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Enviado: Sex Mar 30, 2007 19:17
por foxtrot
Apenas complementando a informação anterior, ao contrário do que se ouvia (A.F.A.´s) esses aviões não virão para fazer os vôos internacionais da epresa (EZE,SCL,MIA), e sim GRU, GIG para o nordeste, e pior, acreditem, a ANAC, está exigindo que tenha tripulação exclusiva para essas aeronaves, a Airbus, estudou, os engenheiros quebraram a cabeça para fazer uma família de aviões na qual a habilitação serve para todos, para, então, vir uma " ANAC" da vida e criar regras, pode?
Enviado: Ter Abr 10, 2007 00:00
por A320
O tópico é sobre A320.. mas ouvi falar que a Tam comprou A340-500! Isso mesmo, a versão -500...
Agora resta sair a confirmação na mídia e saber qual rota ela pretende fazer...
Não faz sentido
Enviado: Seg Mai 21, 2007 13:21
por Constellation
everton_cwb escreveu:O próximo da lista é o PR-MBP...
Breve histórico da anv:
Airbus A320-232
MSN 1215
Airline: TAM
Rmk: in full cs 16may07 at SEN after paint, G-reg
Ex registration: G-TTOA
Previsão de traslado:
JJ 9889 - 22/05/2007 - SEM(DEP:18h00) / SID( ARR:23h00)
JJ 9889 - 23/05/2007 - SID(DEP:00h30) / MCP( ARR:04h30)
JJ 9889 - 23/05/2007 - MCP(DEP:18h00) / QSC( ARR:21h30)
SEM: Alguém saberia onde fica essa localidade?
SID: Ilha do Sal - Oceano Atlântico.
MCP: Macapá - AP
QSC: São Carlos - SP
O Código SEM não faz sentido, pois trata-se da Base Aérea Selma Craig AFB, nos Estados Unidos. Tem algum erro aí. Pode ser que seja Southend (SEN), no Reino Unido, pois a aeronave tinha matrícula Britânica.
Um abraço.
Enviado: Seg Mai 21, 2007 15:34
por CORSARIO 2402
Amigo A320
Sim a TAM arrendou 2 A345 ex AIR CANADA devendo arr no Brasil em OCT/NOV deste ano e deverah voar para LHR/FRA, segundo soube.
SDS
RAFAEL CRUZ - SBRF
Enviado: Seg Mai 21, 2007 21:54
por rick
foxtrot escreveu:Apenas complementando a informação anterior, ao contrário do que se ouvia (A.F.A.´s) esses aviões não virão para fazer os vôos internacionais da epresa (EZE,SCL,MIA), e sim GRU, GIG para o nordeste, e pior, acreditem, a ANAC, está exigindo que tenha tripulação exclusiva para essas aeronaves, a Airbus, estudou, os engenheiros quebraram a cabeça para fazer uma família de aviões na qual a habilitação serve para todos, para, então, vir uma " ANAC" da vida e criar regras, pode?
Apenas no início terão tripulações exclusivas, porém em seguida todos farão a adaptação. Fiz o recheck de simulador no sábado e os instrutores e o checador me informou disso.
Enviado: Qui Jun 07, 2007 15:58
por Bruno Geovane
everton_cwb escreveu:Mais um saindo do forno. Ainda está na fábrica...
MSN: 3156
Model: A320-214/00
Engine: CFMI CFM56-5B4/P
Registration: PR-MBO
Company: TAM Brasil
Ex-reg: F-WWDK
1st flight: 23.05.07
Everton, eu vi nos sites que a aeronave consta como sendo um A320. Mas o MBO não seria na verdade um A319 como foi postado aqui antes? E outra coisa que me chamou a atenção é o fato de ser um -214, pois este é CFM, e como a TAM criou uma série para eles deveria ser MH_ e não MBO. Se puder checar isso aí te agradeço.
Enviado: Qui Jun 07, 2007 21:51
por RockboyDF
Alguma chance de ver o A321 em BSB?
Enviado: Sex Jun 08, 2007 01:13
por arthuramaral_CGR
Como BSB é um HUB da TAM, acredito que ele passe por aí.
Enviado: Sex Jun 08, 2007 03:36
por Bruno Geovane
everton_cwb escreveu:Bruno Geovane escreveu:everton_cwb escreveu:Mais um saindo do forno. Ainda está na fábrica...
