Azul quer comprar a Gol

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Adilson Jorge Elias
PP
PP
Mensagens: 97
Registrado em: Ter Fev 15, 2005 15:30

Azul quer comprar a Gol

Mensagem por Adilson Jorge Elias »

Varig, Gol e Azul podem se tornar uma só companhia aérea

Embraer veria a negociação com bons olhos, por causa do potencial de encomenda de mais aeronaves

17.10.2008 - 12:50

Redação

Estão ocorrendo negociações entre a Azul e a Gol, com a expressa concordância do governo. Há três rotas de vôo possíveis para a operação: a venda isolada da marca Varig, a transferência não apenas da marca como também do espólio da antiga companhia, e, por fim, a negociação integral da Varig e da própria Gol.

A operação não esbarra nas restrições à venda de companhias aéreas para investidores estrangeiros. David Neeleman é um gringo em terra natal. Fez a vida nos Estados Unidos, mas tem nacionalidade brasileira.

Além disso, a aproximação entre as duas empresas e a Embraer encanta o governo. A associação entre a Azul e a Gol/Varig abriria espaço para novas encomendas à indústria de São José dos Campos.

A hipótese de venda da Gol contaria também com o apoio do BNDES. Não deixa de ser curiosa a disposição do banco em sancionar um negócio cujo maior trunfo de um de seus protagonistas, no caso David Neeleman, é ter acesso a funding internacional.

É difícil imaginar que na imensa fila de empresas batendo na porta do BNDES em busca e financiamento não haja gente precisando mais. Para David Neeleman, a compra da Gol resolveria um dos maiores problemas para o início das operações da Azul: a carência de slots, notadamente em Congonhas, o grande hub da aviação doméstica.

Seria também uma tentativa de resgate do modelo de low cost no Brasil, de certa forma por meio de uma associação da Gol com sua musa inspiradora. Não custa lembrar que a Azul foi tirada da costela da JetBlue, empresa norte-americana também fundada por Neeleman e que serviu de espelho para o surgimento de companhias de aviação de baixo custo mundo afora.

Para os Constantino, por sua vez, a venda da Gol seria uma forma de solucionar os problemas financeiros do próprio grupo, que vão bem além da companhia aérea. No primeiro semestre deste ano, a Gol sofreu um prejuízo de R$ 290 milhões. E a conta final de 2008 promete ser ainda mais desastrosa. Circulam no mercado informações de que a empresa amargou uma senhora perda com operações cambiais no mercado futuro.
Phenom
MASTER
MASTER
Mensagens: 1768
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:47

Mensagem por Phenom »

Nossa senhora .. chega de mexer com Varig .. putz. O mercado precisa de gente nova operando, marca nova, avião novo, serviço novo. Parem de remoer Varig!

Abraço
osmair
MASTER
MASTER
Mensagens: 1526
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:16
Localização: Brasília - DF

Mensagem por osmair »

Diego-BHZ escreveu:Nossa senhora .. chega de mexer com Varig .. putz. O mercado precisa de gente nova operando, marca nova, avião novo, serviço novo. Parem de remoer Varig!

Abraço
Mexer com a Varig???? Faz pouco mais de um ano saí da varig justamente pela má situação em que ela se encontrava e me mandei para a Gol. Até aí tudo bem, pois já sabia que uma já era da outra. Agora me aparece uma notícia dessas! Será que eu não vou ter sossego??? Quando achamos que o campo para trabalho na aviação vai melhorar, piora!! Desse jeito sabe quando vamos escapar do tal duopólio???? Nunca!!!
Um abraço do gordo!!!!
osmaircassio@hotmail.com
"A educação de um povo se avalia pelo modo como se tratam os animais."
Alexander Von Humboldt
Avatar do usuário
AntonioMelo
PC
PC
Mensagens: 344
Registrado em: Seg Jan 09, 2006 07:46
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por AntonioMelo »

Se (se) acontecer, todos contra a TAM, quem ganha essa guerra ?

Certamente não os entusiastas e passageiros frequentes, como eu, que esperam ver novidades em produtos e serviços a bordo dos tão esperados E-JETs da Azul...

