Pessoal,
Eu não posso negar que sempre admirei muito o programa "World Images", lançado pelo presidente Bob Ayling para transformar a British Airways em uma companhia aérea "cidadã do mundo".
Para os que não conhecem a história do projeto: foram selecionadas 50 obras artísticas de 50 povos/países/regiões do planeta para ornamentar a pintura e a identidade visual de todos os materiais relacionados à companhia, ao custo de 62 milhões de libras. A BA passaria a ser não mais uma companhia inglesa presente em todo o mundo, mas sim uma companhia mundial baseada na Inglaterra. O programa, apesar de fantástico, ousado e inovador em termos de design e brilhante em termos de aceitação de passageiros estrangeiros (a clássica coroa e a forte influência do orgulho nacional inglês aplicados no esquema antigo mais repeliam do que atraiam clientes de fora do Reino Unido) foi rejeitado sumariamente pelos acionistas da British -- inclusive a Margaret Thatcher, que conduziu a empresa à privatização, disse que "as pinturas faziam a BA parecer uma companhia aérea de terceiro mundo", classificando-as como "uma vergonha". Convidada para a festa de lançamento, saiu no meio da cerimônia, mas não sem antes cobrir uma maquete com um lenço, alegando estar "sofrível". "We fly the British flag, not these awful things".
Tudo deu errado. Os funcionários da empresa simplesmente não vestiram a camisa da internacionalização; os controladores de tráfego aéreo alegaram riscos nas novas pinturas, pela dificuldade de identificação ("50 caudas diferentes para uma mesma comapnhia?", disse um deles); houve uma perda de mercado depois que Richard Branson aproveitou a oportunidade para lançar ações de marketing dizendo que, como a BA se considerava internacional, agora a Virgin era a nova companhia inglesa de bandeira. E, por isso tudo, a grande imprensa local não deu trégua, apesar do entusiasmo com que os veículos especializados em design e aviação receberam o projeto.
Como resultado, o preço as ações cairam pela metade. O fracasso custou a cabeça do presidente Ayling.
Para mim, mais um exemplo de como o conservadorismo cultural pode impedir a evolução de uma companhia aérea. Aos interessados, maiores informações sobre o projeto (em inglês) em http://www.avnclub.demon.co.uk.
Abração!
BA "World Images": fracasso ou mal-entendido?
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Re: BA "World Images": fracasso ou mal-entendido?
Para que eu vou falar mais se vc ja disse tudo?Forgiven722 escreveu:Para mim, mais um exemplo de como o conservadorismo cultural pode impedir a evolução de uma companhia aérea.
Fernando Marcato