Segurança em Aeronaves Antigas

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AntonioMelo
PC
PC
Contato:

Segurança em Aeronaves Antigas

Mensagem por AntonioMelo »

Srs,

Este tópico é para discutirmos algo que considero importante em uma época onde observamos muito a segurança aérea.

Já abrimos aqui vários tópicos sobre problemas com a BRA, as tragédias da TAM e GOL, mas e quanto as companhias aéreas dos nossos vizinhos ???

TAM Mercosul voando com F100;
Aerolineas Argentinas voando com 737-200 ADV;
PLUNA idem com 737-200 ADV;
e, finalmente, LAN voando também 737-200 ADV, e aí ???

São companhias em que podemos confiar ???
Antonio Melo
Entusiasta da Aviação
Constellation
Moderador
Moderador

Seguros, em termos

Mensagem por Constellation »

Caro AntonioMelo,

A questão de operar ou não uma aeronave mais antiga tem mais a ver com custos de operação do que com segurança. Geralmente uma aeronave é sucateada quando o custo para mantê-la em condições operacionais seguras é alto demais, ou então quando seus componentes valem mais do que a aeronave inteira.

Devemos, é óbvio, lembrar dos acidentes lamentáveis do TWA 800 e do Aloha 243, nos quais o "cansaço" da máquina foi fator determinante, mas também devemos lembrar que vários acidentes recentes envolveram aeronaves modernas, como o Airbus A320.

Na minha opinião, acidentes têm mais a ver com as pessoas que lidam com a aeronave (pilotos, engenheiros, mecânicos, etc) do que com a aeronave em si. Um treinamento rigoroso e uma doutrina de segurança que envolva todos os setores de uma empresa aérea são muito mais importantes que a idade do equipamento.

Sugiro aos moderadores transferirem esse tópico para a seção apropriada.

Um grande abraço.
Imagem
AntonioMelo
PC
PC
Contato:

Srs,

Eu agradeço as respostas... só não entendo o lugar apropriado, já que é um assunto importante e atual.

Eu mesmo estou na dúvida entre escolher TAM Mercosul F100, LAN 737-200 ADV e Aerolineas Argentinas 737-500 em dois pequenos trechos que farei.

Como eu, outras pessoas que observam este fórum podem ter essa dúvida, já que muitas de nossa agências de turismo, as maiores de nossos pais, oferecem pacotes a preços convidativos para os países vizinhos operando também com estas companhias aéreas. E isso sem considerar que os principais meses de férias dos brasileiros estão chegando: dezembro, janeiro e fevereiro.

Abraço aos dois.
Antonio Melo
Entusiasta da Aviação
AntonioMelo
PC
PC
Contato:

Me perdoem... agora já sei qual o lugar apropriado... é que nunca utilizei este espaço.

Mas a dúvida persiste e repito: o tema é importante e atual. Postem aí seus sempre importantes comentários.

Abraço.
Antonio Melo
Entusiasta da Aviação
moises Propp
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
As vezes vejo pessoas dizendo que este avião ou aquele não
tem mais condições de transportar pax, mas quantos B707, B727,
DC8, e outros aviões mais continuam voando com carga, e pra mim
carga é muito mais perigosa, pois trabalha sempre com seu peso
no maximo, e voando distancias muito mais longas, o importante
e ter suas manutenções rigorosas e sempre trocar as peças quando
necessarios.
Quanto a manutenções de aviões aqui no Brasil, todas empresas
aereas trabalham no limite, rotas longas demais, muita escalas,
e o leasing muito alto, assim existe a necessidade de usar o
equipamento no maximo, no limite, parar mesmo só se o piloto
se negar a voar mesmo, do contrario só para quando não tiver
condiçoes mesmo de voar, a BRA só parou porque a ANAC
determinou, do contrario voava até mesmo com um motor.
sds,
Moises Propp
Constellation
Moderador
Moderador

Breguinha

AntonioMelo escreveu:Srs,

Eu agradeço as respostas... só não entendo o lugar apropriado, já que é um assunto importante e atual.

Eu mesmo estou na dúvida entre escolher TAM Mercosul F100, LAN 737-200 ADV e Aerolineas Argentinas 737-500 em dois pequenos trechos que farei.

Como eu, outras pessoas que observam este fórum podem ter essa dúvida, já que muitas de nossa agências de turismo, as maiores de nossos pais, oferecem pacotes a preços convidativos para os países vizinhos operando também com estas companhias aéreas. E isso sem considerar que os principais meses de férias dos brasileiros estão chegando: dezembro, janeiro e fevereiro.

Abraço aos dois.
Caro Antonio Melo,

Eu não sei quais são os seus critérios para escolher uma aeronave, mas eu iria, sem dúvida, de Boeing 737-200, já que essa aeronave já está sendo retirada de serviço da maioria das empresas aéreas. É uma chance de voar um clássico da aviação comercial.

Eu adoraria, por exemplo, voar nos antigos Caravelle, Viscount, Constellation (sem chance, óbvio...), Douglas DC-3, DC-4, DC-6 e DC-8. Tive a sorte de voar nos DC-10, Boeing 707 e Electra...

