bom eu voei para LHR e JFK como copiloto de 330. o que seria uma area instavel em termos de certeza para conseguir autorizacao de pouso ? vc leu sobre um aviao da united com pane 3 dias seguidos ? ahh acho que nao vc so le sobre a tam ne ? felizmente temos a imprensa pra divulgar tudo o que se passa.......essa foi a melhor.....Jetset escreveu:Levianas ou nao, o certo e que todos os usuarios, principalmente quando sentam os seus rabos a bordo, tem o direito de pedir explicacoes e saber o que se passam com essas empresas aereas brasileiras, em destaque, a Tam Linhas Aereas, que tornou-se habituee dos noticiarios. Hora e aviao que apaga os dois motores em voo, hora uma aeronave pousa e estoura um dos pneus, hora dois avioes pousam no mesmo dia com as calcas nas maos, isso sem falar em algo mais abrangente e tragico que dispensam comentarios. Se os seus pilotos, DOV e toda a equipe de suporte, como a manutencao, tem feito o que e possivel e o que ha de melhor, parece-me que e questionavel. Se precisar abastecer com 3 horas de combustivel de reserva, que seja feito, o que nao pode e alegar que o controle de trafego aereo tem sido injusto ao colocar aeronaves em orbita e que sera, portanto, a qualquer dia, co-responsavel por um acidente que sera motivado pela insuficiencia de combustivel para voar para o alternado. Se fosse dessa forma, imagino o que essa empresa tem feito quando voa para JFK, LHR e MXP, areas reconhecidamente instaveis em termos de "certeza" de quanto tempo sera necessario para conseguir uma autorizacao de pouso. Agora, pergunto: esses exemplos anteriores no Brasil tem acontecido com os voos da LH, com os da BA, da AA, da UAL, sem falar com os da Gol? Acredito que nao, portanto... economia e uma coisa, mas seguranca vem em primeiro lugar.DJB escreveu:Levianas as informações e acusações da Infraero e dos colegas que questionam o comandante, o dov, a empresa e sei lá mais quem. NINGUÉM que senta o rabo no assento da esquerda de qualquer aeronave deste porte, trabalhando por qualquer empresa aérea do mundo vai decolar com o combustível abaixo do mínimo. E NINGUÉM também vai abastecer com 3 hs de combustível extra. É questão de ser lógico e econômico, e não ficar transportando combustível pra cima e pra baixo, comprometendo assim o próprio consumo da aeronave, com consequencias óbvias na eficiência financeira da companhia. O que não se pode acontecer senhores, é espera superior a 1 hora para chegadas nas famosas TMA-SP e RJ. Uma vergonha. A imprensa é sensacionalista, subserssiva, anarquista e boçal. Isso não é notícia nem sequer para ser veiculada. Nada de mais aconteceu. Absolutamente NADA de errado. Lamentável!
Abraços e bons vôos!
Felizmente, mesmo aos trancos e barrancos, temos a imprensa para divulgar tudo o que se passa. Cabe a cada um filtrar e nao precisa ser um expert para constatar que tem, sim, coisas erradas, e nao sao poucas. Pensa ao contrario (ou engana-se) quem quer.
Dois aviões da TAM fazem pouso de emergência em Viracopos
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Meu caro Alex, o bom do fórum é que é um fórum. As pessoas dão suas opiniões, às vezes com muito, às vezes com pouco conhecimento, mas o importante é que aos poucos tudo vai sendo aprimorado. Acho interessantíssimo para o fórum a sua presença e espero que não se canse com tantos entendidos.
Não sou piloto, mas tenho piloto que uso em võos curtos. O interessante é que não é de hoje (diria há mais de 10 anos) que ele comenta esta prática da TAM, muitas vezes ouvida na fonia, muitas das quais comandantes da TAm pediam preferência para pouso em função do pouco combustível. Sabe aquelas rodinhas do pessoal da aviação geral..., era assunto não digo frequente, mas também não digo raro. Ou os fretamentos que aconteciam de manhã cedo, no inverno, entre cidades do nordeste e Porto Alegre( destino Gramado), em que a alternada era Caxias do Sul, que padecia dos mesmo problemas...
Ou que a ordem era pousar de qualquer jeito, com os mínimos pessoais abaixo dos mínimos...
Voce está na TAM faz seis anos e está de parabéns por estar na maior cia. aérea do Brasil. E com certeza aqueles cmtes da Varig que comentavam o rol de irresponsabilidades ( não que não houvessem nas outras, mas só entre nós dois e vc. sabe que é verdade, a tam era campeã disparado) podem estar agora na TAM, como também estão aqueles da Transbrasil e Vasp, que curiosamente comentavam a mesma coisa.
Sou pax da Varig (até mesma desta que está aí) mas próxima semana vou a Dallas de AA, com uma perna interna de tam. Na falta de 737 800 vou de a320, com a poltrona quebra pescoço e com encosto da espessura de folha de papel. É a pior ergonomia mundial de Airbus. Fazer o que, é a vida!
Boa Páscoa.
Não sou piloto, mas tenho piloto que uso em võos curtos. O interessante é que não é de hoje (diria há mais de 10 anos) que ele comenta esta prática da TAM, muitas vezes ouvida na fonia, muitas das quais comandantes da TAm pediam preferência para pouso em função do pouco combustível. Sabe aquelas rodinhas do pessoal da aviação geral..., era assunto não digo frequente, mas também não digo raro. Ou os fretamentos que aconteciam de manhã cedo, no inverno, entre cidades do nordeste e Porto Alegre( destino Gramado), em que a alternada era Caxias do Sul, que padecia dos mesmo problemas...
Ou que a ordem era pousar de qualquer jeito, com os mínimos pessoais abaixo dos mínimos...
Voce está na TAM faz seis anos e está de parabéns por estar na maior cia. aérea do Brasil. E com certeza aqueles cmtes da Varig que comentavam o rol de irresponsabilidades ( não que não houvessem nas outras, mas só entre nós dois e vc. sabe que é verdade, a tam era campeã disparado) podem estar agora na TAM, como também estão aqueles da Transbrasil e Vasp, que curiosamente comentavam a mesma coisa.
Sou pax da Varig (até mesma desta que está aí) mas próxima semana vou a Dallas de AA, com uma perna interna de tam. Na falta de 737 800 vou de a320, com a poltrona quebra pescoço e com encosto da espessura de folha de papel. É a pior ergonomia mundial de Airbus. Fazer o que, é a vida!
