Azul deve receber oficialmente o Cheta amanhã
O Certificado de Homologação de Empresa Aérea conferido pela Anac para a Azul Linhas Aéreas deve ser publicado amanhã (12/11) no Diário Oficial. A estimativa é da própria assessoria da Anac - Agência Nacional de Aviação Civil, uma vez que todas as exigências feitas para o início das operações da nova companhia aérea já foram cumpridas.
A direção da Azul Linhas Aéreas já convocou uma coletiva de imprensa programada para a próxima terça-feira quando anunciará os planos com a nova malha aérea que deverá ter como base o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
Fonte: Mercado e Eventos
Azul deve receber oficialmente o Cheta amanhã
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- MASTER
- Mensagens: 3228
- Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
- Localização: na Lua, sozinho e feliz
-
- CMTE.
- Mensagens: 672
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:05
- Localização: Brasília-DF
- Contato:
RECEBEU!
Anac homologa Azul como nova companhia aérea brasileira
REUTERS
SÃO PAULO - A estreante Azul Linhas Aéreas Brasileiras recebeu da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo (Cheta), última etapa antes da assinatura do contrato de concessão que torna uma empresa apta a vender passagens no mercado.
A companhia do empresário David Neeleman, fundador da área norte-americana de baixo custo JetBlue, tem planos de começar suas operações no início de dezembro.
A expectativa da Anac é que o contrato de concessão será encaminhado para votação por sua diretoria nas próximas semanas, o que permitiria à empresa estrear no Brasil a tempo da temporada de férias de fim de ano.
A Azul encaminhou pedido de autorização para funcionar em março deste ano. A companhia vai usar jatos da Embraer em trajetos regionais, mantidos sob sigilo ainda pela direção da empresa.
A preparação para a estréia da companhia, porém, acontece em um momento de recuo do mercado aéreo doméstico brasileiro. Em outubro, o setor amargou a primeira queda anual no número de passageiros transportados desde agosto de 2007, mês seguinte ao acidente da TAM que matou 199 pessoas em São Paulo.
No mês passado, o tráfego doméstico caiu 3,9 por cento contra igual período do ano passado, totalizando 3,781 milhões de passageiros.
O setor é praticamente dividido pela TAM e pela Gol, que em outubro somavam 87 por cento de participação nos vôos domésticos no Brasil.
A Azul encomendou 40 aeronaves Embraer e fez opção de compras para outras 36. Adicionalmente, para acelerar sua entrada no mercado brasileiro, arrendou duas aeronaves Embraer 190 nos Estados Unidos, as quais já se encontram no Brasil e vêm sendo utilizadas para atividades de treinamento e aperfeiçoamento de pilotos e comissários de bordo.
A entrega da primeira aeronave nova pela Embraer deverá acontecer este mês. A expectativa é receber uma por mês ao longo de três anos, chegando a 42 aeronaves no final de 2012.
(Reportagem de Alberto Alerigi Jr.; Edição de Denise Luna)
Fonte: www.estadao.com.br
REUTERS
SÃO PAULO - A estreante Azul Linhas Aéreas Brasileiras recebeu da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo (Cheta), última etapa antes da assinatura do contrato de concessão que torna uma empresa apta a vender passagens no mercado.
A companhia do empresário David Neeleman, fundador da área norte-americana de baixo custo JetBlue, tem planos de começar suas operações no início de dezembro.
A expectativa da Anac é que o contrato de concessão será encaminhado para votação por sua diretoria nas próximas semanas, o que permitiria à empresa estrear no Brasil a tempo da temporada de férias de fim de ano.
A Azul encaminhou pedido de autorização para funcionar em março deste ano. A companhia vai usar jatos da Embraer em trajetos regionais, mantidos sob sigilo ainda pela direção da empresa.
A preparação para a estréia da companhia, porém, acontece em um momento de recuo do mercado aéreo doméstico brasileiro. Em outubro, o setor amargou a primeira queda anual no número de passageiros transportados desde agosto de 2007, mês seguinte ao acidente da TAM que matou 199 pessoas em São Paulo.
No mês passado, o tráfego doméstico caiu 3,9 por cento contra igual período do ano passado, totalizando 3,781 milhões de passageiros.
O setor é praticamente dividido pela TAM e pela Gol, que em outubro somavam 87 por cento de participação nos vôos domésticos no Brasil.
A Azul encomendou 40 aeronaves Embraer e fez opção de compras para outras 36. Adicionalmente, para acelerar sua entrada no mercado brasileiro, arrendou duas aeronaves Embraer 190 nos Estados Unidos, as quais já se encontram no Brasil e vêm sendo utilizadas para atividades de treinamento e aperfeiçoamento de pilotos e comissários de bordo.
A entrega da primeira aeronave nova pela Embraer deverá acontecer este mês. A expectativa é receber uma por mês ao longo de três anos, chegando a 42 aeronaves no final de 2012.
