Brasília deveria operar mais vôos internacionais?
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
daniel
Brasília deveria operar mais vôos internacionais?
Com a transferência de alguns vôos de Congonhas para Guarulhos (devido a reforma nas pistas, medida essa ainda não colocada em prática), não seria a hora de também transferir alguns vôos internacionais para o Aeroporto de Brasília?! Acho que esse aeroporto poderia ser muito bem aproveitado para descongestionar o eixo rio-são paulo. Além de ser rota para vôos internacioansi com destino a América do Norte por exemplo, Brasília concentra um número grande de conexões para as regiões norte, centro-oeste e nordeste. Essa medida poderia trazer maior conforto e comodidade aos passageiros dessas regiões. Somado a isso, o aeroporto de Brasília passou por recentes reformas, sendo construído uma nova pista (ainda liberada somente para decolagens), salas de cinema, praça de alimentação, enfim, comporta uma infra-estrutura que poderia ser melhor aproveitada, até porque o possui grande fluxo de aeronaves somente nos horários de pico. Vôos esses quase todos nacionais. A TAP, conforme reportagem postada nesse site, demonstrou interesse em operar um vôo entre Brasília e Lisboa, mas todos sabemos que isso dependerá de uma série de atos, que acabam impondo enormes obstáculos a essa iniciativa. O que vocês acham desse assunto?
-
Anonymous
Re: Brasília deveria operar mais vôos internacionais?
O problema de transferir os vôos internacionais para Brasilia estaria na necessidade de se fazer conexão, para chegar ao destino, uma vez que a grande maioria dos passageiros dos vôos internacionais tem como destino as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.daniel escreveu:Com a transferência de alguns vôos de Congonhas para Guarulhos (devido a reforma nas pistas, medida essa ainda não colocada em prática), não seria a hora de também transferir alguns vôos internacionais para o Aeroporto de Brasília?
Primeiro, os passageiros não vão gostar muito, ter que ficar pegando conexão.
Segundo, aumentaria os custos das companhias aéreas, que teria que montar bases também em Brasilia alem de São Paulo e Rio
Terceiro, as rotas domésticas e horarios dos vôos para Brasilia provavelmente teriam que ser re-estruturadas para acomodar o aumento no numero de passageiros, uma vez que praticamante todos os vôos internacionais partem a noite, e provavelmente teria que ser implantadas novas rotas, para trazer os passageiros do resto do Brasil ate Brasilia, chegando em Brasilia no começo da noite, justo no horario mais congestionado em Brasilia O mesmo aconteceria na chegada dos vôos internacionais, a maioria chega no começo da manhã, tambem num horario muito congestionado em Brasilia.
-
daniel
Os motivos colocados na mensagem anterior possuem relevância tendo em vista o alto custo operaional de se abrir novas bases e reformular a malha aérea para atender e alimentar com maior eficácia as possíveis saídas de vôos internacionais em Brasília. Mas mesmo assim, ainda acredito que uma parcela dos destinos operados com bastante frequência no eixo rio-são paulo (me refiro EUA e europa) poderiam ser transferidos para outros aeroportos (não só Brasília, mas Curitiba, Salvador, Recife, etc).
Citei Brasília, porque é uma cidade com 2.300,00 habitantes, possui um aeroporto com boa infra-estrutura (dentro das limitações do cenário brasileiro), é um centro importante de conexões (norte, nordeste e centro-oeste), todas as grandes aéreas do Brasil operam por exemplo o trecho São Paulo-BSB (Juntas, BRA, OceanAir, Varig, TAM e Gol operam uma quantidade impressionante de frequências diárias nesse trecho) e somado a esses fatores, a cidade não possui nenhum vôo internacional (salvo engano um para Buenos Aires com escala em POA). O Horário de pico no aeroporto de Brasília na parte da tarde é das 5 até umas 8 horas, depois disso ocorre uma visível redução no tráfego.
Os custos iniciais altos poderiam ser superados com maior eficiência e flexibilidade de destinos e horários para os passageiros que não mais precisariam depender do eixo rio-são paulo para chegarem aos seus destinos finais. E até mesmo para aqueles que queiram chegar até São Paulo ou Rio, tendo em vista as inúmeras frequências diárias entre as 3 cidades, e que poderiam ser intensificadas após a elaboração de um planejamento. Quem mora em outras cidades já está acostumado com demoradas conexões, não haveria nenhum problema de um passageiro fazer uma conexão internacional em Brasília para chegar a SP ou RJ por exemplo. E não precisaria ser uma AA, BA, United ou sei lá o que, apesar de ser totalmente plausível. Mas próprias companhias brasileiras (que já possuem estruturas montadas no aeroporto, ainda que necessitem de ampliação), poderiam tomar a iniciativa. Vôos com parceria seria outra sugestão. O grande nicho ainda seria centralizado nessas duas principais cidades (SP e RJ), apenas seria uma maneira de desconcentrar a malha aérea dentro das possibilidades.
No Brasil, toma-se a errada atitude de concentrar certos serviços apenas no eixo rio-são paulo, quando poderiam haver outras alternativas que a longo prazo se tornariam até mesmo mais rentáveis. Guarulhos e Congonhas estão próximos do limite de operacionalidade, a tendência é que o fluxo de passageiros só aumente em todos os aeroportos (devido ao maior acesso da população a aviação). Seria algo a ser pensado desde hoje, trabalhado pouco a pouco, para se evitar novos colapsos no futuro. Fica aí a minha opinião!
Citei Brasília, porque é uma cidade com 2.300,00 habitantes, possui um aeroporto com boa infra-estrutura (dentro das limitações do cenário brasileiro), é um centro importante de conexões (norte, nordeste e centro-oeste), todas as grandes aéreas do Brasil operam por exemplo o trecho São Paulo-BSB (Juntas, BRA, OceanAir, Varig, TAM e Gol operam uma quantidade impressionante de frequências diárias nesse trecho) e somado a esses fatores, a cidade não possui nenhum vôo internacional (salvo engano um para Buenos Aires com escala em POA). O Horário de pico no aeroporto de Brasília na parte da tarde é das 5 até umas 8 horas, depois disso ocorre uma visível redução no tráfego.
Os custos iniciais altos poderiam ser superados com maior eficiência e flexibilidade de destinos e horários para os passageiros que não mais precisariam depender do eixo rio-são paulo para chegarem aos seus destinos finais. E até mesmo para aqueles que queiram chegar até São Paulo ou Rio, tendo em vista as inúmeras frequências diárias entre as 3 cidades, e que poderiam ser intensificadas após a elaboração de um planejamento. Quem mora em outras cidades já está acostumado com demoradas conexões, não haveria nenhum problema de um passageiro fazer uma conexão internacional em Brasília para chegar a SP ou RJ por exemplo. E não precisaria ser uma AA, BA, United ou sei lá o que, apesar de ser totalmente plausível. Mas próprias companhias brasileiras (que já possuem estruturas montadas no aeroporto, ainda que necessitem de ampliação), poderiam tomar a iniciativa. Vôos com parceria seria outra sugestão. O grande nicho ainda seria centralizado nessas duas principais cidades (SP e RJ), apenas seria uma maneira de desconcentrar a malha aérea dentro das possibilidades.
No Brasil, toma-se a errada atitude de concentrar certos serviços apenas no eixo rio-são paulo, quando poderiam haver outras alternativas que a longo prazo se tornariam até mesmo mais rentáveis. Guarulhos e Congonhas estão próximos do limite de operacionalidade, a tendência é que o fluxo de passageiros só aumente em todos os aeroportos (devido ao maior acesso da população a aviação). Seria algo a ser pensado desde hoje, trabalhado pouco a pouco, para se evitar novos colapsos no futuro. Fica aí a minha opinião!
-
Raphael_SBBR
- PP

