Iniciando nos cursos de piloto
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Iniciando nos cursos de piloto
Opa galera beleza,
Bom como podem ver sou novo no fórum, me cadastrei hoje, achei o forum por meio da assinatura de um usuario do forum vatsim.
Mais indo ao assunto, decidi que quero ser piloto de linha aérea , achei um aeroclube aqui perto, aeroclube são paulo, no campo de marte, parece ser muito bom e talz, ja estou quase decidido a fazer nele os cursos que começam em dezembro agora, ae surge a duvida, para me tornar piloto de linha aérea o que tenho que ter de cursos etc ?
Tenho uma noção basica ja, que devo fazer o curso de piloto privado, piloto comercial/instrumentos e tem um tambem que me falaram que chama-se multi-motor, esse nao tem no aeroclube pelo que vi e tambem nao sei se é bom telo, seria ?
Quanto ao ingles, eu sei bem o basico do basico mesmo, falo e leio algumas palavras só, praticamente nada, o que eu preciso de ingles pra entrar em uma compania ?, preciso ter cursos e tal ou so falar mesmo ja esta bom ?.
Outra coisa me falaram que após os cursos e tal eu tenho que entrar numa compania de taxi aéreo pra acumular horas de voo e tal, que no caso das grandes companias exigem de 1500 horas pra cima, correto ?
Pra entrar numa compania dessas pra acumular horas, que qualificações e quantas horas de voo geralmente eu precisaria ?
bom é isso,
Desculpe-me o tanto de perguntas, pra um novato talvez eu esteja até abusando mais espero que entendam.
Desde ja agradeço ae,
Abraços!
Bom como podem ver sou novo no fórum, me cadastrei hoje, achei o forum por meio da assinatura de um usuario do forum vatsim.
Mais indo ao assunto, decidi que quero ser piloto de linha aérea , achei um aeroclube aqui perto, aeroclube são paulo, no campo de marte, parece ser muito bom e talz, ja estou quase decidido a fazer nele os cursos que começam em dezembro agora, ae surge a duvida, para me tornar piloto de linha aérea o que tenho que ter de cursos etc ?
Tenho uma noção basica ja, que devo fazer o curso de piloto privado, piloto comercial/instrumentos e tem um tambem que me falaram que chama-se multi-motor, esse nao tem no aeroclube pelo que vi e tambem nao sei se é bom telo, seria ?
Quanto ao ingles, eu sei bem o basico do basico mesmo, falo e leio algumas palavras só, praticamente nada, o que eu preciso de ingles pra entrar em uma compania ?, preciso ter cursos e tal ou so falar mesmo ja esta bom ?.
Outra coisa me falaram que após os cursos e tal eu tenho que entrar numa compania de taxi aéreo pra acumular horas de voo e tal, que no caso das grandes companias exigem de 1500 horas pra cima, correto ?
Pra entrar numa compania dessas pra acumular horas, que qualificações e quantas horas de voo geralmente eu precisaria ?
bom é isso,
Desculpe-me o tanto de perguntas, pra um novato talvez eu esteja até abusando mais espero que entendam.
Desde ja agradeço ae,
Abraços!
WillianSP
Bemvindo ao Forum. Nao sou brasileiro (pelo que peço desculpa pelos possiveis erros ortograficos que possa vir a cometer) e a informação que vou proporcionar pode nao corresponder exactamente ao que acontece no Brasil mais acredito que nao e muito diferente.
Em primeiro lugar o senhor nao menciona a sua idade. A idade pode influenciar no tipo de trabalho que possa vir a ter na futuro. Se for jovem ao começar fazer os cursos (menos de 30 anos) tem mais possibilidades de entrar a uma linha aerea para voar big jets (major airline). Pelo contrario se for mais velho (+-35) as suas opções de entrar a uma grande linha aerea sao mais limitadas mais pode fazer carreira numa linha aerea regional -voando turboprop- ou na aviação executiva. (O mundo da aviação nao e unicamente as grandes linhas aereas). Contudo emprego e uma questao de mercado, sorte e especialmente os conhecidos e "padrinhos"que possa ter na aviação.
