DAC x ANAC

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
BenitoRBP
PC
PC

DAC x ANAC

Mensagem por BenitoRBP »

Prezados colegas do fórum,

Gostaria de propor um debate que acho interessante, não com relação as diferenças de capacidade técnica dos dois órgãos, até pq acho que eles são incomparaveis, o DAC era órgão técnico, especializado, com força cogente e militar(com todas as suas peculariedades) já a ANAC, é órgão político, regulamentador e civil, além disso o cenário de atuação dos dois órgãos é completamente distinto, nos tempos do DAC a quantidade de operações era muito menor e mesmo considerando que parte da crise área seja creditada a "incompetência" da ANAC, o fato é que o DAC nunca enfrentou uma crise destas proporções para efeito de comparação.
Mas como estava dizendo, queria que o enfoque do tópico fosse sobre outra perspectiva, não sobre o que´é hoje a ANAC e o que foi no passado o DAC, mas sim sobre o antagonismo que os dois órgão representam.
O DAC é simbolo de um mercado regulamentado, e desde que eu descobri que algo mais pesado que o ar podia voar, ouvia falar que a aviação deveria ser controlado por civis e que o DAC era um conceito arcáico de controle militar sobre atividade tipicamente civil e que gerava um entrave ao crescimento da aviação no Brasil.
Pois bem o DAC acabou e entrou a ANAC, símbolo de um sistema de auto gestão, "tendência mundial", o mercado enfim poderia se auto-regulamentar com a ingerência política e governamental reduzida ao mínimo.
A aviação de fato cresceu, empresas faliram, outras emergiram com índices de eficiência e lucratividade nunca vistos, mas em contrapartida, em menos de 2 anos de ANAC o sistema entrou em colapso, os dois acidentes recentes questionaram algo antes inabalável na aviação brasileira, a segurança dos voos!
Assim com a avalanche de críticas da sociedade, inclusive de muitos de nós aqui no forum (me incluo nesta), o governo (até que enfim), volta a ter uma política de intervenção, restringindo voos em congonhas, querendo mudar a aviação geral, criando "centros" de distribuição!
Enfim fica aqui a discussão, o mercado pode se autoregulamentar??? devemos voltar a um modelo de regulamentação estatal?? Não foram tendências de "mercado" que levaram a saturação dos aeroportos de são paulo?? O que antes era seguro hj não é mais?? Cias. aéreas e pilotos seriam tão irresponsáveis??? Não foi o "mercado" que determinou a ascensão destas empresas novas (hj tão criticadas!) e o sumiço das antigas que não se adaptaram a desregulamentação(hj tão saudosas)!
Caros colegas de forum gostaria de ouvi-los a respeito do tema, e sobre qual o modelo que vcs acham que a aviação brasileira deve seguir?
B767
MASTER
MASTER

Mensagem por B767 »

Minha posição já é conhecida:
DAC - Melhor do que ANAC
Responder