REQ: incidente com ATR da PTN

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AeroEntusiasta
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REQ: incidente com ATR da PTN

Mensagem por AeroEntusiasta »

Boa noite.

Tentando desconsiderar tanta "bobagem" escrita neste texto abaixo, alguém tem detalhes deste incidente ocorrido aproximadamente no dia 17 de março passado?!?

****************
Folha de São Paulo

Avião cai 3.700 m e faz pouso de emergência

Piloto perdeu controle de aeronave da Pantanal que ia de Bauru a Congonhas; incidente foi há 10 dias

LEILA SUWWAN - DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Há dez dias, os 48 ocupantes do vôo 4769 da Pantanal Linhas Aéreas passaram por momentos de terror. O avião em que estavam, um turboélice ATR-42, despencou quase 12 mil pés (3,7 km) e o piloto só conseguiu controlar a aeronave a 5.200 pés (1,6 km) do solo.
O avião aguardava permissão para pousar em Congonhas, vindo de Bauru (SP), e as condições meteorológicas eram boas naquela altitude, 17 mil pés (5,2 km). Mas ao realizar uma curva, o aparelho "guinou" para a esquerda e começou a cair. O piloto perdeu o controle e teria sido auxiliado pelo rádio para reverter a queda de bico.
A tripulação conseguiu pousar no aeroporto em Campinas e foi necessário acionar o trem de pouso de forma emergencial porque esse equipamento também falhou. Não está claro se houve pane em algum equipamento de navegação.
O incidente foi classificado como "grave" pela Aeronáutica e uma investigação completa será realizada, nos mesmos moldes da efetuada na colisão do vôo 1907 da Gol com o jato Legacy em 29 de setembro de 2006, que deixou 154 mortos.
Os relatórios preliminares, com o relato da queda e sem especificar a pane, já foram concluídos. O documento final será divulgado pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). A tripulação foi ouvida e os dados de voz e cabine já foram recuperados. O avião voava com 16.613 kg -seu peso máximo de decolagem é 16.700 kg.
A Pantanal foi procurada cinco vezes ontem para confirmar o incidente. No início da noite, a assessoria de imprensa informou apenas que as informações contidas no relatórios não são verdadeiras e que esse vôo não sofreu queda nem pane.
Segundo a empresa, havia apenas "forte turbulência" por causa de um "temporal" e o avião voava normalmente.
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informa que o certificado de aeronavegabilidade do avião de matrícula PT-MFV está suspenso por "situação técnica irregular".
À passageira que se queixou, a empresa afirmou que o piloto fez "diversas e consecutivas manobras" para se afastar de "área de turbulência compacta e duradoura" para "garantir o conforto dos passageiros".

"De repente, o avião virou na vertical"
"De repente, o avião virou literalmente na vertical. As pessoas começaram a berrar e eu rapidamente percebi que a coisa era grave e que íamos morrer", disse a passageira Goya Cruz, que estava no assento 1A do vôo 4769 no dia 16 de março.
De acordo com ela, os passageiros viveram momentos de "terror" e "certeza da morte". Goya contou que o avião estava lotado e ela se sentou com uma amiga em duas poltronas viradas "de costas" para o piloto.
"Estava de frente para todos os passageiros, vendo o pavor deles, e tentava consolar porque sabia que era só uma turbulência. Para minha infelicidade e equívoco, não era nada disso."
"Lembranças da vida me tomaram a mente, os motivos e o que eu ia sentir na queda do avião", disse, sobre o tempo em que o avião despencava. "Comecei a rezar o pai-nosso em voz alta e os homens gritavam de pavor."
Segundo Goya, antes da queda o avião girou e parecia estar fora de controle. No total, entre quedas e giros, ela acha que o avião perdeu o controle por cerca de dez minutos. "O piloto foi um bravo", disse.
João Vitor
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Mensagem por João Vitor »

Disparo do trim.

Vôo PTN4769 JTC-CGH com snme Pob 48, matrícula PT-MFV.

Declarou emergência para o APP Academia na 122.40mhz quase na posição GRADE, aproximadamente 12nm de GRADE onde estava prevista órbita para o mesmo:

"Academia PTN4769 emergência! 4769 emergência!" (ouvi no rádio)

Após foi vetorado pelo APP SP para pouso em Campinas, já em segurança comunicou outro comando da Pantanal que fazia o PTN4773 (também JTC-CGH no mesmo momento) e informou sobre o disparo do trim na frequência 123.60. O 4773 estava em órbita em GRADE, o 4769 voava reduzido (160kt) para tentar evitar a órbita na mesma posição.

A aeronave voava no FL170.

Não sei o que fizeram para parar o trim, não sei se foram direto no circuit breaker ou qual o procedimento pra isso no ATR, mas foi praticamente a mesma causa do acidente com o ATR da Total entre Guarulhos e Londrina onde houve disparo de trim e descida descontrolada até colisão com o solo próximo a Avaré-SP.
João Vitor Sayão
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Mensagem por Phenom »

Segundo um piloto da Total, depois da queda do MTS a empresa pintou de vermelho o circuit braker do sistema. Ao menor sinal de disparo ele deve ser imediatamente desativado.

Abraço
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Mensagem por neilimma@hotmail.com »

Essa pantanal não está com sorte mesmo....
Editado pela última vez por neilimma@hotmail.com em Qui Abr 26, 2007 12:55, em um total de 2 vezes.
NEY LETS GO!!!!
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Mensagem por AeroEntusiasta »

Boa tarde.

Muito obrigado João, pela esclarecedora explicação!

Abraço.
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