Sugiro antes de fazer algum curso obter o class 1 medical. Uma vez que tenha conseguido a certificação medica classe 1 o caminho a seguir seria mais o menos o seguinte:
1-Private Pilot License: (Piloto Privado)
2-Instrument Rating: (Instrumentos)
3-Commercial Pilot : (Piloto Comercial)
4-Multi engine: (Multi motores) Esta qualificação e importante e necessaria porque a maior parte dos companhias de taxi aereo (pequenas e mediansa) utilizam aeronaves bimotor (piston ou turboprop).
Obter a Commercial License podera demorar uns 10 a 15 meses (dedicação full time) dependendo de cada pais. Tambem depende muito da dedicação/esforço do estudante, das suas habilidades e da existencia ou nao de bom tempo (weather).
Uma vez obtido a Commercial Pilot License e a qualificação Multi motor devera começar a juntar horas pois vai sair da escola de voo com +-200 horas. Para isso tem basicamente dois caminhos:
- Instruçao aerea: Para isso devera obter a Qualificação de Instructor. Geralmente este trabalho e muito mal remunerado mais serve de muita experiencia.
- Aceitar qualquer tipo de trabalho que possa aparecer para juntar horas: por exemplo fotografia, ou publicidade aerea, fumigação etc.
Quando tenha acima de 800 horas acho que estaria em condições de aplicar a uma companhia de taxi aereo de pequeno tamanho ou se tiver sorte entrar em uma empresa regional. Depois disso e geralmente apos ter 1500/2000 horas poderia aplicar a uma big airline (TAM, GOL , VARIG etc).
Uma vez obtida a commercial license deveria ou poderia obter as seguintes qualificações:
- Instructor Rating (Instructor) se optar por dar instrucção aerea.
- Multi engine: qualificação cara mais indispensavel. Sugiro dar instrucção e assim juntar dinheiro para pagar a multi.
-Turbine Conversion ou Turboprop Type Rating: Certas companhias de taxi aereo o regionais exigem que o candidato tenha a conversao tipo na aeronave que eles utilizam. Nao aconselho pagar do seu bolso o Type rating pois isso e uma practica que perjudica a todo o resto dos pilotos. (Nao todos tem dinheiro para pagar type rating e alem de mais isso e ou deveria ser uma obrigação das companhias que lamentavelmente cada vez fazem menos). Contudo, se tiver dinheiro para gastar num type rating (turboprop) so aconselho tirar apos tenha juntado pelo menos 800 horas ou caso tenha uma proposta concreta (e real) de uma companhia aerea.
-ATPL( Airline transport pilot license): (Vai me desculpar mais nao conheco o nome exacto no Brasil) Esta license e requisito para asumir o comando em certo tipo de aeronaves (avioes maiores). Em palavras simples e necessaria para ser comandante. O requisito e ter 1500 horas como minimo.
Com relação ao Ingles quase no mundo todo e um requisito indispensavel para trabalhar como piloto numa companhia aerea de grande porte. Sugiro fazer cursos de Ingles apenas começe o seu curso de Piloto Privado pois o nivel de exigencia de ingles nas companhias grandes e muito elevado.
Tamben acho boa ideia tirar algum tipo de formação universitaria. Poderia ser online (internet) tem a vantagem de fazer ao seu ritmo em casa. Hoje em dia certas big airlines em alguns paises (EUA) exigem que o candidato seja licenciado. Tambem acho que e importante porque se algum dia ficar cansado da aviação tera um titulo profissional para se defender na vida.
Desejo-lhe muita sorte na procura do seu sonho. Va em frente.
Se tiver mais duvidas nao tenha receio em perguntar.
Chileno 777.
Bemvindo ao Forum. Nao sou brasileiro (pelo que peço desculpa pelos possiveis erros ortograficos que possa vir a cometer) e a informação que vou proporcionar pode nao corresponder exactamente ao que acontece no Brasil mais acredito que nao e muito diferente.
Em primeiro lugar o senhor nao menciona a sua idade. A idade pode influenciar no tipo de trabalho que possa vir a ter na futuro. Se for jovem ao começar fazer os cursos (menos de 30 anos) tem mais possibilidades de entrar a uma linha aerea para voar big jets (major airline). Pelo contrario se for mais velho (+-35) as suas opções de entrar a uma grande linha aerea sao mais limitadas mais pode fazer carreira numa linha aerea regional -voando turboprop- ou na aviação executiva. (O mundo da aviação nao e unicamente as grandes linhas aereas). Contudo emprego e uma questao de mercado, sorte e especialmente os conhecidos e "padrinhos"que possa ter na aviação.
