colocar na condição do administrador:
1. vc. tem uma liminar dos Us que não aresta mas proíbe os aviôes de voar ( há que se verificar a veracidade da informação que um dos lessors é acionista do fundo americano)
2 vc. tem que demitir muita gente e até o momento não parece que o SNA se mexeu para tentar qualquer "colher de chá" aos futuros demitidos.
3. Se voce não sabe com quantos aviões contar e quantos funcionários vai ter ( veja, pagar salários de 10mil pessoas sem receita é difícil), o melhor é limpar a a´rea e recomeçar.
Isto é o que eu faria. Não é a melhor, nem a mais bonita solução, mas é a factível. Quem já viu empresas em concordata ou a beira da falência sabe que o procedimento via de regra é o mesmo, com suas particularidades é claro.
Entretanto hoje, depois do depósito dos U$ 75 milhões, as coisas podem começar a mudar. As empresa de leasing entenderão que a Variglog não irá jogar U$ 100 milhões pela janela e irão rever suas espectativas de crédito. para desespero de alguns, diga-se de passagem.
E o que a ANAC está fazendo é mero jopgo de cena. Sabe de tudo isto perfeitamente desde antes do leilão. Mas precisa passar ao mercado a sensação de que não transigindo e protege o usuário. O que sabemos é conversa da boca para fora: não entendem, não se comprometem e sequisessem de fato tinham resolvido lá atrás.
Sds
Enviado: Ter Jul 25, 2006 10:31
por moises Propp
Os novos donos da marca VARIG deveriam dar um esclarecimento
aos funcionarios e as pax de sua nova empresa, eles deveriam
procurar os donos da TAM e da GOL para fazer uma politica de
boa vizinhança, pois tenho notado que as empresas e os funcionarios
das empresas concorrentes da VARIG, agem como se fosse uma
guerra, bombardeando a VARIG, mas os funcionarios e os passageiros
da VARIG não tem culpa da ma administração, pois a VARIG não
é inimiga de ninguem, apenas concorrente, os concorrentes tem que
ver que uma vez a VARIG foi grande, hoje ela é pequena, o mundo
da volta, os pax que procuram outras CIA neste momento, e forem
bem recebidos, eles abandonam a VARIG no futuro, mas se forem
mal atendidos, criticados por ter comprado passagem na VARIG,
com certeza eles voltaram para á VARIG no futuro.
Pois na vida as vezes se ganha, as vezes se perde.
sds,
Moises/RS
Enviado: Ter Jul 25, 2006 12:36
por Anonymous
2 vc. tem que demitir muita gente e até o momento não parece que o SNA se mexeu para tentar qualquer "colher de chá" aos futuros demitidos.
Que ipo de colher de chá? É muito difícil quando uma empresa tem 10.000 funcionários e tem que demitir 80% da mão de obra. Onde recolocar imediatamente esse monte de gente? Acredito que o pessoal de vôo seja absorvido pelo mercado em uns 2 anos.
3. Se voce não sabe com quantos aviões contar e quantos funcionários vai ter ( veja, pagar salários de 10mil pessoas sem receita é difícil), o melhor é limpar a a´rea e recomeçar.
Os comentários que ouvi são de que a VARIG demitirá 100% do pessoal de vôo e recontratará apenas uma parte com salários mais baixos.
Eu ainda quero ver se essa venda foi só pra varrer as dívidas pra baixo do tapete ou se realmente a VARIG vai um dia pagá-las... Do jeito que foi feito duvido muito que um dia isso aconteça. Como saldar uma dívida que já deve estar beirando 9 Bilhões com 1 linha, 1 avião (leasing atrasado há sabe lá qto tempo) e recebendo aluguel de prédios e centro de treinamento???? Brasileiro sempre dá jeitinho pra tudo....
Abraço
Enviado: Ter Jul 25, 2006 13:11
por Anonymous
Meu caro Asnomalon,
.O que diz dizer com " colher de chá", foi que o SNA sempre cantou de galo, que fazia e acontecia e agora com as demissões previstas, nem um pio!
. Certamente serão todos demitidos e depois reabosrvidos com salário menor. Salvo engano, por serem agora empresas diferentes não pode haver a simples transferência de empregados de um CNPJ para outro.
. O pagamento das dívidas já foi dito claramente e algumas vezes que será com o dinheiro da ação contra os governos federal e estaduais. O saldo, com deságio grande será pago com as receitas correntes que a nova empresa terá ( A varig pequena).
