Filosofias de projeto Boeing x Airbus...
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Filosofias de projeto Boeing x Airbus...
Pessoal...
Entre os entusiastas existe uma clara divisão... os amantes dos Boeing e de sua "tradição"... e os amantes da Airbus e de sua "tecnologia".
Acima disso existe uma outra questão... é a das filosofias de projeto.
Como citado num outro tópico, que se começou uma discussão sobre o FBW... este é um claro exemplo de diferentes filosofias de projeto. E não quer dizer que o FBW da Airbus seja mais avançado que o da Boeing... são projetos diferentes para atender a requisitos diferentes.
Da mesma forma existe a questão do conceito de família... adotado com sucesso pela Airbus e que agora será adotado pela Boeing com o 7E7.
E por aí vai...
Entre os entusiastas existe uma clara divisão... os amantes dos Boeing e de sua "tradição"... e os amantes da Airbus e de sua "tecnologia".
Acima disso existe uma outra questão... é a das filosofias de projeto.
Como citado num outro tópico, que se começou uma discussão sobre o FBW... este é um claro exemplo de diferentes filosofias de projeto. E não quer dizer que o FBW da Airbus seja mais avançado que o da Boeing... são projetos diferentes para atender a requisitos diferentes.
Da mesma forma existe a questão do conceito de família... adotado com sucesso pela Airbus e que agora será adotado pela Boeing com o 7E7.
E por aí vai...
Qualquer Airbus FBW é bem mais simpático para mecânicos (principalmente), comissários e pilotos (ao nível do work load).
Ao nível de manutenção é indiscutível... O Airbus é o avião que quando "se queixa" diz automaticamente ao mecânico, o que "lhe dói", onde "lhe dói" e "o remédio que quer tomar". E raramente se engana... Na manutenção da TAP, todos tentam "fugir" aos 737 (a TAP ainda faz a manutenção dos 737 da SATA Internacional).
A tecnologia FBW elimina tanto cabos das superfícies de controlo como dos throttles. Não é necessário estar constantemente a alinhar pontos neutros.
Ao nível do comissário, aqui na TAP, é praticamente unâmine que a transição 737->A320 permitiu um grande aumento da qualidade, do conforto e da operacionalidade da "àrea de trabalho".
Ao nível do handling, a família A320 é também mais simpática para o pessoal que trabalha com bagagens... Ao contrário do B737 (carga a granel), o A320 permite levar carga paletizada e contentorizada o que torna a operação mais rápida.
Para piloto, bem... Aqui é mais discutível porque depende do gosto de cada um e daquilo que um piloto entende por voar.
Ao nível de manutenção é indiscutível... O Airbus é o avião que quando "se queixa" diz automaticamente ao mecânico, o que "lhe dói", onde "lhe dói" e "o remédio que quer tomar". E raramente se engana... Na manutenção da TAP, todos tentam "fugir" aos 737 (a TAP ainda faz a manutenção dos 737 da SATA Internacional).
A tecnologia FBW elimina tanto cabos das superfícies de controlo como dos throttles. Não é necessário estar constantemente a alinhar pontos neutros.
Ao nível do comissário, aqui na TAP, é praticamente unâmine que a transição 737->A320 permitiu um grande aumento da qualidade, do conforto e da operacionalidade da "àrea de trabalho".
Ao nível do handling, a família A320 é também mais simpática para o pessoal que trabalha com bagagens... Ao contrário do B737 (carga a granel), o A320 permite levar carga paletizada e contentorizada o que torna a operação mais rápida.
Para piloto, bem... Aqui é mais discutível porque depende do gosto de cada um e daquilo que um piloto entende por voar.
-
Anonymous
O B737 peca por ter o projeto antigo, da década de 60 e derivado do 707.
Com o passar dos anos, o modelo ganhou novas asas, motores e avionicos modernos. Teve a fuselagem alongada e encurtada.
Hoje, é uma aeronave com muita tecologia mas com o desenho da fuselagem "antiga".
A familia Airbus do 18 ao 20 (concorrentes ao 737) foi desenvolvida com alta tecnologia e ao gosto de seus operadores (não só empresas, mas como tb tripulação) e por isso, não espanta sua superioridade.
A Boeing só conseguiu um paralelo na tecnologia - que ainda fica atrás - utilizada pela Airbus quando projetou o 777.
Viva a Airbus.
Com o passar dos anos, o modelo ganhou novas asas, motores e avionicos modernos. Teve a fuselagem alongada e encurtada.
Hoje, é uma aeronave com muita tecologia mas com o desenho da fuselagem "antiga".
A familia Airbus do 18 ao 20 (concorrentes ao 737) foi desenvolvida com alta tecnologia e ao gosto de seus operadores (não só empresas, mas como tb tripulação) e por isso, não espanta sua superioridade.
A Boeing só conseguiu um paralelo na tecnologia - que ainda fica atrás - utilizada pela Airbus quando projetou o 777.
Viva a Airbus.
Pessoal, não sei se todos concordam comigo, mas até o B767 a Boeing lançava o avião e dizia "...aqui tá o avião perfeito para vocês" sem ao menos ter consultado os operadores. Essa regra foi mudada em parte com o lançamento do B777 e está sendo aprimorada com o B7E7 (perdão B787)...tanto é que a Airbus contra-atacou com o lançamento do A350 que não passa de um A330 com refinamentos tecnológicos. A Boeing bem que poderia utilizar a tecnologia do DreamLiner numa nova geração de aeronaves para substituir os B737 depois de 2010. Eu acho que o 787 está sendo um novo marco para a Boeing. Desde então a Airbus ouvia seus clientes e fazia um avião para eles, já a Boeing ouvia mais os seus engenheiros que os clientes.
Abraços!!!
Abraços!!!
-
Anonymous
Deu uma dúvida agora. Se a Boeing lançar um novo avião para substituir o 737, qual será o modelo? 797? E após o 797, qual seria o modelo?Crazy Spotter escreveu:A Boeing bem que poderia utilizar a tecnologia do DreamLiner numa nova geração de aeronaves para substituir os B737 depois de 2010. Eu acho que o 787 está sendo um novo marco para a Boeing. Abraços!!!
Curiosidade, todas aeronaves que a Boeing produziu até hoje, possuem o número 7. Incluindo os militares. A única exceção foi o bombareido B52, mas 5+2 = 7
Acho que é um pouco cedo para falar sobre isso... heheheCmte Seabra escreveu:Deu uma dúvida agora. Se a Boeing lançar um novo avião para substituir o 737, qual será o modelo? 797? E após o 797, qual seria o modelo?Crazy Spotter escreveu:A Boeing bem que poderia utilizar a tecnologia do DreamLiner numa nova geração de aeronaves para substituir os B737 depois de 2010. Eu acho que o 787 está sendo um novo marco para a Boeing. Abraços!!!
Curiosidade, todas aeronaves que a Boeing produziu até hoje, possuem o número 7. Incluindo os militares. A única exceção foi o bombareido B52, mas 5+2 = 7
Abraços
Matheus