Avião da FAB quase colidiu com Boeing da Gol, mostra gravaçã

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Avião da FAB quase colidiu com Boeing da Gol, mostra gravaçã

Mensagem por emferrari »

Avião da FAB quase colidiu com Boeing da Gol, mostra gravação

Aeronaves sobrevoavam a Amazônia em 18 de junho.
Para muitos especialistas, região tem a pior comunicação aérea do país.


Do G1, com informações do Fantástico

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) quase bateu em um Boeing da Gol, segundo mostra gravação obtida com exclusividade pelo “Fantástico”. Ela faz parte de um relatório de perigo com timbre do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). As aeronaves estavam sobre a Amazônia, uma região que, para muitos especialistas, tem a pior comunicação aérea do país.

O piloto do esquadrão grifo - uma equipe de elite da FAB, com base em Porto Velho (RO) e o instrutor, também da força aérea, realizavam uma missão de treinamento no comando de um turbo hélice tucano.

De repente, um susto enorme: bem perto deles, surgiu um Boeing 737 da Gol.

A reportagem teve acesso a uma gravação de áudio de cinco minutos que revela mais detalhes sobre o episódio. “O que aconteceu foi que o Gol passou por cima da gente aqui, quase bateu na gente”, diz trecho da gravação de áudio de cinco minutos.

Os documentos a que a reportagem também teve acesso revelam que o incidente ocorreu no dia 18 de junho deste ano, sobre Rio Branco, no Acre.

Depois de analisar o material, o especialista em segurança aérea Jorge Barros, que já foi instrutor de vôo em aviões tucano, afirma: foi sorte não ter acontecido mais uma tragédia na aviação brasileira. “Foi um incidente muito grave. Houve uma proximidade muito grande, com risco alto de colisão em vôo”, diz.

De acordo com os documentos, o avião da Gol fazia o vôo 1938. Este vôo sai diariamente de Cruzeiro do Sul, no Acre, e faz escalas em Rio Branco, Porto Velho, Manaus, Belém e Fortaleza.

Perto do aeroporto

O áudio mostra que a quase colisão aconteceu quando o Boeing e o tucano do esquadrão grifo se aproximavam do aeroporto de Rio Branco. O mesmo controlador era responsável pelos dois vôos.

“- Grifo 127, na perna de aproximação.
- está livre o procedimento x-ray. Informe visual com a pista, Grifo 127.
- Grifo 127, chamará.”

De acordo com a gravação, cerca de um minuto e meio depois, o controlador autorizou o piloto do Boeing a fazer o mesmo procedimento de aproximação do aeroporto.

“- informe iniciando a perna de aproximação.
- já está na perna de aproximação, descendo pra 3 mil (pés).
- já está autorizado iniciar o procedimento x-ray.”

O especialista Jorge Barros explica o procedimento do operador. “Dois aviões são autorizados para descer pra mesma altitude, fazer a mesma aproximação pra mesma pista, digamos, no mesmo segmento do espaço aéreo”.

A cerca de 15 km do aeroporto de Rio Branco, a 450 metros de altura, os pilotos do tucano viram o tamanho do perigo.

A quantidade de palavrões registradas na gravação dá idéia do espanto que tiveram.

“Como o avião da Gol é a jato e voa muito mais rápido que o avião da FAB, que é a hélice, é um turbo hélice, então esse avião da Gol se aproxima muito do avião da força aérea. E passa a 200 pés de altura do avião da FAB”, diz o especialista. Duzentos pés são pouco mais de 60 metros.

Para se ter uma idéia de como os aviões passaram perto um do outro, as asas do Boeing têm cerca de 30 metros. As do tucano, dez.

Logo depois da quase colisão, o instrutor que estava no tucano falou com o controlador.

Ainda bastante nervoso, o instrutor da FAB passou orientações, como mostra o áudio. “- Rio Branco, Gol pode prosseguir na aproximação final. O que aconteceu foi que o Gol passou por cima da gente aqui, quase bateu na gente. Pode prosseguir aí que a gente tá no visual. Tá ok, Rio Branco? Copiou? "
-"afirmativo, foi copiado, senhor”.

A gravação mostra que, na seqüência, o instrutor do tucano faz uma pergunta para o piloto do Boeing. “Gol, confirme. Você entendeu que poderia prosseguir no ILS?”

No áudio a que tivemos acesso, o piloto da Gol não responde se entendeu ou não que poderia continuar a aproximação por instrumentos.

A seqüência final é esta.
“- piiii! que medo!
- Gol 1938 está arremetendo.”

