Viúva da VARIG/David Coimbra(Vale a pena...)

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
edu
MULTI
MULTI

Viúva da VARIG/David Coimbra(Vale a pena...)

Mensagem por edu »

Sou uma viúva, por David Coimbra
Data: 03/08/2007 - 08:26

Você entra num desses aviões das modernas companhias aéreas brasileiras. Tenta se acoplar no espaço que lhe é destinado. Não é fácil, seus joelhos espetam as costas do cara da frente e você não pode respirar muito forte ou desgrudar os cotovelos das costelas sem esbarrar nos úberes da gorda sentada ao lado. Aí vem aquela mulher caminhando pelo corredor com um Nutry na mão. A aeromoça. Ela pára a um passo de distância e lhe estende o Nutry:

- Ó teu Nutry.

Respondo:

- Não quero esse teu Nutry.

Não que faça questão de comida de avião. Nunca gostei de comida de avião, por Deus. Prefiro eu mesmo escolher a minha comida. Mas o Nutry é um símbolo. Representa a filosofia dessas companhias de aviação. "Nada substitui o lucro", é o lema delas. Entendo isso. É um troço que se chama "processos de gestão". Aprende-se esse negócio nos cursos de embiei em São Paulo. Basicamente, o que eles ensinam nos embieis é o seguinte: economize. Pronto. Concluído o curso.

Eu, aqui, admito: não entendo spoilers nenhum de aviação. Mas entendo de ser passageiro. É como passageiro que tenho autoridade para afirmar: essas modernas companhias aéreas brasileiras são, como se diz na região oeste do Menino Deus, muquiranas. Como passageiro, sou uma viúva da velha Varig. A velha Varig era conhecida por ter um dos melhores serviços de manutenção do mundo. Os pilotos da velha Varig ganhavam bem - eram os melhores pilotos. Tanto que estão espalhados pelo mundo, na China, na Coréia, na Europa.

Quando você estava em Paris, por exemplo, se lhe sobrevinha um problema, você não procurava a embaixada brasileira; procurava a agência da Varig. E o funcionário da Varig resolvia a questão. Ou se esforçava até o último flap para fazê-lo.

Nunca se ouviu falar de uma porta se desprender de um avião da Varig em pleno vôo. Nem de um cara cair lá de cima. Por minha autoridade de passageiro é que garanto: é chato cair lá de cima.

Uma coincidência: esses fatos ocorreram depois que a Varig fechou. E os atrasos nos aeroportos. E os dois maiores acidentes da história da aviação brasileira, com 10 meses entre um e outro.

Mas o fechamento da Varig foi saudado pelos gestores modernos. Uma companhia que pagava tão bem aos seus funcionários, que prestava serviço de qualidade ao passageiro e que servia refeições com talheres de aço inox tinha de fechar. Os gestores da Varig decerto não fizeram embiei. Não sabiam que nada substitui o lucro.

David Coimbra - Colunista da Zero Hora
Constellation
Moderador
Moderador

Em termos...

Mensagem por Constellation »

Caros amigos,

O texto é interessante, mas reflete o que cerca de um por cento da população tem saudade.

No meu caso, e no caso de muita gente mais, antes desses "processos de gestão", eu reclamava dos assentos da Viação Cometa, do serviço da Viação Garcia e dos atrasos da Itapemirim (aliás, todos a Cias. citadas são ótimas, é só um exemplo...).

E a VARIG, todo o seu luxo, seus altos salários foi para o brejo, enquanto a GOL está lá em cima.

Discussão interessante esta. Gostaria da opinião dos demais.

Um abraço.
Imagem
PB26
PC
PC

Mensagem por PB26 »

Sem dúvida Constellation, é um debate interessante. Pena que o autor mostrou-se infeliz em alguns trechos, quando cita o indiretamente o caso do Fokker 100 em 1997 que sofreu um atentado de um professor doido. Neste caso, deveria culpar a Infraero, pois não instalou detectores nos aeroportos secundários.

