Sds.,
Misseis Strella foram usados pelo PAIGC, um companheiro do MPLA angolano, na Guiné portuguesa, atual Guiné Bissau.
O Redeye começou a ser desenvolvido conceitualmente em 1961 e em 1964 encontrava-se em operação nas forças armadas dos States.
Um deles entrou no tail-pipe de um avião pró-Moscou e não explodiu. Isso deu a oportunidade da URSS fabricá-lo. Em 1968 aparecia o clone do Redeye, o Strella, mais limitado que seu pai, mas eficaz se bem manejado. Derrubou e avariou aviões lusos na Guiné. Até o escapamento de um T-6 era suficiente para evitar a cabeça IR do seeker do foguete !
Parece-me, no entanto, que essa é uma data muito cedo para a URSS
enviar Strella para a Guiné. Refiro-me a uma data provável como 1972.
Pergunto, na minha ignorancia, se alguns desses foguetes não seriam simplesmente Red-eye fornecidos por intermediários dos States.
A proliferação do Redeye e dos Strella foi assunto de mereceu medidas especiais do Pentágono, dada a sua letalidade para aeronaves de ataque ao solo.
Com a palavra os especialistas...
.
Boa tarde e obrigado !
CR-LJC
Redeye / Strella
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
meu pai pilotava helicopteros contra os sul africanos, Mi-8 se nao estou em erro.B767 escreveu:Durante a operacao "Savannah" pelos Sul Africanos, este elemento foi algo que lhes preocupava, principalmente entre Outubro ate Dez 1975, quando conseguiram elaborar contra-taticas.
Marco Filipe Jesus do Amaral

