aeronaves maiores em sbbr?!? (boato ou possibilidade)
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
Anonymous
aeronaves maiores em sbbr?!? (boato ou possibilidade)
fquei sabendo por um amigo q apos a construção da segunda pista de sbbr q deve sair no dia de sao nunca... vai haver trafego de aeronaves de maior porte como de 747 gostaria de saber isso naun passa de um boato ou se existe possibilidade de escalas em sbbr!!
abraços
ps: escrevo mau pra kcte mermo liguem naun!!
abraços
ps: escrevo mau pra kcte mermo liguem naun!!
-
Anonymous
747 eu acho difícil mas existiram boatos da TAP voar BSB. Eu fico impressionando de Brasília não possuir um vôo para fora do Brasil direto! A cidade é ideal para ligar o resto do país, imagina vc morar em Manaus e ter q descer para SP ou RIO para depois seguir para Europa
.
Outra coisa, não vejo nada de diferente na construcao da nova pista faz tempos! Alguém sabe existe previsão ou como estão as obras ?
Outra coisa, não vejo nada de diferente na construcao da nova pista faz tempos! Alguém sabe existe previsão ou como estão as obras ?
-
RockboyDF
- CMTE.

- Contato:
TransBrasil
Thiago, o que vc descreveu (sobre BSB estar no meio do país) a TransBrasil levou a sério, quando tinha os vôos para Nova York e Washington saindo daqui. Entre 22h e 0h, a TR concentrava vôos procedentes de Fortaleza, Natal, Recife, Maceió, Aracajú, Salvador, Vitória, Belo Horizonte, Goiânia e Porto Alegre para que conectassem com o 767-300 da rota BSB-JFK no centro do país, reduzindo os custos e o tempo de viagem de boa parte dos passageiros em conexão. Esse sistema funcionou perfeitamente até a TR apresentar problemas financeiros. Quem sabe alguma das empresas enxerga a vantagem do sistema e reimplanta depois que a segunda pista estiver pronta e trouxer consigo o Satélite Sul? Abraços!
Leonardo Vasconcelos- SBBR
-
Anonymous
Eu viajei várias vezes pela TBA para o exterior saindo de Brasília. Pra quem mora no Centro-oeste, e até mesmo Norte e Nordeste acredito que BSB pode ser uma possibilidade mais cômoda do que ir até São Paulo ou Rio. O problema é que hoje deve ser meio caro fazer um vôo de BSB para fora do país porque não exite mais uma "base" aqui (como era nos tempos da TBA). Não se fazem mais checks maiores nos aviões, o pessoal que estava "acostumado" com a operação de vôos internacionais já se dispersou pelo país... em resumo, até BSB voltar a ser um aeroporto internacional de verdade muito dinheiro vai ter que ser consumido, pelas empresas e pela Infraero. E ninguém está a fimd e gastar muito ultimamente.
Quanto ao vôo da TAP, já ouvi tanta ladainha, tantos rumores, tanta bobagem, que só acredito na horta que um A340 fizer um touchdown aqui, do contrário, tudo não passa de especulação.
Quanto ao vôo da TAP, já ouvi tanta ladainha, tantos rumores, tanta bobagem, que só acredito na horta que um A340 fizer um touchdown aqui, do contrário, tudo não passa de especulação.
-
Anonymous
É Verdade
Essa discussão intrigante acerca da ausência de operações internacionais no Aeroporto Internacional de Brasília já foi há algum tempo motivo de intensos pensamentos em minha mente. De fato, a informação de que a saudosa Transbrasil operou a rota BSB-JFK, e fez de BSB uma espécie de hub pra essa rota, é inédita pra mim. No entanto, recordo-me da TAM realizar uma operação, que foi paralisada quando houve a crise da aviação comercial causada pelo atentato ao World Trade Center. O vôo da vermelhinha saía de GRU com destino a BSB - MAO e MIA, sendo então mais uma operação internacional a ser somada as que já ocorreram em BSB.
Em resumo, é intrigante a ausência de rotas internacionais na cidade, já que trata-se nada mais nada menos da capital do país. Arrisco-me a dizer que isso se deve em razão de as decisões politicas e econômicas do Brasil, assim como o polo industrial brasileiro, estarem dispersos, concentrando-se principalmente no batidíssimo eixo Rio-São Paulo.
Quanto a TAP ter uma rota para BSB, eu acho meio difícil, haja vista que Belém, cidade com a 2ª ou 3ª maior colônia portuguesa do Brasil, luta há muitos anos para conseguir com a empresa uma rota ligando a capital paraense à Lisboa. A situação é tão crítica, que até a TACV já chegou a prometer incluir Belém na rota semanal que faz entre a Ilha do Sal, passando por Lisboa e terminando em Fortaleza.
Espero ter contribuído com a discussão!
Abraços!!!
Em resumo, é intrigante a ausência de rotas internacionais na cidade, já que trata-se nada mais nada menos da capital do país. Arrisco-me a dizer que isso se deve em razão de as decisões politicas e econômicas do Brasil, assim como o polo industrial brasileiro, estarem dispersos, concentrando-se principalmente no batidíssimo eixo Rio-São Paulo.
Quanto a TAP ter uma rota para BSB, eu acho meio difícil, haja vista que Belém, cidade com a 2ª ou 3ª maior colônia portuguesa do Brasil, luta há muitos anos para conseguir com a empresa uma rota ligando a capital paraense à Lisboa. A situação é tão crítica, que até a TACV já chegou a prometer incluir Belém na rota semanal que faz entre a Ilha do Sal, passando por Lisboa e terminando em Fortaleza.
Espero ter contribuído com a discussão!
Abraços!!!
-
RockboyDF
- CMTE.