(Reportagem de Alberto Alerigi Jr.; Edição de Denise Luna)
Fonte: www.estadao.com.br
Leonardo Vasconcelos- SBBR
Re: Azul deve receber oficialmente o Cheta amanhã
Quarta, 12 de novembro de 2008, 10h00
Fonte: Redação Terra
Aviação
Azul recebe autorização da Anac para voar
Atualizada às 11h35
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta quarta-feira a emissão do Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo (Cheta) para a Azul Linhas Aéreas, que deve iniciar as operações já no início de dezembro.
A emissão do Cheta é a última etapa antes da assinatura do contrato de concessão. Segundo a assessoria da Anac, a agência está finalizando as últimas análises sobre a nova companhia e o contrato será encaminhado para votação pela diretoria nas próximas semanas.
A Azul informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o início das atividades comerciais da companhia deve ocorrer no início de dezembro, mas ainda sem data definida. A empresa planeja colocar passagens à venda em aproximadamente duas semanas.
A companhia aérea utilizou no processo de certificação e homologação um avião Embraer 190 da JetBlue - pertencente ao mesmo dono da aérea brasileira, David Neeleman -, que foi arrendado para antecipar o início das operações. A princípio, a empresa havia anunciado que usaria apenas aviões Embraer 195.
Para conseguir a autorização da Anac, a Azul passou por diversos testes para avaliar o treinamento da tripulação, a segurança do avião e a capacidade dos funcionários para lidar com situações de emergência. O vôo de avaliação ocorreu na última quinta-feira e o Cheta foi emitido no dia seguinte.
Com isso, a companhia pode pleitear as rotas que pretende operar. Para o comandante Miguel Dau, vice-presidente operacional da empresa, a certificação se deu no prazo mais curto possível.
Além do avião utilizado no processo de certificação, a Azul arrendou outro Embraer 190, que também está prontos para operar. A companhia aérea encomendou 40 aeronaves Embraer e fez opção de compras para outras 36.
A preparação para a estréia da companhia, porém, acontece em um momento de recuo do mercado aéreo doméstico brasileiro. Em outubro, o setor amargou a primeira queda anual no número de passageiros transportados desde agosto de 2007, mês seguinte ao acidente da TAM que matou 199 pessoas em São Paulo.
No mês passado, o tráfego doméstico caiu 3,9% contra igual período do ano passado, totalizando 3,781 milhões de passageiros.
O setor é praticamente dividido pela TAM e pela Gol, que em outubro somavam 87% de participação nos vôos domésticos no Brasil.
Com informações da Reuters.
Fonte: Redação Terra
Aviação
Azul recebe autorização da Anac para voar
Atualizada às 11h35
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta quarta-feira a emissão do Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo (Cheta) para a Azul Linhas Aéreas, que deve iniciar as operações já no início de dezembro.
A emissão do Cheta é a última etapa antes da assinatura do contrato de concessão. Segundo a assessoria da Anac, a agência está finalizando as últimas análises sobre a nova companhia e o contrato será encaminhado para votação pela diretoria nas próximas semanas.
A Azul informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o início das atividades comerciais da companhia deve ocorrer no início de dezembro, mas ainda sem data definida. A empresa planeja colocar passagens à venda em aproximadamente duas semanas.
A companhia aérea utilizou no processo de certificação e homologação um avião Embraer 190 da JetBlue - pertencente ao mesmo dono da aérea brasileira, David Neeleman -, que foi arrendado para antecipar o início das operações. A princípio, a empresa havia anunciado que usaria apenas aviões Embraer 195.
Para conseguir a autorização da Anac, a Azul passou por diversos testes para avaliar o treinamento da tripulação, a segurança do avião e a capacidade dos funcionários para lidar com situações de emergência. O vôo de avaliação ocorreu na última quinta-feira e o Cheta foi emitido no dia seguinte.
Com isso, a companhia pode pleitear as rotas que pretende operar. Para o comandante Miguel Dau, vice-presidente operacional da empresa, a certificação se deu no prazo mais curto possível.
Além do avião utilizado no processo de certificação, a Azul arrendou outro Embraer 190, que também está prontos para operar. A companhia aérea encomendou 40 aeronaves Embraer e fez opção de compras para outras 36.
A preparação para a estréia da companhia, porém, acontece em um momento de recuo do mercado aéreo doméstico brasileiro. Em outubro, o setor amargou a primeira queda anual no número de passageiros transportados desde agosto de 2007, mês seguinte ao acidente da TAM que matou 199 pessoas em São Paulo.
No mês passado, o tráfego doméstico caiu 3,9% contra igual período do ano passado, totalizando 3,781 milhões de passageiros.
O setor é praticamente dividido pela TAM e pela Gol, que em outubro somavam 87% de participação nos vôos domésticos no Brasil.
Com informações da Reuters.