Infraero optou por asfalto mais barato em Congonhas

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
Marcelo Areias
MASTER
MASTER
Mensagens: 3373
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 08:15
Localização: Jundiaí-SP

Infraero optou por asfalto mais barato em Congonhas

Mensagem por Marcelo Areias »

Infraero optou por asfalto mais barato em Congonhas

Revista Exame

Pista do aeroporto paulistano não recebeu o mesmo revestimento usado no Santos Dumont, mais caro e mais aderente

Por Marcelo OnagaEXAME O tipo de asfalto usado para revestir as pistas de Congonhas pode ter interferido nas condições de segurança de pouso do aeroporto. A Infraero teria optado por usar nas pistas de Congonhas um asfalto mais barato e de qualidade inferior ao utilizado para revestir a pista do Aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro. De acordo com pilotos de três companhias ouvidos por EXAME, a pista de Santos Dumont tem aderência muito maior do que as de Congonhas graças a esse asfalto. "No Santos Dumont, o pouso em pista molhada é feito com as mesmas condições de segurança da pista seca", diz um piloto da Gol Linhas Aéreas que pediu anonimato. "É muito mais seguro do que Congonhas, apesar de a pista ser um terço menor", afirma um comandante da TAM. A pista do Santos Dumont tem 1 300 metros de extensão, ou 600 metros a menos do que a pista principal de Congonhas, onde o Airbus da TAM não conseguiu pousar na terça-feira da semana passada. A Infraero reconhece a diferença do tipo de asfalto usado nos dois aeroportos, mas informa que o piso de Congonhas atende a todas as normas internacionais.

De acordo com o presidente de uma companhia aérea ouvido por EXAME, as empresas pediram aos representantes da Infraero, durante uma reunião que antecedeu a reforma do aeroporto, para que o revestimento das pistas de Congonhas fosse o mesmo utilizado no aeroporto carioca. "A resposta foi de que não seria viável economicamente porque o produto usado no Rio de Janeiro é cerca de 50% mais caro", afirma. O uso de um asfalto mais granulado, que proporciona maior atrito, não garantiria, no entanto, que o Airbus da TAM parasse dentro dos limites da pista. "Há uma série de fatores que poderiam contribuir para que o acidente não ocorresse", diz um especialista em segurança de vôo do Centro Técnico Aeronáutico (CTA). "Um asfalto mais aderente ajudaria, assim como funcionamento dos reversores, o grooving (ranhuras para escoamento da água), o perfeito funcionamento dos sistemas da torre de controle", diz o especialista.
_________________
Marcelo Areias
CORSARIO 2402
MULTI
MULTI
Mensagens: 469
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 20:52
Localização: RECIFE

Mensagem por CORSARIO 2402 »

Amigos

Viram?????

O barato saiu caro.....

Essa eu jah esperava e suspeitava da baixa aderencia da RWY no momento do acidente.

Certamente contribiu e muito para o acidente do MBK, mas para evitarmos especulacao, vamos agd o relatorio final desta tragedia anunciada.

SDS
RAFAEL CRUZ - SBRF
marcato
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 533
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 16:48
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por marcato »

Alguem ai é contrario a privatização da "infra"Zero???

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Fernando Marcato

Imagem
Responder