História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Erlon
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Set 25, 2017 10:39

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Mensagem por Erlon »

Starliner escreveu: Esperemos que sobreviva, é uma pena que poucos podem vê-lo pois a área é restrita, fica na "fronteira" entre a entrada da TAP M & E e a da Fundação, aliás não sei se ainda tem alguém trabalhando lá.

Starliner.
Infelizmente, R.I.P.

Fotos publicadas ontem nas redes sociais mostram ele sendo destruído por uma escavadeira.
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
Mensagens: 1360
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Amigos:

Alguém recorda em q edição da revista Flap Internacional foi veiculada uma matéria sobre os DC-3 da Rico Táxi Aéreo?

Acho q foi lá por 2010, 2012, mas preciso saber o n da revista exata.

SDS

Marcelo Magalhães
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2003
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Mensagem por Maurício »

Marcelo Magalhães escreveu:Amigos:

Alguém recorda em q edição da revista Flap Internacional foi veiculada uma matéria sobre os DC-3 da Rico Táxi Aéreo?

Acho q foi lá por 2010, 2012, mas preciso saber o n da revista exata.

SDS

Marcelo Magalhães
Então Marcelo, coincidentemente estou fazendo uma pesquisa mais detalhada sobre o DC-3 e o C-47 FAB no Brasil. A revista é a de Nº 392, de MAI 2005.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
Mensagens: 1360
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Maurício.

Ok, obrigado!

Estou compilando toda a frota nacional de DC-3/C-47 civil brasileira.

Abs!
ProjetoDC3
PC
PC
Mensagens: 155
Registrado em: Ter Jun 02, 2009 18:00

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Mensagem por ProjetoDC3 »

Opa legal,

Se precisarem de alguma informação ou material, tenho algumas flaps antigas, década de 80 sobre os últimos DC-3 e alguma coisa documentada no meu pc. Tem alguma coisa acerca dos sobreviventes, no meu blog Projeto DC-3.

A disposição.
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2003
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Mensagem por Maurício »

Agradeço, ProjetoDC-3.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
Mensagens: 1360
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Mensagem por Marcelo Magalhães »

ProjetoDC3 escreveu:Opa legal,

Se precisarem de alguma informação ou material, tenho algumas flaps antigas, década de 80 sobre os últimos DC-3 e alguma coisa documentada no meu pc. Tem alguma coisa acerca dos sobreviventes, no meu blog Projeto DC-3.

A disposição.
Obrigado, jah visitei muitas vezes o seu site e ele é realmente de muita ajuda, principalmente para os aviões preservados.

A qqer pesquisador sério de DC-3 tb sugiro o excelente "Cronologia da Aviação Comercial Brasileira 1897 - 2017" de Lineu Carneiro Saraiva et all; os três volumes da "bíblia" do Dc-3 publicados pela Air Britain (os 2 primeiros em 2006 e o terceiro em 2011) - "Dc-1/DC-2/Dc-3 - The First 75 Years", bem como as edições anuais do JP Airline Fleets.

Abs!

Marcelo M
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2003
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Mensagem por Maurício »

Como disse anteriormente, estou fazendo pesquisas sobre DC-3 (VP, RG e SC), além dos C-47 (FAB).
Não consegui ainda obter informações de data final (WFU ou Venda ou BU) dos seguintes C-47:
FAB 2011 ou FAB-03 (14236/25681)
FAB 2012 ou FAB-04 (14237/25682)
FAB 2015 ou FAB-07 (14240/25685) - Está PRV no Musal/RJ. Mas quando chegou lá ?
FAB 2027 (20466/16000)
FAB 2032 (20414/15948) - Está PRV na Base Aérea de Belém/PA. Também, quando chegou lá ?
FAB 2042 (13844/30693)
FAB 2075 (20519/16053)
FAB 2083 (17099/34366)
FAB 2092 (42980) - Consta para Rico 09/1970. Suponho que seja para a Táxi Aéreo Rondonia Indústria e Comércio. Pois a RICO parece ser após 1975.
Estas são minhas dúvidas principais. Se alguém se dispuser a responder, agradeço antecipadamente.
Editado pela última vez por Maurício em Ter Jul 21, 2020 15:30, em um total de 1 vez.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2003
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Mensagem por Maurício »

Minhas pesquisas incluem também C-46 (VP, RG e FAB).
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
Mensagens: 1360
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Amigos:

Em relação aos DC-3 da TAF, alguém tem as datas em que pararam de voar na empresa?