Sugiro antes de fazer algum curso obter o class 1 medical. Uma vez que tenha conseguido a certificação medica classe 1 o caminho a seguir seria mais o menos o seguinte:
1-Private Pilot License: (Piloto Privado)
2-Instrument Rating: (Instrumentos)
3-Commercial Pilot : (Piloto Comercial)
4-Multi engine: (Multi motores) Esta qualificação e importante e necessaria porque a maior parte dos companhias de taxi aereo (pequenas e mediansa) utilizam aeronaves bimotor (piston ou turboprop).
Obter a Commercial License podera demorar uns 10 a 15 meses (dedicação full time) dependendo de cada pais. Tambem depende muito da dedicação/esforço do estudante, das suas habilidades e da existencia ou nao de bom tempo (weather).
Uma vez obtido a Commercial Pilot License e a qualificação Multi motor devera começar a juntar horas pois vai sair da escola de voo com +-200 horas. Para isso tem basicamente dois caminhos:
- Instruçao aerea: Para isso devera obter a Qualificação de Instructor. Geralmente este trabalho e muito mal remunerado mais serve de muita experiencia.
- Aceitar qualquer tipo de trabalho que possa aparecer para juntar horas: por exemplo fotografia, ou publicidade aerea, fumigação etc.
Quando tenha acima de 800 horas acho que estaria em condições de aplicar a uma companhia de taxi aereo de pequeno tamanho ou se tiver sorte entrar em uma empresa regional. Depois disso e geralmente apos ter 1500/2000 horas poderia aplicar a uma big airline (TAM, GOL , VARIG etc).
Uma vez obtida a commercial license deveria ou poderia obter as seguintes qualificações:
- Instructor Rating (Instructor) se optar por dar instrucção aerea.
- Multi engine: qualificação cara mais indispensavel. Sugiro dar instrucção e assim juntar dinheiro para pagar a multi.
-Turbine Conversion ou Turboprop Type Rating: Certas companhias de taxi aereo o regionais exigem que o candidato tenha a conversao tipo na aeronave que eles utilizam. Nao aconselho pagar do seu bolso o Type rating pois isso e uma practica que perjudica a todo o resto dos pilotos. (Nao todos tem dinheiro para pagar type rating e alem de mais isso e ou deveria ser uma obrigação das companhias que lamentavelmente cada vez fazem menos). Contudo, se tiver dinheiro para gastar num type rating (turboprop) so aconselho tirar apos tenha juntado pelo menos 800 horas ou caso tenha uma proposta concreta (e real) de uma companhia aerea.
-ATPL( Airline transport pilot license): (Vai me desculpar mais nao conheco o nome exacto no Brasil) Esta license e requisito para asumir o comando em certo tipo de aeronaves (avioes maiores). Em palavras simples e necessaria para ser comandante. O requisito e ter 1500 horas como minimo.
Com relação ao Ingles quase no mundo todo e um requisito indispensavel para trabalhar como piloto numa companhia aerea de grande porte. Sugiro fazer cursos de Ingles apenas começe o seu curso de Piloto Privado pois o nivel de exigencia de ingles nas companhias grandes e muito elevado.
Tamben acho boa ideia tirar algum tipo de formação universitaria. Poderia ser online (internet) tem a vantagem de fazer ao seu ritmo em casa. Hoje em dia certas big airlines em alguns paises (EUA) exigem que o candidato seja licenciado. Tambem acho que e importante porque se algum dia ficar cansado da aviação tera um titulo profissional para se defender na vida.
Desejo-lhe muita sorte na procura do seu sonho. Va em frente.
Se tiver mais duvidas nao tenha receio em perguntar.
Chileno 777.
Nossa muito obrigado cara, esclareu demais as coisas aqui, obrigado mesmo, e sim deu pra entender perfeitamente tudo que você disse, ja to juntando um dinheiro aqui pra pagar os cursos e no fim do ano agora provavelmente eu comece a faze-los, a idade que esqueci de mensionar é 18 anos, fiz agora em agosto, dia desses vou fazer uma visita no aeroclube e ja ver certinho sobre o exame medico que voce falou, o que vai complicar um pouco é o ingles mais vou dar meu jeito aqui
.
