Avião da Varig derrapa em Congonhas pela 3a vez em um mês

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Avião da Varig derrapa em Congonhas pela 3a vez em um mês

Mensagem por arthuramaral_CGR »

17/01/2007 - 20h14
Avião da Varig derrapa em Congonhas pela terceira vez em um mês
Publicidade
da Folha Online

Um Boeing da Varig que opera na ponte aérea Rio-São Paulo derrapou ao pousar na pista principal do aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), às 17h48 desta quarta-feira. O piloto precisou girar a aeronave sobre seu eixo para que ela parasse. Segundo a Anac, foi a terceira vez em menos de um mês que o mesmo avião desliza ao pousar em Congonhas.

O incidente fez com que o terminal ficasse fechado por mais de uma hora e provocou atrasos, inclusive em vôos de outras companhias aéreas. Para minimizar o problema, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) determinou que o aeroporto permaneça aberto até a 1h, em caráter excepcional; e que o Boeing seja submetido a inspeção.

De acordo com a agência, não chovia no momento em que o avião derrapou, e os índices de atrito da pista principal de Congonhas --mais antiga e mais desgastada que a pista auxiliar-- estão dentro dos padrões de segurança.

Em 2006, a Infraero (estatal que administra os aeroportos) determinou que a pista principal de Congonhas deve ser fechada quando retiver mais de 3 mm de água.

Por telefone, a Folha Online entrou em contato com a assessoria de imprensa das empresas restantes da Varig, mas ela não tinha informações sobre o acidente. Entre as 18h e as 20h, a reportagem tentou telefonar para a assessoria responsável pela cobertura de ocorrências com os aviões, mas ninguém atendeu.
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Um Boeing 737 da Varig derrapou no início da noite desta terça-feira (17) em Congonhas, na Zona Sul da capital, e provocou a interdição da pista principal do aeroporto.

Por volta das 18h50, a pista foi fechada para a realização de uma vistoria. As operações ocorrem somente na pista auxiliar, que é mais curta. Como nem todos os aviões conseguem pousar na pista mais curta, pelo menos três vôos com destino a São Paulo já foram desviados para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo.



A companhia aérea diz que o avião foi obrigado a realizar uma freada brusca em virtude da água presente na pista. Em nota de esclarecimento, a Varig afirma que "o piloto prosseguiu normalmente com o procedimento de aterrissagem, estacionando o avião no 'finger' para desembarque dos 130 passageiros que faziam a ponte aérea Rio/São Paulo".

Até as 19h20, a Infraero não havia se pronunciado sobre o assunto.

http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL1283-5605,00.html
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

Re: Avião da Varig derrapa em Congonhas pela 3a vez em um mê

Mensagem por PR-WJI »

arthuramaral_CGR escreveu:Segundo a Anac, foi a terceira vez em menos de um mês que o mesmo avião desliza ao pousar em Congonhas.
A mesma aeronave? Pela terceira vez? Mas que matricula é essa??? :shock:
Marcelo F. De Biasi
PC
PC
Mensagens: 170
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 19:10
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Marcelo F. De Biasi »

PP-VTA... Curioso que ninguém está sabendo das supostas duas outras vezes... Alguém pode confirmar que esse avião realmente já derrapou outras duas vezes em CGH esse mês? Um pouco estranha a notícia... Mesmo porque o avião acabou parando no finger..

Sds,

M.
areshandore
PC
PC
Mensagens: 131
Registrado em: Ter Fev 22, 2005 23:53
Localização: Salvador

Mensagem por areshandore »

Vou pegar ponte amanhã e domingo, de RG...

vamos lá...
CHARLES SBBR
MASTER
MASTER
Mensagens: 1159
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 08:59

Mensagem por CHARLES SBBR »

Eu acho que tá mal escrito.

E outras duas que não foram noticiadas!?!?! Imposível últimamente com a "vigilia" dos reporteres nos aeroportos.

