TAM recebe Boeing 777 para rota São Paulo-Londres

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Black Typhoon
MASTER
MASTER
Mensagens: 3228
Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
Localização: na Lua, sozinho e feliz

TAM recebe Boeing 777 para rota São Paulo-Londres

Mensagem por Black Typhoon »

TAM recebe Boeing 777 para rota São Paulo-Londres

A TAM recebeu na quarta-feira o quarto Boeing 777-300ER, para atender a rota São Paulo-Londres a partir deste mês. Com capacidade para 365 passageiros, a aeronave é a maior da frota da empresa, que conta agora com 129 aviões.

Imagem A companhia aérea informou que já havia incorporado três Airbus da família A320, para atender o aumento da demanda durante as festas de fim de ano. Na próxima semana, a TAM espera receber mais uma nova aeronave Airbus A330, que será utilizada em vôos extras para Miami na alta temporada.

Com a incorporação das aeronaves de grande porte, a TAM possui 122 modelos da Airbus (20 A319, 81 A320, três A321, 16 A330 e dois A340), quatro B777-300ER e três B767-300. A empresa fez a redução de um B767-300 do plano de frota.

No entanto, as estimativas da companhia para o aumento da oferta de assentos em 2009 tanto no mercado doméstico como no internacional foram mantidas em 8% e 20%, respectivamente.

Fonte e foto: Redação Terra
Avatar do usuário
AntonioMelo
PC
PC
Mensagens: 344
Registrado em: Seg Jan 09, 2006 07:46
Localização: Salvador-BA
Contato:

Re: TAM recebe Boeing 777 para rota São Paulo-Londres

Mensagem por AntonioMelo »

Apenas por curiosidade : para onde os 77W estão voando ? Um amigo meu voou GRU-SCL... não é desperdício de aeronave ? :bye:
Antonio Melo
Entusiasta da Aviação
Diego G. Souza
MULTI
MULTI
Mensagens: 395
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:41
Localização: Porto Alegre - RS

Re: TAM recebe Boeing 777 para rota São Paulo-Londres

Mensagem por Diego G. Souza »

FRA, LHR, SCL, MXP(algumas vezes).

PS: A média para Santiago incrívelmente não baixa de 280 passageiros agora que está sendo operado pelo 773, sendo que no mínimo 3x por semana ele decola lotado 365! :shock:
Um abraço a todos
Diego Giuriatti de Souza
Email/MSN: diego9655@hotmail.com
Phenom
MASTER
MASTER
Mensagens: 1768
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:47

Re: TAM recebe Boeing 777 para rota São Paulo-Londres

Mensagem por Phenom »

AntonioMelo escreveu:Apenas por curiosidade : para onde os 77W estão voando ? Um amigo meu voou GRU-SCL... não é desperdício de aeronave ? :bye:
Além dos excelentes resultados citados pelo colega Diego, tem o detalhe de que o vôo para SCL é diurno. A aeronave chega de LHR ou FRA e assume SCL. Daí ela volta, pousa em GRU por volta de 18 hrs e assume novamente outro vôo para Europa. Com isso a TAM serve essa excelente rota chilena num período que o 77W ficaria parado em SP.

Abraço
Avatar do usuário
AntonioMelo
PC
PC
Mensagens: 344
Registrado em: Seg Jan 09, 2006 07:46
Localização: Salvador-BA
Contato:

Re: TAM recebe Boeing 777 para rota São Paulo-Londres

Mensagem por AntonioMelo »

Diego-BHZ escreveu:
AntonioMelo escreveu:Apenas por curiosidade : para onde os 77W estão voando ? Um amigo meu voou GRU-SCL... não é desperdício de aeronave ? :bye:
Além dos excelentes resultados citados pelo colega Diego, tem o detalhe de que o vôo para SCL é diurno. A aeronave chega de LHR ou FRA e assume SCL. Daí ela volta, pousa em GRU por volta de 18 hrs e assume novamente outro vôo para Europa. Com isso a TAM serve essa excelente rota chilena num período que o 77W ficaria parado em SP.

Abraço
Então é fantástico... mais ainda para quem embarca nesta aeronave para um vôo dentro da America do Sul. :cheers:
Antonio Melo
Entusiasta da Aviação
BlueConcorde
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 677
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 18:45
Localização: Rio e/ou Petrópolis/RJ

Re: TAM recebe Boeing 777 para rota São Paulo-Londres

Mensagem por BlueConcorde »

Diego-BHZ escreveu:
AntonioMelo escreveu:Apenas por curiosidade : para onde os 77W estão voando ? Um amigo meu voou GRU-SCL... não é desperdício de aeronave ? :bye:
Além dos excelentes resultados citados pelo colega Diego, tem o detalhe de que o vôo para SCL é diurno. A aeronave chega de LHR ou FRA e assume SCL. Daí ela volta, pousa em GRU por volta de 18 hrs e assume novamente outro vôo para Europa. Com isso a TAM serve essa excelente rota chilena num período que o 77W ficaria parado em SP.

Abraço
É o que a VARIG fazia com os DC-10 nos bons tempos: Eles chegavam da Europa e iam para Manaus, Brasília, Salvador e voltavam de noite pra voar pra Europa!

