Primeira etapa do trabalho é aumentar a pista para permitir operação com aeronaves de grande porte no terminal
A novela da reativação do aeroporto Quero-quero parece estar chegando ao fim. Depois de dois anos paralisado, há perspectivas de que possa voltar a operar como um aeroporto regional. O diretor da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Jaime Grossenbacher - que faz parte de uma comissão de empresários que lutam pela reativação em conjunto com o Serviço Autônomo Municipal de Terminais Rodoviários de Blumenau (Seterb) - diz que está havendo evolução nos trabalhos para homologação da pista dos atuais 1.080 para 1.250 metros dentro de um espaço total de 1.410 metros. O diretor explica que com apenas 1.080 metros homologados fica difícil o pouso de decolagem de aviões de grande porte.
Após essa homologação vem a segunda etapa, que envolve a desapropriação de terrenos, por parte da prefeitura, para que a pista fique com 1.620 metros com uma nova homologação. Faltam ainda alguns detalhes no projeto para calcular o custo da desapropriação. Mas Grossenbacher alerta que as negociações nunca estiveram paralisadas. "Temos empresas aéreas interessadas em operar no Quero-quero, assim que tivermos as homologações, o terminal poderá ser reativado", diz.
Blumenau luta para tentar reativar aeroporto Quero-quero
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Já o presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Hans Dieter Didjurgeit, não é tão otimista e acredita que falta prioridade para o aeroporto Quero-quero. "Os aeroportos de Lages e Curitibanos, que não têm um fluxo tão forte quanto o nosso, estão recebendo investimentos", declara.
O aeroporto Quero-quero já foi considerado o quarto maior terminal aéreo em movimento do Estado e, atualmente, está servindo de pista para vôos particulares, táxi-aéreo, treinamento do aeroclube ou para pouso de quem voa de parapente. As dificuldades geográficas para ampliar o aeroporto derrubaram a viabilidade do empreendimento que tinha cerca de 80% de ocupação com vôos da TAM, que operava até meados da década de 90 sozinha em Blumenau.
Os problemas do Quero-quero tiveram início quando houve um alerta de que o aeroporto não era seguro para receber aeronaves grandes e vôos noturnos. Depois que o aeroporto foi fechado para reformas, em 1998, nunca mais foi o mesmo em termos de movimentação. Entre 1995 e 1997, os vôos regulares com aeronaves Fokker 27, para 50 passageiros, transportaram mais de 82 mil pessoas. Em 1995, o transporte de cargas foi de 130 toneladas.
Em 1998, as operações foram suspensas para ampliação da infra-estrutura do aeroporto que tinha permissão para atuar apenas com vôos diurnos. Logo, a TAM se transferiu para o aeroporto de Navegantes e o Quero-quero ficou sem linha regular.
Localidade
Por estar localizado às margens da SC-474, com muita vizinhança, foram feitas algumas adaptações para, em julho de 2002, receber os vôos regulares da Ocean Air, que abandonou o projeto antes mesmo de completar três meses. Os empresários reclamaram que a empresa não era séria e não cumpria os horários estabelecidos de vôos. A estimativa é de que a reativação do aeroporto custe em torno de R$ 3 milhões com ampliação, construção e desapropriação de imóveis, localizados ao redor, além do desvio da rodovia Gustavo Zimmermann.
Fonte: A notícia
O aeroporto Quero-quero já foi considerado o quarto maior terminal aéreo em movimento do Estado e, atualmente, está servindo de pista para vôos particulares, táxi-aéreo, treinamento do aeroclube ou para pouso de quem voa de parapente. As dificuldades geográficas para ampliar o aeroporto derrubaram a viabilidade do empreendimento que tinha cerca de 80% de ocupação com vôos da TAM, que operava até meados da década de 90 sozinha em Blumenau.
Os problemas do Quero-quero tiveram início quando houve um alerta de que o aeroporto não era seguro para receber aeronaves grandes e vôos noturnos. Depois que o aeroporto foi fechado para reformas, em 1998, nunca mais foi o mesmo em termos de movimentação. Entre 1995 e 1997, os vôos regulares com aeronaves Fokker 27, para 50 passageiros, transportaram mais de 82 mil pessoas. Em 1995, o transporte de cargas foi de 130 toneladas.
Em 1998, as operações foram suspensas para ampliação da infra-estrutura do aeroporto que tinha permissão para atuar apenas com vôos diurnos. Logo, a TAM se transferiu para o aeroporto de Navegantes e o Quero-quero ficou sem linha regular.
Localidade
Por estar localizado às margens da SC-474, com muita vizinhança, foram feitas algumas adaptações para, em julho de 2002, receber os vôos regulares da Ocean Air, que abandonou o projeto antes mesmo de completar três meses. Os empresários reclamaram que a empresa não era séria e não cumpria os horários estabelecidos de vôos. A estimativa é de que a reativação do aeroporto custe em torno de R$ 3 milhões com ampliação, construção e desapropriação de imóveis, localizados ao redor, além do desvio da rodovia Gustavo Zimmermann.
Fonte: A notícia