2 vôos não decolaram CGH
Moderador: Moderadores
					Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
	As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
- 
				Anonymous

2 vôos não decolaram CGH
Boa tarde amigos do Fórum.
No final da noite de ontem (19/12/2004), como faço habitualmente, liguei o rádio por volta
das 22h30 para ouvir as últimas decolagens de CGH. E vejam o que aconteceu:
Tinham 10 vôos para decolar e o tempo era curto devido aos vôos que ainda tinham que chegar e pousar. Às 22h48, o controlador do solo informava aos comandante que haviam 7 aeronaves no ponto de espera e que a decolagem, talvez não ocorresse. Porém vários
comandantes cientes da restrição de horário, se prontificaram a decolar da pista 17 esquerda auxiliar, para agilizar as decolagens caso dos vôos VP 4032, com o pob de 034, o GLO 1774 para RAO com o pob de 068 o GLO 1682 para NVT com o pob de 102, Teve também um vôo da Passaredo 6002 para RAO com o pob de 010, mas nenhum desses vôos decolaram da referida pista. Segue a baixo os vôos em questão:
JJ 3472= para CPQ e SSA, não sei o numero de pessoas a bordo;
8Y 6002= para RAO com o pob de 010 Brasília E. 120;
GLO 1726= para UDI e PLU igualmente não sei o nº de pessoas;
JJ 9744= fretamento com o pob de 145 não sei o destino;
VP 4032= para o SDU com o pob de 034;
GLO 1774= para RAO com o pob de 068;
GLO 1682= para NVT com o pob de 102;
GLO 1605= com o pob de 145;
GLO 1700= para CGR e CGB com o pob de 151 ( não decolou );
GLO 1743= para CWB não sei o nº de pob ( não decolou);
Para se ter uma idéia, o vôo da GOL 1700, chegou no ponto de espera às 23h01.
e teve que retornar ao finger. De acordo com o que o operador da torre disse, as operações estavam encerradas às 23h00, local o mesmo ocorreu com o vôo 1743 que
teve que retornar ao Box. Como não sei o nº de pessoas a bordo do 1743, não da para saber
com precisão quantos passageiros foram prejudicados por causa de somente 4 minutos.
A origem dos atrasos dos vôos 1605-1743 e 1726, com certeza foram em outros aeroportos.
Como se percebe o rigor dos horário ontem foi cumprido a risca, porem a mais ou menos
20 dias atrás o ultimo vôo a decolar foi as 23h08m. ( em 8 minutos foram 5 decolagens )
grande abraço
CURSIO

No final da noite de ontem (19/12/2004), como faço habitualmente, liguei o rádio por volta
das 22h30 para ouvir as últimas decolagens de CGH. E vejam o que aconteceu:
Tinham 10 vôos para decolar e o tempo era curto devido aos vôos que ainda tinham que chegar e pousar. Às 22h48, o controlador do solo informava aos comandante que haviam 7 aeronaves no ponto de espera e que a decolagem, talvez não ocorresse. Porém vários
comandantes cientes da restrição de horário, se prontificaram a decolar da pista 17 esquerda auxiliar, para agilizar as decolagens caso dos vôos VP 4032, com o pob de 034, o GLO 1774 para RAO com o pob de 068 o GLO 1682 para NVT com o pob de 102, Teve também um vôo da Passaredo 6002 para RAO com o pob de 010, mas nenhum desses vôos decolaram da referida pista. Segue a baixo os vôos em questão:
JJ 3472= para CPQ e SSA, não sei o numero de pessoas a bordo;
8Y 6002= para RAO com o pob de 010 Brasília E. 120;
GLO 1726= para UDI e PLU igualmente não sei o nº de pessoas;
JJ 9744= fretamento com o pob de 145 não sei o destino;
VP 4032= para o SDU com o pob de 034;
GLO 1774= para RAO com o pob de 068;
GLO 1682= para NVT com o pob de 102;
GLO 1605= com o pob de 145;
GLO 1700= para CGR e CGB com o pob de 151 ( não decolou );
GLO 1743= para CWB não sei o nº de pob ( não decolou);
Para se ter uma idéia, o vôo da GOL 1700, chegou no ponto de espera às 23h01.
e teve que retornar ao finger. De acordo com o que o operador da torre disse, as operações estavam encerradas às 23h00, local o mesmo ocorreu com o vôo 1743 que
teve que retornar ao Box. Como não sei o nº de pessoas a bordo do 1743, não da para saber
com precisão quantos passageiros foram prejudicados por causa de somente 4 minutos.
A origem dos atrasos dos vôos 1605-1743 e 1726, com certeza foram em outros aeroportos.
Como se percebe o rigor dos horário ontem foi cumprido a risca, porem a mais ou menos
20 dias atrás o ultimo vôo a decolar foi as 23h08m. ( em 8 minutos foram 5 decolagens )
grande abraço
CURSIO
- 
				Anonymous

