CPI do Apagão Aéreo da Câmara fará inspeção em Viracopos

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
MARR
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 972
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 19:08

CPI do Apagão Aéreo da Câmara fará inspeção em Viracopos

Mensagem por MARR »

CPI do Apagão Aéreo da Câmara fará inspeção em Viracopos

Nesta quinta-feira, superintendente do aeroporto fará apresentação do projeto de reforma em audiência

Tatiana Fávaro, do Estadão


CAMPINAS - Membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo da Câmara farão na próxima segunda-feira, a partir das 10 horas, uma inspeção no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo. O objetivo da diligência será conhecer detalhes do projeto de ampliação, reforma e o Plano Diretor do aeroporto.



Segundo afirmou o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), autor dos requerimentos para visita e pedidos de documentos sobre Viracopos, os deputados colherão dados sobre a situação do aeroporto e da prestação de serviço de controle de tráfego aéreo no local.



Segundo informou Macris, um representante do Tribunal de Contas da União (TCU) vai participar da inspeção. O TCU investiga supostas irregularidades em licitações e valores de obras do aeroporto.



O procurador da República em Campinas, Paulo Roberto Galvão, disse ontem (22) que vai propor uma nova ação civil pública de responsabilização por improbidade administrativa na Justiça Federal de Campinas, nas próximas semanas. "Faltam apenas alguns detalhes para fechar o documento", afirmou Galvão, que já depôs à CPI do Apagão Aéreo do Senado e disse ontem estar à disposição dos deputados para esclarecimentos sobre os processos judiciais.



O Ministério Público Federal já protocolou ação civil pública por improbidade contra representantes da Infraero e da empresa Talude Comercial e Construtora Ltda., responsável por parte das obras do aeroporto. Além disso, estuda outros dez casos de suspeita de superfaturamento e licitações viciadas.



Segundo informou Galvão, há investigações sobre supostas obras fora do projeto original vencedor da concorrência, feitas sem licitação. Segundo informou o Ministério Público Federal, um contrato de R$ 15 milhões teve um acréscimo de aproximadamente 50% no valor final. Ontem, representantes da Talude não retornaram às ligações do Estado.



A Infraero informou, por meio de assessoria, que encaminhará as informações solicitadas pela CPI e que uma auditoria interna apura as denúncias feitas contra funcionários da empresa e contra a construtora contratada.



O superintendente do Aeroporto de Viracopos, José Clóvis Moreira, fará nesta quinta-feira, 23, uma apresentação do projeto de reforma do aeroporto em audiência pública sobre a ampliação de Viracopos, marcada para 14 horas, no auditório Teotônio Vilela, na Assembléia Legislativa de São Paulo.
Responder