Empresariado paranaense pede melhorias no Afonso Pena

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
claudiojz
PC
PC
Mensagens: 212
Registrado em: Dom Fev 19, 2006 18:09
Localização: Curitiba/PR

Empresariado paranaense pede melhorias no Afonso Pena

Mensagem por claudiojz »

Empresariado paranaense pede melhorias no Afonso Pena

Empresários do Paraná vão pedir a ampliação da capacidade operacional do aeroporto Afonso Pena, com a expansão da segunda pista e a construção da terceira. Os pedidos serão feitos na reunião com o diretor de Planejamento e Infra-estrutura da Infraero, Eduardo Ballarin, estará em Curitiba na próxima sexta-feira (16) a convite da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

A Fiep entregará ao diretor da Infraero diagnóstico do aeroporto mostrando que apenas 3% das 14 mil toneladas de produtos industrializados exportados pelo Paraná saem do Estado via Afonso Pena. Isso acontece pela pouca capacidade do terminal. “Os 97% restantes são exportados por aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo, aumentando substancialmente o custo para as indústrias paranaenses”, afirma o coordenador do Conselho Temático de Infra-estrutura da Fiep, Paulo Ceschin.

Ele informa que este transporte rodoviário a outros Estados gera às empresas um custo adicional de R$ 13 milhões por ano.

O mesmo estudo que a terceira pista ampliaria em 100% a capacidade operacional do aeroporto no horário de pico. Além disso, permitiria a operação de linhas internacionais de carga, ampliando o trânsito entre o Paraná e o mercado europeu, especialmente.

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal prevê o investimento de R$ 140 milhões em obras para o Afonso Pena, que incluem apenas a ampliação da segunda pista e a expansão do terminal de cargas.

A construção da terceira pista necessitaria de um investimento estimado em R$ 200 milhões e agregaria ao Paraná a transformação do aeroporto internacional Afonso Pena, em hub regional, uma espécie de concentrador no atendimento aeroportuário de todos os estados do Sul do País.

O consultor do Sistema Fiep para assuntos de Logística e Infra-Estrutura, Mário Stamm, aponta algumas vantagens com a elevação do Afonso Pena em hub regional. “Haveria uma melhor distribuição da malha aérea, desafogando os aeroportos de São Paulo, além da geração de novas atividades econômicas para o estado, com a conseqüente geração de emprego e renda com abrangência regional”, cita Stamm.



http://www.bemparana.com.br/index.php?n ... fonso-pena
meron Kovalchuk
PC
PC
Mensagens: 140
Registrado em: Seg Jan 01, 2007 20:16
Localização: curitiba pr

Mensagem por meron Kovalchuk »

Creio que uma reunião técnica ajuda muito o objetivo da ampliação da segunda pista (15/33), mas o resultado poderá ser melhor se nesta reunião alguém da representação paranaense (Deputados federais e/ou Senadores) também estivessem presentes no encontro com a INFRAERO, pois eles poderiam se tornar melhores defensores das necessidade de A.Pena. Lamento presumir que na última hora o respresentante da INFRAERO cancele a visita a Curitiba e tudo fica da mesma forma, sem fazerem nada; tenho comigo até "releases" de casos anteriores em que na última hora nem houve reunião, os caras não vieram. Os meus 13 anos de luta atraves da Secretaria dos Transportes e de forma independente, contando como apoio da FIEP, Instituto de Engenharia, URBS, O Prefeito de Curitiba, etc, nada se conseguiu. Para eles continuamos sendo um bando de jacús, sem necessidade de aviões!!!!.Tomara que dessa vez aconteça algo positivo, pago pra ver!
Meron Kovalchuk -(Paraninfo dos Anciões)
roesneto
PP
PP
Mensagens: 82
Registrado em: Sáb Ago 04, 2007 10:30

Mensagem por roesneto »

Vários aeroportos pelo Brasil afora estão precisando urgentemente de investimentos e operam no limite de suas capacidades ou são sub-utilizados por serem pequenos demais e possuírem estrutura muito acanhada. Exemplos há vários, como Manaus, Curitiba, Joinville, Florianópolis, Brasília, Guarulhos etc.

