FAB só voa 37% de seus aviões

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Black Typhoon
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FAB só voa 37% de seus aviões

Mensagem por Black Typhoon »

Em encontro reservado, Saito revela penúria da FAB

Deveria ser pública a audiência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara. Porém, a pedido do brigadeiro Juniti Saito, fecharam-se as portas. Em reserva, o Comandante da Aeronáutica revelou aos deputados detalhes da situação de penúria vivenciada pela Força Aérea Brasileira. Disse que a FAB não tem dinheiro nem para a manutenção de suas aeronaves.

Segundo apurou o blog, Saito informou que, das 719 aeronaves da Força Aérea apenas 267 (37%) encontram-se em condições de voar. As outras 452 (63%), à espera de manutenção, não têm condições de uso –232 delas estão retidas no solo por falta de dinheiro para a aquisição de peças. A situação tende a piorar.

Segundo o brigadeiro, a frota brasileira é velha. O que torna a sua conservação cada vez mais onerosa. Oito em cada dez aviões da FAB têm mais de 15 anos de uso. A situação, de acordo com o relato de Saito, é incompatível com as atribuições da FAB. Entre elas, segundo as palavras do brigadeiro, anotadas por um dos deputados que o ouviam, está a de “manter a soberania e a defesa do espaço aéreo (13,5 milhões de quilômetros quadrados, incluindo a cobertura da área oceânica).”

Saito fez uma outra revelação que deixou preocupados alguns dos membros da comissão de Defesa da Câmara. Disse que o Brasil ostenta, hoje, a terceira posição na América Latina em relação ao poderio de seus aviões de caça. É superado pelo Peru, primeiro colocado, e pelo Chile, o segundo. E, em 2008, ficará atrás também da Venezuela.

O presidente venezuelano Hugo Chavez investe notáveis U$ 4 bilhões na área militar. No próximo ano, receberá 24 caças Sukhoi Su-30 que adquiriu da Rússia. “São aeronaves muito mais modernas do que as nossas”, lamuriou-se Saito. O brigadeiro disse aos deputados que a FAB acalenta a expectativa de adquirir novos caças. O projeto foi mandado à gaveta, porém, ainda no primeiro mandato de Lula.

Fonte: Josias de Souza (Folha Online)
CHARLES SBBR
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Mensagem por CHARLES SBBR »

E olha que muita coisa velha saiu: Bufalo, Mirage 103, HS-125 e Avros...

E muita coisa chegou: ACJ, CASA, ERJ-145, Legacy, Mirage 2000, Black Hawk... os três últimos usados, mas com banho de loja.
Um abraço!!!
Black Typhoon
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Mensagem por Black Typhoon »

CHARLES SBBR escreveu:E olha que muita coisa velha saiu: Bufalo, Mirage 103, HS-125 e Avros...

E muita coisa chegou: ACJ, CASA, ERJ-145, Legacy, Mirage 2000, Black Hawk... os três últimos usados, mas com banho de loja.
O CTA de São José dos Campos continua operando pelo menos um dos HS-125 que sairam da linha de vôo do GTE e, pelo que estou sabendo, é uma das pouquissimas coisas do CTA que consegue levantar o vôo junto a um T-25 Universal e a um AT-27 Tucano. O AMX-T do CTA faz um tempão que não está voando e os Xavantes estão desaparecidos... :evil:

O que acho uma contradição e um absurdo em relação à matéria de imprensa por mim postada é que grande parte da frota da FAB está sem voar por falta de verbas e peças de reposição, quando, ao contrário, a Esquadrilha da Fumaça voa praticamente todos os dias sem parar.


Será que manter costantemente em vôo a Esquadrilha da Fumaça seja mais importante da Defesa Aérea do país? Pelo jeito o Planalto e o japonês que comanda a FAB devem achar que isso é uma prioridade absoluta e que é útil para mascarar a falência das sucateadas forças armadas brasileiras. Mas não é no mês de Fevereiro que se comemora o carnaval?? :twisted:
Black Typhoon
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Mensagem por Black Typhoon »

Lula diz saber da má condição de frota da FAB

Depois de tomar conhecimento da revelação feita na semana passada pelo comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, em sessão secreta na Câmara dos Deputados, de que 63% dos aviões da Força Aérea estão sem condições de voar por falta de recursos para manutenção, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a cerimônia do dia do aviador para avisar que "está consciente" da atual situação vivida pela FAB e que "está na busca de soluções a curto, médio e longo prazo" para solucionar o problema.