Mas de um modo ou de outro haverá um encontro de contas, mesmo que
bastante pendente para um dos lados. Melhor que a situação anterior, onde ninguém receberia absolutamente nada.
E agora com a possibilidade real e concreta de uma "nova empresa" para fazer concorrência a este descalabro, a este duopólio absurdo que aí está!
E absurdo porque este governo incompetente que deveria ter tomado provid~encias há muito tempo visto que tratar-se de uma concessão, nada fez. Deixou chegar a este estado lamentável, com passageiros, fornecedores de toda ordem, rede hoteleira e etc. prejudicados. Ou seja uma iresponsabilidade total.
Sds
Enviado: Ter Jul 25, 2006 13:44
por Anonymous
Varig faz "propaganda enganosa", diz ministério
O diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça, Ricardo Morishita, classificou como "propaganda enganosa" a postura da Varig em relação aos vários cancelamentos de vôos que tem realizado. Segundo o departamento, passageiros que ligam para a companhia aérea não são informados de cancelamentos e só recebem a notícia no balcão de embarque dos aeroportos.
O DPDC está pressionando a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) exigindo explicações sobre a situação dos passageiros de vôos desmarcados e notificou a agência na segunda-feira à noite. O departamento considera que desde a venda em leilão da Varig para a Varig Log, há um espaço vazio sobre as responsabilidades da empresa.
Enviado: Ter Jul 25, 2006 18:29
por Convair 880-22(F)
Apenas como informação:
A VARIG, de 1965 a 1983, foi a única empresa brasileira a ter o monopólio das viagens aéreas internacionais para a Europa, Estados Unidos e Ásia. E de 1975 a 1983 a ter o monopólio também de todos os vôos internacionais, partindo do Brasil, para qualquer lugar do mundo.
Consequências disto: tarifas aéreas na estratosfera e prejuízo enorme, como um todo, para o turismo de estrangeiros (principalmente) para o Brasil, já que a Pioneira influenciava as autoridades, quanto à formação tarifária de e para o Brasil.
Portanto, o melhor é: quanto mais empresas, maior concorrência e maiores oportunidades para todos desfrutarem de boas e justas tarifas aéreas.
Saudações
Convair 880-22(F)

Enviado: Ter Jul 25, 2006 21:05
por moises Propp
Amigos,
A Varilog ganhou o leilão, fez o primeiro pagamento de $75 milhoes
de dolares, mas ela não é dona de nada ainda, nos temos que ver
que todo este dinheiro colocado na VARIG tem risco ainda de aparecer
alguem para impugnar este leilão, poís á ANAC não homologou á
transferencia de rotas e slots, por isto que a VARILOG esta assumindo
bem devagar com os pés no chão, vendo qual os funcionarios que vão
ficar trabalhando no começo desta transição de empresas, nos temos
que ver que VARIG antiga é uma coisa e a nova VARIG é outra,
não podemos tomar decisões apressadas, coisa que o governo quer,
na VARIG são transportados pessoas, na VARILOG são cargas,
tem diferença, uma coisa e uma empresa com 200 funcionarios,
outra coisa e uma empresa de 10 mil funcionarios.
Não podemos fazer analise ainda dos novos donos desta marca e
dos serviços, mas nós todos torcemos para um sucesso breve.
sds,
moises/RS
Enviado: Qua Jul 26, 2006 13:34
por marcato
moises Propp escreveu:da volta, os pax que procuram outras CIA neste momento, e forem bem recebidos, eles abandonam a VARIG no futuro, mas se forem mal atendidos, criticados por ter comprado passagem na VARIG, com certeza eles voltaram para á VARIG no futuro.
Olha, sinceramente, independente do atendimento recebido nas outras cias, eu duvido que algum pax que ficou dormindo 2 dias no aeroporto por culpa da Varig vai ser loco de comprar uma passagem nela de novo!
Enviado: Qua Jul 26, 2006 14:46
por moises Propp
Marcato,
Para tu ver que este passageiro ficou 2 dias esperando no
aeroporto, por que gosta de voar de VARIG, poderia ter
pegado outro empresa, mas eles gostão da VARIG!!!!!!
A menos de 15 dias os passageiros aqui de Porto Alegre
com destino para Buenos Aires, vôo 23,15 horas tambem
tiveram que ficar esperando um avião da GOL, que só
apareceu as 14,00hs do dia seguinte , só que a GOL
levou para o Hotel, mas os passageiros não gostaram
da desculpa da GOL, furada.
