Agências de viagens e aéreas travam disputa por comissão

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Agências de viagens e aéreas travam disputa por comissão

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Agências de viagens e aéreas travam disputa por comissão
Após reduzir percentual, Gol é alvo de boicote e de campanha promovida por agentes

Segundo associação, 73% das vendas são feitas por empresas de turismo; TAM também quer mudar pagamento

JANAINA LAGE
DA SUCURSAL DO RIO

MAELI PRADO
DA REPORTAGEM LOCAL

As agências de viagem e as empresas aéreas estão em pé de guerra: na busca pela redução de custos, a Gol diminuiu a comissão paga a agentes de viagem, o que lhe renderá boicote de quatro dias. A TAM, por seu lado, negocia com a Abav (Associação Brasileira dos Agentes de Viagem) a possibilidade de o consumidor pagar diretamente ao agente a comissão.
Neste último caso, a comissão seria simplesmente "deslocada": na prática, o consumidor não pagaria um preço mais alto, já que atualmente a comissão já é embutida no preço da passagem. A diferença seria de ordem contábil para a companhia aérea e daria mais "transparência" ao processo, como defendem as empresas aéreas.
De acordo com especialistas no setor, entretanto, essa seria uma forma de deixar claro ao passageiro o quanto pagam pelo serviço da agência de viagem e estimulá-lo a comprar diretamente da companhia.
A Gol, por seu lado, resolveu reduzir o percentual de pagamento das comissões para 7% em bilhetes domésticos e 6% em bilhetes internacionais. Com isso, os agentes de viagem de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal resolveram deixar de vender, por quatro dias, as passagens da aérea.
O percentual anterior era de 10% para os vôos domésticos e 9% para os internacionais. Com a redução, que ocorreu no dia 1º deste mês, a companhia segue o caminho que já havia sido tomado no passado por TAM e Varig, que atualmente cobram os mesmos 7% de comissão nos vôos domésticos.
O boicote vai de hoje ao dia 12. Os agentes distribuíram a imagem de um cartaz, que nos próximos dias será colocada em outdoors, criticando a aérea: "Inteligentes!! Reduz comissão das agências de turismo e se diz parceira do Brasil. Você sabe quem vai pagar a conta? Escolha a sua transportadora aérea. Proteste. Gol Contra. Viaje de outro jeito, não deixe o desrespeito continuar", diz o cartaz, com a imagem de um palhaço vestido de laranja, cor da Gol.

Disputa antiga
A contenda entre agentes de viagem e companhias aéreas é antiga. Em 2001, a Varig tentou reduzir o percentual. Os agentes entraram na Justiça e ganharam em alguns Estados. A Gol surgiu depois do imbróglio e sempre pagou taxa de 10% nos vôos domésticos.
"Quem sempre pagou a comissão foi o passageiro porque ela estava embutida no preço da passagem. O problema é que, quando esse percentual diminui, a companhia não repassa a queda para o valor da passagem", disse o vice-presidente da Abav (Associação Brasileira dos Agentes de Viagem), Carlos Alberto Amorim Ferreira.
O fato de os agentes voltarem suas baterias contra a companhia é criticado. Segundo um executivo do setor, que preferiu não ser identificado, não é possível entender por que a empresa é atacada por passar a praticar o mesmo comissionamento de TAM e Varig. As menores, como OceanAir, pagam 10% de comissão.
Segundo a Abav, 73% das vendas da Gol são feitas via agentes de viagem, percentual inferior apenas ao da TAM, que está na faixa de 80%. As agências de viagem do Rio de Janeiro vão se reunir hoje para decidir se aderem ou não ao boicote contra a companhia.

Fonte: Folha de São Paulo
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Num futuro proximo as Cias aereas não precisaram mais de
pessoas que vendas suas passagens, elas tem no seus sistemas
de informatica todas os nomes dos clientes das Agencias e
telefones ou email, elas tem o 0300, a Gol já oferece até 36
vezes as passagens, ou voces acham que as Cias aereas
são parceras de alguem ?

sds,
Moises Propp
CHARLES SBBR
MASTER
MASTER
Mensagens: 1159
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 08:59

Mensagem por CHARLES SBBR »

É num futuro, mas por enquando dependem muito das agências porque ainda existe muita resistência sobre compras via internet, sem falar em pessoas jurídicas e orgão governamentais que possuem contas em agências.
A VARIG vem fazendo o caminho contrário. Sempre tem gente do comercial visitando as agências e fora de temporada ainda tem o insentivo da tarifa para agêntes de viagem. Oceanair também vem trabalhando junto com os agentes.
Como isso começou agora dia 01/01 a TAM deve esperar para ver o impacto para se posicionar.
Eu particularmente nem ofereço mais GOL!
Um abraço!!!
Emerson
MULTI
MULTI
Mensagens: 486
Registrado em: Ter Out 18, 2005 18:54
Localização: Joao Pessoa

Mensagem por Emerson »

Eu só acho engraçado é o fato de que a Varig ( já há 6 anos atrás ) foi a primeira a reduzir as comissões do agentes de viagem assim com a Tam depois e ninguém fez essa zuada que estão fazendo agora contra a Gol, hoje em dia prefiro comprar passagens na minha casa com toda comodidade, pago com meu cartão, faço o parcelamento e ainda marco meu assento bem a vontade , por que vou me dirigir a uma agencia de viagem. Os tempos mudam as transformações são muito rápidas os agentes tem que proucurar os produtos e serviços para comercializarem, esta semana a Alitalia reduziu as comissões para vendas na Europa para 0,4%, isso mesmo bem menos que 1%.

Sds.

emerson
paulopre-aero
PC
PC
Mensagens: 112
Registrado em: Ter Nov 21, 2006 21:13
Localização: Porto Alegre-RS

Mensagem por paulopre-aero »

Nem 8 nem 80.
Comprar uma passagem POA CGH pela internet é barbada. Mas quando temos viagens com muitas conexões? Ou quando temos que combinar companhias aéreas diferentes? E pra viagens internacionais então? A maioria dos usuários de aviação, 99,99%, não entende nada desta linguagem, GRU BSB, pax, leg, tarifa Y, H, K, etc. A função do agente também é orientar o passageiro. Um conferencista americano que convidamos para um congresso em POA comprou passagem da Continental no Orbitz e ninguem falou pra ele que para entrar no país precisava de visto. Voltou para o USA.
Não sou do ramo, apenas viajo com muita frequência. As vezes compro na internet, as vezes uso a agência.
Ats
Paulo Fernando
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

paulopre-aero escreveu:Ou quando temos que combinar companhias aéreas diferentes? E pra viagens internacionais então?
Isto está cada vez menos frequente, cada vez mais o passageiro já se vira sozinho, a grande maioria das grandes operadoras já fornece vôos por meio das alianças para praticamente qualquer lugar do mundo.

O mercado é dinâmico, e está em constante mutação, as agências de viagens tem que se adequar a nova realidade de mercado, se ficarem paradas no tempo, e não se adequarem o nova realidade, estarão condenadas ao fracasso.
Responder