Boa Páscoa.
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bom Elmus vat vou te dizer uma coisa o que eu falo aqui eu consigo provar. agora quanto a AFA de roda de pilotos...fica dificil. é ruim fazer afirmações sem ter como prova-las..a TAM esta longe de ser uma empresa perfeita e talvez nunca será, agora vir alguem dizer que nao se olham TAF's antes de decolar é no minimo chamar os pilotos de idiotas, o que infelizmente não deixar passar sem resposta mesmo sendo em um forum onde todo mundo expressa sua opiniao. quanto a ergonomia do assento, é o preço que se paga pela popularização do transporte aéreo. talvez vc esteja disposto a pagar mais por um assento confortável a maioria das pessoas não. talvez fosse um nicho a ser explorado quem sabe..
abraço e Feliz Pascoa
abraço e Feliz Pascoa
Alex bom dia,
AFA é como rádio peão: aumenta mas não inventa.
Não sou da teoria da conpiração, onde todos se reúnem para falar mal da tam.
Outras cias na quais já voei como LAN, TACA, TAP, LH tem tarifas na média inferiores às da tam, com ergomia muitíssimo superior.
A tam já admitiu puiblicamente, e sua ação de mkt atual corrobora, que errou ao buscar a rentabilidade a qualquer custo. E na aviação, como em qualquer atividade, rentabilidade a qualquer custo não é compatível com segurança.
AFA é como rádio peão: aumenta mas não inventa.
Não sou da teoria da conpiração, onde todos se reúnem para falar mal da tam.
Outras cias na quais já voei como LAN, TACA, TAP, LH tem tarifas na média inferiores às da tam, com ergomia muitíssimo superior.
A tam já admitiu puiblicamente, e sua ação de mkt atual corrobora, que errou ao buscar a rentabilidade a qualquer custo. E na aviação, como em qualquer atividade, rentabilidade a qualquer custo não é compatível com segurança.
- emferrari
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Sem querer polemizar mais ainda, eu sou apenas um entusiasta, não sou piloto, nem técnico, mas essa história é real. Uma vez estava embarcando em CXJ, no vôo CXJ/CWB/BSB e lembro que quem fazia o abastecimento era ainda a Shell. Como o aeroporto de CXJ é minúsculo, todo mundo passa por ali e escutamos coisas! Estava tomando um café enquanto abasteciam o F-100. Acabou o abastecimento, o rapaz da Shell guardou o caminhão e "picou mula". Quando o cara saiu, veio o rapaz da TAM correndo atrás do mesmo dizendo que o comandante queria mais combustível. Não escutei a conversa entre eles, mas o "frentista eheh" acabou indo embora e embarcamos no F-100 sem o combustível "extra" que o comandante queria.
Agora, pra que queria o combustível, ai eu já não sei!
Agora, pra que queria o combustível, ai eu já não sei!
Inicialmente, nao precisa sentir-se melindrado porque as discussoes sao referentes a sua companhia. Voce nao queria que sendo o tema desse topico os recentes incidentes as pessoas viriam debater sobre a epoca de acasalamento do mico-leao dourado. Segundo, sinto-me a vontade de escrever o que acho, se e a sua verdade ou nao, isso e irrelevante. Mas uma coisa e certa: nao preciso me enganar porque tento defender o que me sustenta.bom vamos la Jetset , acho que vc nao entendeu o que eu escrevi. Bom sou comandante de airbus e estou na TAM há 6 anos. engraçado eu nunca alterno tendo c+30 ate porque 30' é o MINIMO regulamentar. posso ir no fmgs e ao inves de deixar o default de 30 posso mudar para 45'e ainda colocar 20 de extra. compliquei pra vc ? eu nunca vi uma navegaçao na tam que tenha so o minimo regulamentar. quem decide o combustivel final é o cmte baseado em diversos fatores, ou vc acha mesmo que ninguem aqui le taf e metar ou leva em conta trafego aereo etc. o piloto nunca deixa zerar o extra time antes de alternar (sim amigo todo voo tem extra time) mas nao vou me alongar muito com vc.
Mas voltando a discussao, voce acha que esta se referindo a quem meu jovem comandante? Voce administra a sua aeronave e o seu voo da forma que voce melhor quiser, mas no tocante as aeronaves que andam pousando com as calcas na mao, e nao e a primeira vez nos ultimos tempos, e a Tam que tem aparecido na midia e nas rodas de conversas aeronauticas, nao a UAL ou a Gol. Quando forem elas, abrem-se novos topicos. E obrigado por sua aula, pelo que entendi, entao, a padronizacao da companhia nao segue uma linha unica, ja que pelo visto tem gente que nao anda seguindo os seus conhecimentos.
O que diferenciam os sequenciamentos (?) e as orbitas no espaco aereo brasileiros, com os zig-zag nas terminais de JFK e LHR? Nada, pois tudo no final seguira uma fila interminavel e sem tempo definido para pousar, ou voce usava como habito por la aquela mesma pentelhacao que muitos gostam de fazer por aqui, que e ficar perguntando para o controlador a cada transmissao qual e o procedimento em caso de falha de comunicacao? E tome espera e velocidade reduzida, e coitado daquele que nao se antecipou. Falando em ingles ou portugues, isso independe, principalmente no atual estagio de congestionamento em diversos cantos. O que acontece no Brasil, alem da bagunca inerente da nossa condicao de pertencermos a um pais em eterna busca por ser grande, e que muito piloto se acha no direito de ser o unico e o exclusivo na conducao de um voo, e nao e surpreendente constatar isso no dia-a-dia, pois aqui e o unico lugar onde piloto adora dar chiliques na fonia, somente pelo motivo de ter de reduzir ou esperar a sua vez.bom eu voei para LHR e JFK como copiloto de 330. o que seria uma area instavel em termos de certeza para conseguir autorizacao de pouso ? vc leu sobre um aviao da united com pane 3 dias seguidos ? ahh acho que nao vc so le sobre a tam ne ? felizmente temos a imprensa pra divulgar tudo o que se passa.......essa foi a melhor.....