Precisamos ter o direito de escolha. Já basta o que aconteceu com a VASP, a TRANSBRASIL e a VARIG, como nós conhecemos, voamos e nos apaixonamos em nossa juventude.
Antonio Melo
Entusiasta da Aviação
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Se o governo está apoiando está negociação, aí vejo que tem
o duopolio das empresas GOL e TAM, quando aparece uma
outra empresa para quebrar, falam em unificar, tenho minhas
duvidas, talves seja a Marca VARIG .
sds,
Moises Propp
Phenom
MASTER
MASTER
Mensagens: 1768
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:47

Mensagem por Phenom »

Sinceramente, acho que nem a marca Varig compensa mais. A Azul já vem com vários holofotes, uma fama de bom serviço, vai trazer a tv, aeronaves que estão na crista da onda que são os E-Jets. Pra que envolver Varig nisso? A Gol achou que ia fazer muita vantagem e acabou se ferrando toda.

Abraço
Lucash
PC
PC
Mensagens: 228
Registrado em: Ter Abr 17, 2007 18:44

Mensagem por Lucash »

Não é por nada não, mas isso já não está virando uma bagunça?

Sabe, trabalho com manutenção de ANVs, e vejo tanta gente buscando um estabilidade profissional nessa aerea. Conheço pessoas que passaram nos testes pisicotecnicos da GOL e até hoje nada. Sei lá isso pra mim tá virando uma baderna.
Augusto Bilhalva Goulart
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 605
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 23:26
Localização: Alegrete, RS

Mensagem por Augusto Bilhalva Goulart »

Se esta notícia é quente, deve ser por interesse nas rotas, slots etc da Varig, não pelo nome. A marca se constrói com propaganda e bons serviços, como fez a V.A.RG. (aliás, exatamente por isso a RG não decolou nas mãos da Gol. a própria marca Gol, acredito, deve ser a mais lembrada por nós, brasileiros, não associada a serviços de qualidade, mas como a empresa que popularizou o transporte aéreo).

Se a questão for marca, a Azul, que se anunciou com simpatia e promessas de qualidade, está bem acessorada no marketing, não precisando do nome Varig para se projetar.
LucioCavalcanti
PC
PC
Mensagens: 154
Registrado em: Qua Out 04, 2006 12:52
Localização: Manaus (AM)

Mensagem por LucioCavalcanti »

Everton, creio que na verdade nem eles entendem. Pela bagunça que se vê, com prognósticos que não se confirmam, boatos para todo lado, marca que vai, volta e vai de novo...
Sei lá, mas me parece mais um samba do crioulo doido e que deixa as empresas, como falamos aqui no norte, mais por fora que bunda de índio.
Enfim, vamos ver onde vai dar essa confusão toda.
Uma pena que para nós passageiros o que sobra é um duopólio nada interessante.

Abraços,

Lúcio
Avatar do usuário
AntonioMelo
PC
PC
Mensagens: 344
Registrado em: Seg Jan 09, 2006 07:46
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por AntonioMelo »

everton_cwb escreveu:No tópico http://www.aeroentusiasta.com.br/phpBB2 ... 6616#96616 ...
LucioCavalcanti escreveu:Azul e Gol como "Low Fare" e Varig brigando com a TAM?
A Azul será mesmo Low Cost/Low Fare? Ouvi falar que vão focar nos executivos..
Pois eu li no JetSite de GB que seria Low Cost/Low Fare com características para executivos (vôos diretos, conforto, entretenimento - TV - e refeição)... deu para entender alguma coisa dessa salada de frutas ???!!!??? :O.o: :O.o: :O.o: Como se consegue isso ???!!!??? Mágica ???!!!???
Antonio Melo
Entusiasta da Aviação
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER
Mensagens: 1644
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Ainsa vai rolar muita água sob a ponte , nessa "estória" ...

Sérgio Bica
Adilson Jorge Elias
PP
PP
Mensagens: 97
Registrado em: Ter Fev 15, 2005 15:30

Mensagem por Adilson Jorge Elias »

Mais noticias!

Gol, Varig e Azul iniciam negociações
Aviação
Sex, 17 de Outubro de 2008 16:13
Negociações entre a Azul Linhas Aéreas e a Gol, que detêm também a marca Varig, visam a união dos dois grupos. No caso, o interesse é da compra da Gol pela Azul. O fato de a Azul pertencer a David Neeleman, empresário que trabalhou a maior parte de sua vida nos EUA, não esbarra na lei que impede a compra de companhias aéreas por estrangeiros, uma vez que ele possuí cidadania brasileira, por ter nascido em São Paulo.

