Novo Terminal Domestico - Luanda

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Jaime Carneiro
PC
PC

Novo Terminal Domestico - Luanda

Mensagem por Jaime Carneiro »

Não quero aqui dar um pulo de alegria, contudo apesar de achar que é uma gota de agua no oceano, foi inaugurado a dias o "facelift" do terminal de voos domésticos no aeroporto de Luanda (Finalmente um tapete, e balcões para Check-in). O oceano é mesmo composto por milhões de gotas e como diz um velho ditado "Bago a bago a galinha enche o papo". Poderia ser mais rápido mas é essa a realidade. :wink:

Estou agora atento ao "Facelift" que foi aprovado para o "Airside" do aeroporto de Luanda. Sempre defendi que não havia necessidade (Pelo menos para já) de se construir um novo aeroporto parece que já estão a aparecer pessoas sensatas nos círculos do poder de decisão. Os governantes ficariam bem melhor na fotografia se expandissem o actual aeroporto. Impossível?? Eu argumento:

Projecto & Construção: Um novo aeroporto no mínimo 4 anos de planeamento, e em função da capacidade outros tantos de construção. Podemos falar de um projecto aceitável em não menos de 10 anos. Expansão do actual aeroporto ficaria em metade deste tempo!!!

Espaço: Esta é a questão que intriga muita gente - Aonde? Um novo aeroporto necessita forçosamente de um sistema de transportes integrado que no século XXI não poderia ser menos que uma autoestrada e um comboio (metro ou Tram). Existem áreas na periferia de Luanda que em termos de espaço são aceitáveis, mas economicamente proibitivas sendo que estaríamos a falar de biliões de dólares apenas para construção dos acessos - todos nós sabemos o custo de 1Km de asfalto.

Para além dos factores mencionados acima, a teoria da expansão do actual aeroporto seria suportada da seguinte forma; quase a totalidade do Rocha Pinto e parte do kassequel estão dentro do perímetro do aeroporto. Os angolanos nessas zonas vivem mal, sem condições sociais, e num risco constante de segurança. Por isso se os gestores e governantes construíssem habitações sociais na periferia com o custo de algumas centenas de milhões de dólares por exemplo, poderiam matar dois coelhos com um tiro, melhorar as condições de vida de muita gente recolocando as pessoas que vivem nesta zona do perímetro do aeroporto em casas, podendo ai expandir o aeroporto. Perdia-se 5 anos ao invés de 10, melhorava-se as condições de vida de centenas de famílias, e ainda por cima poupava-se centenas de milhões :cheers:

Um Humilde pensamento :mrgreen:
Jaime Carneiro
agostinho
CMTE.
CMTE.

Re: Novo Terminal Domestico - Luanda

Mensagem por agostinho »

Grande raciocínio caro jaime carneiro.se não for mal perguntar, és angolano? faço esta pergunta, porque falas com conhecimento, dando mesmo exemplos valiosíssimos.Um abraço
Sérgio Agostinho
Jaime Carneiro
PC
PC

Mensagem por Jaime Carneiro »

agostinho escreveu:Grande raciocínio caro jaime carneiro.se não for mal perguntar, és angolano? faço esta pergunta, porque falas com conhecimento, dando mesmo exemplos valiosíssimos.Um abraço

Agostinho,

Existe muita gente com opiniões sustentadas em Angola, infelizmente existem também variadas razões para estas pessoas não serem consultadas quando se toma uma decisão que tenha impacto na vivência de todos nós. Sou Angolano e muito orgulhoso disso. Sei que há Angolanos com "expertise" em muitas áreas quero apenas juntar-me a eles :D e partilhar um bocadinho das nossas experiências.
Escreves a partir da Bélgica?
Jaime Carneiro
agostinho
CMTE.
CMTE.

Mensagem por agostinho »

Sim, caro jaime carneiro.sou angolano residente na bélgica há já 10 anos.faço parte deste site, por causa do aerofórum angola, quero sempre saber como vai a nossa aviação, particularmente a nossa TAAG e é bom encontrar aqui angolanos residentes mesmo no país, porque vocês é que nos podem dar informações concretas sobre a nossa aviação.um abraço e boas festas.
Sérgio Agostinho
Responder