- 
				Anonymous

- arthuramaral_CGR
 - Moderador

- Contato:

- 
				Anonymous

Se não me engano, essa limitação de horário era para as 22h00, mas daí as empresas falaram que algum pouso poderia atrasar, e consequentemente atrasaria a decolagem, gerando prejuízos, etc etc...
Então deram 1 hora de tolerância, mas as empresas acabam marcando as saídas para dentro desta hora de tolerância e acontece isso aí, saídas em cima da hora...
Se esta informação que tenho estiver correta, não concordo que deve haver mais tolerância ainda, pois isto é um ciclo sem fim...

Então deram 1 hora de tolerância, mas as empresas acabam marcando as saídas para dentro desta hora de tolerância e acontece isso aí, saídas em cima da hora...
Se esta informação que tenho estiver correta, não concordo que deve haver mais tolerância ainda, pois isto é um ciclo sem fim...
- 
				carlos oliveira
 - PC

arthuramaral_CGR escreveu:Isso aconteceu com um VASP tempos atrás (VP4047) e, como era moda, falaram mal da cia., agora acontece com outras e é apenas normal...
Devia ter uma tolerância nesse horário de saída...o prejuízo que causa a muitos pax e cias. é absurdo, como se 5 minutos fosse alterar alguma coisa em CGH...
Em tempo.....
Só para lembrar , que o aeroporto chegou bem antes dos moradores que hoje reclamam do barulho dos aviões, a cidade de São Paulo é tão grande e "neguinho" quer morar grudado no aeroporto, gasta com a compra de um apto e depois se aborrece, como se não soubesse do barulho, e para eles danem-se as empresas de aviação,para eles o intruso é o avião, não conheço aviador que more tão perto de congonhas , a ponto de reclamar.....
Desculpe o desabafo, mas francamente......
"Vivendo o presente, preparando o futuro"

- 
				Anonymous

- 
				carlos oliveira
 - PC

atairlines escreveu:Se não me engano, essa limitação de horário era para as 22h00, mas daí as empresas falaram que algum pouso poderia atrasar, e consequentemente atrasaria a decolagem, gerando prejuízos, etc etc...
Ok atairlines,
mas quando autorizaram as decolagens até às 22hs, era comum os Lear da série 20 , B727 com pax, 737-200 , os F27 da TAM e Rio Sul mas hoje felizmente a aviação está mais moderna e raramente vemos esses "barulhentos" operando.
Está na hora de "esticar" um pouco mais esse horário, ou pelo menos dar uma tolerância em noites de grande movimento, quando ocorrem pequenos atrasos, já pensou pagar hotel para 150 pax por causa de 5 minutos? Cadê o bom senso dos mandantes?
"Vivendo o presente, preparando o futuro"

Geralmente as CIAS levam atrás... pois costumam por os PAX em onibus e arrumar um avião parado em GRU para seguir o voo!

AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;

BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Eu acho um absurdo isso. Esse pessoal está igual funcionário de prefeitura, pode acontecer o que for que 17:00 não tem mais ninguém por lá. Não tem cabimento um avião retornar ao box por 2 minutos, até porque se fosse avião do governo de SP tenho certeza que decolava até de madrugada. Eu acho que todos que tivessem seus planos autorizados antes de 23:00 deveriam decolar. Isso com certeza não vai deixar ninguém com problema de cabeça (como adoram dizer).
Abraço