- Contato:
...
Gustavok escreveu: em resumo, até BSB voltar a ser um aeroporto internacional de verdade muito dinheiro vai ter que ser consumido, pelas empresas e pela Infraero. E ninguém está a fimd e gastar muito ultimamente.
Fala grande Gustavo. Concordo com vc em gênero número e grau se a gente pensar pelo lado brasileiro. Mas será que o oposto não seria mais fácil? Ou seja, as companias estrangeiras pensarem em uma base aqui. (o principal argumento seria a relação cambial do Real para o Dólar ou o Euro) Sei de uma fonte quente que trabalha no aeroporto, chefe de um órgão do governo federal por lá, que há interesse explícito, oficial e conhecido apenas por quem está tratando do assunto, de uma empresa estabelecer uma base de manutenção aqui para a América do Sul, devido à futura disponibilidade de espaço e aos incentivos fiscais, além de uma rota com 2 freqüencias semanais para a Europa. Está dependendo basicamente da segunda pista. A conferir.
Rafabelem escreveu: Em resumo, é intrigante a ausência de rotas internacionais na cidade, já que trata-se nada mais nada menos da capital do país. Arrisco-me a dizer que isso se deve em razão de as decisões politicas e econômicas do Brasil, assim como o polo industrial brasileiro, estarem dispersos, concentrando-se principalmente no batidíssimo eixo Rio-São Paulo.
Fala Rafa! É inegável o magnetismo do eixo Rio-SP na economia do país, especialmente da capital paulista. Mas a proposta da TransBrasil era inteligente e funcionava como alternativa a essa concentração. Gerava tráfego em uma cidade melhor localizada em relação aos EUA e ao Norte/Nordeste do Brasil a partir das conexões e dependia pouco da demanda existente em Brasilia, que aliás, não é baixa. Que o diga a Varig que possui um vôo de final de tarde entre BSB e GRU que serve quase exclusivamente aos passageiros em conexão internacional (dentre eles vários ministros e funcionários do governo em missão oficial)
Dessa forma, com esse tipo de operação, não se prejudica o tráfego de GRU e GIG, que é auto-sustentável, e gera-se riqueza em um terceiro pólo, capaz de concentrar demanda e agregar seu próprio fluxo. Abraços!
Fala grande Gustavo. Concordo com vc em gênero número e grau se a gente pensar pelo lado brasileiro. Mas será que o oposto não seria mais fácil? Ou seja, as companias estrangeiras pensarem em uma base aqui. (o principal argumento seria a relação cambial do Real para o Dólar ou o Euro) Sei de uma fonte quente que trabalha no aeroporto, chefe de um órgão do governo federal por lá, que há interesse explícito, oficial e conhecido apenas por quem está tratando do assunto, de uma empresa estabelecer uma base de manutenção aqui para a América do Sul, devido à futura disponibilidade de espaço e aos incentivos fiscais, além de uma rota com 2 freqüencias semanais para a Europa. Está dependendo basicamente da segunda pista. A conferir.
Rafabelem escreveu: Em resumo, é intrigante a ausência de rotas internacionais na cidade, já que trata-se nada mais nada menos da capital do país. Arrisco-me a dizer que isso se deve em razão de as decisões politicas e econômicas do Brasil, assim como o polo industrial brasileiro, estarem dispersos, concentrando-se principalmente no batidíssimo eixo Rio-São Paulo.
Fala Rafa! É inegável o magnetismo do eixo Rio-SP na economia do país, especialmente da capital paulista. Mas a proposta da TransBrasil era inteligente e funcionava como alternativa a essa concentração. Gerava tráfego em uma cidade melhor localizada em relação aos EUA e ao Norte/Nordeste do Brasil a partir das conexões e dependia pouco da demanda existente em Brasilia, que aliás, não é baixa. Que o diga a Varig que possui um vôo de final de tarde entre BSB e GRU que serve quase exclusivamente aos passageiros em conexão internacional (dentre eles vários ministros e funcionários do governo em missão oficial)
Dessa forma, com esse tipo de operação, não se prejudica o tráfego de GRU e GIG, que é auto-sustentável, e gera-se riqueza em um terceiro pólo, capaz de concentrar demanda e agregar seu próprio fluxo. Abraços!
-
Marco SBCT
- MASTER