Quanto a imprensa, se e certo ou errado o que escrevem, isso nao importa. Como comentei, cabe a cada um filtrar. O passageiro comum talvez nao saiba diferenciar um aviao do outro, mas para o que e colocado nos noticiarios, nao e preciso ser um expert para entender que algo esta errado, ou voce vai querer me dizer que um aviao da Tam nao perdeu dois motores em voo, outros nao tiveram pneus estourados no pouso, alem de problemas de despressurizacao, voo a baixa altura entre MCP e BEL, e assim por diante? E tudo mentira, entao?
Entenda: nao e questao de disputa ou medir quem e melhor ou pior, mas, sim, de saber o que se passa com o que e hoje a nossa maior companhia aerea e a nossa bandeira la fora, e isso nao e pouco e serve, e muito, como pre-requisito para ser impecavel na conducao das suas operacoes. O que temos visto e que, divulgado ou escondido, a Tam, mesmo apos acidentes junto com incidentes serios, ainda continua procurando o que deveria evitar a todo custo. Questao de sina? Nao, mas espero que nao seja algo pior: cultural.
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Jetset escreveu:Inicialmente, nao precisa sentir-se melindrado porque as discussoes sao referentes a sua companhia. Voce nao queria que sendo o tema desse topico os recentes incidentes as pessoas viriam debater sobre a epoca de acasalamento do mico-leao dourado. Segundo, sinto-me a vontade de escrever o que acho, se e a sua verdade ou nao, isso e irrelevante. Mas uma coisa e certa: nao preciso me enganar porque tento defender o que me sustenta.bom vamos la Jetset , acho que vc nao entendeu o que eu escrevi. Bom sou comandante de airbus e estou na TAM há 6 anos. engraçado eu nunca alterno tendo c+30 ate porque 30' é o MINIMO regulamentar. posso ir no fmgs e ao inves de deixar o default de 30 posso mudar para 45'e ainda colocar 20 de extra. compliquei pra vc ? eu nunca vi uma navegaçao na tam que tenha so o minimo regulamentar. quem decide o combustivel final é o cmte baseado em diversos fatores, ou vc acha mesmo que ninguem aqui le taf e metar ou leva em conta trafego aereo etc. o piloto nunca deixa zerar o extra time antes de alternar (sim amigo todo voo tem extra time) mas nao vou me alongar muito com vc.
Mas voltando a discussao, voce acha que esta se referindo a quem meu jovem comandante? Voce administra a sua aeronave e o seu voo da forma que voce melhor quiser, mas no tocante as aeronaves que andam pousando com as calcas na mao, e nao e a primeira vez nos ultimos tempos, e a Tam que tem aparecido na midia e nas rodas de conversas aeronauticas, nao a UAL ou a Gol. Quando forem elas, abrem-se novos topicos. E obrigado por sua aula, pelo que entendi, entao, a padronizacao da companhia nao segue uma linha unica, ja que pelo visto tem gente que nao anda seguindo os seus conhecimentos.
O que diferenciam os sequenciamentos (?) e as orbitas no espaco aereo brasileiros, com os zig-zag nas terminais de JFK e LHR? Nada, pois tudo no final seguira uma fila interminavel e sem tempo definido para pousar, ou voce usava como habito por la aquela mesma pentelhacao que muitos gostam de fazer por aqui, que e ficar perguntando para o controlador a cada transmissao qual e o procedimento em caso de falha de comunicacao? E tome espera e velocidade reduzida, e coitado daquele que nao se antecipou. Falando em ingles ou portugues, isso independe, principalmente no atual estagio de congestionamento em diversos cantos. O que acontece no Brasil, alem da bagunca inerente da nossa condicao de pertencermos a um pais em eterna busca por ser grande, e que muito piloto se acha no direito de ser o unico e o exclusivo na conducao de um voo, e nao e surpreendente constatar isso no dia-a-dia, pois aqui e o unico lugar onde piloto adora dar chiliques na fonia, somente pelo motivo de ter de reduzir ou esperar a sua vez.bom eu voei para LHR e JFK como copiloto de 330. o que seria uma area instavel em termos de certeza para conseguir autorizacao de pouso ? vc leu sobre um aviao da united com pane 3 dias seguidos ? ahh acho que nao vc so le sobre a tam ne ? felizmente temos a imprensa pra divulgar tudo o que se passa.......essa foi a melhor.....
Quanto a imprensa, se e certo ou errado o que escrevem, isso nao importa. Como comentei, cabe a cada um filtrar. O passageiro comum talvez nao saiba diferenciar um aviao do outro, mas para o que e colocado nos noticiarios, nao e preciso ser um expert para entender que algo esta errado, ou voce vai querer me dizer que um aviao da Tam nao perdeu dois motores em voo, outros nao tiveram pneus estourados no pouso, alem de problemas de despressurizacao, voo a baixa altura entre MCP e BEL, e assim por diante? E tudo mentira, entao?
Entenda: nao e questao de disputa ou medir quem e melhor ou pior, mas, sim, de saber o que se passa com o que e hoje a nossa maior companhia aerea e a nossa bandeira la fora, e isso nao e pouco e serve, e muito, como pre-requisito para ser impecavel na conducao das suas operacoes. O que temos visto e que, divulgado ou escondido, a Tam, mesmo apos acidentes junto com incidentes serios, ainda continua procurando o que deveria evitar a todo custo. Questao de sina? Nao, mas espero que nao seja algo pior: cultural.
cara vc eh uma daquelas pessoas que acham que tudo que vc escreve é o certo e que todos devem aceitar calados sua opinião. vc realmente ente de trafego aereo internacional ne ? quer dizer que voar la fora e aqui é a mesma coisa ? aqui é o unico lugar do mundo que se faz orbita na subida apos decolagem. vc continua escrevendo um monte de besteiras como se fosse dono da verdade absoluta.escrever se escondendo atras de um computador é fácil. cara faz o seguinte continue com seu pensamento mesquinho e fique nas rodinhas falando essas asneiras que vc acha certo e eu continuo tocando meus voos com a minha conciência limpa e vôos seguros.tomara que vc realmente nao seja piloto, pois se for vc é uma vergonha para a classe.
