TAM e chilena LAN anunciam aliança comercial na América do S

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

TAM e chilena LAN anunciam aliança comercial na América do S

Mensagem por arthuramaral_CGR »

09/05/2007 - 14h03
TAM e chilena LAN anunciam aliança comercial na América do Sul
Publicidade
da Folha Online

A TAM Linhas Aéreas, a TAM Mercosur e a LAN anunciaram nesta quarta-feira (9) a formalização de uma aliança comercial. O acordo tem como objetivo desenvolver parcerias nas rotas operadas pelas companhias dentro da América do Sul, ampliando as opções dos passageiros para os diversos destinos no continente.

Segundo o comunicado da TAM, além de ampliar seus vôos na América do Sul, os clientes das empresas da aliança LAN --integrada por LAN Airlines, LAN Peru, LAN Argentina e LAN Equador-- terão mais opções com as rotas operadas pela companhia brasileira. Isso será possível a partir do estabelecimento de códigos compartilhados que serão implementados nos próximos meses.

Um dos benefícios desta aliança comercial para os passageiros é que a viagem passa a ser feita com uma única passagem do início ao fim do trajeto, além da possibilidade de utilizar as salas vips das empresas. Outra vantagem será o acúmulo do programa de fidelidade TAM e do LANPASS, favorecendo os passageiros que realizam viagens freqüentes.

Para o presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, a aliança com a LAN representa um importante passo no processo de integração regional na América do Sul, estimulando a distribuição de passageiros nos mercados do Brasil, Chile, Argentina, Peru e Venezuela, entre outros.

Enrique Cueto, vice-presidente executivo da LAN, afirmou que "graças a este convênio os passageiros vão dispor de uma rede que tornará mais fáceis suas viagens e, por sua vez, estimulará os acordos de comércio já existentes entre as nações, fomentando o turismo e a cooperação bilateral na região."
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Com mais está da TAM, acho que se a GOL não colocar
aviões rapidamente na VARIG, vaí ter que disputar mercado
na America Central, pois na America do Sul a TAM está mandando
e com mais um Acordo com á TAP, tem a entrada no continente
Europeu e se fizer um acordo com a Lufftansa, adeus mercado
Europeu com a VARIG .

sds,
Moises Propp
buhler
PP
PP
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Fev 14, 2007 20:15

Mensagem por buhler »

moises Propp escreveu:Olá amigos,
Com mais está da TAM, acho que se a GOL não colocar
aviões rapidamente na VARIG, vaí ter que disputar mercado
na America Central, pois na America do Sul a TAM está mandando
e com mais um Acordo com á TAP, tem a entrada no continente
Europeu e se fizer um acordo com a Lufftansa, adeus mercado
Europeu com a VARIG .

sds,
Moises Propp
Concordo contigo moises a Tam ta mandando na América do Sul, mas eu acho que ta voltando os olhos demais para o exterior, e isso é bom pelo lado do faturamento que lá fora é maior, mas é pessimo pois a Tam vai continuar perdendo mercado pra Gol e o pior de tudo que eu acho, isso só reforça a idéia que as pessoas tem que a Tam é uma companhia só para gente rica, e isso com certeza é um dos impecilios na cabeça de muitos para comprar da Tam.

Felipe Buhler de Brasília para o Aerofórum (A lá reporteres =D)
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Folha de São Paulo
TAM vai compartilhar vôos com a companhia chilena LAN
MAELI PRADO
DA REPORTAGEM LOCAL
JANAINA LAGE
DA SUCURSAL DO RIO

A companhia aérea chilena LAN, que no início deste ano negociou a compra da Varig, mas foi preterida por causa da Gol, fechou uma parceria com a TAM para compartilhar vôos nas rotas operadas pelas duas empresas na América do Sul.
O anúncio foi considerado por especialistas como uma resposta à presença cada vez maior da Gol em países sul-americanos, o que incomoda a aliança LAN, formada pela LAN Airlines, LAN Peru, LAN Argentina e LAN Equador. Além disso, a chilena chegou a classificar o Brasil como prioridade nesta semana, evidenciando o interesse pelo país.
Atualmente, a Gol não realiza apenas vôos ligando o Brasil e destinos da América do Sul mas também rotas entre esses outros países, como Argentina e Paraguai, Argentina e Chile e Chile e Peru, por exemplo.
Em comunicado, a TAM informou que a parceria deve começar "nos próximos meses", quando os sistemas de ambas forem compatibilizados. O acordo valerá para os programas de milhagem de cada uma.
A estratégia da TAM vem sendo firmar acordos bilaterais com companhias: no final do mês passado, fechou parceria similar com a portuguesa TAP.
Hoje, a TAM tem acordos bilaterais firmados com companhias de alianças operacionais internacionais diferentes: a TAP é da Star Alliance, a Air France, da SkyTeam, e a American Airlines e a LAN, da OneWorld. Para analistas, no futuro ela deve ser pressionada para entrar em uma das alianças.