Ou se põe dinheiro privado, seja lá de que forma (concessões, PPPs, transformação da INFRAERO em SA...) ou o próprio crescimento econômico do país passará a ser seriamente limitado pela falta de infra-estrutura aeroportuária. Diante do caos das rodovias, do descaso com a navegação de cabotagem e da inexistência de ferrovias, os aeroportos são os últimos quebra-galhos existentes.
meron Kovalchuk
PC
PC
Mensagens: 140
Registrado em: Seg Jan 01, 2007 20:16
Localização: curitiba pr

Mensagem por meron Kovalchuk »

Lendo o comentário do Guimarães, gostaria de acrescentar a situação de A. Pena quanto a sua localização: Por ter sido feito durante a Segunda Guerra Mundial e com o objetivo de servir de base para os Aliados em caso que a guerra se propagasse para o Atlântico Sul, as condições deveriam ser de: se localizar próximo de alguma cidade com estrutura aceitável para os eventuais problemas de apoio aos soldados, ter um clima de proteção natural noturna (Nevoeiro), e estar em áreas pelos menos de 30 milhas (cerca de 40 km), longe de montanhas. Por coincidência o local escolhido era um altiplano, distante cerca de 40 km da Serra Geral em linha reta). Convém também explicar que já muito se ouviu de se construir um aeroporto próximo de Campo Largo, especialmente em anos passados; só que as pessoas com esta idéia pensam de maneira terrestre, não aérea: Campo Largo está cerca de 1 minuto da Serra de São Luiz do Purunã, e lamentávelmente toda area que circunda Curitiba, possue terreno dobrado, pelo que o que nos resta é esperar o sucessor do ILS 3. (GNS- Global Navigation System), que deverá ser homologado pela FAA nos próximos meses e que dá uma precisão de 0,5 m ( Meio metro), melhor que o ILS 3 e que um só problema de pouso serve para todas as pistas do aeródromo, sendo só uma mudança de coordenadas do GPS para cada cabeceira. A Boeing já fez um teste de pouso com GPS no Santos Dumont com um 737 -900, em 2006, e os resultados foram publicados na Aviation Week & Space Technology na época, sendo o resultado 100 % positivo, Aos que ainda não sabem, os americanos deverão começar a retirar os ILS de todas as categorias de seus aeroportos a partir de 2012/2013, portanto o ILS já virou" avião comercial a pistão". Para complementar, gostaria que soubessem que um aeroporto novo completo a nível internacional, sem restrições, fazendo" baratinho", começa custando no mínimo US$ 2 bilhoes de dólares ( "tutu" pra mais de metro). Quem fala em fazer aeroporto com 50 milhões de reais, está pensando só em "Aeropasto", pois só as pistas de táxi, sem a principal, já custam mais que isso ! Estes números correspondem a valores reais, que foram muitas vezes checados por nós, quando estive a frente do Serviço de Cálculo de Custos, na Secretaria dos Transportes.
meron Kovalchuk
PC
PC
Mensagens: 140
Registrado em: Seg Jan 01, 2007 20:16
Localização: curitiba pr

Mensagem por meron Kovalchuk »

Conforme já expús hoje, a presença de uma representação política no contato com a INFAERO na FIEP. é mais do que importante, pois o político sempre é ouvido, nem que não entenda do riscado, e pode ajudar a carregar o pessoal técnico por dentro dos meandros das repartições em Brasília. Provavelmente eu estarei lá neste papo como técnico, com provável convite da área de estrutura de carga aérea da FIEP, mas a exemplo de outras reuniões passadas que participei, posso afirmar que um bando de empresários e engenheiros da área, tem força para expor a realidade dos problemas, mas não para criar a "vontade política" que leva a resultados almejados. Meron Kovalchuk (Paraninfo dos Anciões)
meron Kovalchuk
PC
PC
Mensagens: 140
Registrado em: Seg Jan 01, 2007 20:16
Localização: curitiba pr

Mensagem por meron Kovalchuk »

De acordo com a Gazeta do Povo deste domingo, o Diretor de Planejamento e Infraestrutura da INFRAERO, Eduardo Ballarin, estará em Curitiba para reunião com os empresários paranaenses no Cietep, das 14:00 as 16:30 horas da próxima Sexta Feira. O assunto: ampliação de Afonso Pena; (prolongamento da 15/33 e construção da 3a. Pista, armazem de carga, pistas de táxi, aumento do pátio, etc.,), vamos torcer pelo resultado favorável !
Meron Kovalchuk
luiz2008
PP
PP
Mensagens: 60
Registrado em: Qua Dez 05, 2007 11:12
Localização: curitiba