Caro comandante, o senhor esta nervoso?cara vc eh uma daquelas pessoas que acham que tudo que vc escreve é o certo e que todos devem aceitar calados sua opinião. vc realmente ente de trafego aereo internacional ne ? quer dizer que voar la fora e aqui é a mesma coisa ? aqui é o unico lugar do mundo que se faz orbita na subida apos decolagem. vc continua escrevendo um monte de besteiras como se fosse dono da verdade absoluta.escrever se escondendo atras de um computador é fácil. cara faz o seguinte continue com seu pensamento mesquinho e fique nas rodinhas falando essas asneiras que vc acha certo e eu continuo tocando meus voos com a minha conciência limpa e vôos seguros.tomara que vc realmente nao seja piloto, pois se for vc é uma vergonha para a classe.
Entao, vamos por partes;
Isso e um Forum de Debates. Sendo assim, em primeiro lugar, devemos observar as regras. Da minha parte, se eu estiver infringindo alguma em funcao da minha opiniao, que a moderacao faca a devida observacao, no entanto, nao vejo como sendo uma transgressao nao concordar com o que os outros pensam.
Segundo, em nenhum momento observei que existe um pre-requisito para emitir opiniao, como habilitacao de voo, diplomas ou ser empregado de empresa aerea. E para mim, saber o que as pessoas que colocam comentarios fazem na vida e irrelevante. A discussao e de ideias, nao de carteiradas ou de intimidacao. O que deve ser observado e o respeito, mas isso nao significa que e um concurso de popularidade.
Ao colocar uma opiniao a pessoa deve saber de antemao que outras poderao surgir apresentando argumentos contrarios. Isso nao quer dizer que alguem e o dono da verdade, porem, enquanto aparecer algo que nao concordo, colocarei o que penso. Se vou convencer alguem com isso, nao importa, e estou aberto a contra-argumentos, assim como faco quando nao me convenco ao ler opinioes que nao concordo. Se isso vai virar uma guerra, ser levado para o lado pessoal ou quando os argumentos se esgotam alguem vai usar do dispositivo de execrar os outros participantes, certamente nao serao da minha parte.
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Deixando tudo isso de lado e em respeito aos demais participantes, e peco desculpas aos moderadores pelos comentarios extra-topico, volto ao tema: “Dois avioes da Tam fazem pouso de emergencia em Viracopos”. Segue o meu comentario:
Independente do que a imprensa publica, qual empresa e que tipo de aviao estao envolvidos, e possivel, sim, que ocorra, em funcao de diversas variaveis, o pouso de uma aeronave com combustivel abaixo do minimo regulamentar nos tanques. Levando em conta um cenario como um todo, desde que forma uma tripulacao lida com a situacao, baseando-se principalmente nos conceitos previstos no padrao operacional da sua empresa, alem da observacao da localidade onde o pouso sera feito, as condicoes meteorologicas e a existencia de outros trafegos aereos, tal voo deve ser conduzido de duas formas: como se fosse uma emergencia ou apenas uma urgencia, mas o certo e que a unica coisa que nao podera ser considerada e como sendo uma condicao normal de operacao. Isso obriga posteriormente uma investigacao por parte da empresa aerea envolvida e, eventualmente, das autoridades aeronauticas, a do pais que a aeronave esta registrada e do outro, no caso de pouso alem da fronteira, com as seguintes finalidades: descobrir o que contribuiu para que tal situacao surgisse, corrigir os erros para evitar outras situacoes semelhantes e alertar e orientar o grupo de voo, as demais pessoas, outros setores da empresa e a comunidade aeronautica que eventualmente possam num futuro se envolver em circunstancias que culminem em episodios do genero, mas sempre com o intuito de aprimorar as operacoes e, principalmente, acima de tudo, tendo em mente a seguranca de voo em primeiro lugar.
Um exemplo conhecido que gerou certos debates foi com alguns voos da empresa Malaysia Airlines, que por diversas vezes pousou em Londres com uma quantidade de combustivel nos tanques bem abaixo do requerido. Isso so foi descoberto e revelado quando um dos responsaveis pelo abastecimento das aeronaves notou que seguidamente havia pouca quantidade de combustivel e resolveu fazer um relatorio e entregar as autoridades inglesas. Dessa forma, feita a investigacao, a direcao da empresa aerea foi notificada e por pouco suas operacoes com destino a Inglaterra nao foram suspensas em funcao desse procedimento visivelmente contrario a seguranca de voo.
Mas se tudo isso tudo e feito no Brasil quando algo parecido acontece por aqui (com qualquer empresa, nacional ou estrangeira, ou outras aeronaves em operacao no nosso terriotorio) ou la fora (com aeronaves em voos internacionais) seria questao de perguntar aos responsaveis, pela operacao direta e pela vigilancia. Vale acrescentar, tambem, que os usuarios tem esses direitos: de informacao, de cobranca e de saber que existe a preocupacao pela manutencao da seguranca de voo. Basta iniciativa.
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- Registrado em: Sáb Jul 28, 2007 00:02
Jetset escreveu:Caro comandante, o senhor esta nervoso?cara vc eh uma daquelas pessoas que acham que tudo que vc escreve é o certo e que todos devem aceitar calados sua opinião. vc realmente ente de trafego aereo internacional ne ? quer dizer que voar la fora e aqui é a mesma coisa ? aqui é o unico lugar do mundo que se faz orbita na subida apos decolagem. vc continua escrevendo um monte de besteiras como se fosse dono da verdade absoluta.escrever se escondendo atras de um computador é fácil. cara faz o seguinte continue com seu pensamento mesquinho e fique nas rodinhas falando essas asneiras que vc acha certo e eu continuo tocando meus voos com a minha conciência limpa e vôos seguros.tomara que vc realmente nao seja piloto, pois se for vc é uma vergonha para a classe.
Entao, vamos por partes;
Isso e um Forum de Debates. Sendo assim, em primeiro lugar, devemos observar as regras. Da minha parte, se eu estiver infringindo alguma em funcao da minha opiniao, que a moderacao faca a devida observacao, no entanto, nao vejo como sendo uma transgressao nao concordar com o que os outros pensam.
Segundo, em nenhum momento observei que existe um pre-requisito para emitir opiniao, como habilitacao de voo, diplomas ou ser empregado de empresa aerea. E para mim, saber o que as pessoas que colocam comentarios fazem na vida e irrelevante. A discussao e de ideias, nao de carteiradas ou de intimidacao. O que deve ser observado e o respeito, mas isso nao significa que e um concurso de popularidade.
