everton_cwb escreveu:Apenas lembrando que o assunto do tópico é "Varig - Novas aeronaves".
Vamos tentar manter o assunto original em pauta, conforme regras do fórum.
Sds!
O PP-VTI ainda está voando pela VRN?
Eu gostaria de fazer um vôo de despedida do MD-11 da Varig, um GRU-GIG por exemplo...
Ultima noticia. NAO E AFA!
VARIG fecha leasing de mais 3 767-300 ER e ate maio de 2008 chegarao 11 767. Volta Mexico e CANCUN. Primeiros 800 chegando em agosto e em setembro os 767, sendo que o VPV ja esta voando.
Olhem o Paris AIR SHOW.
A companhia aérea Gol apertou ainda mais o cinto após a compra da Varig, em abril. A redução de custos deve produzir resultados positivos já neste ano, disse o presidente da empresa, Constantino de Oliveira Jr.
Após fechar o negócio de US$ 320 milhões, a Gol devolveu aviões ineficientes e renegociou contratos de abastecimento e de leasing de aeronaves da Varig para diminuir despesas.
A Gol, segunda maior empresa aérea do País --atrás apenas da TAM --, também está em negociações para mudar os contratos de seguro da Varig e para obter novos acordos para serviços como gerenciamento de bagagens e estacionamento de aeronaves no Brasil, Frankfurt e Buenos Aires.
"Revisamos a Varig de cima a baixo", disse Constantino Jr. à Reuters. "Naturalmente que nós pegamos uma empresa numa situação ainda muito difícil. Nós temos expectativa de reverter essa situação e buscar um equilíbrio no curto prazo."
A Varig, que já foi a maior companhia aérea do Brasil, saiu da proteção judicial contra a falência em julho do ano passado, após ter sido vendida por US$ 24 milhões a um grupo de investidores.
Na quarta-feira, a Gol reduziu as previsões de receita líquida, margem operacional e lucro por ação para 2007. Constantino Jr. afirmou que a companhia teve que diminuir as tarifas dos vôos para atrair passageiros em meio à crise aérea no país, com protestos dos controladores de vôo por suas condições de trabalho.
"Apesar de ter tido um princípio do segundo trimestre relativamente calmo, uma outra operação-padrão como esta (dos controladores de vôo) que está sendo feita acaba afetando realmente a receita das companhias", afirmou. "Temos uma expectativa de que esses problemas se resolvam no curtíssimo prazo." Os preços das passagens devem se recuperar levemente, ainda que os valores médios para 2007 fiquem menores do que em 2006 por causa da maior competição com a TAM e outras concorrentes menores, como BRA e OceanAir, avaliou o presidente da Gol.
"Deve haver uma recuperação de preços porque os preços estão abaixo do que seria normal em função de todos esses constrangimentos." Para expandir a presença doméstica da Varig, a Gol planeja renovar a frota de 16 jatos Boeing 737 da companhia com aeronaves 737-800, que devem ajudar na economia de combustível, disse Constantino Jr. A Varig deve receber cinco 737-800 a partir de setembro e outros quatro entre março e abril de 2008.
A Gol espera fechar até o final do ano um novo contrato para renovar a frota da Varig para rotas de longa distância. A empresa está em negociações com a Airbus e com a Boeing, segundo Constantino Jr. O acordo envolveria aviões 787 da fabricante norte-americana ou A350 da companhia européia.
Vôos internacionais
A Gol vai tentar evitar a perda de "slots" para vôos internacionais que foram interrompidos pela Varig enquanto a companhia estava sob proteção judicial. A TAM está tentando obter os slots nao-utilizados, que são regulados por acordos internacionais.
A Gol encomendou 14 aviões 767 da Boeing para a expansão dos vôos internacionais da Varig, dos quais 10 estarão em operação em 2007 e o restante em 2008, disse o presidente da Gol. A empresa planeja voar para Madri, Roma, Londres e Paris até o final do ano, além da Cidade do México.