Desculpe não ter explicado o "lugar apropriado", que é o fórum "Aero Flight Safety", especialmente dedicado a esse tipo de discussão.

Um abraço.
Imagem
Constellation
Moderador
Moderador

LAN

Caro Antonio Melo,

Só complementando:

A LAN tem um ótimo histórico de segurança de vôo, e sofreu poucos acidentes, sendo o pior (e o último) um desastre ocorrido com um BAE 146, em 20 de fevereiro de 1991, que varou a pista em Puerto Willians e submergiu no mar, causando a morte de 20 pessoas, de um total de 73 a bordo. Nada a ver com o equipamento.

Ou seja, mesmo operando uma frota considerável de Boeing 737-200ADV, antigos (o mais novo é de 1982, e o mais velho de 1970), a empresa não sofre acidentes graves há 16 anos.

Só para comparar, a GOL, que considero ter uma ótima doutrina de segurança de vôo, sofreu dois graves acidentes (PR-GOO e PR-GTD), desde 2001, ano de início de operações.

Voe de breguinha, antes que se acabem...
Imagem
AntonioMelo
PC
PC
Contato:

Agradeço a todas as respostas...

Constellation, vou de 737-200 ADV da LAN entre Puerto Montt e Santiago... Depois conto aqui minha experiência... Abração !!!
Antonio Melo
Entusiasta da Aviação
roesneto
PP
PP

Mensagem por roesneto »

Os breguinhas (737-200) são um clássico, vale a pena experimentar, ao menos uma vez. Fui passageiro deles várias vezes na VARIG. Uma vez, também voei num da RICO. Estou aguardando a oportunidade de voar num da TAF. A sensação é de estar dentro de um foguete, especialmente quando se senta logo atrás da asa, perto da saída do motor, de tão alto que é o barulho.

Com relação à segurança, posso contar uma experiência pessoal. A pior turbulência pela qual passei na minha vida, exatos 12 minutos de fortes balanços, vácuos (windshears), chacoalhadas etc, em meio a uma tempestade amazônica à noite, com vários clarões azuis de raios, foi à bordo de um breguinha da VARIG. As asas batiam muito, como se o avião fosse um pássaro. A turbulência ocorreu numa decolagem, e, até que o avião conseguisse furar as nuvens, o breguinha foi mal tratado de tudo que é jeito. Bom, ele resistiu bravamente, de modo que estou aqui relatando essa história.

Pode parecer que foi pouco, mas, de verdade, nunca passei por qualquer outra turbulência tão forte quanto aquela. O piloto, tenho certeza, hesitou em decolar, nunca me esqueço de, olhando da minha janela, vê-lo no pátio do aeroporto, sob um guarda-chuva, conversando com um funcionário (não me lembro se da varig ou da infraero ou militar) e olhando para o céu, como que se perguntando se dava ou não.
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Perfeito Guimarães, mas veja que você, na transcrição, alterou o que o colega acima escreveu em seu relato, pois ele afirma que "conversando com um funcionário (não me lembro se da varig ou da infraero ou militar) e olhando para o céu, como que se perguntando se dava ou não.".

Suas observações são valiosas, mas não vejo como ofensiva nenhuma palavra do post citado.
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Blza.
No mais a sua colocação foi perfeita.
Jumbo747
PP
PP
Contato:

Mensagem por Jumbo747 »

Avioes antigos...As empresas so os retiram de servico ( como ja foi citado ) por causa dos custos de combustivel ( hoje o ouro negro esta "baratinho" perto dos US$ 150,00 o barril ). Tambem a busca desenfreada para ver quem arrebanha mais PAX, oferecendo servicos em avioes modernos. Mas para se operar avioes antigos e preciso manutencao mais rigorosa ( a VASP encostou em 2004 8 breguinhas por determinacao do DAC, pois os mesmos reueriam refocamento da estrutura e a companhia paulista nao podia faze-los ). Abracos e desculpas pela falta de acentos ( meu PC ta com defeito no teclado :oops: )
SBBH/CNF

Uma vez que você prove o voo nunca mais caminhará sobre a terra sem olhar para os céus, pois você já esteve lá, e para lá sua alma deseja voltar.

******__|__*****
--o--o-(_)-o--o--
Jumbo747
PP
PP
Contato:

Mensagem por Jumbo747 »

Avioes antigos...As empresas so os retiram de servico ( como ja foi citado ) por causa dos custos de combustivel ( hoje o ouro negro esta "baratinho" perto dos US$ 150,00 o barril ). Tambem a busca desenfreada para ver quem arrebanha mais PAX, oferecendo servicos em avioes modernos. Mas para se operar avioes antigos e preciso manutencao mais rigorosa ( a VASP encostou em 2004 8 breguinhas por determinacao do DAC, pois os mesmos reueriam refocamento da estrutura e a companhia paulista nao podia faze-los ). Abracos e desculpas pela falta de acentos ( meu PC ta com defeito no teclado :oops: )
SBBH/CNF

Uma vez que você prove o voo nunca mais caminhará sobre a terra sem olhar para os céus, pois você já esteve lá, e para lá sua alma deseja voltar.

******__|__*****
--o--o-(_)-o--o--
Responder