E algumas tribos que gostam de viver do saudosismo. Não sou contra isso, mas se continuar com esse pensamento de "...no tempo da Varig era assim." não vai progridir nunca. A Varig era uma empresa cara e aos poucos tornou-se um gigante lento enquanto várias empresas tomavam seu mercado. E outra, a Vasp e a TransBrasil (até anos de 1990) eram boas companhias sim, por que só escrevem sobre a Varig?

Enquanto fala dos serviços luxuosos da Varig, esqueceu que viviamos uma época de regulamentação rígida. Prejuízos eram transferidos para as tarifas, isso quando o governo permitia o aumento!

E a aviação é um setor de muito risco e de x variáveis, as margens de lucro de qualquer "full service" era no máximo de 5%. As LCLFs conseguem agora 10-20%, só que tem que abrir mão da qualidade dos vôos, de serviços de terra, das lojas (você nunca vai achar uma loja da Ryanair na Champs Elyssés ou da WN no Rockfeller Center). É um setor em que uma atitude equivocada pode custar milhões.

Por outro lado, a compra da Varig pela Gol mostra também uma reversão de uma tendência dos anos 90 nos EUA: são as LCLFs que estão criando/comprando full services, e não o oposto. Agora vão tentar transferir todo o know-how de controle de custo para empresas que possam oferecer um serviço de full service, porém um pouco mais caro que as LCLFs e menor que as tradicionais.

E posso afirmar, se este jornalista reclama da Gol e da Tam, é que ele não viu a Ryanair... :roll:

Bom, fui prolixo, mas é isso que penso...

Abraços!!
carlosdpujol
PP
PP

Mensagem por carlosdpujol »

Sem dúvida esse post vai dar o que escrever: A Lufthansa também usava talheres de inox em seus serviços. Usava. A Lufthansa vai bem, obrigado. Os tempos são outros sem dúvida, mas de low fare a GOL só tem o serviço e o da TAM em vôos curtos tá igualzinho mas posandoque tem charme. A defesa do professor aloprado jura que aquele atropelamento foi um atentado. Eu cá, não duvido.
moises Propp
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Realmente os anos dourados da VARIG com certeza não voltam
mais, infelizmente isto é uma coisa do passsado, não só como
á VARIG existe inumeras empresas no mundo todo que tiveram
que se adequar aos novos tempos, infelizmente á VARIG não
teve condições por ter uma administração que parecia uma estatal
do governo, está empresa que todos sonhavam que era á VARIG
não existe mais, agora estámos na era da barrinha de cereais e
bancos apertados, tarifas baixas para que todo o ser humano
consiga voar de avião, antigamente só andava de avião que erá
rico ou tinha parente nas empresas ou funcionario de governos,
mas devemos torcer que as empresas que hoje operam no
Brasil comecem a tratar um pouco melhor seus passageiros pois
do geito que tá, até cachorro voa melhor!
sds,
Moises Propp
Frg_DF
PC
PC

Mensagem por Frg_DF »

Saudades desses anos dourados!!!
MARR
CMTE.
CMTE.

Mensagem por MARR »

Ontem estavamos comentando sobre a velha Varig.
Somente quem viajou de Electra na ponte, de preferencia nos ultimos horarios, e que sabe o que é serviço.
Whisky a vontade, bate papo tranquilo, sentado no rabo do avião. Quantos amizades foram feitas nesta epoca. Era outra coisa.
Hoje, a nível nacional, apenas a Pantanal tem um serviço decente.
Sandro
MASTER
MASTER

Mensagem por Sandro »

Pessoal muitas saudades da velha Varig,, estou preparando um relato da minha ida aos USA saindo desdePOA pela VARIG!!

Fiz questão de elogiar funcionários da GOL e Varig na volta!!
Gui Simoni
PC
PC
Contato:

Mensagem por Gui Simoni »

Vamos traduzir, e concluir?

AI QUE SAUDADES QUE EU TENHO DA AURORA DA MINHA VIDA, DA MINHA INFANCIA QUERIA QUE OS ANOS NÃO TRAZEM MAIS.
Responder