"Se aquilo que nós planejamos e estamos executando for levado a cabo, nós não perderemos nenhuma dessas frequências. Naturalmente que os concorrentes buscam defender seus interesses", afirmou Constantino Jr.
Os vôos da Varig para Miami e Nova York serão retomados em 2008, disse ele.
Reuters
ESSE CONSTANTINO CONTINUA ESQUECENDO DE FALAR DOS 30 787 JA COMPRADOS. EITA SUJEITO DE MEMORIA FRACA!. FALTOU FALAR TAMBEM QUE VIRAO MAIS 6 738 ATE AGOSTO DE 2008- DECISAO JA TOMADA.
Acho que nao vai faltar Pax.
Veja porque digo isso:
1. A maioria dos PAX RG tiveram de migrar para a Gol/TAM/OCeanair por falta de voos - horarios e destinos que eram oferecidos pela RG. Creio que uma boa parte possa voltar a voar pela RG.
2. O incremento de voos da TAM GOL e demais em grande parte deve-se a essa migracao. Havendo um reenquadramento e novo equilibrio de PAX fora do eixo "duopolio"(TAM/GOL) deveria haver um cancelamento de algumas frequencias selecionados por parte dos concorrentes.
Agora, grande parte vai depender se a RG consegue recuperar horarios nobres - que acho ser dificil.
B767
Amigo, eu nao quero estabelecer polemica com voce, porem seu raciocinio que a principio parece correto nao considerou alguns parametros muito significativos. Entao vejamos>
1-) A GOL criou uma revolucao no transporte aereo nacional trazendo o passageiro do onibus de longa distancia para o transporte aereo. Na media distancia tambem, principalmente quando analisamos os numeros de passageiros transportados em determinadas rotas. Simplesmente atente a isso. A GOL sozinha em determinadas rotas transporta hoje mais passageiros que VARIG/TAM juntas nos tempos aureos da VARIG. Logo, os cenarios sao totalmente diferentes.
2-) A TAM passa por intenso processo de REMODELACAO de frota e grande crescimento. Mas a devolucao de Fokker 100 deve ser computada.
3-) A VARIG de lider veio a um distante 3 lugar representando hoje talvez 15% dos tempos aureos.
4-) O crescimento do mercado de aviacao brasileiro REAL esta na casa dos dois digitos, assim sendo POR ENQUANTO FALTA AVIAO.
So para concluir voce acredita que fundo internacionais nao fazem pesquisa de mercado? Se fazem a BRA vem com 40 ERJ 195. Isso mostra que o mercado necessita de muitos avioes, WIDES entao nem se fala.
abraco.
Bruno
De concreto existem 4 772ER que virao ate o final do ano, nao sei de quem na Asia. 773ER nao tem disponivel, somente se a ILFC no inicio de 2008 disponibiliza-se e seriam zerados. Particularmente, acho dificilimo.
De concreto anote> 30 787 compra confirmada e este nome> Skyteam voce gosta? TAM na Star!
Temas a festejar esta expanção do transporte aéreo, com novas Cias. novos PAX, somente não vejo é o tal PAC aéreo deslanchar, nem PPP os caras anunciam, nem obras nada ....nada...
Aqui em SBCT as obrinhas que sairiam em 2006 foram só cortina de fumaça para calar a boca do paranaense, e aqueles míseros metros de extenção da ppista, bom era só p/ acalmar osa mais exaltados, pois não resolvem nada.
E olha que temos gente bem posicionada na Rebública, três ministros e etc ..
A TAM surpreendeu os executivos da VARIG-GOL com a ousadia de suas aposta no internacional, ou seja mais 4 330, 2 340 e 20 + 10 350 ( carta de intencao ) alem de 8 773.
De concreto a VARIG ira ate dezembro de 2007 contratar e acrescentar ao atual quadro mais 2500 funcionarios.
