Outro avião explode em Londrina

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Constellation
Moderador
Moderador

Outro avião explode em Londrina

Mensagem por Constellation »

Caros amigos,

Outro avião acaba de explodir em Londrina, após tentar pousar em emergência em uma movimentada avenida (Av. Saul Elkind). As informações são de que seria uma aeronave de pequeno porte, provavelmente um bimotor. Vou procurar mais informações e depois repasso, ok.

Lamentável, pois sexta-feira passada um Bonanza explodiu aqui e matou 2.

Um abraço.
Imagem
Constellation
Moderador
Moderador

Mais informações

Caros amigos,

Vamos lá, tenho mais dados sobre o acidente:

Aeronave: Rockwell Comander 112 - c/n 134 - Monomotor a pistão
Matrícula: PT-JPZ
Piloto: Sérgio Tizo - sobreviveu com algumas queimaduras, está internado na Santa Casa de Londrina.

Aparentemente, a aeronave sofreu incêndio em vôo, e vinha de uma manutenção em Penápolis/SP. Ninguém foi atingido no solo, apesar de ser uma avenida muito movimentada. o acidente ocorreu à 21:50 h.

Um abraço.
Imagem
Marcelo Affonso
MULTI
MULTI

Mensagem por Marcelo Affonso »

Caramba esse começo de ano tá f@$#@ qe já aconteceu de acidente nao tá no gibi
Gabriel Teles

Mensagem por Gabriel Teles »

Espero um ano mais tranquilo que este começo.
Sorte ao piloto internado

ABRÇS
Constellation
Moderador
Moderador

É um cara de sorte...

Caros amigos,

O piloto do avião acidentado em Londrina teve realmente muita sorte:

O acidente ocorreu em frente ao Quartel do Corpo de Bombeiros da Zona Norte de Londrina. Ele saiu andando do avião e, praticamente ao lado, já havia uma ambulância dos Bombeiros especialmente equipada para atender acidentados, com os socorristas treinados. É mole??

Um abraço.
Imagem
marcelofoxtrot
PP
PP

Mensagem por marcelofoxtrot »

Rapaiz, se tá brincando, vôo sempre nele, o Sérgio é até meio parente meu, vou chegar, ainda não estava sabendo.
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

Esta região do|Norte do Paraná está com a bruxa solta.
O Comander 112 é um avião bonito, que ruim hein, voltando de revisão.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
marcelofoxtrot
PP
PP

Rapaziada, Graças a Deus, nada de mais grave, informações que levantei com amigos, é que infelizmente aeronave queimou inteira, mas felizmente o Sergio passa bem, um pouco queimado.
Tb disseram que ele pode ter perdido uma pá, ou até mesmo o motor ainda em vôo.

Imagem
Constellation
Moderador
Moderador

Eu caí bem perto daí...

Caros amigos,

Quando eu sofri um acidente, em 2003, foi bem perto do local desse acidente, cerca de 1 km de distância. Ainda bem que meu avião não pegou fogo e eu não fiquei chamuscado. Pra falar a verdade, embora a aeronave tenha ficado inteiramente destruída, saí só com um pequeno hematoma no braço esquerdo.

Um abraço.
Imagem
marcelofoxtrot
PP
PP

Pessoal, disseram que a trepidação foi tanta a bordo, que os rádio cairam do painel, e a aeronave pegou fogo ainda do ar.
Constellation
Moderador
Moderador

Hélice

Caros amigos,

Uma trepidação com tamanha força não pode se originar no motor. O problema só pode ser quebra da hélice, evento capaz de gerar, devido à força centrífuga, vibrações que podem chegar a arrancar totalmente o motor do avião.

Não é Penápolis que existe uma oficina homologada para manutenção em hélices??

Um abraço.
Imagem
marcelofoxtrot
PP
PP

Constellation, parace-me que ele chegou a cogitar a hipotese de ter perdido a motor em vôo, possivelmente pela quebra da pá.
Constellation
Moderador
Moderador

Hipótese plausível...

Olá, Marcelofoxtrot,

Essa hipótese me parece bastante plausível:

Primeiro: existe uma oficina de hélices em Penápolis sim, não me lembro o nome dela agora, mas posso ver amanhã no Aeroclube, eles já prestaram serviço pra gente;

Segundo: a aeronave pode ter feito algum serviço na hélice;

Terceiro: vibrações que chegam a arrancar instrumentos ou rádios do painel não podem ser geradas pelo motor, mas somente pela quebra da hélice (ponta quebrada, expulsão de uma pá do cubo, etc.);

Quarto: a maioria dos casos em que houve separação do motor do berço ocorreu por quebra da hélice.

Em Londrina, já ocorreu um acidente muito grave relacionado com quebra de hélice: foi com um Tucano da Esquadrilha da Fumaça, em abril de 1987, pilotado pelo então Major Faria (que ejetou e sobreviveu, posteriormente viria a comandar o EDA). Um amigo meu perdeu as duas pás (????) da hélice do seu Zenair Stol. O avião ficou todo torto, os carburadores caíram do motor e ficaram presos só pelos cabos da manete.

Um abraço.
Imagem
Constellation
Moderador
Moderador

everton_cwb escreveu:Se realmente o motor "saiu voando", mais um problema vem à tona: a mudança total no CG da aeronave.

Realmente o cara teve sorte!

Sds!
Se o motor saiu voando, não haveria mais como pilotar a aeronave, ela entraria em estol de badalo, e ficaria totalmente incontrolável, por falta de velocidade. Não haveria mais atuação das superfícies de comando. O piloto chegou a comentar sobre essa possibilidade, e reportou fogo em vôo.

De qualquer forma, esse tipo de problema é facilmente constatável. Vamos ver no que dá a investigação.

Um abraço.
Imagem
marcelofoxtrot
PP
PP

Pessoal, ainda não estive com ele, mas segundo amigos, ele teria dito que teve disparo de helice, seguido da vibração. Outros amigos viram as hélices, e disseram estar intactas (tortas, mas completas). Bom, então ele não perdeu pá, no campo das suposições, levantam a questão, e "se", a mangueira que leva óleo do governador pra hélice (parece-me que neste avião, é por mangueira, ele fica atrás) se rompeu, ai o óleo foi literalmente pro espaço, o motor sem óleo, começando e travar pode dar tamanha vibração, mas e o fogo, motor sem óleo incendeia daquela maneira?
Responder