Abraço
- 
				Anonymous

- 
				Anonymous

carlos oliveira escreveu:atairlines escreveu:Se não me engano, essa limitação de horário era para as 22h00, mas daí as empresas falaram que algum pouso poderia atrasar, e consequentemente atrasaria a decolagem, gerando prejuízos, etc etc...
Se esta informação que tenho estiver correta, não concordo que deve haver mais tolerância ainda, pois isto é um ciclo sem fim...![]()
Ok atairlines,
mas quando autorizaram as decolagens até às 22hs, era comum os Lear da série 20 , B727 com pax, 737-200 , os F27 da TAM e Rio Sul mas hoje felizmente a aviação está mais moderna e raramente vemos esses "barulhentos" operando.
Está na hora de "esticar" um pouco mais esse horário, ou pelo menos dar uma tolerância em noites de grande movimento, quando ocorrem pequenos atrasos, já pensou pagar hotel para 150 pax por causa de 5 minutos? Cadê o bom senso dos mandantes?
Carlos, eu concordo com você, aliás acho essa limitação um absurdo, eu mesmo já morei próximo a cabeceira da 35 e achava um saco quando as operações paravam... Por mim, deveria ter vôos a noite toda. Mas minha citação foi em relação a tolerância, pois já estamos falando da tolerância da tolerância, devemos então partir para extensão da janela de operação.
- 
				Anonymous

Boa tarde amigos do Fórum.
Caríssimos amigos.
Referente ao vôo da GOL 1700 para Campo Grande e Cuiabá no ultimo domingo, com certeza o mesmo decolou de GRU, visto que devido ao horário o mesmo não pode sair de CGH, como faz habitualmente. Os passageiros foram levados via terrestre até GRU, e lá,
embarcados em outro avião que com certeza veio em vôo de traslado (não sei de onde, se é de CWB ou SDU), ou mesmo o vôo que vem de FLN (corujão que pousa a 00h20 em GRU). E daí para CGR e CGB. Com isso o vôo deve ter tido + ou – 2 horas de atraso. O referido vôo deve ter saído de GRU por volta de 01h00 da madrugada. Se analisarmos o tempo em que o avião levou para retornar ao finger em CGH, desembarcar os passageiros retirar as bagagens acomodar os referidos passageiros nos ônibus, que são da própria GOL, levá-los ate Guarulhos e depois começar tudo de novo embarcar os passageiros e as bagagens, esperar a autorização para a decolagem, tudo junto deve ter tido contribuído para o atraso de vôo. O vôo de retorno pode ter sido feito com o avião que fez o vôo GLO 1832, LDB-CGR, para não gerar atraso no vôo de volta. De acordo com o horário do vôo GLO 1700, devem ocorrer as decolagens às 22h27 de CGH, chegar em CGR às 22h55 (local) e em CGB às 00h15 (local). Mas isso dificilmente acontece; ontem o mesmo decolou de Sampa às 22h57.
Referente ao horário de operações em CGH, as restrições entraram em vigor em 01/04/1974
(se não estiver enganado); as operações passaram a ser das 07h00 até às 22h00, sendo depois ampliado para 06h00 até às 23h00. Até o final do ano de 2001, havia mais flexibilidade, isto é, mais tolerância. Vez por outra, havia prorrogação de horário que às vezes ia das 23h30 à 24h00, chegou até às 24h50 em uma noite com a última decolagem de um vôo da TAM para JOI, com o F. 100. Hoje em dia, as restrições são cumpridas com mais rigor visto que é uma determinação judicial e portanto tem que ser cumprida, salvo raríssimas exceções, são autorizadas as decolagens ou pousos após às 23h00, com exceção aos vôos de SVH (Salvamento de Vidas Humanas) que podem decolar e pousar a qualquer momento sempre que necessário.
No final da década de 90, haviam muitos vôos fretados da TAM, que só tinha F-100.
E era comum a companhia solicitar prorrogação de horários para poder decolar depois das
23h00. Lembro-me de que uma vez, houve uma decolagem após às 23h00 á revelia, isto é, a torre negou a autorização, mas mesmo assim o comandante decolou, depois de ouvir o reporte do comandante com a coordenação a respeito do acontecido, o coordenador disse ao comandante que o assunto seria resolvido com o Com.Rolim e o Cel.Responsável no DAC, talvez para não punir o piloto do vôo em questão.
Coisas de nossa aviação, que, ao longo de 44 anos que moro ao lado de CGH, e ouvindo a fonia. Há + ou - 25 anos ouvi muitas coisas interessantes.
Grande abraço
CURSIO

