FX sendo engavetado, novamente?
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FX sendo engavetado, novamente?
Meus prezados:
Projeto FX corre o risco de ser engavetado, em prol de um projeto audacioso
O projeto F-X da Aeronáutica, cancelado em 2005 e recém-retomado, pode ir de novo para a gaveta. Desta vez, porém, para dar lugar a um programa mais ousado: o desenvolvimento, com uma potência bélica, do protótipo de uma novíssima geração de caças, provavelmente envolvendo a Embraer. O projeto inicialmente consistia na compra de 8 a 12 caças para modernizar a frota brasileira, a um custo aproximado de US$ 700 milhões. Desde o ano passado, a Aeronáutica retomou as sondagens a grandes fabricantes, numa compra que poderia chegar a vários bilhões de reais.
Jobim revelou que duas alternativas serão postas à mesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A primeira é de fazer a aquisição de caças de quarta geração - como o Rafale francês ou o Sukhoi russo - barganhando "ao máximo" a transferência de tecnologia. Outra opção é deixar essa compra de lado e investir todos os recursos com quatro finalidades: a modernização dos sistemas de armas dos caças já disponíveis na frota da FAB; o avanço de projetos próprios de veículos não-tripulados (primeiro de monitoramento e, depois, de combate); investimentos "maciços" em recursos humanos na Aeronáutica; e o desenvolvimento de uma quinta geração de caças. É um projeto "de décadas, não de anos", em que o objetivo "é mais aprender do que fabricar", disse Mangabeira.
fonte: Defesanet http://www.defesanet.com.br/md1/pac_11.htm
Um abraço e ateh mais...
Projeto FX corre o risco de ser engavetado, em prol de um projeto audacioso
O projeto F-X da Aeronáutica, cancelado em 2005 e recém-retomado, pode ir de novo para a gaveta. Desta vez, porém, para dar lugar a um programa mais ousado: o desenvolvimento, com uma potência bélica, do protótipo de uma novíssima geração de caças, provavelmente envolvendo a Embraer. O projeto inicialmente consistia na compra de 8 a 12 caças para modernizar a frota brasileira, a um custo aproximado de US$ 700 milhões. Desde o ano passado, a Aeronáutica retomou as sondagens a grandes fabricantes, numa compra que poderia chegar a vários bilhões de reais.
Jobim revelou que duas alternativas serão postas à mesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A primeira é de fazer a aquisição de caças de quarta geração - como o Rafale francês ou o Sukhoi russo - barganhando "ao máximo" a transferência de tecnologia. Outra opção é deixar essa compra de lado e investir todos os recursos com quatro finalidades: a modernização dos sistemas de armas dos caças já disponíveis na frota da FAB; o avanço de projetos próprios de veículos não-tripulados (primeiro de monitoramento e, depois, de combate); investimentos "maciços" em recursos humanos na Aeronáutica; e o desenvolvimento de uma quinta geração de caças. É um projeto "de décadas, não de anos", em que o objetivo "é mais aprender do que fabricar", disse Mangabeira.
fonte: Defesanet http://www.defesanet.com.br/md1/pac_11.htm
Um abraço e ateh mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
FX nacional
Na minha opinião a questão é um pouco mais complexa. Apesar da idéia de construir um caça de 5a geração nacional ser bastante atrativa em um primeiro momento, a realidade é que o custo de tal programa pode estar fora da nossa realidade, além do fato de que, uma vez que motores, radares e outros componentes continuarem sendo estrangeiros, a "independência" de termos um caça nacional é relativa. Vejam o caso do bloqueio da venda dos Tucanos à Venezuela.
Talvez fizesse mais sentido investir em projetos nacionais de mísseis de última geração e aeronaves não-tripuladas. Só pra lembrar, os EUA não vendem o AIM-120 para o Brasil. A tecnologia está mudando o cenário da aviação militar muito rápido, e não estranharia se o F-35 for o último caça tripulado desenvolvido pelos EUA. Assim, quando o tal FX brazuca ficar pronto, o mundo já vai ter ido de vez para os UAVs e vamos ter gasto uma grana preta em tecnologia que já nasce ultrapassada.
Talvez fizesse mais sentido investir em projetos nacionais de mísseis de última geração e aeronaves não-tripuladas. Só pra lembrar, os EUA não vendem o AIM-120 para o Brasil. A tecnologia está mudando o cenário da aviação militar muito rápido, e não estranharia se o F-35 for o último caça tripulado desenvolvido pelos EUA. Assim, quando o tal FX brazuca ficar pronto, o mundo já vai ter ido de vez para os UAVs e vamos ter gasto uma grana preta em tecnologia que já nasce ultrapassada.
