Caros,
Fui questionado por um colega sobre a necessidade de ativação das bombas hidráulicas elétricas (auxiliares) durante a extração e a retração dos trens de pouso nas decolagens / aterissagens, devido o aumento da demanda de fluído gerada por esta ação. A dúvida é por conta de um ruído contínuo parecido com o das bombas elétricas que ele percebeu durante o último vôo que ele fez num 737-800 da Gol. Eu também me lembro de ter ouvido ruído semelhante em algumas oportunidades porém não soube respondê-lo.
Grato pela atenção
EMB-500
Utilização das bombas elétricas para o comando dos TDP?
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Caro EMB-500
As bombas hidráulicas elétricas ficam ligadas durante todo o vôo pois servem de backup em caso de falha das bombas dos motores. No caso do 737 são duas bombas por sistema, A e B respectivamente, uma mecânica e outra elétrica. Porém a bomba mecânica supre 37 gpm (galões por minuto) enquanto que a elétrica supre somente 6 gpm. Portanto durante a retração do trem de pouso a bomba mecânica supre com folga a demanda, tendo a bomba elétrica atuação nula. Claro que tudo isso em condições normais, sem perda de pressão no sistema de atuação do trem que é feita pelo sistema A, que nesse caso teria a ajuda do sistema B via PTU( Power Transfer Unit) e da bomba elétrica.
Espero ter ajudado.
Até mais.
As bombas hidráulicas elétricas ficam ligadas durante todo o vôo pois servem de backup em caso de falha das bombas dos motores. No caso do 737 são duas bombas por sistema, A e B respectivamente, uma mecânica e outra elétrica. Porém a bomba mecânica supre 37 gpm (galões por minuto) enquanto que a elétrica supre somente 6 gpm. Portanto durante a retração do trem de pouso a bomba mecânica supre com folga a demanda, tendo a bomba elétrica atuação nula. Claro que tudo isso em condições normais, sem perda de pressão no sistema de atuação do trem que é feita pelo sistema A, que nesse caso teria a ajuda do sistema B via PTU( Power Transfer Unit) e da bomba elétrica.
Espero ter ajudado.
Até mais.