Mais uma vez uma foto brasileira sendo usada sem autorização

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Stephan K.P.
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mais uma vez uma foto brasileira sendo usada sem autorização

Mensagem por Stephan K.P. »

Amigos,

Está sendo motivo de discussão no fórum do a.net agora que um cara da Austrália tá usando uma foto do nosso amigo Fábio Laranjeira sem autorização naquele site e-Bay.

O link do tópico é:

http://www.airliners.net/discussions/av ... in/166051/

Falei pelo telefone com ele agora e ele disse que não deu autorização mesmo!

É complicado isso, a gente se esforça pra fazer um trabalho legal e vem gente pegando foto nossa sem autorização! :x

O que vcs acham do ocorrido? Pow, que q custa mandar um e-mail pedindo permissão pra usar a foto, a maioria de nós autorizaria numa boa...

Stephan
Stephan Klos Pugatch
Fotos no Airliners.net = http://www.airliners.net/search/photo.s ... %20Pugatch
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Pois é, eu já estava acompanhando essa discussão a alguns dias... nosso amigo Laranjeira está se tornando um "preferido" entre os piratas. Acho que tinha que entrar em contato com o administrador do E-bay pra retirar a foto do ar... existe uma página para contato:
http://pages.ebay.com.au//help/contact_ ... index.html
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Gustavok escreveu:Pois é, eu já estava acompanhando essa discussão a alguns dias... nosso amigo Laranjeira está se tornando um "preferido" entre os piratas. Acho que tinha que entrar em contato com o administrador do E-bay pra retirar a foto do ar... existe uma página para contato:
http://pages.ebay.com.au//help/contact_ ... index.html
Mas no site do eBay ele mantém a foto dando o crédito ao fotógrafo e ao A.net, pior seria ele ter removido a "barra preta". Não sou advogado do australiano mas acredito que ele pensou que mantendo o crédito da foto para vender sua maquete estava tudo bem, não creio que foi má fé.
ThiagoPM
PC
PC
Contato:

Mensagem por ThiagoPM »

Então, acho que não foi por má fé, além do mais ele só está usando a imagem com a tarja preta pra ilustrar o produto. Mas convenhamos, se a gente coloca fotos na internet, já está cogitando a possibilidade de terceiros usarem.
ThiagoPM
flickr.com/photos/thpm/
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Oi pessoal,

Me desculpe, mais o cara esta usando a foto com os creditos do fotografo.. eu imagino que o uso da foto so seria ilegal se ele tivesse copiado a foto e retirado o nome do autor.. Alem do mais ele pondo a foto no ebay ele esta fazendo a propagando do fotografo autor da foto..

Daniel
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Pois é, é um tanto de preciosismo nosso, mas por mais que o camarada esteja fazendo uma propaganda do fotógrafo e tal, ele continua usando a foto pra fazer o dinheirinho dele. Sei lá quanto dólares australianos são mas é o Laranjeira que está ajudando o cara a ganhar os seus dólares e sem receber nada por isso... Se formos pensar em valores é coisa pouca mesmo mas $$ é $$....
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Gustavok escreveu:Pois é, é um tanto de preciosismo nosso, mas por mais que o camarada esteja fazendo uma propaganda do fotógrafo e tal, ele continua usando a foto pra fazer o dinheirinho dele. Sei lá quanto dólares australianos são mas é o Laranjeira que está ajudando o cara a ganhar os seus dólares e sem receber nada por isso... Se formos pensar em valores é coisa pouca mesmo mas $$ é $$....
Gustavok,
o sujeito não está vendendo a "foto", está apenas ilustrando a venda da maquete. Se ele tivesse enviado um e-mail para o Laranjeira e o mesmo autorizasse a foto, continuaria ganhando $$$ da maquete do mesmo jeito. Errado seria pedir "posso utilizar sua foto para fazer um quadro e ganhar dinheiro com ela?"