A NOVA noticia e que ja esta decidido que virao ate agosto de 2008 mais 10 738 sendo mais 4 novos e a contratacao de MAIS 1500 funcionarios.
POREM, a voracidade da TAM no internacional DETERMINOU que o grupo VRG-GOL reavalia-se suas projecoes.
A VRN vem com investimento de assustar o mercado e sera anunciado ate o mes de outubro, ainda que parcialmente. A opcao 767 como tampao nao sera suficiente. VIRAO GRANDES SURPRESAS.
Celso:
Também tenho pensado que se a Gol/VRN vai ficar neste marasmo aparente esperando que a TAM não se mexa já começou mal, se não pegar avião logo e retomar linhas , quebra a cara. É briga de cachorro grande. Torço que a VRN se erga logo.
A revista AVIATION LETTER publicou os números de série de vários 763 e 738 que estão vindo para a VARIGOL... os 738 são todos de 2a mão e razoavelmente antigos. Os 763 vêm de várias fontes, incluindo Air Canada e Air China.
Como nosso amigo Lineu Carneiro Saraiva é colaborador da revista, acredito que já tenha publicado (ou o faça em breve) a relação desses aviões em seu site AeroMuseu.
767 visa somente nao perder as rotas.
CONSTANTINO ESTA DECIDIDO A BRIGAR COM EQUIPAMENTO DE PONTA! NAO E vrn X TAM sera TAM X VRN.
E A BRIGA SERA MUITO MAIS FEROZ DO QUE OS SRS. IMAGINAM.
DADO DA BOEING - CRESCIMENTO DO MERCADO AEREO NA ASIA NOS PROXIMOS 5 ANOS = 6,3% AO ANO.
PARA O BRASIL - SUPERIOR A 12,1% AO ANO. E UM IMENSO CRESCIMENTO. NO INTERNACIONAL TEREMOS MUITAS OUTRAS CIDADES NON-STOP.
ANOTE, EMIRATES, ETIHAD, CONTINENTAL, UNITED, DELTA, BRITISH, AIR FRANCE, AEROLINEAS, COPA, TACA, ANA, TAM, LUFTHANSA, SWISS, TAP, ESTAO INFORMANDO QUE AUMENTARAO FREQUENCIAS PARA/DO BRASIL. VRN RETOMANDO PARTE. E MUITA COISA!!!
GOL NO INTERIOR, SJC! E MUITO MAIS, TAM LA E ACOLA, OCEAN AIR, BRA.........
Celso, teu post só nos leva a preocupação com a falta de pilotos para toda esta frota que chega, é responsabilidade do Governo Federal a formação desta mão-de-obra de formação complexa e estratégica para o país, teremos um desarranjo no sistema da aeronáutica brasileiro se não forem tomadas providências imediatas, pois a formação de um piloto é demorada, o certo é que as Cias. aéreas vão partir para o contratação em aeroclubes, que perderão seus quadros de INVA, nas forças armadas cujos aviadores serão convidados, creio que é uma questão de tempo a absorção desses pilotos militares, e as empresas menores já começam perder seus pilotos mais experientes.
A sua preocupacao vai ao cerne da questao. Faltara aeroporto, tripulacao ou controle aereo.
Eu nao sei exatamente o que ocorrera pois sou leigo no assunto. Porem estas previsoes estao todas se concretizando.
Peguemos a BRA como exemplo. 20 ERJ 190 para uso fora de rotas existentes, fariam por exemplo CURITIBA-BRASILIA sem escala. O trafego aereo deve ter um brutal crescimento no pais nos proximos anos.
Os avioes pularam de 120 para 180 passageiros no domestico (733 contra A320 ou 738) e ainda assim o aumento da frota vem ocorrendo em intensidade alarmante.
Apesar de ser apenas memorando de intencoes a TAM assinou IMO de 20 + 10 A 350 XWB e nao tenha duvida que ira compra-los ou outro do porte e muito provavelmente exercera todas as opcoes. So para ser ter uma ideia do crecimento 30 wides a VARIG nunca teve simultaneamente voando mesmo nos tempos de companhia de bandeira reinando sozinha! Vale lembrar que o A 350 sera aviao na classe 300-400 passageiros equivalendo a um 743 ou 773. O crescimento esta alarmante.