Caríssimos amigos.
Referente ao vôo da GOL 1700 para Campo Grande e Cuiabá no ultimo domingo, com certeza o mesmo decolou de GRU, visto que devido ao horário o mesmo não pode sair de CGH, como faz habitualmente. Os passageiros foram levados via terrestre até GRU, e lá,
embarcados em outro avião que com certeza veio em vôo de traslado (não sei de onde, se é de CWB ou SDU), ou mesmo o vôo que vem de FLN (corujão que pousa a 00h20 em GRU). E daí para CGR e CGB. Com isso o vôo deve ter tido + ou – 2 horas de atraso. O referido vôo deve ter saído de GRU por volta de 01h00 da madrugada. Se analisarmos o tempo em que o avião levou para retornar ao finger em CGH, desembarcar os passageiros retirar as bagagens acomodar os referidos passageiros nos ônibus, que são da própria GOL, levá-los ate Guarulhos e depois começar tudo de novo embarcar os passageiros e as bagagens, esperar a autorização para a decolagem, tudo junto deve ter tido contribuído para o atraso de vôo. O vôo de retorno pode ter sido feito com o avião que fez o vôo GLO 1832, LDB-CGR, para não gerar atraso no vôo de volta. De acordo com o horário do vôo GLO 1700, devem ocorrer as decolagens às 22h27 de CGH, chegar em CGR às 22h55 (local) e em CGB às 00h15 (local). Mas isso dificilmente acontece; ontem o mesmo decolou de Sampa às 22h57.
Referente ao horário de operações em CGH, as restrições entraram em vigor em 01/04/1974
(se não estiver enganado); as operações passaram a ser das 07h00 até às 22h00, sendo depois ampliado para 06h00 até às 23h00. Até o final do ano de 2001, havia mais flexibilidade, isto é, mais tolerância. Vez por outra, havia prorrogação de horário que às vezes ia das 23h30 à 24h00, chegou até às 24h50 em uma noite com a última decolagem de um vôo da TAM para JOI, com o F. 100. Hoje em dia, as restrições são cumpridas com mais rigor visto que é uma determinação judicial e portanto tem que ser cumprida, salvo raríssimas exceções, são autorizadas as decolagens ou pousos após às 23h00, com exceção aos vôos de SVH (Salvamento de Vidas Humanas) que podem decolar e pousar a qualquer momento sempre que necessário.
No final da década de 90, haviam muitos vôos fretados da TAM, que só tinha F-100.
E era comum a companhia solicitar prorrogação de horários para poder decolar depois das
23h00. Lembro-me de que uma vez, houve uma decolagem após às 23h00 á revelia, isto é, a torre negou a autorização, mas mesmo assim o comandante decolou, depois de ouvir o reporte do comandante com a coordenação a respeito do acontecido, o coordenador disse ao comandante que o assunto seria resolvido com o Com.Rolim e o Cel.Responsável no DAC, talvez para não punir o piloto do vôo em questão.
Coisas de nossa aviação, que, ao longo de 44 anos que moro ao lado de CGH, e ouvindo a fonia. Há + ou - 25 anos ouvi muitas coisas interessantes.
Grande abraço
CURSIO
- 
				Anonymous

Conta melhor essa historia de decolar a revelia....Cursio escreveu:Boa tarde amigos do Fórum.
Caríssimos amigos.
Grande abraço
CURSIO
- arthuramaral_CGR
 - Moderador

- Contato:

