Nesta manhã, assistí a um programa sobre o De Haviland Mosquito. Esta aeronave não teve na mídia o mesmo destaque de outras, por mim até consideradas inferiores.
Foi considerado uma piada, pois todo feito de contraplacado de madeira. Não tardou a mostrar seu valor e ser levado muito a sério!
Bombardeiro, aeronave de reconhecimento, caça diurno e noturno (com radar!).
Como bombardeiro, tripulação de 2 homens, capacidade interna para 4000 lb de bombas e nas asas para mais 1.000 lb. Quase a metade da capacidade de uma superfortaleza B-17, 12.800 lb e 10 homens de tripulação!
Detalhe: na versão bombardeiro, ao contrário da B-17, sua única defesa era a velocidade, não possuía uma metralhadora sequer...
Como caça, armado com quatro metralhadoras de .303mm e quatro canhões 20mm. Armamento este localizado no nariz, formando uma concentração devastadora de tiros.
Enquanto outros caças, só com armas nas asas, precisavam de uma distância correta para obter o máximo efeito do cone de tiros, o Mosquito não tinha tal problema, pois suas armas não disparavam em linhas convergentes e, sim, retas.
Houve uma versão, equipada com canhão de 57mm, para ataque a submarinos!
Capaz de proezas inimagináveis (ao menos, para os alemães) como o espetacular reid à prisão de Amiens, quando demoliram partes do muro da prisão, para libertar 700 membros da resistência francesa que iriam ser executados*, ou quando explodiram com os arquivos da GESTAPO, em seu Quartel-General em OSLO, mediante outro bombardeio de precisão**.
* maiores detalhes em http://www.air-photo.com/portuguese/jericho.html
** maiores detalhes em http://www.militaryphotos.net/forums/sh ... hp?t=66598

Quadro ilustrando a destruição dos muros de Amiens.
Um abraço e até mais...