TAF – TÁXI AÉREO FORTALEZA

REG S/N Type Period of Operation OBS

PT-AOB 9068 C-47-DL JUN/80 - ______ Ex-Aeromapa do Brasil S/A; WFU Fortaleza (CE); Prsvd Itapejara do Oeste (PR) JUL/2016
PT-KZF 20244 C-47A-90-DL NOV/85 - _____ Ex-VOTEC; WFU Fortaleza (CE); Prsvd at Parque Pedagógico Apoena Eco Park, Pacatuba (CE) 2007
PT-KYW 17004 C-47B-45-DK OUT/85 - _____ Ex-VOTEC; WFU Fortaleza (CE); Prsvd Itapejara do Oeste (PR) JUL/2016

Abs,

Marcelo Magalhães
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2003
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Mensagem por Maurício »

O pouco que tenho:
PT-AOB: para TAF JUN 1980 - WFU 1991;
PT-KZF: para TAF 1980;
PT-KYW: TAF de 1984 a JUL 1987.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2003
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Mensagem por Maurício »

Outra questão: em algumas literaturas constam ter havido dois DC-3 na FAB, com matrícula civil. Entretanto encontrei três aviões:
1 - FAB EDL (4910) - Na FAB > OU = 09/1967 (pois em 08/1967 era do Gov. Paraná) até 12/11/1976 - Venda para C.N.A.L. PT-KVP - Master T.A. 31/01/1985 e BU;
2 - PT-BQX (15984) - Na FAB 11/1965 a 12/11/1973 - Venda para Aeronorte - BU 1977;
3 - PT-FBR (6015) - Na FAB 14/02/1968 a 23/03/1976 - Venda Sudeco PT-BUR; Rico e Arara T.A. PT-KTV - WO/BU Arara T.A. Obs: Foto SDU 27/11/1974;

Vcs concordam que foram três mesmo na FAB ?
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
Mensagens: 1360
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Maurício:

Além desses eu tenho o "BUQ" (s/n 12616) que veio da Fundação Brasil Central (PT-BUQ) em 1966.

Abs,

Marcelo Magalhães
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2003
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Mensagem por Maurício »

Marcelo Magalhães escreveu:Maurício:

Além desses eu tenho o "BUQ" (s/n 12616) que veio da Fundação Brasil Central (PT-BUQ) em 1966.

Abs,

Marcelo Magalhães
Marcelo,
Correta observação. Agora são quatro ex-FAB Civil. Esse PT-BUQ era o PP-CCO na Cruzeiro do Sul 22/04/1946 a 23/09/1960. Venda p/ F.B.C. Depois p/ FAB em 1966. Em seguida p/ Sudeco 08/1968. Enfim, WFU/BU. Teve os prefixos PP-FBJ e PP-FBO, além dos citados.
Agradeço.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2003
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Mensagem por Maurício »

Marcelo Magalhães escreveu:Maurício:

Além desses eu tenho o "BUQ" (s/n 12616) que veio da Fundação Brasil Central (PT-BUQ) em 1966.

Abs,

Marcelo Magalhães
Marcelo e demais foristas,
Vejam um relato interessante sobre o DC-3/C-47 FAB PT-BUQ, extraído do site catalinasnobrasil.com.br:

