Querosene derrubou mesmo aeronave na Barra da Tijuca

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
PR-URE
PC
PC
Mensagens: 101
Registrado em: Qua Fev 20, 2008 11:03
Localização: SBRJ
Contato:

Querosene derrubou mesmo aeronave na Barra da Tijuca

Mensagem por PR-URE »

O laudo preliminar do Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), da Aeronáutica, concluiu que a causa da queda do monomotor Cirrus SR 22, prefixo PR-IAO, na Barra da Tijuca, no dia 2 de março, foi a utilização de querosene de aviação (QAv-1), em vez de gasolina (AVGAS), no reabastecimento. Na queda da aeronave, que decolou do Aeroporto de Jacarepaguá, os quatro ocupantes morreram carbonizados ( clique aqui e veja a fotogaleria do acidente ).
De acordo com o laudo do Cenipa, emitido quatro dias após o acidente, ao contrário do que supunham alguns especialistas do setor inicialmente, o bico de reabastecimento manual das mangueiras dos caminhões de querosene era, sim, compatível com os bocais de abastecimento da parte superior da asa da aeronave Cirrus SR 22 ( clique aqui para baixar o documento , em pdf, com 1,46 MB).
Os peritos também confirmaram que o avião foi reabastecido com 265 litros de querosene de aviação no Aeroporto de Jacarepaguá, apesar de os manuais de fabricação do motor e da própria aeronave, transcritos no relatório do Cenipa, alertarem para os perigos da utilização de combustíveis diferentes da gasolina. Dias após o acidente, o delegado da 16ª DP (Barra), Carlos Augusto Pinto, já havia mostrado notas fiscais que indicavam a troca.
Ainda segundo o laudo, as condições meteorológicas na hora do acidente eram favoráveis e o piloto, habilitado.

Prazo de 90 dias para o laudo definitivo

A Aeronáutica tem prazo de 90 dias, a partir da data do acidente, para concluir as investigações sobre as causas do mesmo. No relatório preliminar já divulgado, os peritos ressaltam que "as informações decorrem dos elementos de investigação disponíveis até o momento da emissão deste laudo, sendo, portanto, ainda não definitivas.
O delegado Carlos Augusto Pinto, que também investiga o acidente, disse que, após o relatório preliminar divulgado pelo Cenipa, "há quase 100% de certeza de que a causa da queda do monomotor foi a utilização do combustível errado".
- Mesmo assim, até o momento, não há como definir se houve culpa do funcionário da empresa de abastecimento que colocou querosene, em vez de gasolina, na aeronave. Vamos continuar as investigações - afirma o titular da 16 DP.
Parentes dos quatro mortos na queda do monomotor virão de Santa Catarina na semana que vem para prestar depoimento, na delegacia da Barra, no inquérito que apura as causas e os culpados pela tragédia.
Na acidente, morreram o piloto Frederico Carlos Xavier de Tolla, de 65 anos, e os empresários catarinenses Joci Martins, de 57 anos, Sílvio Pedro Vanzela, e Gilmar Sidnei Detoni. O avião decolou por volta das 11h40m do dia 2 de março, do Aeroporto de Jacarepaguá, com destino a Florianópolis. A aeronave caiu três minutos depois, no pátio de um shopping de automóveis em construção na Avenida das Américas.

Fonte Jornal Extra RJ
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Mensagem por SBLO »

Prezado PR-URE

Na seção Aero Flight Safety, você encontra um tópico com o DIVOP sobre este lamentável acidente.

Eis o link:

http://www.aeroentusiasta.com.br/phpBB2 ... hp?t=19192

Abraço
PR-URE
PC
PC
Mensagens: 101
Registrado em: Qua Fev 20, 2008 11:03
Localização: SBRJ
Contato:

Mensagem por PR-URE »

SBLO escreveu:Prezado PR-URE

Na seção Aero Flight Safety, você encontra um tópico com o DIVOP sobre este lamentável acidente.

Eis o link:

http://www.aeroentusiasta.com.br/phpBB2 ... hp?t=19192

Abraço
Obrigado amigo, lí o tópico sugerido, excelente material. A propósito, apenas reproduzi a matéria do Jornal Extra On Line. Se os moderadores do fórum, puderem anexar essa minha postagem ao tópico sugerido seria ótimo. Evidentemente, esse poderia ser deletado.
Um forte abraço.
Responder