A transação seria extremamente positiva para a Azul, já que esta sofre de carência de slots, principalmente no aeroporto de Congonhas, um dos maiores empecilhos para que ela comece a operar. Já para a Gol, seria uma forma de solucionar os prejuízos que o grupo, dono de outras áreas de atuação fora os transportes aéreos, vem sofrendo. Segundo estimativas, no primeiro semestre de 2008, as perdas chegaram a R$ 290 milhões.

A compra pode ocorrer de três formas: a venda apenas da marca Varig; a venda não só da marca mas da empresa controlada pela Gol, ou a venda de tanto da Varig quanto da Gol.
paulo roberto machado
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 697
Registrado em: Ter Out 24, 2006 11:18

venda

Mensagem por paulo roberto machado »

Se vender a marca VARIG ,já ta Bão demais.... :-P :-P
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER
Mensagens: 1644
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Realmente , vender a marca VARIG já seria um bom negócio , mas a necessidade de $$$$ da GOL parece ser bem maior .

Sérgio Bica
BenitoRBP
PC
PC
Mensagens: 165
Registrado em: Seg Jul 23, 2007 15:28

Mensagem por BenitoRBP »

Afa´s como esta só deixam duas certezas....
A primeira é meio óbvia, que a GOL esta enfrentando sérios problemas financeiros....
A Segunda é que o projeto da Azul não vai tão de vento em popa como andava sendo apregoado....
Em um panorama "normal", uma fusão ou aquisição como esta não estaria sequer sendo cogitada.

Abçs.
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER
Mensagens: 1644
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Na minha opinião pessoal , o maior problema da GOL é administrativo.
Começaram com uma cia de baixo preço e diga-se que foi um sucesso imediato , compraram a VARIG , dizendo que seriam duas filosofias de serviço ( popular=GOL e semi-luxo=VARIG) , o que convenhamos , é difícil de manter . Posteriormente encolheram a VARIG até chegar ao ponto que chegou . Uniram as duas , e aí ???
Só poderia chegar onde chegou .

Sérgio Bica
rbirtel

Mensagem por rbirtel »

Tomara que venda so a VARIG! Nao aguento mais ver a GOL acabando com a querida Varig! quem sabe a Azul nao a trata com mais carinho!
LucioCavalcanti
PC
PC
Mensagens: 154
Registrado em: Qua Out 04, 2006 12:52
Localização: Manaus (AM)

Mensagem por LucioCavalcanti »

não sei não...
Me parece que o problema de Azul é ter slots e rotas.
Só a compra da VARIG já garante os slots necessários?
Se garantir, creio que os slots ficam e a marca vai embora (infelizmente).
Aliás com a fusão VARIGOL como ficam os slots? Ainda são de cada cia ou junta tudo num bolo só?

Abraços,

Lúcio
Avatar do usuário
Tico
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 638
Registrado em: Sex Abr 08, 2005 22:17

Mensagem por Tico »

Confesso que estou decepcionado, pra quem esperava algo totalmente novo como o CEO da Azul pregava, já não posso mais colocar a mão no fogo.

É uma pena, acho que ao invés de termos 1 nova compania, ficaremos na verdade com menos 2.

Enfim....Por isso sempre falei aqui. Pra min a WEBJET é a empresa do futuro, o resto é conto de fadas!
Observador
PC
PC
Mensagens: 126
Registrado em: Sex Fev 18, 2005 19:16

Mensagem por Observador »

LucioCavalcanti escreveu:Everton, creio que na verdade nem eles entendem. Pela bagunça que se vê, com prognósticos que não se confirmam, boatos para todo lado, marca que vai, volta e vai de novo...
Sei lá, mas me parece mais um samba do crioulo doido e que deixa as empresas, como falamos aqui no norte, mais por fora que bunda de índio.
Enfim, vamos ver onde vai dar essa confusão toda.
Uma pena que para nós passageiros o que sobra é um duopólio nada interessante.

Abraços,

Lúcio
Eu acho que não é tão dificil de entender, se agente lembrar que não estamos falando de passageiros e aviadores apaixonados, mas sim de empresários executivos. Eles enchergam negócios. Ou seja, são pontos de vista completamente distintos.... e olhando por essa ótica, uma transação dessa faz MUITO sentido :?
Responder