"A Fundação estava com os seus dias contados quando, numa missão, o BUQ saiu de Brasília/DF para Porto Velho/RO e se perdeu...
Após seis horas de voo, durante o "procura-prá-cá-procura-prá-lá", avistaram uma cidadezinha, à beira de um rio grande que presumiram ser na Bolívia...Não tinha pista de pouso, mas tinha praia onde jogavam futebol naquele momento. Colocaram uma mensagem, numa garrafa, pedindo que evacuassem a praia para eles pousarem...Assim fizeram e o BUQ pousou em Coari/AM!
Estávamos em Tabatinga, numa LPA-4 (Linha Principal da Amazônia 4 - Tabatinga) do Correio Aéreo Nacional da Amazônia, quando fomos mandados àquela cidade ver o que tinha acontecido, verificar o estado do avião, e levar sua tripulação para Manaus.
O Comandante Bruno (1P do BUQ) não sabia o que tinha acontecido, pois, não haviam defeitos nos equipamentos do avião, mas também, a rota voada não tinha recursos de auxílios à navegação. Eles fizeram um voo semelhante ao do 2068! Só, que de dia e com o avião leve...O caso foi mandado lá para a Fundação, e a COMARA se encarregou de levar o avião para Manaus numa balsa.
Tempos depois, o BUQ passou ao nosso efetivo de aeronaves do 1º/2º Grupo de Aviação (1º/2º GAv.). Numa missão "Extra-Brasília", voamos muitos dias levando uma CPI da Câmara Federal a várias aldeias indígenas da Amazônia para estudos de criação da atual FUNAI.
Após algumas etapas, ficamos parados, em Manaus/AM, aguardando os deputados fazerem as reuniões necessárias aos estudos.
Num desses dias, no Aeroporto de Manaus, uma equipe francesa, que filmava a película "O homem do Rio" (estrelada por Jean-Paul Belmondo, Françoise Dorleac, Adolfo Celi e outros, dirigida por Philippe de Broca), procurou-nos para que fizéssemos, a soldo deles, umas tomadas aéreas do mocinho saltando de paraquedas sobre o Rio Negro. Nós os encaminhamos aos deputados que atenderam à solicitação e autorizaram as tomadas...
Nosso "cachê" seriam quatro refeições diárias, no restaurante do aeroporto, enquanto durassem os trabalhos. E assim luxamos os dias...
Depois disso, voltamos para a Pensão Maranhense ou Bar Jupati (alternativa na grana curta)...
Mas não dava para aguentar dias mais! Sintam: oito franceses, com o banho atrasado e o desodorante vencido, dentro do avião no solo, de um Manaus à tarde...
Tripulação: Cap. Av. Campos, Cap. Av. Pinheiro Grande, 2S Q AV. Telles e eu, QRT VO Godinho."

OBS.: Da Coletânea "ANTES QUE A MEMÓRIA SE VÁ" de autoria do Cap. QAV Refm Pedro Eustáquio Frazão COLLARES.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
Mensagens: 1360
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Maurício:

Sensacional relato envolvendo o PT-BUQ, realmente hj c a Internet fica mais saboroso e fácil pesquisar!

Abs!

Marcelo Magalhães
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2003
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Mensagem por Maurício »

E antes tínhamos Revista do Manche, Revista Aerohobby, Aero, Aviação em Foco, além da Flap e Asas e das colunas especialistas de aviação nos principais jornais. Era bom também!
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
Mensagens: 1360
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Maurício escreveu:E antes tínhamos Revista do Manche, Revista Aerohobby, Aero, Aviação em Foco, além da Flap e Asas e das colunas especialistas de aviação nos principais jornais. Era bom também!
Com certeza!

E pode incluir aí com muito orgulho o newsletter RADAR, editado pela RADAR Associação Aeronáutica aki de Palegre, de 1991 a 1999, do qual eu fazia parte, junto com amigos aki de POA e no qual contribui tb e escrevendo algumas matérias.

Abs!

Marcelo M
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2003
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Mensagem por Maurício »

Sim Marcelo. Era um trabalho muito bom e até anunciava nas páginas finais, da Revista do Manche. Desculpe nossa falha, por não anteriormente citar a RADAR.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
Mensagens: 1360
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Amigos:

Falando em material publicado e DC-3, foi lançado recentemente um pequeno livro pelo grupo AeroMuseu, (Lineu C. Saraiva, Martin Bersmüller, et all) sobre a Central Aérea, uma das muitas e quase desconhecidas empresas áreas surgidas no pós-guerra e q voou c o Douglas.

O livro é impresso "on demand", tem 32 páginas e pode ser adquirido em:

https://www.agbook.com.br/book/333334--Central_Aerea

Abs,

Marcelo Magalhães
Responder