Qualidade da AVGAS

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
marcelofoxtrot
PP
PP

Qualidade da AVGAS

Mensagem por marcelofoxtrot »

Pessoal, alguém sabe de algum estudo recente sobre a qualidade da Avgas, tem muita gente usando pódium com óleo, e garantem, tá bem melhor.
Abraços.
Constellation
Moderador
Moderador

Eu uso sempre...

Mensagem por Constellation »

Caros amigos,

Não vejo mal nisso. Eu sempre usei Podium com óleo, misturado na proporção de 50 litros de Avgas para 1 litro de óleo.

Mas o detalhe é que o motor da minha poderosa aeronave é um Rotax 532, de dois tempos, hehehe.

Um abraço.
Imagem
Constellation
Moderador
Moderador

Não é adequado

Caros amigos,

Embora eu utilize, assim como muita gente, gasolina Podium na aviação experimental, eu não colocaria esse uma mistura de Podium com óleo em um motor 4 tempos.

Primeiro: a gasolina Podium, embora seja de boa qualidade, especialmente se comparada com as porcarias que se vendem por aí, contém uma porcentagem de álcool, que varia de 22 a 25 por cento. Só isso já representa um problema, do ponto de vista de poder calorífico do combustível, que vai ficar bem menor, fora os eventuais problemas de corrosão dos tanques e sistema de combustível.

Segundo: misturar óleo, em um motor 4 tempos?? Aí é que não faz sentido mesmo. Isso vai aumentar a carbonização do motor, especialmente da cabeça do pistão e das canaletas onde são assentados os anéis, o que pode provocar travamento dos anéis e perda de compressão, além do aumento do consumo de óleo. outro problema será a maior possibilidade de falha nas velas, que podem se sujar a ponto de interromper a centelha.

Terceiro: Concordo que a Petrobrás faz um gasolina de boa qualidade, mas quem garante que essa gasolina não poderá ser adulterada depois, durante o transporte, na distribuidora ou no próprio posto. Essa possibilidade é menor, no caso da Avgas.

Não acredito que a qualidade da Avgas tenha caído, aqui em Londrina o Aeroclube é o maior consumidor, e não tem ocorrido nenhum problema com nossas aeronaves.

Um abraço.

Um abraço.
Imagem
marcelofoxtrot
PP
PP

Vou ser mais direto, quebras constantes de válvulas, podem indicar combustível ruim.
Esse ruim não é "misturado água", é ruim de refinaria mesmo, por exemplo, chumbo demasiado e etc.
Constellation
Moderador
Moderador

Quebras de válvulas?

marcelofoxtrot escreveu:Vou ser mais direto, quebras constantes de válvulas, podem indicar combustível ruim.
Esse ruim não é "misturado água", é ruim de refinaria mesmo, por exemplo, chumbo demasiado e etc.
Oi, Marcelo, essas "quebras constantes de válvulas" ocorreram em que tipo e modelo de motor?? Temos 13 aviões aqui no Aeroclube e nunca tivemos uma válvula quebrada. Quebras de válvulas, em absoluto, não indicam combustível ruim, mas falhas das peças ou manuseio incorreto delas (fora a possibilidade de serem "bogus parts"). Achei remexendo alguns Boletins Mandatórios de vários modelos de motor e não achei nada também.

A gasolina de aviação não se mistura com a água, e também não contém álcool. Chumbo em demasia teria efeito de longo prazo, como depósitos na cabeça do cilindro e do pistão, e possíveis falhas nas velas, mas óleo misturado com Podium seria bem pior, a não ser em motores Rotax 2 tempos. Em vista do preço do Ethil Fluido (mistura de chumbo tetraetil, brometo e cloreto de etileno), acho extremamente improvável que a Refinaria de Cubatão (RPBC) tenha colocado o produto em excesso.

O pessoal que te falou isso está espalhando um mito que considero perigoso. A Avgás brasileira tem um seríssimo defeito sim, o preço, e talvez esse pessoal, para justificar o uso (apenas pelo preço mais baixo), criam esses mitos. Em todo o caso, vou contatar com o pessoal que abastece nossos aviões sobre o caso.

Um grande abraço.
Imagem
marcelofoxtrot
PP
PP

Costellation, a porcentagem de Chumbo é uma difinição mundial, ou nacional, vc sabe como isso funciona em outros países.
Aliás, eu estava lendo no site da BR, eles mesmos não recomendam o uso de Pódium em motores Rotax, segundo eles, a Rotax não recomenda o uso de combustível com teor de Alcool maior que 10%, o que já está bem abaixo da Pódium.
Constellation
Moderador
Moderador

Não existe gasolina adequada

Caro marcelofoxtrot,

Na verdade, no Brasil não existe uma gasolina ideal para uso nos Rotax dois tempos. A Avgas tem octanagem excessiva, e chumbo em excesso para esse tipo de motor, o que acaba criando uma forte crosta na cabeça do pistão, e pode aterrar as velas. Já tive falha de velas com Avgas. Nunca tive problemas com a Podium. Realmente a Rotax não recomenda o uso da Podium, nem a BR, e é claro que eles estão tirando o deles da reta no caso de ocorrer algum problema.

O ideal seria se tivessemos no mercado gasolina 90 octanas.

Nem eu, nem vários operadores de Rotax 2 tempos que conheço tiveram qualquer problema de corrosão com o uso da Podium, nem tampouco problemas de desempenho. Já com gasolina comum ou aditivada, a conversa é outra. Eu não uso nem em emergência.

Enfim, como na aviação experimental a responsabilidade de usar um ou outro combustível é do operador, vale contar com a experiência dos colegas ou a própria.

Um abraço.
Imagem
Responder