Ao colocar uma opiniao a pessoa deve saber de antemao que outras poderao surgir apresentando argumentos contrarios. Isso nao quer dizer que alguem e o dono da verdade, porem, enquanto aparecer algo que nao concordo, colocarei o que penso. Se vou convencer alguem com isso, nao importa, e estou aberto a contra-argumentos, assim como faco quando nao me convenco ao ler opinioes que nao concordo. Se isso vai virar uma guerra, ser levado para o lado pessoal ou quando os argumentos se esgotam alguem vai usar do dispositivo de execrar os outros participantes, certamente nao serao da minha parte.
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Deixando tudo isso de lado e em respeito aos demais participantes, e peco desculpas aos moderadores pelos comentarios extra-topico, volto ao tema: “Dois avioes da Tam fazem pouso de emergencia em Viracopos”. Segue o meu comentario:
Independente do que a imprensa publica, qual empresa e que tipo de aviao estao envolvidos, e possivel, sim, que ocorra, em funcao de diversas variaveis, o pouso de uma aeronave com combustivel abaixo do minimo regulamentar nos tanques. Levando em conta um cenario como um todo, desde que forma uma tripulacao lida com a situacao, baseando-se principalmente nos conceitos previstos no padrao operacional da sua empresa, alem da observacao da localidade onde o pouso sera feito, as condicoes meteorologicas e a existencia de outros trafegos aereos, tal voo deve ser conduzido de duas formas: como se fosse uma emergencia ou apenas uma urgencia, mas o certo e que a unica coisa que nao podera ser considerada e como sendo uma condicao normal de operacao. Isso obriga posteriormente uma investigacao por parte da empresa aerea envolvida e, eventualmente, das autoridades aeronauticas, a do pais que a aeronave esta registrada e do outro, no caso de pouso alem da fronteira, com as seguintes finalidades: descobrir o que contribuiu para que tal situacao surgisse, corrigir os erros para evitar outras situacoes semelhantes e alertar e orientar o grupo de voo, as demais pessoas, outros setores da empresa e a comunidade aeronautica que eventualmente possam num futuro se envolver em circunstancias que culminem em episodios do genero, mas sempre com o intuito de aprimorar as operacoes e, principalmente, acima de tudo, tendo em mente a seguranca de voo em primeiro lugar.
Um exemplo conhecido que gerou certos debates foi com alguns voos da empresa Malaysia Airlines, que por diversas vezes pousou em Londres com uma quantidade de combustivel nos tanques bem abaixo do requerido. Isso so foi descoberto e revelado quando um dos responsaveis pelo abastecimento das aeronaves notou que seguidamente havia pouca quantidade de combustivel e resolveu fazer um relatorio e entregar as autoridades inglesas. Dessa forma, feita a investigacao, a direcao da empresa aerea foi notificada e por pouco suas operacoes com destino a Inglaterra nao foram suspensas em funcao desse procedimento visivelmente contrario a seguranca de voo.
Mas se tudo isso tudo e feito no Brasil quando algo parecido acontece por aqui (com qualquer empresa, nacional ou estrangeira, ou outras aeronaves em operacao no nosso terriotorio) ou la fora (com aeronaves em voos internacionais) seria questao de perguntar aos responsaveis, pela operacao direta e pela vigilancia. Vale acrescentar, tambem, que os usuarios tem esses direitos: de informacao, de cobranca e de saber que existe a preocupacao pela manutencao da seguranca de voo. Basta iniciativa.
bom vamos aos fatos :
1- Por favor, Everton, apesar de nao conhece-lo, tenho a absoluta certeza de que voce e uma pessoa inteligente e tem conhecimento, mesmo que seja elementar, sobre a atividade aerea, e portanto, podemos aceitar muitas coisas e sermos flexiveis com outras, mas admitir que o que se passa com essa empresa aerea esta dentro da "media", e apenas resumindo aos acontecimentos apos o acidente do ano passado, nao e aceitavel. Pelo menos esse e o meu ponto de vista e passivel de revisao, assim que surgir algo favoravel.
(perfil de pessoal arrogante, ja que está definindo o usuario como sendo inteligente, mesmo que tenha conhecimento elementar )
2- Inicialmente, nao precisa sentir-se melindrado porque as discussoes sao referentes a sua companhia.
(novamente perfil de pessoa prepotente e arrogante)
3- Mas voltando a discussao, voce acha que esta se referindo a quem meu jovem comandante?
( Por que me rotulou como jovem comandante ? te falei minha idade ? vc quis me passar uma mensagem subliminar que vc é uma pessoa de idade e por isso devo concordar 100% com que fala ?)
4 - mas no tocante as aeronaves que andam pousando com as calcas na mao,
( Vc tem certeza absoluta que nos 2 ultimos casos eles pousaram em emergencia de combustivel ? )
5- Caro comandante, o senhor esta nervoso?
(não, não estou nervoso...e apesar de o senhor se referir a minha pessoa somente como comandante, meu nickname possui um nome e nao um pseudônimo)
6- Segundo, em nenhum momento observei que existe um pre-requisito para emitir opiniao, como habilitacao de voo, diplomas ou ser empregado de empresa aerea. E para mim, saber o que as pessoas que colocam comentarios fazem na vida e irrelevante. A discussao e de ideias, nao de carteiradas ou de intimidacao.
(bom coloquei minha condição de cmte de A320 para embasar alguns comentarios e nao para decreta-los como verdades absolutas. se vc se sentiu intimidado, nao fique, aqui é um forum como vc disse e não um avião. sou comandante quando estou a serviço, além disso nao vejo problema em um forum de aviaçao colocar que minha função tem referência ao mote do forum/tópico.)
7- Isso obriga posteriormente uma investigacao por parte da empresa aerea envolvida e, eventualmente, das autoridades aeronauticas, a do pais que a aeronave esta registrada e do outro, no caso de pouso alem da fronteira, com as seguintes finalidades: descobrir o que contribuiu para que tal situacao surgisse, corrigir os erros para evitar outras situacoes semelhantes e alertar e orientar o grupo de voo, as demais pessoas, outros setores da empresa e a comunidade aeronautica que eventualmente possam num futuro se envolver em circunstancias que culminem em episodios do genero, mas sempre com o intuito de aprimorar as operacoes e, principalmente, acima de tudo, tendo em mente a seguranca de voo em primeiro lugar.