Qualquer empresa aerea que não cumpre com seus
compromissos com os passageiros, eles ficam revoltozos,
e juram que nunca mais pegam esta CIA, até fazer uma
promoção.
hoje á bola da vez e a VARIG,
Marcato tomara que não chegue á tua TAM.
sds,
Moises/RS
Enviado: Qua Jul 26, 2006 18:18
por moises Propp
Amigos,
Todas as pessoas que tem passagens da VARIG tem que ter
paciencia, imaginem uma empresa que a noventas dias atras
tinha 57 aviões, a uma semana atras tinha 13, e hoje opera
com 8 aviões, é dificil estes aviões estarem em todos os aeroportos
ao mesmo tempo, mas todos os clientes tem que ter paciencia,
pois as pessoas que tinha passagem da TRANSBRASIL e VASP
estão espernado até hoje, graças a VARILOG voces vão poder
voar com suas passagem ainda, com um pouquinho de atraso e
mal estar, infelizmente a situação da VARIG e que nem casamento,
enquanto o marido tem dinheiro, tudo a mil maravilhas, mas na
hora que termina, á mulher larga e os filhos abandonam e o sogro
para de fazer churrasco.
Até dias atras quem mantinha a VARIG era o juiz, hoje é a ANAC,
e no futuro quem sabe.
sds,
Moises/RS
Enviado: Qua Jul 26, 2006 21:08
por moises Propp
Fonte: site terra/Invertia- 26/07- 20:56hs
Lí e vi uma pesquisa do Site:
SE VOCÊ COMPRARIA UMA PASSAGEM DA VARIG?
94,2% - SIM - nº de votos 149.218
5,8% - NÂO- nº de votos 9.233
Total de votantes nº 158.448
Vi um comentaria, não sei se é verdade ou mentirá,
somente as pessoas mais chegadas poderam dizer se é verdade.
Que o programa de smiles da VARIG foi vendido para Air Canada,
pela VARILOG.
sds,
Moises/RS
Enviado: Qui Jul 27, 2006 00:19
por Anonymous
Caro Éverton,
É bastante possível que uma pesquisa realizada agora, dê uma avaliação bastante negativa para a Varig. Entretanto, o tempo ( e o marketing) é senhor da razão. As pessoas esquecem e com uma boa promoção esquecem mais rápido ainda. O maior exemplo disto em nosso país ( política é o segundo maior exemplo) foi a queda do avião da TAM em CGH, e depois os diversos acidentes e incidentes com o F100. Se não me falha a memória ,na semana em que o avião caiu no campo no interior de SP, houve mais tres pousos de emerg~encia ( um em Rio Grande) e outros dois não me recordo.
A nota de imprensa da TAM era sempre a mesma : "Já estamos mandando outro avião buscar os pax". Ou quando o F100 caiu em CGH e o Cmte. Rolim se dirigia aos US em um avião da AA, a primeira nota dizia " o Cmte. Rolim ao ser informado do ocorrido, teria ordenado o pouso em local qualquer e já estava retornando ao Brasil". O mkt da TAM sempre foi excelente, dando de 10x0 na Varig.
Assim, se daqui para a frente a Varig melhorar seu marketing até hoje horroroso, estas bobagens de quem ficou 02 dias no chão não embarca novamente em avião da RG não terão sentido. Boa propaganda e tempo.
Sds
Enviado: Qui Jul 27, 2006 00:24
por Anonymous
Caros,
Hoje precisei vir a Porto Alegre. Tinha passagem coma TAM para 20hs e tarifa de quase R$ 600 por perna. Descobri que haveria o RG 2800 às 17:31. Comprei passagem por R$ 189 e vim antes, em um vôo maravilhoso, tripulação apesar de tudo, extremamente dedicada e serviço nota 10. Parabéns à Varig! Vou ficar com o crédito da TAM, para usar em mais pernas quando os valores baixarem pelo fim do duopólio vergonhoso.
Sds.
Enviado: Sex Jul 28, 2006 11:09
por FCM
Vi agora no site da Varig:
POA-CGH ou CGH-POA por R$ 169,00 com milhas no Smiles, que barbada!
Enviado: Sex Jul 28, 2006 18:35
por edu
Boa Noite!