Por isso acho que o cara foi legal mantendo o nome do fotógrafo, ele só ilustrou a maquete. É diferente de outros casos como aconteceu com uma empresa que pegou a foto de um spotter e anexou no seu website (discutido no forum anterior) sem dar o devido crédito, alem do fato que ela economizou na contratação do fotógrafo, totalmente condenável.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Por isso acho que o cara foi legal mantendo o nome do fotógrafo, ele só ilustrou a maquete. É diferente de outros casos como aconteceu com uma empresa que pegou a foto de um spotter e anexou no seu website (discutido no forum anterior) sem dar o devido crédito, alem do fato que ela economizou na contratação do fotógrafo, totalmente condenável.

Legal em termos, mesmo com a barra de copyright, o uso continua sendo não autorizado. Como eu disse é preciosismo nosso sim, mas mesmo sendo por uns meros dólares australianos, o camarada está usando a foto para ganhar dinheiro, mesmo não colocando a foto a venda. Não é muito diferente, apesar de ser uma comparação desproporcional, do que as empresas aéreas fizeram com os fotógrafos (O Laranjeira e eu...)

Uma coisa é quando o pessoal põe nossas fotos nos sites pessoais, blog, coisa e tal... aí é até legal ver nossa foto mas quando a foto é usada pra se ganhar dinheiro (mesmo que uns parcos dólares australianos) aí é o nosso hobby se transformando em prejuízo pra gente. A sensação de roubo é muito forte, digo por experiência própria.
Stephan K.P.
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por Stephan K.P. »

Concordo 100% com o Gustavo.

Mesmo que sem ter tido a intenção, o cara tá ganhando dinheiro em cima da gente, pois imaginem se ali no anúncio dele não tivesse nenhuma foto, só o texto... Vcs não concordam que a oferta ficaria BEM MENOS interessante?

Só quem já teve uma foto "roubada" para saber o que é...
Stephan Klos Pugatch
Fotos no Airliners.net = http://www.airliners.net/search/photo.s ... %20Pugatch
Pedro Sena Melo
PP
PP

Mensagem por Pedro Sena Melo »

Direitos autorias não se aplicam apenas em caso de vendas das fotos. E sim do uso dela onde quer que seja.
Se eu pegar uma foto e usa-la para ilustrar um anúncio meu, estarei violando os direitos de quem fez a foto, ao menos que eu possua autorização expresa do autor.
Agora, encrencar com o cara que colocou a foto apenas para ilustrar uma maquete que ele ta vendendo e ainda por cima a foto estando devidamente creditada...Acho que não tem problema não. Fazer confusão por isso não vale a pena.
Mas que o carinha australiano ta errado, tá!
Abraços
Pedro Sena Melo
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

É...
Acabei de ver o link...
pô, será que dói os dedos pedir autorização para usar uma foto?
Se ele quer ilustrar uma venda com foto acho muito válido e com certeza não me oporia a tal coisa, mas tem que pedir autorização...

Gustavo, tô começando a concordar com você...
Um amigo meu me perguntou se eu "fui sorteado" ou se é normal o a.net ser "fonte de fotos para serem roubadas"... Pois ja é a quarta ou quinta vez que isso acontece...

Estou pensando seriamente em mandar um mailzinho pro a.net e solicitar a remoção das minhas fotos... Pois tá cansando...
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

Amigos...

Primeiro: nada contra os mega-sites de fotos! Muito pelo contrário.

Aos que gostam da abastecer os grandes bancos de dados de mega-sites como o A.net, apenas uma dica. Diversas imagens estão sendo utilizadas para ilustrar trabalhos.

Estas imagens que aparecem de vez em quando, é apenas a "ponta-do-iceberg"...

Valeus.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Eu até agora estou tendo sorte nisso. Uma foto minha de CGH foi usada por um professor da USP em um seminário e ele fez questão de pedir com muita antecedência autorização para o uso além de me mandar cópia na integra do trabalho apresentado. Deu gosto de ver, foi uma foto que deixei ser usada com o maior prazer. Infelizmente, não é todo mundo que age dessa maneira.
Responder