Mensagem por luiz2008 »

meron Kovalchuk escreveu:De acordo com a Gazeta do Povo deste domingo, o Diretor de Planejamento e Infraestrutura da INFRAERO, Eduardo Ballarin, estará em Curitiba para reunião com os empresários paranaenses no Cietep, das 14:00 as 16:30 horas da próxima Sexta Feira. O assunto: ampliação de Afonso Pena; (prolongamento da 15/33 e construção da 3a. Pista, armazem de carga, pistas de táxi, aumento do pátio, etc.,), vamos torcer pelo resultado favorável !
Meron Kovalchuk
É ano de eleição, podiam convidar deputados candidatos a prefeito de Curitiba para a reunião e o próprio prefeito.
meron Kovalchuk
PC
PC
Mensagens: 140
Registrado em: Seg Jan 01, 2007 20:16
Localização: curitiba pr

Mensagem por meron Kovalchuk »

acabei de vir da reunião com o Diretor de Planejamento da INFRAERO, o cara é pra lá de bom de bico, deve ser professor de economia, só que deu notícia que não agradou,, o prolongamento da 15/33 de Afonso Pena não deve sair porque não vai mudar o padrão do avião de projeto, ou seja, continuará restrito aos aviões de carga atuais com um pouquinho menos restrições. Tentei defender com unhas e dentes o imediato aumento da pista como solução intermediária e até se possivel com o aumento para 3200m, mas "preguei no deserto", mesmo falando que as necessidades de Afonso Pena são imediatas e não podem esperar nossos netos virarem pilotos comerciais, não deu em nada. Os políticos lá estavam. mas a uma certa altura pediram para que o Felipe (Superintendente da INFRAERO em A.Pena) e eu não continuassemos a discutir tecnicamente porque eles queriam fazer seu papinho político, dizendo que iam reunir a bancada paranaense suprapartidária, para pedir a Terceira pista, pro ano que vem ser parte do orçamento do PAC, mesmo após o Diretor da INFRAERO ter afirmado que a famosa 3a., só seria executada quando necessária. O pátio aumentado e a pista de táxi para a cabeceira 15 devem ficar prontos no 3. trimestre de 2009. Eta paizinho molenga, nem pedindo para que ele corra ele não acompanha as tartarugas, nem indo de avião!. Aconteceu o que eu havia dito nos dias anteriores (ver os "replies" acima), Como era de se esperar, só falaram dos possiveis felizardos que serão os netinhos nossos que possivelmente, não provavelmente, conhecerão alguma obra importante executada no A. Pena.
claudiojz
PC
PC
Mensagens: 212
Registrado em: Dom Fev 19, 2006 18:09
Localização: Curitiba/PR

Mensagem por claudiojz »

E depois eu tenho que ler na imprensa que querem investir 6 Bi em trem bala, se miseros 120 Mi chega a ser considerado muito para gastar num aeroporto.
bwach
MULTI
MULTI
Mensagens: 415
Registrado em: Qua Dez 22, 2004 16:52

Mensagem por bwach »

Não sou paranaense, estive poucas vezes em Curitiba e apenas 2 vezes no Afonso Pena. Pelo que sempre vejo nas discussões e na mídia a respeito desse aeroporto realmente é crítico o negócio. Pro Governo Federal não há interesse em investir em CWB, afinal nosso presidente não teve a maioria dos votos do Paraná. Em compensação veja os lugares onde ele teve maioria e as obras que estão sendo realizadas. É uma vergonha tudo isso, falar de trem-bala não tem nada a ver, pois os $$ será privado. Falta tomar vergonha na cara e arrumar o Afonso Pena que tem um bonito terminal, mas falta ILS, pista, Terminal de Carga, assim como POA, GRU (que está cada vez mais caótico), FLN, enfim essa é minha opinião. Não sei se todos concordam.
meron Kovalchuk
PC
PC
Mensagens: 140
Registrado em: Seg Jan 01, 2007 20:16
Localização: curitiba pr

Mensagem por meron Kovalchuk »

Como já afirmei em várias ocasiões: "Afonso Pena" com armazens de carga, um terminal de passageiros ainda aceitável, ILS funcionando, etc, fica igualzinho a um "Violão sem cordas", tem tudo menos o principal e absolutamente compatível: uma pista com condições de receber todos os tipos de aeronaves, sem restrições !!!! e este plano para se montar uma comissão de políticos importantes em Brasilia para colocar a 3a. pista no PAC do ano que vem, até parece a construção das pirâmides, só precisa ficar pronta quando o Faraó morrer, e olhe lá!!!!!
Meron Kovalchuk
claudiojz
PC
PC
Mensagens: 212
Registrado em: Dom Fev 19, 2006 18:09
Localização: Curitiba/PR