Eu concordo que Brasília deveria ter vôos internacionais. E esse papo de que "vai custar caro para empresas", "os passageiros não vão gostar", "os vôos vão chegar em horários ruins", com todo respeito, esse pensamento é muito limitador.
As empresas podem fazer vôos em horários diferentes. E além disso, não precisamos necessariamente transferir os vôos de SP e RJ para Brasília, mas trazer novas opções para os usuários. Brasília está praticamente no centro da América Latina, isso quer dizer, fácil conexão com diversos países latinos.
Além disso, a quantidade de estrangeiro que eu vejo chegando e São Paulo, pegando um vôo para Brasília para fazer conexão para outra cidade, não é pequeno. Isso pode ser muito aproveitado.
Por final, tem que começar a vendar a cidade, aqui tem muito potência turístico, além da cidade em si, tem o turismo religioso e ecológico. Tem que vender isso.
Em fim, eu acredito que isso é possível com um pouco de empenho e investimento, que teriam retorno quase garantido.
As empresas podem fazer vôos em horários diferentes. E além disso, não precisamos necessariamente transferir os vôos de SP e RJ para Brasília, mas trazer novas opções para os usuários. Brasília está praticamente no centro da América Latina, isso quer dizer, fácil conexão com diversos países latinos.
Além disso, a quantidade de estrangeiro que eu vejo chegando e São Paulo, pegando um vôo para Brasília para fazer conexão para outra cidade, não é pequeno. Isso pode ser muito aproveitado.
Por final, tem que começar a vendar a cidade, aqui tem muito potência turístico, além da cidade em si, tem o turismo religioso e ecológico. Tem que vender isso.
Em fim, eu acredito que isso é possível com um pouco de empenho e investimento, que teriam retorno quase garantido.
-
CHARLES SBBR
- MASTER

