Meus prezados:
Termina no final do ano o mandato do gaúcho Fernando Pinto (ex-Varig) na presidência da TAP, maior companhia aérea de Portugal e uma das principais operadoras de vôos internacionais entre Brasil e Europa. Já se especula sobre a permanência de Pinto à frente da empresa, que comanda há sete anos.
fonte: jornal "Zero Hora" 7 abr 2008
Nunca ví uma volta por cima tão arrazadora quanto a do sr. Fernando Pinto em relação à VARIG. Após levar um pontapé na *&%$@ do japa e cia. Reergue a TAP e a transforma na potência que é hoje. Os "caras" da Fundação devem estar, até hoje, arrancando os cabelos!
Um abraço e até mais...
TAP: Fernando Pinto continuará?
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TAP: Fernando Pinto continuará?
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Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
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Mais de 70% da lotação nos voos da TAP, provem de outros países - fora de Portugal. Até certo ponto o fato da RG antigo ficar a deriva poderia ter dado uma ajuda para a TAP com a consequente migração de PAX, mas nao creio que seja plausivel afirmar que a TAP cresceu porque principalmente a RG deixou a rota. Isto seria muito simplistico.
A TAP ja tinha uma malha boa de rotas, o que ela precisava fazer era:
1. Sincronizar melhor as conexoes em LIS
-e-
2. Implantar uma politica comercial agressiva mas inteligente.
-e-
3. Distribuir/Disseminar melhor os productos que tem como a "Navegator Class" e oferta de carga aérea.
E foi exatamente isto que o fernando pinto e cia fizeram.
A TAP ja tinha uma malha boa de rotas, o que ela precisava fazer era:
1. Sincronizar melhor as conexoes em LIS
-e-
2. Implantar uma politica comercial agressiva mas inteligente.
-e-
3. Distribuir/Disseminar melhor os productos que tem como a "Navegator Class" e oferta de carga aérea.
E foi exatamente isto que o fernando pinto e cia fizeram.
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- PP
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Desculpe, mas acho que quem foi simplista foi vc.
A VARIG era uma potência se comparada à TAP
Tinha um "vasto império" de subsidiárias que iam desde um fantástico catering, handling e parque de manutenção a uma coleção de rotas invejável que lgava o Brasil ao oriente com vôos diários para o Japão, além de Bangcoco e Hong Kong. Tinha uma frota muitas vezes maior que a da TAP e operava com o que havia de top que era o 747-400.
Destruir qualquer coisa é muito mais fácil do que construi-la.
Se a recuperação da TAP era tão óbvia, por quê Fernando Pinto goza de tanto prestígio? Por quê potências como Ibéria, Alitália, SAS, Swissair, Sabena vão tão mal das pernas se possuem mercados maiores e mais ricos. Swiss e SN Brussels são hj outras companhias, assim como a VRG...
A VARIG era uma potência se comparada à TAP
Tinha um "vasto império" de subsidiárias que iam desde um fantástico catering, handling e parque de manutenção a uma coleção de rotas invejável que lgava o Brasil ao oriente com vôos diários para o Japão, além de Bangcoco e Hong Kong. Tinha uma frota muitas vezes maior que a da TAP e operava com o que havia de top que era o 747-400.
Destruir qualquer coisa é muito mais fácil do que construi-la.
Se a recuperação da TAP era tão óbvia, por quê Fernando Pinto goza de tanto prestígio? Por quê potências como Ibéria, Alitália, SAS, Swissair, Sabena vão tão mal das pernas se possuem mercados maiores e mais ricos. Swiss e SN Brussels são hj outras companhias, assim como a VRG...
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- PP
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O problema que o Fernando Pinto enfrentou foi organizar o cabide politico que era a estatal TAP (assim como a RTP), profissionalizá-la, trazê-la para padrões de competitividade e eficiência para, agora atrativa, ser privatizada. Porém a maior resistência era por ele ser "brasileiro". Aliás em Portugal, esse adjetivo nem sempre é usado de forma dígna, ao contrário, muitas vezes remete aos piores exemplos.