TAAG voa para Addis-Abeba

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
calmeida
PC
PC
Mensagens: 194
Registrado em: Dom Nov 12, 2006 16:19

TAAG voa para Addis-Abeba

Mensagem por calmeida »

TAAG voa para Addis-Abeba, enquanto espera por 2008 para descolar da "lista negra" europeia
24-Nov-2007
A transportadora aérea angolana, TAAG, inaugurou hoje a rota Luanda/Addis-Abeba(Etiópia), num voo que saiu da capital de Angola ao início da tarde.
O voo entre as capitais angolana e etíope é uma das várias medidas que as autoridades angolanas têm feito para "descolar" das dificuldades criadas com a integração da TAAG na "lista negra" da Comissão Europeia, em Julho último.
O Boeing 777-200ER, que inaugurou a rota para a capital etíope, levou a bordo uma delegação angolana liderada pelo vice-ministro dos Transportes, Hélder Preza.
A nova linha vai, segundo a transportadora de bandeira angolana, ter quatro voos semanais.
A Comissão Europeia incluiu em Julho passado a TAAG na "lista negra" das companhias proibidas de operar no espaço aéreo europeu. A companhia angolana utiliza actualmente aviões alugados a outras companhias para levar os seus clientes para a Europa.
Sobre esta nova rota, Hélder Preza, citado pela Angop, sublinhou que permite a expansão das ligações angolanas para os demais países africanos, tendo como "objectivo essencial satisfazer as necessidades do clientes e incrementar os laços de amizade e cooperação com os demais países de África".
A TAAG informou que, a partir de Addis-Abeba, vai satisfazer a demanda de voos para destinos como o Dubai, China, Índia, Tailândia, Israel e Singapura e proporcionar outras alternativas para a Europa.
Mas, para voar para fora da "lista negra" europeia, a TAAG aguarda que uma equipa técnica da União Europeia visite Angola no início de 2008 para confirmar as informações que as autoridades angolanas têm transmitido a Bruxelas relativamente à sua situação.Na sequência da inclusão na "lista negra", a companhia angolana recorreu, no início, aos serviços dos Transportes Aéreos de Cabo-Verde (TACV) para levar os seus passageiros para Lisboa, para onde voava regularmente.
Entretanto, esta alternativa não foi bem sucedida face à reclamação dos passageiros, que alegavam a excessiva demora e o transtorno causados com a escala na ilha do Sal, Cabo Verde e optou pelos serviços da companhia sul-africana South African Airways (SAS).A 23 de Outubro também a SAS saiu dos planos da TAAG, altura em que a transportadora angolana anunciou a intenção de voar para a Etiópia com vista a permitir a deslocação dos seus passageiros daquele país para a Europa e Ásia.
Quase ao mesmo tempo, a transportadora informou os seus passageiros que os novos voos para a Europa passariam a ser realizados por um avião do tipo Airbus A-340, da companhia espanhola Air Comet, devidamente certificado para operar nos dois continentes.
O impedimento pela Comissão Europeia de a TAAG sobrevoar o espaço europeu aconteceu depois da transportadora aérea angolana ter adquirido, em Novembro de 2006, vários aviões Boeing, entre os quais dois do tipo 777.Foram peritos franceses que detectaram falhas de segurança nestes aparelhos, tendo a TAAG sido incluída na "lista negra" de companhias interditas de voar para a Europa.
Depois de várias críticas feitas à decisão da comissão, tendo mesmo os responsáveis pela TAAG apontado "razões subjectivas" para a inclusão da companhia na "lista negra", no início deste mês, a Assembleia Nacional angolana aprovou a nova lei de aviação civil, que substitui a anterior de 2000.
A anterior lei apresentava omissões consideráveis, nomeadamente em relação à autoridade aeronáutica, ao licenciamento de pessoal e operações de navegabilidade das aeronaves.
A antiga lei apresentava ainda outros casos de omissões como, por exemplo, a gestão e administração do sistema de aviação civil, a inspecção e acesso às instalações ligadas à aviação civil ou a emissão de certificados de navegabilidade e de licenciamento de pessoal.Já a nova lei, ao contrário da anterior, apresenta normas que visam a desburocratização e modernização do processo de licenciamento da actividade aeronáutica em geral.
A "lista negra" da Comissão Europeia inclui cerca de uma centena de companhias aéreas proibidas de voar no espaço aéreo europeu por não aplicarem as normas de segurança e constituírem um perigo para os passageiros.
A lista é elaborada com base em contribuições nacionais dos estados-membros, que comunicam a Bruxelas quais as companhias com eventuais problemas.No passado dia 21, o Comité de Segurança Aéreo da União Europeia, analisou o processo espoletado depois de detectadas as falhas na segurança dos aviões da TAAG.
Mas a decisão para retirar a transportadora aérea angolana da "lista negra" europeia só será tomada em 2008.O executivo comunitário já admitiu, no entanto, que estão a ser dados "passos pequenos, mas seguros" nas conversações com Luanda.
Os europeus actualizam trimestralmente a "lista negra" das companhias de aviação proibidas de operar no espaço aéreo dos 27, devendo a próxima reunião realizar-se em finais de Fevereiro do próximo ano.RB.Lusa/fim
Imagem
Tchimbotinho
MULTI
MULTI
Mensagens: 394
Registrado em: Sáb Jun 16, 2007 11:02
Localização: Angola
Contato:

Mensagem por Tchimbotinho »

No meio de tantas noticias más sobre a aviação em Angola, vão surgindo estas boas noticias.

Vale a pena realçar também as novas frequências para Bangui (Republica Centro Africana) e Djamena (Tchad).

Abraço
AeroEntusiasta em Angola!
Imagem
calmeida
PC
PC
Mensagens: 194
Registrado em: Dom Nov 12, 2006 16:19

Mensagem por calmeida »

Tchimbotinho escreveu:No meio de tantas noticias más sobre a aviação em Angola, vão surgindo estas boas noticias.

Vale a pena realçar também as novas frequências para Bangui (Republica Centro Africana) e Djamena (Tchad).

Abraço
Bom tambem aí gostar de ouvir noticias sobres outras companhias a voar pra LAD, e como vai as obras do vono aeroporto, porque sei que o futuro de angola é promissor, já agora tinha lido algo sobre uma nova frequencia pro Sal mas acho que ficou só pela noticia...Obrigado
Imagem
Taag737-200
PP
PP
Mensagens: 31
Registrado em: Sex Mar 30, 2007 21:27
Localização: USA

Mensagem por Taag737-200 »

Ouvi Dizer que as obras do novo aeroporto ja terem arrancado apois o Presidente de um dos Importantes bancos Chineses ter desbloqueado as verbas para o asseguramento das mesmas a quando da sua visita a Luanda, isto aconteceu muito recentemente. Previsoes: so mesmo depois da Eleicoes Presidenciais e ja nao sera a porta do CAN 2010 como era previsto

A SAA Havia retirado o seu Jumbo a Taag por esta ultima nao ter honrado os contractos isto e', a Taag nao estava a pagar a compania Sul Africana pelo uso do aparelho, o mesmo havia sucedido com antigo B767 da Compania Namibia q fazia servicos para a Taag nos anos nos finais da decada 90's. se nao estou em erros estes voos eram realizado nas tercas feiras de Lisboa a Luanda
aquele bracao
Avioes sao a minha Loucura
Responder