-
paulopre-aero
- PC

Sim deveríamos ter outros hubs em Brasília, Salvador e Recife. Eu que sempre saio de POA, tanto faz se a conexão é em GRU, GIG, BSB, etc. Temos que ter alternativas, com preços razoáveis, bons horários e um terminal com boa infra. Já coloquei um post aqui reclamando que não se pode ir a lugar nenhum do país sem passar por CGH. Chega!!! ANAC por favor ofereça já 30 slots, hotrans ou que for, para as empresas operarem voos BSB-IAD, BSB-JFK e BSB-LHR. Ou também SSA-CDG, SSA-FRA. Já pensaram um voo Brasilia-Washington em um 787 Dreamliner?
É por aí.
Paulo
É por aí.
Paulo
-
Anonymous
Se não me engano, estes slots já existem, a maioria dos aeroportos, tirando Congonhas, Guarulhos, e Galeão, possuem vários slots livres, faltando somente interessados em operar em outros locais.paulopre-aero escreveu: ANAC por favor ofereça já 30 slots, hotrans ou que for, para as empresas operarem voos BSB-IAD, BSB-JFK e BSB-LHR. Ou também SSA-CDG, SSA-FRA. Já pensaram um voo Brasilia-Washington em um 787 Dreamliner?
É por aí.
Paulo
Esperar pela iniciativa da empresas, tão cedo elas não querer trasferir os seus vôos para outros lugares, se querem montar um outro hub em Brasilia, tem que ser algo compulsório, ou seja a anac não autorizar mais slots em guarulhos, mas aí todo mundo vai reclamar, de que a ANAC está atrapalhandoa aviação comercial, etc...
-
Rafael_BSB
- PP