MSN: 3156
Model: A320-214/00
Engine: CFMI CFM56-5B4/P
Registration: PR-MBO
Company: TAM Brasil
Ex-reg: F-WWDK
1st flight: 23.05.07
Everton, eu vi nos sites que a aeronave consta como sendo um A320. Mas o MBO não seria na verdade um A319 como foi postado aqui antes? E outra coisa que me chamou a atenção é o fato de ser um -214, pois este é CFM, e como a TAM criou uma série para eles deveria ser MH_ e não MBO. Se puder checar isso aí te agradeço.
Bruno,
Não me atentei a esse detalhe.. Você deve estar certo.
A fonte da info é:
http://www.blues-hh.de
Sds!
Eu também estive vendo em outros sites e consta como A320-214. De fato talvez possa ser realmente um -214 e aí quando chegar aqui devam mudar a matrícula para a série MH_ exclusiva dos CFM ou quem sabe um -232 e aí mantenham a matrícula pelo fato da série MB_ ser dos IAE. O jeito é esperar que surja alguma foto do dito cujo.
Enviado: Ter Jul 03, 2007 10:24
por EMB-500
everton_cwb escreveu:Olá povo!
Alguns ex-JetBlue irão compor a frota da TAM.
Bem que a TAM podia manter a configuração 150 PAX e o Live TV

:!:
Enviado: Sex Set 14, 2007 14:12
por Rodrigo Bastos
Bem que a TAM podia manter a configuração 150 PAX e o Live TV
Embraer 190 também!
Enviado: Dom Set 23, 2007 01:40
por EMB-500
Fugindo um pouco do assunto do tópico, fiquei sabendo que além dos A340-500 que chegam em novembro, a TAM estaria planejando trazer algum(s) A330-300. Será que esta informação tem fundamento?????
Sds.
EMB-500
Enviado: Dom Set 23, 2007 09:01
por Salzinger_SBGR
EMB-500,
Segundo um amigo que voa na TAM comentou, realmente havia (há?) um estudo para a operação do A330-300X, mas seria uma operção temporária devido ao aumento da demanda no final do ano.
Vamos aguardar,
[]´s
Salz
Enviado: Ter Abr 22, 2008 12:30
por CHARLES SBBR
Praticamente um por mês em 2008...igual como foi 2007. Já existe a confirmação dos que sairão?
Enviado: Ter Abr 22, 2008 14:19
por Afonso
Everton,
Manda esperarem um pouco, pois assim não há spotter que consiga prencher o album.

Enviado: Ter Abr 22, 2008 22:17
por bwach
Que confusão!!!!! Afinal, qual a diferença entre o motor CFM e o IAE?? Algum deles é mais econômico??? Não sei para que operar o mesmo tipo de aeronave com 2 motores distintos. Ou é falta de avião com IAE mesmo??
Enviado: Qua Abr 23, 2008 16:48
por AB3
everton_cwb escreveu:bwach escreveu:Que confusão!!!!! Afinal, qual a diferença entre o motor CFM e o IAE?? Algum deles é mais econômico??? Não sei para que operar o mesmo tipo de aeronave com 2 motores distintos. Ou é falta de avião com IAE mesmo??
A TAM optou por operar 2 motores diferentes por várias questões, mas a principal dela eu exemplifico: no caso de terem que paralisar a frota IAE por um "recall", ela teria a frota CFM para continuar operando numa malha "quebra galho"..
Esse foi só um exemplo, é muito raro isso acontecer, mas veja o que aconteceu recentemente com a American e seus MD80!
Everton,
Já ouvi a versão também de que seria pelo longo tempo que os IAE levam para completar o START, levando a perdas significativas de tempo ao longo do dia.
Enviado: Qua Abr 23, 2008 18:11
por 757BR
Alguem tem alguma informação de que viriam mais dois A321 para a Tam no mês de Julho?
Enviado: Sex Abr 25, 2008 01:44
por Bruno Geovane
E virão mais A320 IAE, caso sim estes receberiam qual série de prefixo?
E os Ebolas vão finalmente começar a deixar a empresa?
Enviado: Sex Mai 02, 2008 20:36
por AB3
Tenho percebido que a TAM pulou o prefixo PR-MBW e PR-MHW! Por que? Outra coisa o PR-MBL não seria o s/n 916? Agora passou a ser o que veio da TAME.
Ah eu vi um C208 Grand Caravan prefixo PR-MAT com as "cores" da TAM, tipo a cauda vermelha e cargopod no cinza da TAM, considerando ambos os tons os usados antes da pintura atual.