Contudo, Lula não apresentou nenhuma solução concreta para o problema e sequer voltou a falar sobre a retomada do projeto que previa a compra de 12 caças novos, de US$ 700 milhões, abortado no início do seu governo sob alegação de que a prioridade do governo era o Fome Zero. "Estou consciente da atual situação vivida pela frota da Aeronáutica. Conheço as suas carências e estou comprometido com o ministro (da Defesa, Nelson) Jobim e o brigadeiro Saito na busca de soluções de curto, médio e longo prazos", afirmou Lula, em mensagem lida na solenidade.

"Todos nós sabemos que o Brasil, por suas dimensões continentais, pela complexidade de sua sociedade, pelas imensas riquezas que possui, necessita sempre ter uma Força Aérea à altura de sua missão constitucional", disse o presidente. "Todos estamos trabalhando por uma FAB cada vez mais compatível com a estatura político-estratégica do País, que tenha plena capacidade operacional, que salve vidas e continue a participar na superação das injustiças sociais e na consolidação de uma nação democrática, forte, dinâmica, solidária e soberana", completou o presidente.

Fonte: Tânia Monteiro (Agência Estado)
lumontjr
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Mensagem por lumontjr »

A FAB apenas acompanha a qualidade de nossos leites, queijos, aeroportos, companhias aéreas, estradas, ferrovias, hospitais, escolas, moradias, etc. Ah, e dos nossos "mosquitos da dengue" também...
BenitoRBP
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Mensagem por BenitoRBP »

A novidade de tudo isso é o comandante da FAB ir chorar para os deputados.
Bom para quem perdeu o comando sobre os controladores e falou que "não brincava mais", desmoralizou o CENIPA, e ainda contribuiu e muito para o apagão aéreo, nada de muito anormal mesmo.
O Saito vai entrar para história com o comandante mais desmoralizado da história da FAB, talvez por isso ele ainda esteja por lado....deve ser interessante para o Presidente ter um comandante fraco, a frente de uma das suas armas.
Black Typhoon
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Mensagem por Black Typhoon »

Sem recursos, Forças Armadas tentam definir núcleo das prioridades

O núcleo do problema do reequipamento e da modernização das Forças Armadas é a identificação das prioridades. Em determinados casos a dificuldade é conseqüência do longo período sem investimentos adequados. O Exército, por exemplo, não recebe verbas suficientes ao atendimento das suas necessidades há 30 anos, segundo revelou o comandante da Força, o general Enzo Peri.

O alto das listas na Arma é o programa de desenvolvimento de uma nova família de blindados anfíbios - o Urutu-3. O contrato inicial desse projeto foi formalizado mês passado com a Iveco, subsidiária da Fiat. A curto prazo é necessário transferir uma brigada de infantaria de selva, completa, de Niterói para o Alto Rio Negro - um empreendimento que não sai por menos de R$ 150 milhões, consideradas as necessidades de recursos operacionais e de infra-estrutura.

A Aeronáutica mantém apenas 267 aviões de todos os tipos em condições de uso. O comandante Juniti Saito quer garantir cerca de US$ 2 bilhões para financiar o contrato de modernização da frota principal, formada pelos caças americanos F-5E, os bombardeiros subsônicos leves AMX e os patrulheiros marítimos P-3 Órion.

Desse total sairá o dinheiro para custear a compra de 12 cargueiros Casa C-105 Amazonas e o lote de 99 turboélices Super Tucano. Os caças F-X de 5ª geração ainda não entram na previsão do orçamento. A Marinha precisa encomendar 33 navios de diversos tipos, terminar a reforma do porta-aviões São Paulo, formalizar a compra de novo submarino diesel-elétrico e a reforma de outros cinco. Custo: R$ 2,7 bilhões.

Fonte: Agência Estado
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