Mensagem por claudiojz »

Falta tomar vergonha na cara e arrumar o Afonso Pena que tem um bonito terminal, mas falta ILS, pista, Terminal de Carga, assim como POA, GRU (que está cada vez mais caótico), FLN, enfim essa é minha opinião. Não sei se todos concordam.
Concordo
inteiramente, mas acontece que por exemplo, POA vai receber o prolongamento da pista, aqui em CWB até o suposto prolongamento foi cancelado, segundo a própria infraERRO.
e este plano para se montar uma comissão de políticos importantes em Brasilia para colocar a 3a. pista no PAC do ano que vem, até parece a construção das pirâmides, só precisa ficar pronta quando o Faraó morrer, e olhe lá!!!!!
Até que eu estava animado com a reunião da infraERRO com o empresáriado paranaense, achando eu que fosse um acerto ou até mesmo um fechamento de acordo para viabilizar a construção da 3ª pista, por fim depois de ler seu post meron fiquei definitivamente desiludido com a concretização dessa obra. Você esteve lá e pode sentir e ver que esse canalhas da infraERRO só jogam na defesa. Eles não querem nada com nada.
meron Kovalchuk
PC
PC
Mensagens: 140
Registrado em: Seg Jan 01, 2007 20:16
Localização: curitiba pr

Mensagem por meron Kovalchuk »

Claudio: para mim esta história de prolongamento e 3a. pista, é mais velha que a história da Branca de Neve. Quando fui controlador de voo na TWR SBCT nos anos 60, as restrições da pista já eram conhecidas, em 1995 eu já como engenheiro civil "muito grudado em aeroportos e tudo que sai do chão"comecei a brigar com a INFRAERO, continuo até hoje, e garanto, depois que eu já não puder mais, ainda vai ter alguém falando as mesmas coisas que eu e Afonso Pena vai continuar " igualzinho". Os caras da INFRAERO não gostam do Paraná, (iria roubar valores de exportação aérea de Guarulhos e Campinas,e o Lula também não gosta do Paraná porque aqui ele não ganhou a eleição, não adianta sonhar,, a terceira pista ou o prolongamento da atual, nem em maquete, esqueça!
luiz2008
PP
PP
Mensagens: 60
Registrado em: Qua Dez 05, 2007 11:12
Localização: curitiba

Mensagem por luiz2008 »

Gente, não podemos desistir, é isso que aquele bando que dirige a Infra Porcaria Zero quer. Temos que continuar enchendo o saco, pra tentar vencer nem que seja no cansaço. Agora, que o Lobby de SP é forte isso é.
Afonso
Moderador
Moderador
Mensagens: 2787
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Mensagem por Afonso »

Olha amigos,
Eu nem comentei nada dessa vez, porque iria aparecer repetição de tópicos passados nesse mesmo espaço.
3ª pista é igual a papai noel, carochinha, coelhinho da páscoa, duendes, gnomos e por aí vai.
Participei de uma reunião com diretores, que na época me diziam a American e a Lufthansa tem interesse em pousar no Afonso Pena, mas só aceitam negociar com a pista maior.
Depois que o Cielos fez aquela cáca de ficar atolado, também foi dito , agora a 3ª pista vai sair, desapropriações já estão encerradas, falta apenas o governo dar o aval final.
E lá se vão alguns anos, hoje estou com 41 anos e tudo continua igual quando eu tinha 20.Meu filho nasceu, já tem 11 anos e começo a acreditar que o neto dele deverá ser a pessoa da família que verá a tão sonhada 3ª pista.
Falta vontade política dessa "raça" que só aparece como papagaios de correntes, quando vêem uma câmera de alguma emissora de tv.
Curtam o Peninha dessa forma, pois de uma outra quem quiser que espere sentado ou em outra encarnação.


:O.o:
_________________
Imagem
claudiojz
PC
PC
Mensagens: 212
Registrado em: Dom Fev 19, 2006 18:09
Localização: Curitiba/PR

Mensagem por claudiojz »

Gente, não podemos desistir, é isso que aquele bando que dirige a Infra Porcaria Zero quer. Temos que continuar enchendo o saco, pra tentar vencer nem que seja no cansaço. Agora, que o Lobby de SP é forte isso é.
É isso aí Luiz2008, apoiado.
Responder