Cursio. Boa tarde.Cursio escreveu:Boa tarde amigos do Fórum.
Caríssimos amigos.
(....)
CURSIO
Acompanho com muito interesse suas infos e logs de CGH, continue postando que é show...
Só acrescentando que o GLO1832 pernoita em CGR, mas volta para LDB, CWB, POA às 04:10LT, logo após a saída do GLO1701 pra CGH...
Acontece, ainda, que há conexão aqui entre o GLO1832 com GLO1700, ou seja, os pax que vinham do Sul, rumo a CGB, tiveram que aguardar todo esse tempo aqui, até o GLO1700 chegar...(só tem um detalhe, o vôo 1832 só opera de seg a sex...)
O GLO1832, na verdade, oferece uma opção para os pax de POA, CWB e LDB chegarem a CGB sem precisar fazer conexão em SP, mas é um vôo que tem atrasado bastante, fazendo com que o GLO1700 fique no solo mais de uma hora esperando a chegada dele para prosseguir a CGB...
Há possibilidade de o GLO1832 prosseguir, no futuro, para VVI, o que vai ser interessante, pois, mantidos os horários dele e do GLO1701, a GOL estaria oferecendo, via conexão em CGR, uma ligação entre VVI e CGH, que vai ser uma concorrência de peso com a VARIG, LAB e AEROSUR, que oferecem VVI-GRU...
- 
				FALCÃO BIÔNICO
 - PC

- 
				Anonymous

Boa  noite amigos do Fórum.
Caríssimos amigos
Não acho que seria uma boa alternativa transferir esse vôo para GRU. visto que alem desse vôo a empresa tem mais dois que decolam no final da noite, GLO 1682 para NVT e GLO
1774 para RAO os três vôos diariamente aguardam conexões de outros , que procedem de
diversos aeroportos tais como 1605 procedente do GIG, 1726 procedente de, CWB 1644
procedente do SDU, 1742 procedente de BSB, 1711 procedente de PLU, no ultimo domingo os vôos chegaram com atrasos em CGH. e deu essa complicação toda, como se nota seria necessário transferir diversos vôos, a também dias em que o mau tempo contribui para gerar atrasos, quando chove muito forte o que obriga
o fechamento do aeroporto prejudicando todas as empresas que tem vôos partindo no final da noite em Congonhas, pior é quando acontece nos finais de semana. Onde o numero de vôos fretados é grande é uma correria maluca para decolar dentro do horário
Acredito que a empresa deve ter algum avião em Stand by, em algum aeroporto próximo
tipo GIG-SDU-CWB, que quando necessário o traslado para GRU se faz rápido
Outro detalhe se houvesse uma “colher de chá” de apenas 4 minutos não seria necessário
todo esse trabalho, e com certeza não incomodaria nem os passageiro, nem os tripulante e
não trazia prejuízos a empresa e não atrapalharia o sono de nenhum morador da redondeza do aeroporto como estava operando a pista 17, sentido Moema – Jabaquara.
em quatro minutos os dois vôos poderiam ter decolados numa boa. sem problemas.
como já disse no tópico anterior a noites em que tem decolagens depois das 23h.
é difícil mas tem.
abraços
CURSIO

Caríssimos amigos
Não acho que seria uma boa alternativa transferir esse vôo para GRU. visto que alem desse vôo a empresa tem mais dois que decolam no final da noite, GLO 1682 para NVT e GLO
1774 para RAO os três vôos diariamente aguardam conexões de outros , que procedem de
diversos aeroportos tais como 1605 procedente do GIG, 1726 procedente de, CWB 1644
procedente do SDU, 1742 procedente de BSB, 1711 procedente de PLU, no ultimo domingo os vôos chegaram com atrasos em CGH. e deu essa complicação toda, como se nota seria necessário transferir diversos vôos, a também dias em que o mau tempo contribui para gerar atrasos, quando chove muito forte o que obriga
o fechamento do aeroporto prejudicando todas as empresas que tem vôos partindo no final da noite em Congonhas, pior é quando acontece nos finais de semana. Onde o numero de vôos fretados é grande é uma correria maluca para decolar dentro do horário
Acredito que a empresa deve ter algum avião em Stand by, em algum aeroporto próximo
tipo GIG-SDU-CWB, que quando necessário o traslado para GRU se faz rápido
Outro detalhe se houvesse uma “colher de chá” de apenas 4 minutos não seria necessário
todo esse trabalho, e com certeza não incomodaria nem os passageiro, nem os tripulante e
não trazia prejuízos a empresa e não atrapalharia o sono de nenhum morador da redondeza do aeroporto como estava operando a pista 17, sentido Moema – Jabaquara.
em quatro minutos os dois vôos poderiam ter decolados numa boa. sem problemas.
como já disse no tópico anterior a noites em que tem decolagens depois das 23h.
é difícil mas tem.
abraços
CURSIO
- 
				Anonymous