Prorrogação
Na semana passada, a Varig deu o primeiro passo para pedir à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a prorrogação do prazo para retomar alguns vôos internacionais sob pena de perder as autorizações para realizá-los. O prazo máximo atual é junho deste ano.
De acordo com o que a Folha apurou, a companhia, que foi comprada pela Gol em março deste ano, apresentou à agência uma proposta para alterar seus "hotrans" (horários de transporte, uma espécie de grade dos vôos de cada empresa).
Pela proposta, a Varig quer realizar os seguintes vôos: São Paulo/Madri (a partir de agosto), Rio de Janeiro/São Paulo/ Londres (a partir de novembro), São Paulo/Paris/Roma (a partir de novembro) e São Paulo/Frankfurt (a partir de setembro). Segundo a Folha apurou, essa é a primeira etapa para que a empresa possa pedir prorrogação.
Em dois casos, Rio de Janeiro/Frankfurt e São Paulo/México, a Varig propõe início a partir de junho, ou seja, não seria necessária prorrogação.
Tal pedido de ampliação de prazo feito pela Varig enfrenta forte resistência entre as concorrentes.
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

O Globo

Imagem
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Valor Econômico
TAM fará venda compartilhada com aérea chilena
Roberta Campassi

Em mais um movimento para reforçar suas operações internacionais, a TAM firmou acordo com o grupo chileno LAN para que as empresas compartilhem a venda de assentos em seus vôos na América do Sul. A parceria deverá maximizar o tráfego de passageiros nas rotas atendidas pelas aéreas, num momento em que ambas enfrentam a concorrência da Gol no segmento internacional.

"O objetivo da aliança com a LAN é o fortalecimento das duas empresas no mercado intra-regional da América do Sul", disse o vice-presidente de planejamento e alianças da TAM, Paulo Castello Branco. A negociação entre as aéreas começou há cerca de trinta dias, mas o acordo de "code share" ainda não tem data certa para começar na prática. As companhias não divulgaram quanto ele vai gerar em volume de vendas e tráfego.

Hoje, TAM e LAN são as duas maiores companhias de aviação da América do Sul. O relacionamento entre as duas é favorecido pela amizade existente entre as famílias Amaro e Cueto, respectivas controladoras das aéreas. No passado, a chilena já teve acordo de "code share" com a antiga Varig. Agora, por meio da nova parceria, ela vai se beneficiar da malha doméstica da TAM. A companhia brasileira, por sua vez, poderá oferecer aos seus clientes vôos nas rotas que a LAN opera entre diversas cidades e países sul-americanos. A aérea chilena tem subsidiárias na Argentina, no Equador e no Peru.

Imagem

"É um acordo bastante positivo, porque cada uma vai poder melhorar sua malha regional", afirma Felipe Mercado, analista do Santander Investment no Chile. "Entendo que também é um tipo de resposta à compra da Varig pela Gol", diz. A LAN enfrenta a concorrência da Gol em cinco rotas na América do Sul, sendo a ligação entre Buenos Aires e Santiago a mais importante.

Já a Varig, depois que foi adquirida pela Gol em março, deverá voltar a ser a principal concorrente da TAM no mercado internacional. As duas empresas oferecem padrão de serviços semelhante e buscam crescer em rotas de longo curso.

O acordo com o grupo chileno é o segundo firmado pela TAM em quinze dias. A aérea brasileira já havia anunciado um code share com a portuguesa TAP, que lhe permitirá vender bilhetes nos vôos da empresa entre Brasil e Portugal. A TAM também já informou que estuda unir-se a uma das três alianças globais de companhias aéreas.

No início de março, a TAM integrou a diretoria responsável pela gestão de acordos bilaterais à vice-presidência de planejamento. Na ocasião, a aérea indicava que concentraria esforços para fechar novos acordos e assim dar suporte ao seu crescimento no exterior.

Em abril, a TAM registrou participação de 70% no mercado internacional. A Gol ficou com 14,5% e a Varig, com 9,2%. No mesmo mês de 2006, a TAM detinha 25%, a Varig, 66,6% e a Gol, 4,4%. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Responder