Diário de Bordo - Primeira Parte

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Rodrigo Souto
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por Rodrigo Souto »

Fui fazer uma viagem ao exterior em abril, a primeira com as novas normas de segurança nos aeroportos brasileiros, exigiu cuidados especiais.

As instruções foram seguidas passo a passo: saquinho de plástico de 20x18 centímetros, com lacre. Dentro, dois colírios de dez mililitros cada, com a receita. Na malinha de bordo e bolsas apenas o essencial e permitido.

Nas malas, produtos e objetos "perigosos": cremes, protetores, desodorantes, pasta de dentes, "rabo-quente" (para o bom e velho chimarrão, pena que eu não nasci no Rio Grande do Sul), tesourinha para cortar as unhas do velho aqui, canivete, faca e garfo de escoteiro (dá para viajar sem eles?).

Havia também o debut, após apagões aéreos, motins, cancelamentos e atrasos de vôos.

Tudo sob controle. Bagagem resolvida, o outro passo era chegar muito cedo para o embarque a fim de evitar as longas filas.

Chegar cedo? Bota cedo! O vôo saía de Porto Alegre às cinco e vinte da matina. Logo, viagem terrestre na véspera. Despertador berrando às 2h45min. Corre-corre para enfrentar o tumulto.

E que tumulto! Dos roncos das barrigas vazias, isso sim. Primeirões no aeroporto literalmente vazio. Nem o check-in abrira.

Não deram bola para o legal e perfeito saquinho. Nem em São Paulo, no vôo para Manaus.

Em compensação, no embarque para o Panamá, funcionários amazonenses resolveram mostrar serviço frente.

As pernas tremeram antes de passar a bagagem de mão pela esteira. Ao lado, uma mesa mais parecia balcão de farmácia. Dezenas de embalagens plásticas recolhidas, com produtos de higiene, remédios e tubos de dentifrício nela se expunham para assustar.

Meu saco (ops, saquinho) até que enfim foi aprovado.

Porém... Tudo errado com a malinha e a bolsa de passagens e documentos dos turistólogos perfeccionistas: o visor detectou objetos perigosos. Revista geral.

Cidadão de cara fechada, bigode, terno azul-marinho, luvas cirúrgicas pediu que abrisse a valise. Passa-me aquele tenebroso pensamento: e se alguém colocou algo dentro? O bolso externo é vulnerável. Mas onde, como, quando?

Conteúdo minuciosamente examinado. Nadica de nada. Ufa! E chega a vez da bolsa do circunspecto viajante, que é muito, mas muito mais atento a detalhes que eu.

Mexe, remexe. Olhares de vitória dos caça-terroristas. Pareciam vibrar: hahahá, pegamos um! E pegaram.

Lá no fundo da bolsa, em capinha de couro... minúsculo cortador de unhas! Velhinho, querendo enferrujar. Perigosa arma a ser exposta como troféu de guerra.

Vontade de praguejar ao enluvado: "Bah, te cuida, tchê! O cortador vai pular e tosquiar teu bigode! Fio por fio...".

P.S. 1 - Durante o vôo foi servido almoço, com reluzentes faca e garfo de inox, Tramontina! Copo da Copa meia boca!

P.S. 2 - No Panamá também revistaram a maldita mala novamente. Descobri o motivo: o fecho de metal de pequena bolsa.

Abração para todos

:O.o: Rodrigo C. Souto
bwach
MULTI
MULTI

Mensagem por bwach »

Essas novas regras sao um pe no saco!!!!
Ai vai minha decepcao com isso tudo

2 de Maio, fiz um voo GIG-GRU na Varig, que vinha de EZE, logo meu voo era internacional. Ao chegar no check-in, minhas 3 garrafas de palstico contendo Mineirinho e Grapette tive que despacha-las pois nao posso embarcar para Sao Paulo com essas garrafas num voo "internacional". Na hora do raio X e detector de metais mais uma supresa!!!! Confiscaram meu isqueiro e o do meu amigo que ia junto, pois por se tratar de um voo "internacional" nao posso porta-lo, pois e muito perigoso segundo os funcionarios da infraero (como ficam os fumantes?). Ao entrar no aviao, um B737-300 PP-VPC para minha surpresa, um monte de gente com garrafas de vinho de vidro vindo de Buenos Aires, inclusive o cara que estava a meu lado estava com isqueiro numa boa!!! Essa lei serve so pra puxar o saco dos EUA ou tem algum fundamento?? Da Argentina pra ca pode tudo, agora um simples GIG-GRU vira uma paranoia!!!! E ainda pra completar fui PARADO na alfandega por um fiscal num mal-humor e o pessoal do raio X nao entendeu por que o cara me mandou pra la ao descobrirem que eu vinha do Galeao!!!!! Isso e Brasil
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

Certa vez, há alguns anos, um programa de televisão exibiu uma matéria onde o repórter embarcou num avião aqui em LDB portando uma arma de fogo dentro da bagagem de mão e conseguiu circular por vários aeroportos do Brasil sem que fosse revistado.
Daí é de se questionar se a segurança nos aeroportos realmente funciona ou se é mais uma daquela piadas de mau gosto que só o Brasil á capaz de produzir.
Responder