Avião cai 3.700 m e faz pouso de emergência

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Avião cai 3.700 m e faz pouso de emergência

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Folha de São Paulo
Avião cai 3.700 m e faz pouso de emergência
Piloto perdeu controle de aeronave da Pantanal que ia de Bauru a Congonhas; incidente foi há 10 dias
LEILA SUWWAN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Há dez dias, os 48 ocupantes do vôo 4769 da Pantanal Linhas Aéreas passaram por momentos de terror. O avião em que estavam, um turboélice ATR-42, despencou quase 12 mil pés (3,7 km) e o piloto só conseguiu controlar a aeronave a 5.200 pés (1,6 km) do solo.
O avião aguardava permissão para pousar em Congonhas, vindo de Bauru (SP), e as condições meteorológicas eram boas naquela altitude, 17 mil pés (5,2 km). Mas ao realizar uma curva, o aparelho "guinou" para a esquerda e começou a cair. O piloto perdeu o controle e teria sido auxiliado pelo rádio para reverter a queda de bico.
A tripulação conseguiu pousar no aeroporto em Campinas e foi necessário acionar o trem de pouso de forma emergencial porque esse equipamento também falhou. Não está claro se houve pane em algum equipamento de navegação.
O incidente foi classificado como "grave" pela Aeronáutica e uma investigação completa será realizada, nos mesmos moldes da efetuada na colisão do vôo 1907 da Gol com o jato Legacy em 29 de setembro de 2006, que deixou 154 mortos.
Os relatórios preliminares, com o relato da queda e sem especificar a pane, já foram concluídos. O documento final será divulgado pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). A tripulação foi ouvida e os dados de voz e cabine já foram recuperados. O avião voava com 16.613 kg -seu peso máximo de decolagem é 16.700 kg.
A Pantanal foi procurada cinco vezes ontem para confirmar o incidente. No início da noite, a assessoria de imprensa informou apenas que as informações contidas no relatórios não são verdadeiras e que esse vôo não sofreu queda nem pane.
Segundo a empresa, havia apenas "forte turbulência" por causa de um "temporal" e o avião voava normalmente.
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informa que o certificado de aeronavegabilidade do avião de matrícula PT-MFV está suspenso por "situação técnica irregular".
À passageira que se queixou, a empresa afirmou que o piloto fez "diversas e consecutivas manobras" para se afastar de "área de turbulência compacta e duradoura" para "garantir o conforto dos passageiros".

"De repente, o avião virou na vertical"
"De repente, o avião virou literalmente na vertical. As pessoas começaram a berrar e eu rapidamente percebi que a coisa era grave e que íamos morrer", disse a passageira Goya Cruz, que estava no assento 1A do vôo 4769 no dia 16 de março.
De acordo com ela, os passageiros viveram momentos de "terror" e "certeza da morte". Goya contou que o avião estava lotado e ela se sentou com uma amiga em duas poltronas viradas "de costas" para o piloto.
"Estava de frente para todos os passageiros, vendo o pavor deles, e tentava consolar porque sabia que era só uma turbulência. Para minha infelicidade e equívoco, não era nada disso."
"Lembranças da vida me tomaram a mente, os motivos e o que eu ia sentir na queda do avião", disse, sobre o tempo em que o avião despencava. "Comecei a rezar o pai-nosso em voz alta e os homens gritavam de pavor."
Segundo Goya, antes da queda o avião girou e parecia estar fora de controle. No total, entre quedas e giros, ela acha que o avião perdeu o controle por cerca de dez minutos. "O piloto foi um bravo", disse.
Afonso
Moderador
Moderador
Mensagens: 2787
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Mensagem por Afonso »

10 minutos ?
Meu amigo que voava no fl 180 perdeu a vida em 3 minutos.
Voando um atr 42 tb.
Assento de costas?(estava no assento das comissarias?)

Sensação mais que horrivel, aos que não fazem acrobacia.
Mas acho que a emoção falou mais alto que a razão.
_________________
Imagem
Phenom
MASTER
MASTER
Mensagens: 1768
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:47

Mensagem por Phenom »

Também não podemos querer imparcialidade total de quem está numa situação dessas. Muita gente já fica nervosa com tudo na mais perfeita ordem, se acontece um problema então é que a coisa vira terror mesmo. Sem contar que esses ATR da Pantanal estão estrelando demais os jornais.

Abraço
joaodemelo
PP
PP
Mensagens: 26
Registrado em: Ter Out 04, 2005 15:00
Localização: Bahrain

Mensagem por joaodemelo »

Essa foi boa:

:O.o: ..."O piloto perdeu o controle e teria sido auxiliado pelo rádio para reverter a queda de bico."
:lol:
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Acidente de Holambra

Mensagem por Constellation »

Caros amigos,

Fora as pérolas da imprensa, tal incidente me fez lembrar uma acidente com um ATR-42 da Total, que fazia um vôo de Correios de São Paulo para Londrina. Esse avião despencou na vertical e espatifou-se em Holambra-SP, devido a uma pane no estabilizador.

Um abraço.
Imagem
Responder