Eu acho BSB deveria ser um HUB do Brasil porque fica bem no centro, pelo menos para os vôos para america do norte seria bem útil.
Por exemplo, eu em agosto do ano passado eu fui pra NYC, tive que fazer BSB-CGH TAM
GRU-JFK Delta
JFK-GRU Delta
CGH-BSB TAM
Sendo que no trecho GRU-JFK eu passei exatamente em cima da minha casa! Na época que eu fui, bsb geralmente fica CAVOK e deu pra ver tranquilamente meu bairro e "perceber" que gasta-se dinheiro e tempo indo para São Paulo, sendo que eu vou passar exatamente da onde eu saí....
E outra, todo mundo das Regiões norte, nordeste tem que ir para São Paulo para ir para a america do norte, decolando de Brasíla iria economizar algumas horas de viagem....
Abraço
Por exemplo, eu em agosto do ano passado eu fui pra NYC, tive que fazer BSB-CGH TAM
GRU-JFK Delta
JFK-GRU Delta
CGH-BSB TAM
Sendo que no trecho GRU-JFK eu passei exatamente em cima da minha casa! Na época que eu fui, bsb geralmente fica CAVOK e deu pra ver tranquilamente meu bairro e "perceber" que gasta-se dinheiro e tempo indo para São Paulo, sendo que eu vou passar exatamente da onde eu saí....
E outra, todo mundo das Regiões norte, nordeste tem que ir para São Paulo para ir para a america do norte, decolando de Brasíla iria economizar algumas horas de viagem....
Abraço
-
daniel
Vôos partindo de Brasília com destino a América do Norte e com escalas em Manaus não seria má idéia. Se não me engano a TAM chegou a operar Brasília-Manaus-Miami a uns 4 anos atrás (não me lembro o aparelho e se saiu do papel mesmo).... Seria útil para pessoas das regiões norte, centro-oeste e nordeste que não mais precisariam depender do eixo Rio-São-Paulo para viajens internacionais....... Não é de se descartar vôos para europa também, para algum grande centro distribuidor de conexões lá... Se a TAP realmente operar em BSB (ainda é só uma idéia) com certeza ela fará isso....
-
Rafael_BSB
- PP

Cara,daniel escreveu:Vôos partindo de Brasília com destino a América do Norte e com escalas em Manaus não seria má idéia. Se não me engano a TAM chegou a operar Brasília-Manaus-Miami a uns 4 anos atrás (não me lembro o aparelho e se saiu do papel mesmo).... Seria útil para pessoas das regiões norte, centro-oeste e nordeste que não mais precisariam depender do eixo Rio-São-Paulo para viajens internacionais....... Não é de se descartar vôos para europa também, para algum grande centro distribuidor de conexões lá... Se a TAP realmente operar em BSB (ainda é só uma idéia) com certeza ela fará isso....
Esse vôo existiu e era operado por um A320.
Acho que durou uns 2 anos, por aí...
Sem contar que a Transbrasil operava BSB-Washington e BSB-ORLANDO ou Miami, não me lembro bem sem escalas.
Eu lembro que nos anos 90 teve um vôo que era Washington-Brasília-Guarulhos-Porto Alegre- Buenos Aires com a mesma aeronave e voltava...
Bons tempos!!! Que saudade da TR!
Um abraço
-
daniel
-
Raphael_SBBR
- PP

Invejo vocês que já fizeram vôos internacional partindo de brasília. Sonho com isso. Antigamente também soube que existia Brasília - Amsterdam, pela Transbrasil, com escala em Fortaleza, se não me engano e também BSB - MIA com o MD11 da Vasp, lembro que sempre dava pra ver o MD11 da Vasp pela janela da minha casa em um determinado horário.
E esse papo de que vão construir um novo terminal em BSB, alguém sabe me dizer se isso procede?
E esse papo de que vão construir um novo terminal em BSB, alguém sabe me dizer se isso procede?
-
CHARLES SBBR
- MASTER

Fiz esse vôo Raphael, só que até FOR hehehe. Foi no carnaval de 1995 muito comédia no embarque... todo mundo com caras e vestes de vôo internacional para um lugar frio e eu, minha noiva e mais uma meia duzia de bermuda indo pra FOR que estava maravilhosamente quente. Só lamento pra quem seguiu no vôo. Outro detalhe, esse vôo saia por volta de 12:00h de BSB e o almoço servido era feijoada. Coisas de um tempo que não voltam!!Raphael_SBBR escreveu: Antigamente também soube que existia Brasília - Amsterdam, pela Transbrasil, com escala em Fortaleza, se não me engano
Quanto ao terminal sul do JK ouvi dizer que as obras começarão no segundo semestre de 2007. Vamos ver!
Um abraço!!!
-
Raphael_SBBR
- PP