Daqui a uns trinta anos ainda vão estar discutindo essa história de FX, é ridículo. Ao que me consta, o único conflito externo com a participação da FAB - até hoje - ainda é a Segunda Guerra Mundial. Não há nada de novo no front (nem mesmo Hugo Chávez...). O melhor que "este país" poderia fazer com sua Força Aérea é manter apenas os serviços assistenciais - busca e salvamento, transporte na Amazônia, etc. (os quais, aliás, a FAB desempenha muito bem), e alguma coisa para repressão ao narcotráfico.
Tá, e aí vamos tirar fotos do que?????lumontjr escreveu:Daqui a uns trinta anos ainda vão estar discutindo essa história de FX, é ridículo. Ao que me consta, o único conflito externo com a participação da FAB - até hoje - ainda é a Segunda Guerra Mundial. Não há nada de novo no front (nem mesmo Hugo Chávez...). O melhor que "este país" poderia fazer com sua Força Aérea é manter apenas os serviços assistenciais - busca e salvamento, transporte na Amazônia, etc. (os quais, aliás, a FAB desempenha muito bem), e alguma coisa para repressão ao narcotráfico.
Hehehehe.
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- MASTER
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O mais grave de todo este sucateamento e de falta de verbas é que o CTA de São José dos Campos está quase sem aeronaves para poder ensaiar.
As únicas aeronaves atualmente em condições de voar são um "ultramoderno" Xavante, um T-25C Universal, um Brasília, um Bandeco e um Esquilo Biturbina.
Do AMX-T, dos outros Xavante, do Tucano, do T-25 Universal movido a álcool e das outras aeronaves a disposição do CTA não existe mais nem a sombra...
As únicas aeronaves atualmente em condições de voar são um "ultramoderno" Xavante, um T-25C Universal, um Brasília, um Bandeco e um Esquilo Biturbina.
Do AMX-T, dos outros Xavante, do Tucano, do T-25 Universal movido a álcool e das outras aeronaves a disposição do CTA não existe mais nem a sombra...
Infelizmente, não existe nação que se diga "soberana" sem forças armadas e inclui-se nisso a aeronáutica e inclui-se nisso caças de última geração sim.Sentaapua escreveu:Tá, e aí vamos tirar fotos do que?????lumontjr escreveu:Daqui a uns trinta anos ainda vão estar discutindo essa história de FX, é ridículo. Ao que me consta, o único conflito externo com a participação da FAB - até hoje - ainda é a Segunda Guerra Mundial. Não há nada de novo no front (nem mesmo Hugo Chávez...). O melhor que "este país" poderia fazer com sua Força Aérea é manter apenas os serviços assistenciais - busca e salvamento, transporte na Amazônia, etc. (os quais, aliás, a FAB desempenha muito bem), e alguma coisa para repressão ao narcotráfico.
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Oi pessoal, uma nota que está no site da FAB:
"NOTA PROJETO F- X2 - 19/05/2008
A respeito de notícias publicadas recentemente sobre o encerramento do Projeto F- X2, o Comando da Aeronáutica presta as seguintes informações:
1) O desenvolvimento de um caça brasileiro de quinta geração, atualmente em estudo, faz parte de um planejamento estratégico de longo prazo; e
2) No dia 15 de maio de 2008, o Comando da Aeronáutica instituiu Comissão Gerencial do Projeto F- X2, com o objetivo de efetuar os processos de aquisição de aeronaves de superioridade aérea a serem incorporadas ao acervo da Força Aérea Brasileira.
Brig Ar ANTONIO CARLOS MORETTI BERMUDEZ
Chefe do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA"
Fonte: http://www.fab.mil.br/imprensa/Noticias ... prensa.htm
"NOTA PROJETO F- X2 - 19/05/2008
A respeito de notícias publicadas recentemente sobre o encerramento do Projeto F- X2, o Comando da Aeronáutica presta as seguintes informações:
1) O desenvolvimento de um caça brasileiro de quinta geração, atualmente em estudo, faz parte de um planejamento estratégico de longo prazo; e
2) No dia 15 de maio de 2008, o Comando da Aeronáutica instituiu Comissão Gerencial do Projeto F- X2, com o objetivo de efetuar os processos de aquisição de aeronaves de superioridade aérea a serem incorporadas ao acervo da Força Aérea Brasileira.
Brig Ar ANTONIO CARLOS MORETTI BERMUDEZ
Chefe do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA"
Fonte: http://www.fab.mil.br/imprensa/Noticias ... prensa.htm