Susto

O vôo 1938 chega todos os dias ao aeroporto de Rio Branco lotado, com mais de 180 pessoas. Quem estava no Boeing que quase bateu no avião da FAB provavelmente não percebeu o perigo. Mas naquele dia, o momento mais tenso dos passageiros foi quando o jato da Gol arremeteu e teve que fazer uma nova manobra para aterrisar.

“Cada vez que o avião passa um susto grande, ele desiste de pousar. Agora, o acaso esteve presente aí, a ausência de colisão foi mero acaso”. A reportagem procurou os pilotos que se envolveram neste incidente; os da FAB não foram localizados.

Por telefone, o piloto do Boeing conversou com a reportagem. O comandante Carlos Joubert confirmou o incidente, mas não passou nenhum outro detalhe. Segundo ele, por determinação da Gol.

“Gostaria muito de colaborar. Agora eu não posso contrariar o que a empresa determinou pra mim”, disse.

Procurada pelo “Fantástico”, a Gol enviou uma nota que também não dá esclarecimentos sobre o incidente.

A empresa diz que segue os procedimentos de segurança e que os eventos que mereçam registro são feitos dentro dos padrões estabelecidos pelas autoridades competentes.

Também em nota, a Aeronáutica informa que em nenhum momento, houve uma situação crítica de quase colisão. Mesmo assim, foi feita uma avaliação que concluiu deficiências de procedimento por parte do controlador de vôo.

“Em verdade o fato não chega a nos surpreender. Muito pelo contrário". A estrutura de trabalho é deficiente, diz o advogado da Federação Brasileira dos Controladores de Vôo.

Segundo ele, há falhas de comunicação e faltam até equipamentos como radares. Essas alegações fazem parte de uma ação penal movida há dois meses pela federação contra o comando da Aeronáutica no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Nós queremos uma auditoria isenta para que apontadas as falhas nós possamos corrigir e saiamos dessa situação de risco em que vive a sociedade civil brasileira.

Segundo a Aeronáutica, cerca de 600 novos controladores foram capacitados para o trabalho nos últimos dois anos.

A aeronáutica informa ainda que na torre de Rio Branco a operação é coordenada de forma convencional, via rádio, em razão da baixa demanda de tráfego. Mas afirma que existe cobertura de radar plena para aeronaves comerciais voando naquela região.

O especialista em segurança aérea Jorge Barros dá um alerta. Segundo ele, ainda há muito o que fazer para evitar situações de risco, como aconteceu com o vôo 1938.

"Pura sorte não ter havido um acidente. Por isso é fundamental que a equipe de controladores seja bem escolhida, bem treinada e bem equipada, para que ela possa desenvolver um trabalho de excelente qualidade”.
Feldmann

Mensagem por Feldmann »

Duzentos pés são pouco mais de 60 metros.
Pergunta: O TCAS do GOL não estava ligado? Ele não iria começar a gritar bem antes de passar por cima do Tucano?? Iria no minimo dar RA antes né?? Tem algo mal contado nessa historia ao meu ver.

Sds,
Negão

Mensagem por Negão »

FELDMANN escreveu:
Duzentos pés são pouco mais de 60 metros.
Pergunta: O TCAS do GOL não estava ligado? Ele não iria começar a gritar bem antes de passar por cima do Tucano?? Iria no minimo dar RA antes né?? Tem algo mal contado nessa historia ao meu ver.

Sds,
O TCAS do GOL fica sempre ligado, aliás é um aparelho duplo que trabalha com os dois transponders. O que precisa ver é se o Tucano estava com o transponder ligado para que o TCAS do GOL entrasse em alerta. E mesmo assim, o controlador jamais poderia autorizar duas aproximações num procedimento IFR!
Acho que o controlador vai dançar...
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Mensagem por José Cursio »

Prezados amigos,

Vai sobrar pra quem?? Para o controlador é claro.

Abraços

CURSIO
PP-VJN
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PC
Mensagens: 148
Registrado em: Qui Fev 16, 2006 11:07

Mensagem por PP-VJN »

Não gosto de achar culpados, mas se teve um nessa história foi o controlador.

Não vamos nos prender novamente a transponder e TCAS.

Acfts da FAB executam treinamentos com o transponder desligado, em especial o esquadrão grifo que dentre as missões que ele executa é a de ABATE. Missão essa que exige que seu transponder esteja desligado para não ser identificado pelo inimigo.

O que o controlador no caso teria que fazer, no caso ordenar o gol fazer uma orbita o voar em uma proa por tanto tempo para manter uma separação segura.
Abraços
Daniel

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