Aeroporto Regional da Zona da Mata - MG
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- PP
- Mensagens: 74
- Registrado em: Ter Fev 13, 2007 13:52
- Localização: São João Del Rei-MG/Salvador-BA
Aeroporto Regional da Zona da Mata - MG
Aeroporto já sofre ação do tempo.
O terminal do Aeroporto Regional da Zona da Mata está concluído desde o segundo semestre do ano passado. Mas, até hoje, a indecisão sobre quem é responsável pelo local continua retardando o início das operações. Enquanto isso, devido ao abandono, a ferrugem começa a tomar conta da estrutura metálica, o mato invade a pista e parte dos passeios que dão acesso ao terminal. No total, foram gastos quase R$90 milhões com a obra.
Da MG-353, entre Goianá e Rio Novo, é possível avistar a obra abandonada. Não se vêem mais máquinas, nem homens no local. A equipe do PANORAMA esteve no aeroporto, na última semana, e os únicos que estavam no local eram os caseiros.
Em agosto de 2006, a reportagem visitou as instalações. Na época, para a conclusão das obras, faltava apenas a colocação de vidros à prova de som no terminal.
ABANDONO. Quase oito meses depois, a estrutrura já apresenta sinais de destruição, ocasionados por chuvas, ventos e falta de limpeza. Já na entrada, é possível observar que o mato está crescendo entre as placas de concreto que formam o passeio. As plantas também tomam conta das margens das pistas de pouso e decolagem. A área destinada à construção dos galpões das empresas que deverão operar no aeroporto também está tomada por mato e barro.
As estruturas metálicas do terminal apresentam marcas de ferrugem e teias de aranha. Nos vidros que cobrem grande parte do galpão, é possível observar sujeiras provocadas por pássaros e águas de chuvas.
O desleixo com o local também pode ser observado do lado de fora das instalações. Logo após o viaduto de acesso à MG-353, parte de um barranco desabou, deixando a entrada do aeroporto cheia de barro.
INDEFINIÇÃO. Em Agosto, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas informou que, após a conclusão das obras do terminal e das pistas, o Aeroporto Regional da Zona da Mata passaria para a responsabilidade da Infraero. Em novembro, o PANORAMA entrou em contato com o Governo estadual, para saber sobre o andamento do processo de transferência. Na época, alegaram que a demora aconteceu devido ao atraso na conclusão da Portaria de Homologação.
SEM RESPOSTA. Na última sexta-feira, o PANORAMA voltou a entrar em contato com a Secretaria para saber sobre o andamento do processo. No entanto, não obteve retorno. A assessoria da Infraero também foi procurada, mas ninguém atendeu os telefonemas.
O impasse sobre a transferência de responsabilidade pelo Aeroporto Regional da Zona da Mata não é observado somente em questões burocráticas. No portão de acesso ao terminal, não há placas que informam qual órgão responsável pelas instalações atualmente. Ao lado da entrada, só se vê a placa com o nome da construtora e outra com o aviso de que é proibido entrar no local sem autorização prévia.
Fonte: Jornal Panorama, 16/04/2007 (Juiz de Fora-MG)
O terminal do Aeroporto Regional da Zona da Mata está concluído desde o segundo semestre do ano passado. Mas, até hoje, a indecisão sobre quem é responsável pelo local continua retardando o início das operações. Enquanto isso, devido ao abandono, a ferrugem começa a tomar conta da estrutura metálica, o mato invade a pista e parte dos passeios que dão acesso ao terminal. No total, foram gastos quase R$90 milhões com a obra.
Da MG-353, entre Goianá e Rio Novo, é possível avistar a obra abandonada. Não se vêem mais máquinas, nem homens no local. A equipe do PANORAMA esteve no aeroporto, na última semana, e os únicos que estavam no local eram os caseiros.
Em agosto de 2006, a reportagem visitou as instalações. Na época, para a conclusão das obras, faltava apenas a colocação de vidros à prova de som no terminal.
ABANDONO. Quase oito meses depois, a estrutrura já apresenta sinais de destruição, ocasionados por chuvas, ventos e falta de limpeza. Já na entrada, é possível observar que o mato está crescendo entre as placas de concreto que formam o passeio. As plantas também tomam conta das margens das pistas de pouso e decolagem. A área destinada à construção dos galpões das empresas que deverão operar no aeroporto também está tomada por mato e barro.
As estruturas metálicas do terminal apresentam marcas de ferrugem e teias de aranha. Nos vidros que cobrem grande parte do galpão, é possível observar sujeiras provocadas por pássaros e águas de chuvas.
O desleixo com o local também pode ser observado do lado de fora das instalações. Logo após o viaduto de acesso à MG-353, parte de um barranco desabou, deixando a entrada do aeroporto cheia de barro.
INDEFINIÇÃO. Em Agosto, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas informou que, após a conclusão das obras do terminal e das pistas, o Aeroporto Regional da Zona da Mata passaria para a responsabilidade da Infraero. Em novembro, o PANORAMA entrou em contato com o Governo estadual, para saber sobre o andamento do processo de transferência. Na época, alegaram que a demora aconteceu devido ao atraso na conclusão da Portaria de Homologação.
SEM RESPOSTA. Na última sexta-feira, o PANORAMA voltou a entrar em contato com a Secretaria para saber sobre o andamento do processo. No entanto, não obteve retorno. A assessoria da Infraero também foi procurada, mas ninguém atendeu os telefonemas.
O impasse sobre a transferência de responsabilidade pelo Aeroporto Regional da Zona da Mata não é observado somente em questões burocráticas. No portão de acesso ao terminal, não há placas que informam qual órgão responsável pelas instalações atualmente. Ao lado da entrada, só se vê a placa com o nome da construtora e outra com o aviso de que é proibido entrar no local sem autorização prévia.