E o avião de um cavalinho-de-pau é isso?
Um abraço!!!
marcato
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 533
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 16:48
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por marcato »

CHARLES SBBR escreveu:Eu acho que tá mal escrito.
E outras duas que não foram noticiadas!?!?! Imposível últimamente com a "vigilia" dos reporteres nos aeroportos.
Pois é!
Devem ter confundido com o BRA e o GOL.
Agora só falta derrapar a TAM, Oceanair, Pantanal, mas eu estou torcendo mesmo para derrapar o FAB Zero Uno e ir parar lá na Bandeirantes para coroar a incopetencia do nosso desgoverno/infraZero!
E o avião de um cavalinho-de-pau é isso?
Um amigo meu que viu falou que ele ficou parado perpendicular no fim da pista. ficou la alguns instantes, deu motor e taxiou até o box.
Fernando Marcato

Imagem
Marco SBCT
MASTER
MASTER
Mensagens: 2950
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
Localização: Curitiba-PR-BR

Mensagem por Marco SBCT »

Marcato, então pelo dito do seu amigo foi derrapagem, esta pista sabão necessita reparos urgentes.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Só falta ser a mesma empresa que está contruindo o
metro de SP para reformar as pistas do Congolhas.

sds,
Moises Propp
osmair
MASTER
MASTER
Mensagens: 1526
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:16
Localização: Brasília - DF

Mensagem por osmair »

Marcelo F. De Biasi escreveu:PP-VTA... Curioso que ninguém está sabendo das supostas duas outras vezes... Alguém pode confirmar que esse avião realmente já derrapou outras duas vezes em CGH esse mês? Um pouco estranha a notícia... Mesmo porque o avião acabou parando no finger..

Sds,

M.
Não foi derrapagem. A primeira vêz foi estouro de pneu, na segunda o avião teve uma hidroplanagem porém não perdeu o eixo da pista. Só não lembro as datas.
Um abraço do gordo!!!!
osmaircassio@hotmail.com
"A educação de um povo se avalia pelo modo como se tratam os animais."
Alexander Von Humboldt
PETERSON

Mensagem por PETERSON »

".....Esta mesma aeronave da Varig, matrícula PPVTA, apresentou problemas nos pneus. Os outros incidentes aconteceram nos dias 19 e 27 de novembro.

Fonte: ANAC"
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Mensagem por Constellation »

moises Propp escreveu:Olá amigos,
Só falta ser a mesma empresa que está contruindo o
metro de SP para reformar as pistas do Congolhas.

sds,
Moises Propp
Oi, Moisés, você por acaso já viu o nome das empresas que estão construindo aquela porcaria (o Metrotanic...)?? Não duvide se uma ou mais delas forem reformar a pista de CGH., são todas velhas "afilhadas" do Planalto.

Não acredito em problemas nos pneus do Boeing, mesmo porque esse avião já não estaria usando mais os mesmos pneus que usava em novembro. E a pista de CGH é um sabão mesmo, todo mundo sabe disso.

Um abraço.
Imagem
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Anac culpa avião da Varig pela derrapagem no aeroporto de Congonhas

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou uma nota oficial para esclarecer o incidente da derrapagem do aeroporto de Congonhas. A derrapada do Boeing da Varig fechou o aeroporto mais movimentado do país por 50 minutos. Ao contrário da companhia, que culpa o mau tempo, a Anac afirmou na nota que o problema pode ser da aeronave. Veja a íntegra do comunicado:

PS. Atenção ao pode ser.


"Um incidente na pista principal de Congonhas paralisou as atividades do maior aeroporto do país em transporte doméstico de passageiros por mais de uma hora nesta quarta-feira, 17/01. O episódio foi causado por um Boeing da VARIG, matrícula PPVTA, que fazia a ponte aérea Rio-São Paulo e pousou na capital paulista às 17h48.

Este é o terceiro problema apresentado pela mesma aeronave da VARIG em pouco mais de 30 dias. Por este motivo, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) determinou que o Boeing permaneça no solo para inspeção das condições operacionais da aeronave.