Tô imaginando a cena... rsrs!CHARLES SBBR escreveu:Fiz esse vôo Raphael, só que até FOR hehehe. Foi no carnaval de 1995 muito comédia no embarque... todo mundo com caras e vestes de vôo internacional para um lugar frio e eu, minha noiva e mais uma meia duzia de bermuda indo pra FOR que estava maravilhosamente quente. Só lamento pra quem seguiu no vôo. Outro detalhe, esse vôo saia por volta de 12:00h de BSB e o almoço servido era feijoada. Coisas de um tempo que não voltam!!Raphael_SBBR escreveu: Antigamente também soube que existia Brasília - Amsterdam, pela Transbrasil, com escala em Fortaleza, se não me engano
Quanto ao terminal sul do JK ouvi dizer que as obras começarão no segundo semestre de 2007. Vamos ver!
Dá uma depressão ver os 767 da TRB parados, fico imaginando os lugares por onde eles passaram e agora estão condenados a ficar alí, enferrujando...
E tá na hora mesmo de construir o novo terminal, espero que saia do papel e melhor ainda, eles podiam colocar uma estação de metro no aeroporto, ok é sonhar, mas seria ótimo.
-
RockboyDF
- CMTE.

- Contato:
Na verdade, não é um novo terminal. É o prolongamento do atual, um novo satélite como o já existente. Aliás, será interessante notar a solução que irão adotar, pois o Gate 13, da forma como está posicionado, roubará espaço de estacionamento do Satélite Sul.
Há no projeto original do aeroporto, a previsão de dois novos terminais; um onde é a carga da TAM e a CAB e o outro onde hoje é o TECA da Infraero. Mas acho que vamos demorar a ver...
Quanto ao metrô não sei se será possível um dia, mas antes bem que podiam colocar um serviço especial e expresso de ônibus no aeroporto, como há em qualquer cidade do porte de Brasília. É de lascar as pessoas dependerem do cartel de táxi que lá opera ou mesmo do sistema de transporte público ineficiente. Já pensou o calvário que é chegar carregado de malas e querer pegar um ônibus para o Lago Norte, Sobradinho ou outro bairro mais afastado?
Fora que a implantação de um serviço de ônibus executivo direto ao centro da cidade não é coisa complicada; é só vontade política.
Há no projeto original do aeroporto, a previsão de dois novos terminais; um onde é a carga da TAM e a CAB e o outro onde hoje é o TECA da Infraero. Mas acho que vamos demorar a ver...
Quanto ao metrô não sei se será possível um dia, mas antes bem que podiam colocar um serviço especial e expresso de ônibus no aeroporto, como há em qualquer cidade do porte de Brasília. É de lascar as pessoas dependerem do cartel de táxi que lá opera ou mesmo do sistema de transporte público ineficiente. Já pensou o calvário que é chegar carregado de malas e querer pegar um ônibus para o Lago Norte, Sobradinho ou outro bairro mais afastado?
Fora que a implantação de um serviço de ônibus executivo direto ao centro da cidade não é coisa complicada; é só vontade política.
Leonardo Vasconcelos- SBBR
Só um parêntese: a nova pista de BSB não é usada somente para decolagens... pousei já pela nova em junho do ano passado.
E quanto ao potencial de BSB como hub internacional, a OCEANAIR que vai passar a operar vôos internacionais deveria olhar com cuidado pra essa possibilidade e estaria criado um enorme diferencial em relação à concorrência. E tráfego tem, no norte nordeste e centro-oeste é muita gente que passa por SP ou RIO pra ir pros EUA.
E completando, a TAM opera ATUALMENTE Manaus-Miami de Airbus A320.
Eu que o diga.mas antes bem que podiam colocar um serviço especial e expresso de ônibus no aeroporto, como há em qualquer cidade do porte de Brasília. É de lascar as pessoas dependerem do cartel de táxi
E quanto ao potencial de BSB como hub internacional, a OCEANAIR que vai passar a operar vôos internacionais deveria olhar com cuidado pra essa possibilidade e estaria criado um enorme diferencial em relação à concorrência. E tráfego tem, no norte nordeste e centro-oeste é muita gente que passa por SP ou RIO pra ir pros EUA.
E completando, a TAM opera ATUALMENTE Manaus-Miami de Airbus A320.
_________
Um abraço,
Fabrizio Manlio
Um abraço,
Fabrizio Manlio