Freio nas rodas

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Luciano de Paula
PC
PC
Contato:

Freio nas rodas

Mensagem por Luciano de Paula »

Prezados,

uma pergunta: As rodas são freadas antes de recolhidos nos grandes jatos? Estava vendo um vídeo de um 777 da varig e assim que as rodas foram recolhidas uma pequena nuvem preta surgiu.

http://www.youtube.com/watch?v=XKnscxH-0KA

abraço
Luciano
BlueConcorde
CMTE.
CMTE.

Mensagem por BlueConcorde »

No 737, quando o trem de nariz chega na posição "em cima", encosta numa "barra" que faz o pneu parar de rodar.

Até onde eu sei os aviões não têm freio no trem de nariz, provavelmente para evitar transferência excessiva de peso para o trem de nariz.
Saudações Supersônicas
Tupolev
PC
PC

Mensagem por Tupolev »

As rodas principais no 737 e 747 sao freadas antes do recolhimento. As do nose gear tem uma "sapata" que freia a roda quando ela entra no compartimento. Nao sei nos outros modelos, mas acho que e por ai tambem.
Abraco,
Tupolev
Luciano de Paula
PC
PC
Contato:

Mensagem por Luciano de Paula »

Realmente...o tópico estava em local errado...

valeu
Constellation
Moderador
Moderador

Mensagem por Constellation »

Caro Luciano,

O único freio que os trens de pouso do nariz possuem, nos B727, são as sapatas que encostam na banda de rodagem dos pneus quando eles são recolhidos.

Os trens de pouso do nariz são subdimensionados, em relação aos trens de pouso principais, e, se fossem freados no solo, sofreriam um esforço para o qual não foram projetados, e quebrariam facilmente.

Confesso que fiquei surpreso com a resistência estrutural do trem de pouso dianteiro do A320, naquele caso de pane hidráulica em que a roda ficou quase 90 graus esterçada, e o avião pousou assim mesmo. Apesar da destruição do pneu e da roda, a perna do trem aguentou o tranco, reduzindo os danos que poderiam ter ocorrido. Nesse caso, palmas para os engenheiros que projetaram a peça.
Imagem
EMB-500
PP
PP

Mensagem por EMB-500 »

Constellation escreveu:
O único freio que os trens de pouso do nariz possuem, nos B727, são as sapatas que encostam na banda de rodagem dos pneus quando eles são recolhidos.

Caro Contellation,

Você poderia confirmar esta informação, porque hoje eu conversei com um colega de trabalho que já foi da manutenção da VARIG e ele me disse que pelo menos os 727-100 da empresa tinham freios no TDP de nariz.

Sds.

EMB-500
Constellation
Moderador
Moderador

Manual

Caro EMB-500,

Eu estava procurando meu Manual de Sistema Hidráulico do Boeing 727, para me certificar desse detalhe. Já localizei o Manual, eu emprestei para o professor de hidráulica do Aeroclube de Londrina, e até o final de semana ele me devolve, aí poderei confirmar, certo?

O problema é que o Manual era da Vasp, que operou mais o B727-200, acho que só haviam 2 -100 na frota, e por pouco tempo. Por isso, pode ser que não confirme tal informação, se o manual tratar apenas do -200.

Mas estou curioso agora: se existir algum sistema de freio, acho que o mesmo deve servir apenas para o caso do recolhimento do trem, pois o sistema de sapata tem o inconveniente de deixar uma grande quantidade de resíduos de borracha no alojamento. Um sistema de freios aumentaria o peso e tornaria o sistema mais complexo... Sei lá, nunca ouvi falar de freio de TPN em nenhum avião, se bem que existem, certamente, muitas aberrações por aí...

Um abraço.
Imagem
EMB-500
PP
PP

Mensagem por EMB-500 »

Caros Everton e Constellation,

Muito obrigado pelas informações, ontem conversando com um colega que trabalhou comigo na VASP e que atendia os 727 da LAB e da Ecuatoriana, ele me disse que existia esse freio nos 727-100 destas empresas, mas pelo que ele lembra não era operacional (isto é, de alguma forma ele mantido inoperante).

Se conseguir obter mais alguma informação, prometo postar!!!!

Grato

EMB-500
Constellation
Moderador
Moderador

Confirmado

Caros amigos,

Consultando o manual da parte hidráulica do Boeing 727, existia mesmo um freio no trem de pouso do nariz nesses aviões, que foram projetados em uma época na qual poucas pistas tinham tamanho suficiente para um jato tão grande e veloz.

O sistema funcionava acionando-se qualquer um dos pedais de freio. Eram acionados pressionando-se qualquer pedal de freio.

Ao que parece, nenhuma das empresas brasileiras operadoras do modelo chegou a usar tal dispositivo, pois as linhas hidráulicas foram isoladas. Parece que o dispositivo era opcional e não deve ter feito sucesso, depois que as pistas foram ampliadas o suficiente.

Tenho um esquema do trem com o dispositivo, em arquivo .doc. Quem quiser, me contate em PVT.

Um abraço.
Imagem
Salzinger_SBGR
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por Salzinger_SBGR »

A titulo de ilustração, segue foto feita do ovhd panel de um 727-200 registrado no Brasil, mas ainda não operacional... :wink:

Imagem

[]´s

Salz
Responder