A ANAC informa que os índices de atrito da pista principal estão dentro dos parâmetros internacionais. Além disso, não chovia em São Paulo naquele horário.

Em decorrência do problema com o avião da VARIG, o aeroporto de Congonhas deverá permanecer aberto até 1h da manhã. A medida visa a salvaguardar os interesses dos passageiros de todas as empresas aéreas que foram prejudicados pelo fechamento do aeroporto."
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Folha de São Paulo
Aeronave da Varig derrapa e fecha pista de Congonhas
MÁRCIO PINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A pista principal do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, ficou fechada no fim da tarde de ontem, por mais de uma hora, após a freada brusca no pouso de um Boeing-737 da Varig, às 17h48. A interdição gerou atrasos e remanejamento de vôos para Cumbica (Guarulhos). Segundo a Varig, a chuva de ontem deixou uma lâmina de água na pista, o que dificultou a aterrissagem. Não houve feridos entre os 130 passageiros que vinham do Rio de Janeiro. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) disse, em nota, que não chovia em São Paulo na hora do incidente e que o índice de atrito da pista está dentro de parâmetros internacionais. Segundo a agência, "é o terceiro problema apresentado pela mesma aeronave da Varig em pouco mais de 30 dias". O avião que derrapou irá para o Rio para inspeção. Congonhas ficaria aberto até a 1h de hoje para "salvaguardar" usuários. A Varig afirma que está em dia com a manutenção da aeronave, "de acordo com os rígidos padrões de segurança operacional sempre adotados", e que fez e faz sempre novas revisões.

Prazo
O ministro Waldir Pires (Defesa) disse ontem ser "inadmissível" dar prazo para o governo se decidir sobre a desmilitarização do setor. "Na negociação com o Estado não se dá prazo. Isso é inadmissível", disse Pires. "O Estado não pode ser refém de nenhum grupo." Os controladores do tráfego aéreo se reunirão no sábado. Eles esperavam aval à medida nesta semana e agora discutem novas formas de pressão, sem violar regras ou fazer greve, o que é vedado a militares. Segundo Pires, cabe a Lula decidir sobre a desmilitarização proposta em 20 de dezembro. Controladores se reuniram anteontem no Rio, mas decidiram aguardar até sexta. Diversos relatos ouvidos pela Folha dão conta de que está em pauta ampliar a operação-padrão. "É necessário que o governo se manifeste nesta semana. Não sei o que pode acontecer se o governo demorar mais ou der resposta negativa", diz Jorge Botelho, presidente do sindicato dos controladores civis.

Com LEILA SUWWAN, da Sucursal de Brasília
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Fonte: O Globo

Imagem
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Imagem

Fonte: O Dia
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

O ESTADO DE S.PAULO
Boeing derrapa em Congonhas
Sem feridos, incidente foi causado por lâmina de água

Os 130 passageiros do vôo 2438 da Varig, que vinha do Rio, passaram por um susto no fim da tarde de ontem, quando o avião aterrissava em Congonhas. O piloto foi obrigado a fazer uma freada brusca devido ao alagamento da pista principal. Após o incidente, ocorrido por volta das 17h30, narrado pela Aeronáutica como uma simples derrapagem do Boeing 737-300, a pista foi interditada por uma hora para vistoria.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Varig, a freada brusca aconteceu em função das condições climáticas, pois havia na pista uma espessa lâmina de água, que obrigou o piloto a fazer a manobra. A Assessoria informou ainda que ninguém se feriu e depois da aterrissagem o avião foi até o finger de desembarque normalmente.

A Aeronáutica vai abrir procedimento investigativo para saber se o Boeing envolvido no incidente é o mesmo que teve pneu estourado em pelo menos outras três oportunidades.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) determinou que todas as vezes em que o aeroporto for atingido por chuvas - fortes ou moderadas -, pousos e decolagens deveriam ser suspensos imediatamente. A medida está valendo desde 29 de dezembro, mas ontem não foi adotado.
Responder