Enviado: Qua Dez 19, 2007 13:57
Caro BenitoRBP,
Concordo com tudo o que você disse. E acho que deveria ter muito mais transparência por parte dos envolvidos e claro, uma comunicação maior entre imprensa e assessorias. Sem essa comunicação, os erros continuarão a acontecer e não terão fim.
E novamente entrando nessa discussão, a rotina do jornalista é qualquer coisa de fora do comum, ainda mais em jornais e internet. E existe em jornalismo a tal da "relevância". Então, para um jornalista, o mais importante é um determinado fato, que para os conhecedores do assunto são apenas detalhes inúteis ou simplesmente erros ridículos. Mas esse erro acaba se diluindo no contexto geral da matéria.
Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.
Concordo com tudo o que você disse. E acho que deveria ter muito mais transparência por parte dos envolvidos e claro, uma comunicação maior entre imprensa e assessorias. Sem essa comunicação, os erros continuarão a acontecer e não terão fim.
E novamente entrando nessa discussão, a rotina do jornalista é qualquer coisa de fora do comum, ainda mais em jornais e internet. E existe em jornalismo a tal da "relevância". Então, para um jornalista, o mais importante é um determinado fato, que para os conhecedores do assunto são apenas detalhes inúteis ou simplesmente erros ridículos. Mas esse erro acaba se diluindo no contexto geral da matéria.
Mas existe a parte de errata nos jornais, revistas, site, etc. Só que isso cabe ao leitor reportar. Nos casos em que fiz isso, as erratas foram publicadas ou o texto devidamente atualizado e alterado. Porque o jornalista não tem consciência de que a informação está errada se não for avisado disso. Se houver uma participação melhor do leitor e também dos assessores de imprensa (que também não são experts em aviação), a coisa talvez tome jeito.Constellation escreveu:O que a imprensa deveria fazer é retificar seus erros, quando reconhecidos como tal, poucos veículos fazem isso, e os erros são muitos.
Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.