(finalmente concordamos em alguma coisa...)
Nao vou mais debater com vc, pelo menos referente a este tópico, pois no que me parece existe de sua parte um certo descontentamento com a tam indiferente aos casos de acidente/incidente da cia. talvez seja cultural...
Srs moderadores/usuarios desculpem a mensagem longa, será o meu ultimo neste tópico.
No meu modo de ver, o assunto desse topico e de muita importancia e esta longe de se esgotar, mas observo que ha uma inversao na ordem de importancia. Enquanto alguns enfocam a imprensa como culpada por colocar assuntos nao totalmente passiveis de alardes, por outro vejo que e melhor receber todo tipo de informacao do que ficar sem saber o que se passa nos ceus brasileiros. Que a noticia pode vir truncada ou com um teor de completo non sense, cabe a cada um filtrar e buscar por fontes onde possam descobrir a veracidade dos fatos. E aqui certamente e uma delas.
Para o leitor comum, se um 172 nao e um bimotor, isso nao faz diferenca, mas para os pertencentes a comunidade aeronautica, descobrir que uma fonte de informacao divulgou um evento, por menor que seja, e muito importante, pois so assim teremos de alguma forma acesso a dados que muitos tentam acobertar e nao possibilitam o mais importante, que e o aprimoramento da qualidade das nossas atividades aereas. E nao necessariamente tudo isso devera se transformar em demerito ao que for, mas nao podemos achar irrelevante certos aspectos, pois tudo e importante.
A aviacao passa por transformacoes que sao sentidas em muitos lugares. Acumulo de trafego aereo, congestionamento e a falta de infra-estrutura suficiente para suportar a demanda sao observados em localidades que muitos acham como impossivel que tudo isso poderia estar acontecendo por la. Aqui, no nosso caso, e mais do que evidente que sem acompanhar o crescimento natural do mercado a estrutura que foi montada ha muitos anos atras entraria em colapso. Quais os reflexos disso nas operacoes?
Mais do que nunca os planejamentos de voo devem dar margem a fatores que seriam inesperados, se nao se repetissem com certa constancia. Se adicionarmos problemas que nenhum ser humano tem controle, como os fatores meteorologicos, monta-se um cenario de muita cautela nas operacoes. E gastar combustivel mais do que o necessario, que repercute na rentabilidade das empresas, e tem sido o item numero do aumento de custos delas, isso e um problema menor, perto do que as tripulacoes deverao fazer para evitar que os voos entrem numa espiral de situacoes, que ninguem podera determinar como culminarao. E de suma importancia que seja feita uma criteriosa avaliacao pre-voo e muito mais atencao seja voltada a tudo o que era improvavel no passado e que hoje nao e mais. E ai que se aplicam em sua plenitude todos os conhecimentos e habilidade para administrar as situacoes, tanto pela equipe de solo das companhias aereas, quanto ao que se relacionam aos tripulantes, como a coordenacao de cabine, gerenciamento de voo e uso dos recursos disponiveis para no final ter o resultado desejado na conducao de uma aeronave.
Se tudo isso que comentei e possivel transferir para companhia A ou B, nao cabe no momento afirmar, mas o aprendizado, mesmo com os erros, e o que importa no final, tanto para as companhias A, B, C ou Z. Nao e aceitavel rotular como perseguicao ou achar porque certos problemas estao sendo reincidentes em determinado lugar esses nao possam servir como alerta e como de interesse geral. Isso e muito mais importante para ser visto como um amadurecimento de uma atividade que nao admite falhas. Todos estao interessados, desde os profissionais ate os usuarios, e nao e acobertando ou nao enfocando certas anomalias, por menor que sejam, e que vamos aprimorar as coisas e principalmente ter o resultado que todos querem, a seguranca de voo plena. A preocupacao quanto que isso podera gerar de fofoca e o que nao pode ser usado como argumento para nao darmos um passo a direcao certa, mesmo apos certos deslizes, dolorosos ou nao.
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Agora, extra-topico, vamos esclarecer mais alguns pontos que me dizem respeito:
Vejo que o pessoal nao relaxa e leva tudo para o lado pessoal. Entao, vamos resumir: o que for referente a problemas que nao interessam a uma plateia ou nao sejam pertinentes ao tema do topico, por favor, procurem-me via MP. Podem escrever bobagens, xingar, espinafrar o que quiserem, mas desde que obviamente nao fujam como uma barata do chinelo sem ler a minha posicao, que nao sera diferente das que estou colocando aqui.
Vale dizer, mais uma vez, que aqui e um Forum de Debates, onde pessoas leigas ou nao surgem para discutir temas de aviacao. Acredito que a maioria nao esta aqui para ficar matando a charada de quem esta por tras de nomes bacanas como Constellation, Elmus Vat, Aeroentusiasta ou Everton_CWB, e se ha comandantes promovidos apos 6 anos de sua admissao na companhia. Isso aqui nao e sala de visita de consultorio dentario.
Apenas para finalizar esse assunto que esta pra la de Bagda de tantas pentelhacoes, ja que o canhao virou-se para um dos moderadores, quanto a interpretacao sobre o meu comentario dirigido ao Everton_CWB, cada um encara do jeito que quiser. A minha conotacao foi no sentido de expor a minha opiniao para uma pessoa que tivesse um minimo de conhecimento da rotina da aviacao comercial. Se ele viesse aqui e falasse que nao conhece nada, certamente me dirigia com outros argumentos mais abrangentes para posicionar a minha visao sobre o assunto. Tendo o minimo ou mais, felizmente nao tive que me alongar sobre um assunto que nao necessariamente todos tem a obrigacao de entender. Jamais o limitei a um patamar de suposta inferioridade ou o classifiquei como tendo um conhecimento nao compativel com os meus, que eu nem sei e nem me importo em que nivel estao. Tudo, para todos, e no final uma via de duas maos: aprender e passar informacoes, quando aplicaveis.
Para o leitor comum, se um 172 nao e um bimotor, isso nao faz diferenca, mas para os pertencentes a comunidade aeronautica, descobrir que uma fonte de informacao divulgou um evento, por menor que seja, e muito importante, pois so assim teremos de alguma forma acesso a dados que muitos tentam acobertar e nao possibilitam o mais importante, que e o aprimoramento da qualidade das nossas atividades aereas. E nao necessariamente tudo isso devera se transformar em demerito ao que for, mas nao podemos achar irrelevante certos aspectos, pois tudo e importante.