Fonte: Jornal Panorama, 16/04/2007 (Juiz de Fora-MG)
-
- PP
- Mensagens: 74
- Registrado em: Ter Fev 13, 2007 13:52
- Localização: São João Del Rei-MG/Salvador-BA
“O aeroporto ocupa área de 500 hectares entre os municípios de Goianá e Rio Novo, às margens da MG-353. A pista tem 2.515m de comprimento e 45m de largura, permitindo pouso e decolagem de aeronaves de grande porte. O terminal, que tem 5.984 metros quadrados, foi dividido em duas partes. Na primeira delas, que ocupa dois terços do prédio, estão localizados os saguões de embarque e desembarque e salas que deverão ser utilizadas para o setor de administração do aeroporto. A outra parte é composta por um galpão que será utilizado para estoque de cargas. O estacionamento fica em frente ao prédio e tem 2.500 metros quadrados. As faixas divisórias das vagas, incluindo indicação de locais exclusivos para portadores de deficiência, e a iluminação do local estão prontas”. (Jornal Panorama, 2007).
Fonte: Jornal Panorama
Fonte: Jornal Panorama
-
- CMTE.
- Mensagens: 529
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 12:54
- Localização: Porto Alegre - RS
- Contato:
ÓTIMO.
Um baita aeroporto, com toda a infra-estrutura necessária, e parado jogado ao tempo, estragando, sem ninguem fazer nada.
Isso é Brasil!
Viva!
Um baita aeroporto, com toda a infra-estrutura necessária, e parado jogado ao tempo, estragando, sem ninguem fazer nada.
Isso é Brasil!
Viva!
Stephan Klos Pugatch
Fotos no Airliners.net = http://www.airliners.net/search/photo.s ... %20Pugatch
Fotos no Airliners.net = http://www.airliners.net/search/photo.s ... %20Pugatch
-
- MASTER
- Mensagens: 7370
- Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
- Localização: Porto Alegre
Regional?
[quote=]“A pista tem 2.515m de comprimento e 45m de largura, permitindo pouso e decolagem de aeronaves de grande porte.(Jornal Panorama, 2007).[/quote]
Mas não é só para aviação regional, certamente o foco está nos vôos cargueiros!
E já tem balizamento noturno, ALS, ILS, ...?
Mas não é só para aviação regional, certamente o foco está nos vôos cargueiros!
E já tem balizamento noturno, ALS, ILS, ...?
-
- PP
- Mensagens: 74
- Registrado em: Ter Fev 13, 2007 13:52
- Localização: São João Del Rei-MG/Salvador-BA
-
- PC
- Mensagens: 163
- Registrado em: Sáb Jul 08, 2006 16:04
- Localização: Bauru - SP (SBBU / BAU)
- Contato:
Humberto, você tem informações técnicas do aeroporto? ICAO, resistência do piso, balizamento, cabeceiras e etc?
João Vitor Sayão
Minhas fotos no Airliners.net
Minhas fotos no Airliners.net
-
- PP
- Mensagens: 74
- Registrado em: Ter Fev 13, 2007 13:52
- Localização: São João Del Rei-MG/Salvador-BA
Vou dar uma pesquisada João, caso encontre alguma coisa coloco aqui no fórum.
Uma das etapa da obra, so não sei se ja concluíram.
“... Instalação de equipamentos para operação por instrumento, implantação do pátio de estacionamento de veículos, implantação dos equipamentos para operação IFR-Precisão tais como: montagem da torre de controle, implantação do glade slope, luzes de aproximação, rádio farol com ILS, estação de comunicação e farol rotativo, equipamentos dos mais modernos sistemas de vôos para receber aeronaves internacionais de passageiros e cargas, operando por instrumento”.
FONTE: Assessoria de Comunicação/SETOP (01/12/05)
Uma das etapa da obra, so não sei se ja concluíram.
“... Instalação de equipamentos para operação por instrumento, implantação do pátio de estacionamento de veículos, implantação dos equipamentos para operação IFR-Precisão tais como: montagem da torre de controle, implantação do glade slope, luzes de aproximação, rádio farol com ILS, estação de comunicação e farol rotativo, equipamentos dos mais modernos sistemas de vôos para receber aeronaves internacionais de passageiros e cargas, operando por instrumento”.
FONTE: Assessoria de Comunicação/SETOP (01/12/05)
-
- PP
- Mensagens: 74
- Registrado em: Ter Fev 13, 2007 13:52
- Localização: São João Del Rei-MG/Salvador-BA
-
- PP
- Mensagens: 74
- Registrado em: Ter Fev 13, 2007 13:52
- Localização: São João Del Rei-MG/Salvador-BA
-
- PC
- Mensagens: 163
- Registrado em: Sáb Jul 08, 2006 16:04
- Localização: Bauru - SP (SBBU / BAU)
- Contato:
Humberto, vi agora suas fotos, se uma cabeceira é 26 a outra é 08 (26-18 ), 18 representa 180º.
Aliás, belíssima estrutura! Falta só a PTN transferir os vôos pra lá, torço para que não seja a mesma novela que a PTN fez aqui em Bauru para transferir os vôos para o JTC, enrolaram meses!
Aliás, belíssima estrutura! Falta só a PTN transferir os vôos pra lá, torço para que não seja a mesma novela que a PTN fez aqui em Bauru para transferir os vôos para o JTC, enrolaram meses!
João Vitor Sayão
Minhas fotos no Airliners.net
Minhas fotos no Airliners.net