É interessante para destinos não muito perto com muita demanda!
Saudações Supersônicas
Avatar do usuário
AntonioMelo
PC
PC
Mensagens: 344
Registrado em: Seg Jan 09, 2006 07:46
Localização: Salvador-BA
Contato:

Re: TAM recebe Boeing 777 para rota São Paulo-Londres

Mensagem por AntonioMelo »

BlueConcorde escreveu:
Diego-BHZ escreveu:
AntonioMelo escreveu:Apenas por curiosidade : para onde os 77W estão voando ? Um amigo meu voou GRU-SCL... não é desperdício de aeronave ? :bye:
Além dos excelentes resultados citados pelo colega Diego, tem o detalhe de que o vôo para SCL é diurno. A aeronave chega de LHR ou FRA e assume SCL. Daí ela volta, pousa em GRU por volta de 18 hrs e assume novamente outro vôo para Europa. Com isso a TAM serve essa excelente rota chilena num período que o 77W ficaria parado em SP.

Abraço
É o que a VARIG fazia com os DC-10 nos bons tempos: Eles chegavam da Europa e iam para Manaus, Brasília, Salvador e voltavam de noite pra voar pra Europa!

É interessante para destinos não muito perto com muita demanda!
Agora isso me deixa um tanto curioso : a aeronave não precisa de um tempo em solo para retornar aos vôos longos ? Ou pode ficar quase o tempo todo voando ?
Antonio Melo
Entusiasta da Aviação
BlueConcorde
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 677
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 18:45
Localização: Rio e/ou Petrópolis/RJ

Re: TAM recebe Boeing 777 para rota São Paulo-Londres

Mensagem por BlueConcorde »

No caso da TAM, então 773 e o A332 ficam um tempinho fazendo cheques para voar ETOPS para a Europa, certo?

Mas e a GOL? Ela justamente não tem um plano de manutenção diferente que evita os checks A, B, C e D?

E mais uma pergunta: os 773, 763 e A332 da TAM são ETOPS180? Pq para a Europa basta o 120, e no caso dos 767s para NY e Miami, acho que até o ETOPS90 serve.
Saudações Supersônicas
Avatar do usuário
AntonioMelo
PC
PC
Mensagens: 344
Registrado em: Seg Jan 09, 2006 07:46
Localização: Salvador-BA
Contato:

Re: TAM recebe Boeing 777 para rota São Paulo-Londres

Mensagem por AntonioMelo »

everton_cwb escreveu:Cada modelo de avião tem um plano de manutenção diferente, mas os mais comuns (boeing e airbus) seguem uma lógica parecida.
Entre cada vôo deve ser feita uma inspeção básica, que leva poucos minutos Esta é a menor das inspeções. Na TAM chamam esta verificação de "inspeção de transito", pois é feita em todos os "transitos" (tempo entre o pouso e a decolagem).
Antes de vôos longos (para o caso de ETOPS, etc), é feita uma inspeção mais demorada, que verifica mais itens, a fim de garantir a funcionalidade de todos os sistemas do avião.
Existem também os checks diários e semanais. Nunca tive contato mais a fundo com Boeing ou com os Airbus maiores, mas na frota A319/20/21 uma inspeção diária ou semanal leva cerca de 3 horas para ser executada.
Acima disso, existem os checks periódicos que são feitos baseados em horas ou ciclos de vôo. A cada X horas, o avião tem que parar e fazer estas inspeções para continuar voando.
Se o avião pousa em SP e está com todas as inspeções maiores em dia, basta uma inspeção de trânsito (ou equivalente, acho que esse nome varia de cia para cia) para o avião estar em condições de voo novamente.

Sds!
Everton e demais, no caso do 77W ou mesmo do 332, por exemplo, ele seria capaz de voar (chute) 20h por dia, ficando parado apenas 4h por dia, dias e dias neste esquema ? É curioso, para um leigo como eu, porque, pensando como um motor de um carro, as turbinas não aquecem, ou precisam de água ou óleo, sei lá... algo do tipo ? Um carro em caso de pane, basta parar no acostamento... mas como uma aeronave não pode haver erros...
Antonio Melo
Entusiasta da Aviação
Phenom
MASTER
MASTER
Mensagens: 1768
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:47

Re: TAM recebe Boeing 777 para rota São Paulo-Londres

Mensagem por Phenom »

Outro detalhe é que quando a TAM rodar a malha com 4 77W, serão sempre 2 na Europa e 2 no Brasil. A rota GRU-SCL utiliza apenas uma aeronave, ou seja, a companhia pode alternar as matrículas e segurar em SP aquela que necessita de check e/ou reparo. Eu li, snme aqui mesmo, que um dia desses o SCL operou com A330. Se assim ocorreu imagino que essa lógica de raciocínio que eu coloquei já esteja sendo aplicada. Com a palavra os colegas de fórum da TAM.

Abraço
BlueConcorde
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 677
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 18:45
Localização: Rio e/ou Petrópolis/RJ

Re: TAM recebe Boeing 777 para rota São Paulo-Londres

Mensagem por BlueConcorde »

Até onde eu sei, a Varig trocava aeronaves das bases GRU e GIG nos vôos para Manaus, pois o RG2200 (GRU-MAO) e RG2204 (GIG-BSB-MAO) chegavam no mesmo horário e saiam 1 hora depois, RG2201 MAO-GRU e RG2205 MAO-BSB-GIG, então ela podia passar uma aeronave que chegou da Europa no GIG para assumir o vôo para a Europa à noite em GRU.

A vantagem é que se o vôo de SCL der overbooking ou for muito procurado, a TAM tem carta na manga!
Saudações Supersônicas
Responder