Vamos aguardar.
abraco.
Olá amigos,
Mesmo com inumeros atrasas e cancelamentos de voos, tratando
mal os passageiros, a GOL e a TAM não perdem os passageiros,
a BRA tem um passado muito ruim perante os passageiros, é
muito dificil voce colocar alguem dentro da BRA que já vôo com
ela de novo, a Oceanair faz preço, tenta fazer um bom serviço,
tirou bancos de dentro dos Fokker para tentar ser diferente aos
da TAM, acho que o que falta na Oceanair e acreditar mais e ouvir
mais seus funcionarios, muito ditador o pres.da Cia., a VARIG apos
seus leilão foi feito muitas promeças, a unica coisa que conseguiram
de bom, foi ter vendido para á GOL, pois do resto não mudou nada,
tudo igual, e muitas promeças disto, daquilo, e nada, não tem uma
festa da chegada de um avião se quer, só tristeza dos aviões que
se foram, se continuar este marasmo todo, vaí demorar para se
recuperar no mercado internacional, hoje se a Varig colocar em
sua frota para voos internacionais alguns B747 ou A340 com ceteza
muda há opinião de alguns criticos, até um A380 já seria Show para
á Alemanha.
sds,
Moises Propp
Tudo o que voce relata e exato, mas lembre-se que em pouco mais de 5 anos Constantino transformou a GOL na 3@ empresa mais valiosa do mercado Latino americano, excluido o Canada, sendo superada em valor de mercado apenas pela Southwest e AA. O que o genial Amaro Rolim levou 30 Constantino superou em 5. Constantino e um homem de visao empresarial.
Acontece que neste momento existem inumeras variaveis de mercado, desde o preco do barril de querosene ate o mercado fortemente comprador elevando ate o custo de leasing, etc. o que requer decisoes muito mais pensadas.
Note que Constantino tera uma tarefa muito dificil, transformar uma VRN pre falimentar numa full service de ponta. Tanto tomar uma decisao precipitada como toma-la tardiamente podera por tudo a perder e a VRN ficaria como uma mera coadjuvante no cenario.
A TAM tem na atual gestao um conservadorismo extremo, nao cria ou enxerga nada NOVO, mas derrepente aposta pesado numa IMO de 5,4 bilhoes de dolares. Isso requereu imediato reposicionamento da VRN.
Eu apostaria minhas fichas no Constantino e a base e uma simples pergunta> tendo a GOL crescimento medio de 15% ao ano, taxa de retorno do investimento altissima de 16,6%, possibilidades de IMENSO crescimento ainda por muitos anos, solidez no mercado, etc..... comprar a VRN para perder dinheiro nao seria logico, na realidade no longo prazo acredito que a GTI absorveria inclusive outras como Aerolineas, etc. A rumo e ser gigante no continente. Se eu estiver errado o tempo dira. No longo prazo nao acredito que pare na VRN a aposta. So para finalizar a estimativa inicial de investimento na VRN para torna-la competitiva, GIRAVA AO REDOR DE U$ 4 BILHOES, hoje ja se fala em U$ 9 bilhoes e convenhamos que 5 bilhoes requer um equacionamento muito mais amplo que 4.
Aguardemos outubro.
Abraco.
Me desculpe mas comparar Rolim com Constantino é sacanagem. Um cresceu no período militar com forte concorrência de Varig, Vasp e Transbrasil; outro vive o momento de abertura da econômia onde Vasp e Transbrasil desapareceram e a Varig luta para sobreviver as custas do próprio Constantino.
Além do Brasil os demais paises cresceram, a navegação (pelo menos aqui) acabou assim como as ferrovias. Não é possível comparar estes dois grandes empreendedores.