A aviacao passa por transformacoes que sao sentidas em muitos lugares. Acumulo de trafego aereo, congestionamento e a falta de infra-estrutura suficiente para suportar a demanda sao observados em localidades que muitos acham como impossivel que tudo isso poderia estar acontecendo por la. Aqui, no nosso caso, e mais do que evidente que sem acompanhar o crescimento natural do mercado a estrutura que foi montada ha muitos anos atras entraria em colapso. Quais os reflexos disso nas operacoes?
Mais do que nunca os planejamentos de voo devem dar margem a fatores que seriam inesperados, se nao se repetissem com certa constancia. Se adicionarmos problemas que nenhum ser humano tem controle, como os fatores meteorologicos, monta-se um cenario de muita cautela nas operacoes. E gastar combustivel mais do que o necessario, que repercute na rentabilidade das empresas, e tem sido o item numero do aumento de custos delas, isso e um problema menor, perto do que as tripulacoes deverao fazer para evitar que os voos entrem numa espiral de situacoes, que ninguem podera determinar como culminarao. E de suma importancia que seja feita uma criteriosa avaliacao pre-voo e muito mais atencao seja voltada a tudo o que era improvavel no passado e que hoje nao e mais. E ai que se aplicam em sua plenitude todos os conhecimentos e habilidade para administrar as situacoes, tanto pela equipe de solo das companhias aereas, quanto ao que se relacionam aos tripulantes, como a coordenacao de cabine, gerenciamento de voo e uso dos recursos disponiveis para no final ter o resultado desejado na conducao de uma aeronave.
Se tudo isso que comentei e possivel transferir para companhia A ou B, nao cabe no momento afirmar, mas o aprendizado, mesmo com os erros, e o que importa no final, tanto para as companhias A, B, C ou Z. Nao e aceitavel rotular como perseguicao ou achar porque certos problemas estao sendo reincidentes em determinado lugar esses nao possam servir como alerta e como de interesse geral. Isso e muito mais importante para ser visto como um amadurecimento de uma atividade que nao admite falhas. Todos estao interessados, desde os profissionais ate os usuarios, e nao e acobertando ou nao enfocando certas anomalias, por menor que sejam, e que vamos aprimorar as coisas e principalmente ter o resultado que todos querem, a seguranca de voo plena. A preocupacao quanto que isso podera gerar de fofoca e o que nao pode ser usado como argumento para nao darmos um passo a direcao certa, mesmo apos certos deslizes, dolorosos ou nao.
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Agora, extra-topico, vamos esclarecer mais alguns pontos que me dizem respeito:
Vejo que o pessoal nao relaxa e leva tudo para o lado pessoal. Entao, vamos resumir: o que for referente a problemas que nao interessam a uma plateia ou nao sejam pertinentes ao tema do topico, por favor, procurem-me via MP. Podem escrever bobagens, xingar, espinafrar o que quiserem, mas desde que obviamente nao fujam como uma barata do chinelo sem ler a minha posicao, que nao sera diferente das que estou colocando aqui.
Vale dizer, mais uma vez, que aqui e um Forum de Debates, onde pessoas leigas ou nao surgem para discutir temas de aviacao. Acredito que a maioria nao esta aqui para ficar matando a charada de quem esta por tras de nomes bacanas como Constellation, Elmus Vat, Aeroentusiasta ou Everton_CWB, e se ha comandantes promovidos apos 6 anos de sua admissao na companhia. Isso aqui nao e sala de visita de consultorio dentario.
Apenas para finalizar esse assunto que esta pra la de Bagda de tantas pentelhacoes, ja que o canhao virou-se para um dos moderadores, quanto a interpretacao sobre o meu comentario dirigido ao Everton_CWB, cada um encara do jeito que quiser. A minha conotacao foi no sentido de expor a minha opiniao para uma pessoa que tivesse um minimo de conhecimento da rotina da aviacao comercial. Se ele viesse aqui e falasse que nao conhece nada, certamente me dirigia com outros argumentos mais abrangentes para posicionar a minha visao sobre o assunto. Tendo o minimo ou mais, felizmente nao tive que me alongar sobre um assunto que nao necessariamente todos tem a obrigacao de entender. Jamais o limitei a um patamar de suposta inferioridade ou o classifiquei como tendo um conhecimento nao compativel com os meus, que eu nem sei e nem me importo em que nivel estao. Tudo, para todos, e no final uma via de duas maos: aprender e passar informacoes, quando aplicaveis.
alexrezende, Aleluia!
Graças a Deus Todo-Poderoso!
Graças a Deus apareceu um aviador! Eu tb estou na TAM, co-piloto de A320 e fui bombardeado após postar minha sincera opinião sobre as coisas que saem na mídia aqui neste tópico do fórum. Concordo com absolutamente tudo oque vc postou. Não aguento mais ler acusações e comentários levianos e infelizes do grande número de "entendidos", que vivem supondo coisas e tirando conclusões precipitadas a partir de matérias escritas por jornalistas que entendem de aviação o mesmo que eu entendo de energia nuclear, ou seja, M**** nenhuma!
Ah...e mais uma coisa aos "entendidos": Ser pedra é fácil...o difícil é ser a vidraça.
Volto a repetir: NENHUM comandante que bota sua assinatura no despacho e o rabo no assento da esquerda de uma aeronave deste porte vai decolar com o combustível abaixo dos mínimos. NENHUM vôo da TAM decola abaixo dos mínimos. E tenho dito.
Abraços e bons vôos!
Graças a Deus Todo-Poderoso!
Graças a Deus apareceu um aviador! Eu tb estou na TAM, co-piloto de A320 e fui bombardeado após postar minha sincera opinião sobre as coisas que saem na mídia aqui neste tópico do fórum. Concordo com absolutamente tudo oque vc postou. Não aguento mais ler acusações e comentários levianos e infelizes do grande número de "entendidos", que vivem supondo coisas e tirando conclusões precipitadas a partir de matérias escritas por jornalistas que entendem de aviação o mesmo que eu entendo de energia nuclear, ou seja, M**** nenhuma!
Ah...e mais uma coisa aos "entendidos": Ser pedra é fácil...o difícil é ser a vidraça.