Ô _rato_ o dia de São Nunca tá perto, pois a obra vai indo bem por aí, segundo foto na Revista Força Aérea Dez/Jan/Fev tá com a terraplanagem feita e a base da pista/taxis bem adiantada, como estamos na metade de Fev +/- deve estar rolando a pavimentação das camadas inferiores das pistas, por sinal um bom tanto mais comprida que a atual. Vi em algum lugar(li) que a promessa do Carlos Wilson era p/ Jun/Jul de 2005.
PS: aqui em CWB estamos a nossa 3ª pista ou prolongamento da atual 15/33.
Saudações Curitbanas 16°C 22:40LT
PS: aqui em CWB estamos a nossa 3ª pista ou prolongamento da atual 15/33.
Saudações Curitbanas 16°C 22:40LT
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
SBBI/SBCT
-
Anonymous
Essa nova pista de SBBR é um mistério... Primeiramente, teria 3700m mas foi reduzida por problemas com ecologistas. Não terá, inicialmente, pista de taxi (paralela).
O problema de vôos internacionais é que o movimento se concentra no Sudeste. Aqui em BSB não haveria pax o suficiente. É muito mais complicado deslocar 200 pax de SP ou RJ para Brasília do que mandar alguns daqui para lá. Fora as outras conexões com o restando do país.
Tem tb um outro problema secundário que seria a altitude, que seria resolvido com os 3700m iniciais, mas....
A verdade é que seria muito mais interessante BSB virar pólo cargueiro, pela sua posição geográfica.
O problema de vôos internacionais é que o movimento se concentra no Sudeste. Aqui em BSB não haveria pax o suficiente. É muito mais complicado deslocar 200 pax de SP ou RJ para Brasília do que mandar alguns daqui para lá. Fora as outras conexões com o restando do país.
Tem tb um outro problema secundário que seria a altitude, que seria resolvido com os 3700m iniciais, mas....
A verdade é que seria muito mais interessante BSB virar pólo cargueiro, pela sua posição geográfica.
-
Marco SBCT
- MASTER

Aí Cmte Seabra!
Na foto do 1º/6º colocada na Revista FA dá bem p/ ver que a pista nova é bem mais extensa que a atual, e as taxiways aparecem bem nitidas tbém, então será uma pista boa.
Aqui em Curitiba estamos esperando a Infraero extender a 15/33 nos 1000 m prometidos ou construir a nova 15R/33L, que sinceramente acho que nem no próximo século sairá do papel. He he!
A atual 15/33 melhoraria bastante com a TWY até a cabeceira acabando c/ o ridiculo back-track.
Na foto do 1º/6º colocada na Revista FA dá bem p/ ver que a pista nova é bem mais extensa que a atual, e as taxiways aparecem bem nitidas tbém, então será uma pista boa.
Aqui em Curitiba estamos esperando a Infraero extender a 15/33 nos 1000 m prometidos ou construir a nova 15R/33L, que sinceramente acho que nem no próximo século sairá do papel. He he!
A atual 15/33 melhoraria bastante com a TWY até a cabeceira acabando c/ o ridiculo back-track.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
SBBI/SBCT
-
RockboyDF
- CMTE.

- Contato:
...
quote="Marco SBCT"]Aí Cmte Seabra!
Na foto do 1º/6º colocada na Revista FA dá bem p/ ver que a pista nova é bem mais extensa que a atual, e as taxiways aparecem bem nitidas tbém, então será uma pista boa.[/quote]
Inclusive, parece que uma das soluções de engenharia é um viaduto para os aviões, semelhante ao que há no GIG, para que cruzem do pátio para a taxiway sobre a estrada de acesso à Base Aérea.
Na foto do 1º/6º colocada na Revista FA dá bem p/ ver que a pista nova é bem mais extensa que a atual, e as taxiways aparecem bem nitidas tbém, então será uma pista boa.[/quote]
Inclusive, parece que uma das soluções de engenharia é um viaduto para os aviões, semelhante ao que há no GIG, para que cruzem do pátio para a taxiway sobre a estrada de acesso à Base Aérea.
-
Anonymous
Re: ...
Segundo INFO que recebi do pessoal da Infraero, a taxiway paralela a pista, como a existente hoje na outra pista, não será feita (asfaltada)agora, apenas as taxiway para ingresso e saída da pista.RockboyDF escreveu:quote="Marco SBCT"]Aí Cmte Seabra!
O comprimento inicial da pista foi reduzido devido a um declive próximo a cabeceira 29 que exigiria aterramento de uma grande área e teve problemas com as licenças ambientais.
Não estou certo sobre o viaduto mas acho mais provável, um afastamento da pista que leva à Base, dando a volta na nova pista.
-
RockboyDF
- CMTE.

- Contato:
...
Olha, até onde eu sei a segunda pista vai ficar no limite da terreno do aeroporto com o a reserva do IBGE, que é de proteção permanente; portanto não seria possível remover a pista da Base Aérea pra lá. Mas pra saber detalhes da obra, só mesmo com o projeto que tá no Crea em mãos, ele é o definitivo.