Novamente obrigado,
Abraços!

Novamente obrigado,
Abraços!
Seja bem vindo WilliamSP.
Como segunda opção, consulte o ACBP, Aeroclube de Bragança Paulista.
São bem atuantes, vários tipos de aeronaves, excelente manutenção e ótimo ambiente, além de ser relativamente próximo de SP.
Para ter-se uma idéia, em agosto voaram mais de 1000 horas em instrução.
O site deve ser www.acbp.com.br.
Boa sorte.
Como segunda opção, consulte o ACBP, Aeroclube de Bragança Paulista.
São bem atuantes, vários tipos de aeronaves, excelente manutenção e ótimo ambiente, além de ser relativamente próximo de SP.
Para ter-se uma idéia, em agosto voaram mais de 1000 horas em instrução.
O site deve ser www.acbp.com.br.
Boa sorte.
-
- PP
- Mensagens: 93
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:20
- Localização: Brasil
Até diria o contrário. Pelo menos na minha época indicaria o ACBP como PRIMEIRA opção e os demais como segunda. O alojamento é gratuito e sempre tem alguma carona para o trajeto até São Paulo. Vale a pena verificar lá antes de tomar sua decisão.Irineu escreveu:Seja bem vindo WilliamSP.
Como segunda opção, consulte o ACBP, Aeroclube de Bragança Paulista.
São bem atuantes, vários tipos de aeronaves, excelente manutenção e ótimo ambiente, além de ser relativamente próximo de SP.
Para ter-se uma idéia, em agosto voaram mais de 1000 horas em instrução.
O site deve ser www.acbp.com.br.
Boa sorte.
Atenciosamente
LuxuryLiner
LuxuryLiner
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- PP
- Mensagens: 15
- Registrado em: Ter Fev 05, 2008 11:07
- Localização: Gravataí
Tambem estou nessa...tenho 16 anos e estou pensando seriamente em entrar para a EPCAR, fazer aquela prova e estudar la dentro. Ai faria os cursos por fora, (se é que será necessario de PP ou PC voando alguma aeronave la dentro).
Nao quero carreira militar, tambem nao sei ate hoje se as horas de voo la cairiam bem pro curriculum, creio que sim.
Nao quero carreira militar, tambem nao sei ate hoje se as horas de voo la cairiam bem pro curriculum, creio que sim.
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- PP
- Mensagens: 37
- Registrado em: Qua Ago 03, 2005 01:02
Filipe, o problema de cursar a EpCAR e em seguida a AFA é o tempo na aeronautica após o termino das mesmas. Para tirar suas licenças de PP-PC-PLA você deverá cursar a AFA, após 4 anos de AFA, vc deverá servir mais 6 anos de aeronáutica, para compensar o investimento do governo em seu treinamento.
Esse caminho é talvez o mais barato, porém o mais difícil. Vestibular da AFA entre os 5 mais concorridos e difíceis do país.
Um caminho legal seria começar cedo a juntar dinheiro e voar pelos aeroclubes do país. Sugestão? www.ej.com.br
Por ser uma escola com muita procura e manutenção própria, os preços são extremamente em conta e a infra-estrutura da escola são pontos fortíssimos.
abraço
;)
Esse caminho é talvez o mais barato, porém o mais difícil. Vestibular da AFA entre os 5 mais concorridos e difíceis do país.
Um caminho legal seria começar cedo a juntar dinheiro e voar pelos aeroclubes do país. Sugestão? www.ej.com.br
Por ser uma escola com muita procura e manutenção própria, os preços são extremamente em conta e a infra-estrutura da escola são pontos fortíssimos.
abraço
;)
Sim...olhei o site sim, gostei, parece ser bom... Atualmente moro em BSB e, o unico curso por aqui é:
http://www.unicesp.edu.br/html/curso.php?curso=9
E quanto as horas de voo, seriam realizadas no aeroclube de Luziania - GO.
http://www.aeroclubedebrasilia.org.br/p ... tml#precos
E a opção mais em conta que encontrei ate o presente momento
http://www.unicesp.edu.br/html/curso.php?curso=9
E quanto as horas de voo, seriam realizadas no aeroclube de Luziania - GO.
http://www.aeroclubedebrasilia.org.br/p ... tml#precos
E a opção mais em conta que encontrei ate o presente momento