Volto a repetir: NENHUM comandante que bota sua assinatura no despacho e o rabo no assento da esquerda de uma aeronave deste porte vai decolar com o combustível abaixo dos mínimos. NENHUM vôo da TAM decola abaixo dos mínimos. E tenho dito.
Abraços e bons vôos!
Era so que faltava: ai e caso de cadeia, independente do "porte" da aeronave.DJB escreveu:Volto a repetir: NENHUM comandante que bota sua assinatura no despacho e o rabo no assento da esquerda de uma aeronave deste porte vai decolar com o combustível abaixo dos mínimos. NENHUM vôo da TAM decola abaixo dos mínimos. E tenho dito.
So entendidos, de fato.
Essa Tam... esta se revelando a cada dia que passa, e depois falam que e perseguicao. Com uma observacao desse genero partindo de uma pessoa que alega ser profissional

Se esta decolando, eu nao sei, mas chegando, com absoluta certeza.
E viva a imprensa !!
Alguns comentários neste fórum me deixam triste, principalmente quando o assunto é a TAM.
A discussão invariavelmente racai sobre o tema:
"Leigos fazendo acusações levianas baseadas na midia X Tripulantes que conhecem a realidade da empresa desqualificando as acusações".
O assunto TAM, cria mais polêmica do que qualquer outra empresa, principalmente quando envolve os seus procedimentos, e isso é inegável até para os seus defensores.
Os motivos para esta "fama" criada pela TAM, são muitos, parte claro culpa da imprensa, basta ver que até 1996, data do primeiro acidente com o MRK, os ditos "problemas com manutenção" não existiam ou nunca eram noticiados, mas, desde então, estampam os jornais.
Parte do problema, esta na própria empresa, que parece "fingir" que esta estigma não existe, e nunca se preocupou em reverte-la, nunca dando explicações convincentes sobre seus incidentes e acidentes, preferindo emitir comunicados vagos e imprecisos.
O próprio acaso tb tem sua parte de culpa, afinal foram dois acidentes graves em um curto espaço de tempo, e em nenhum dos dois os proccedimentos operacionais da empresa foram preponderantes para o acidente (podem ter contribuído, mas não foram preponderantes).
Mas tirando todo este aspecto histórico, sociológico, o que me deixa chateado, nesta discussão, que como já disse da muito pano para manga, são os comentários "medindo" conhecimento.
Qualquer um que não seja PHD em aviação é desqualificado.
Com todo o respeito que merecem os Comandantes da TAM em questão (Tenho alguns amigos na TAM e sempre viajo com concessões da empresa), e mesmo considerando que muitos comentários dirigidos a companhia afetam a reputação pessoal de seus tripulantes, acho que a reação aos comentários é desmedida.
A maioria das acusações contra a companhia é refutada tentando apenas desqualificar o acusador, ainda que o mesmo apenas esteja se referindo a uma sensação comum.
Estas respostas ao invés de ajudarem, apenas alimentam o senso comum de "irresponsabilidade" da empresa, pois se as acusações são realmente
"absurdos de pessoas leigas e levianas", a TAM precisa se benzer, pq a quantidade de coincidências é muito grande, e como elas vão continuar acontecendo, é cada vez mais difícil acreditar em meros joguetes da fortuna.
Raros são os comentários buscando realmente esclarecer o que houve, ou acrescentando uma informação obtida exatamente pelo fato de estarem dentro da empresa.
A menos que realmente se acredite em uma conspiração anti-tam, dos seus ferrenhos inimigos, o fato é que algum erro de comunicação existe nesta história.
E o comportamento dos seus "representantes" no site reflete bem isso.
Ao invés de consertarem e protegerem a vidraça, atiram de volta a pedra.
A discussão invariavelmente racai sobre o tema:
"Leigos fazendo acusações levianas baseadas na midia X Tripulantes que conhecem a realidade da empresa desqualificando as acusações".
O assunto TAM, cria mais polêmica do que qualquer outra empresa, principalmente quando envolve os seus procedimentos, e isso é inegável até para os seus defensores.
Os motivos para esta "fama" criada pela TAM, são muitos, parte claro culpa da imprensa, basta ver que até 1996, data do primeiro acidente com o MRK, os ditos "problemas com manutenção" não existiam ou nunca eram noticiados, mas, desde então, estampam os jornais.
Parte do problema, esta na própria empresa, que parece "fingir" que esta estigma não existe, e nunca se preocupou em reverte-la, nunca dando explicações convincentes sobre seus incidentes e acidentes, preferindo emitir comunicados vagos e imprecisos.
O próprio acaso tb tem sua parte de culpa, afinal foram dois acidentes graves em um curto espaço de tempo, e em nenhum dos dois os proccedimentos operacionais da empresa foram preponderantes para o acidente (podem ter contribuído, mas não foram preponderantes).
Mas tirando todo este aspecto histórico, sociológico, o que me deixa chateado, nesta discussão, que como já disse da muito pano para manga, são os comentários "medindo" conhecimento.
Qualquer um que não seja PHD em aviação é desqualificado.
Com todo o respeito que merecem os Comandantes da TAM em questão (Tenho alguns amigos na TAM e sempre viajo com concessões da empresa), e mesmo considerando que muitos comentários dirigidos a companhia afetam a reputação pessoal de seus tripulantes, acho que a reação aos comentários é desmedida.
A maioria das acusações contra a companhia é refutada tentando apenas desqualificar o acusador, ainda que o mesmo apenas esteja se referindo a uma sensação comum.
Estas respostas ao invés de ajudarem, apenas alimentam o senso comum de "irresponsabilidade" da empresa, pois se as acusações são realmente
"absurdos de pessoas leigas e levianas", a TAM precisa se benzer, pq a quantidade de coincidências é muito grande, e como elas vão continuar acontecendo, é cada vez mais difícil acreditar em meros joguetes da fortuna.
Raros são os comentários buscando realmente esclarecer o que houve, ou acrescentando uma informação obtida exatamente pelo fato de estarem dentro da empresa.
A menos que realmente se acredite em uma conspiração anti-tam, dos seus ferrenhos inimigos, o fato é que algum erro de comunicação existe nesta história.
E o comportamento dos seus "representantes" no site reflete bem isso.
Ao invés de consertarem e protegerem a vidraça, atiram de volta a pedra.