Se alguém quer ler a posição da Varig oficial, não a de jornais, quanto as demissões, pode faze-lô, na transcrição abaixo do site da Varig. Inclusive cita a a quantidade de aviões na frota. O que sem dúvida deixa uma dúvida, porque não é bem claro, ou seja na primeira parte de rotas fala em 10 aeronaves???? Na sequência de rotas não menciona inclusive realça a ponte aérea.(porém, sempre um porém, a dúvida 4.000 funcionários ???. Isto representa 40 aeronaves, ou não?).
Alguém sabe realmente qual a frota que está operando? Vamos contar...!
Edu
*************************************
CÓPIA DA MATERIA DO SITE VARIG
Notícias
VARIG reestrutura quadro de funcionários.
VARIG reestrutura quadro de funcionários.
Companhia mantém operações dentro da normalidade
Hoje, 28 de julho, acontece uma importante fase do projeto de reestruturação da VARIG. Está sendo promovida uma adequação do quadro funcional da empresa às reais necessidades de operações do momento. Conforme previsto no Plano de Recuperação Judicial – aprovado, em assembléia, por todas as classes de credores da companhia de aviação – serão mantidos 3.985 funcionários do total de 9.485, alocados no Brasil.
A empresa, com 79 anos de existência, está em recuperação judicial desde 17 de junho de 2005. Esse é um importante momento para que a companhia continue operando normalmente e oferecendo serviços de qualidade aos seus clientes. Os funcionários estão sendo avisados do desligamento por seus superiores e, em casos excepcionais, por correspondência, já que alguns não possuem pontos fixos de trabalho.
Vale ressaltar que há um compromisso de contratação paulatina desses mesmos funcionários, acompanhando o ritmo de retomada do crescimento da frota da VARIG e a conseqüente ampliação da malha de rotas nacionais e internacionais da empresa.
Para esse processo de reformulação, a VARIG optou ainda em focar nos serviços de atendimento ao cliente, operação e manutenção – essenciais para que a empresa ultrapasse mais essa etapa e continue sendo referência no mercado de aviação.
A VARIG está discutindo com os sindicatos representativos de seus funcionários as alterações necessárias nos acordos coletivos de trabalho, para que as rescisões contratuais se enquadrem no estabelecido pelo Plano de Recuperação Judicial aprovado por todos os seus credores. Vem sendo dada prioridade à documentação relativa à liberação do FGTS e do Seguro Desemprego.
A reestruturação do quadro de pessoal não vai atingir as operações da VARIG, que atualmente voa para São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador, Recife, Manaus (rotas no Brasil), Frankfurt e Buenos Aires (no exterior) com um total de 10 aeronaves. Além desses, a empresa opera a Ponte Aérea Rio de Janeiro/São Paulo diariamente. A companhia mantém vôos extras para a Europa e América do Sul e um diário para Miami e Nova Iorque em dias alternados. O Programa Smiles também não sofrerá alterações e os passageiros vão poder continuar a fazer uso e creditar suas milhas.
Enviado: Sáb Jul 29, 2006 15:40
por Anonymous
VarigLog pode ter que arcar com custo das demissões
Sábado, 29 de Julho de 2006, 13h01
Fonte: INVERTIA
A VarigLog, junto com a Varig "antiga" e o sindicato dos trabalhadores, foi convocada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) para uma reunião na próxima terça-feira. A reunião tem como objetivo discutir a situação dos trabalhadores da empresa.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, se nem a Varig antiga nem a VarigLog ficarem responsáveis pelos pagamentos das rescisões e dos salários, o MPT pode entrar com uma ação coletiva para que os novos donos da empresa paguem a quantia, que chega a R$ 106 milhões (equivalente a quatro meses de salário atrasado).
O coordenador de combate às fraudes nas relações do trabalho do MPT Rodrigo Carelli acredita que o custo do pagamento dos salários e das rescisões deve ser arcado pela VarigLog. "A lei trabalhista impõe que a nova empresa deva assumir todos os débitos", afirma.
Porém, pelo edital do leilão da venda da Varig, a única obrigação assumida pela VarigLog é emitir R$ 50 milhões em debêntures que poderão ser adquiridos pelos funcionários por meio de seus créditos. "Se a Varig não puder arcar com as despesas, a VarigLog terá que pagar", assegura Carelli.
ihhhh, já começou o que todo mundo temia, a sucessão de divídas segue.
Foi justamente esse o problema que afastou os outros interessados em comprar a Varig, mesmo comprando a preço de banana, o risco de sucessão de dividas é muito alto.
Ninguem sabe o que mais anida vai ter que ser pago pelo novo comprador.