Aeroporto de Blumenau

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
JOTURSC
PC
PC

Aeroporto de Blumenau

Mensagem por JOTURSC »

Bom dia a todos. Alguém sabe o que deu com as tentativas de reabertura do aeroporto de blumenau para vôos comerciais? Pelo que tenho visto ultimamente, nada de concreto e verdadeiro, um verdadeiro impasse que faz com que uma cidade importante como Blumenau não tenha um único vôo diário ligando a grandes centros...E dizer que Navegantes está perto não vale...

Abs, Jorge
Anonymous

Re: Aeroporto de Blumenau

Mensagem por Anonymous »

JOTURSC escreveu:E dizer que Navegantes está perto não vale...
Mas é a verdade, infelizmente Blumenau fica muito perto de dois aeroportos pólos na região, Navegantes e Joinville, alem de ficar perto de Florianopolis e Curitiba.

Todos esses aeroportos para dividir passageiros, é meio complicado sobrar passageiros para Blumenau...

Alem disso a pista é muito restrita, possui somente 1080 metros, que não são suficientes para a operação de F-100/mk-28 ou então A319/B733, é suficiente no máximo para Fokker 50 ou aeronaves menores operarem.

Acredito que com uma pista um pouco maior, alguns voôs de Navegantes poderiam migrar para Blumenau, mas com essa pista restrita, dificilmente acontecerá.
Stephan K.P.
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por Stephan K.P. »

Soma-se o fato que a GOL, em seus vôos com destino Navegantes, possui um serviço de ônibus GRÁTIS que leva os passageiros interessados a Blumenau... Então tá feito o negócio, não tem muita vantagem colocar um vôo pra Blumenau :roll:
Stephan Klos Pugatch
Fotos no Airliners.net = http://www.airliners.net/search/photo.s ... %20Pugatch
JOTURSC
PC
PC

Aeroporto de Blumenau

Mensagem por JOTURSC »

Bom, boa parte dos passageiros que utilizam o aeroporto de NVT são de Blumenau e cidades vizinhas, muitos até de Rio do Sul, no Alto Vale distante 90 KM de Bnu. A alguns anos está para ser feito o alongamento da pista, o desvio da rodovia que passa ao lado do aeroportoe a compra de mais terrenos ao redor da área, mas como disse anteriormente, governo municipal, estadual e federal não se entendem. Em visita ao recente, a pouco tempo o vice presidente da Republica e técnicos da Infraero/Anac estiveram vendo as condições do aeroporto e apossibilidade de que ele volte a operar o mais breve possível...o resultado ainda não se viu nos ares da cidade...
Eu particularmente, como blumenauense que mora fora da cidade mas que sempre está de volta odeio ter que depender de NVT, assim como muitos dos empresários das grandes empresas da região de Blumenau...Assim como Chapecó poderia ter uns 2 vôos diários para Congonhas e até mesmo para POA.

Obrigado a todos pelas opiniões :!:

Jorge
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

Bom dia amigos.

Este tópico me trouxe boas recordações. Pousei no Aeroporto Quero-Quero em Blumenau, em 1997 quando a Helisul fazia POA-BNU direto. Os detalhes:

* 17/12/97 POA/BNU:
-------------------------
HLS 126 C208B PT-MEV DEP 1705z ARR 1837z FL 090 DIST 219nm POB 05. * Trip. Alencar/Sokolnique

* 19/12/97 BNU/POA:
-------------------------
HLS 125 C208B PT-MHD DEP 1907z ARR 2040z FL 090/110 DIST 219nm POB 07. * Trip. Marguarde/Gotuzzo. A 23nm ao sul de BNU cruzamos com o HLS 121 que estava no FL 080. Passamos a lateral de Lajes 1943 e chamamos o APP POA POA as 2013.

Muito bom voar nos Caravans.... bom mesmo!

Quando decolamos de POA, o Cmte. Alencar viu que eu estava muito interessado e me deu um mapa, para acompanhar o vôo com eles. Após a decolagem sintonizaram no NDB a rádio AM de Blumenau e efetuavam check cruzado no GPS. O tempo estava CAVOK e pudemos fazer um belo vôo entre cúmulos e os visuais da serra gaúcha/catarinense.

Lembro que o pequeno TPS de BNU estava lotado, pois estava no solo o FK-50 da TAM, com destino a CGH (se não me engano era procedente de FLN, tenho q confirmar... alô Damásio, é isso??). Engraçado era quando o responsável pelo aeroporto, um senhor de terno, óculos escuros e chapéu, pegava o microfone a nunciava pelos alto-falantes as partidas e chegadas em português, espanhol, ingles e alemão.

Ao pousar em BNU levei um susto quando vi, no aeroclube, o DC-3/C-47 PT-KZG todo branco, sendo preparado para o translado até POA, para posteriormente virar o PP-VBN que voa até hoje. Logicamente pedi ao táxi para me levar até lá, e fiz boas fotos dos mecânicos trabalhando no velho Dakota.

Posteriormente fui algumas vezes a Blumenau, todas via NVT, com translado de ônibus da Rio Sul. O Aeroporto Quero-Quero foi fechado devido a não possuir rádio-auxílios e balizamento, sendo assim ficou impedido de receber vôos regulares (pax). Curioso é que na Rio Sul, vc fazia o check-in na sala vip em Blumenau antes de embarcar no ônibus.
A viagem terrestre durava aproximadamente 50 minutos (60 km distância).

Blumenau é uma linda cidade em estilo germânico, limpa, organizada e com belezas naturais como o Rio Itajaí-Açú e muitos parques. Interessante é que algumas ruas do centro da cidade tem a chamada "mão-inglesa", onde os carros trafegam no sentido invertido ao convencional.

Quando der, colocarei fotos aqui ou no AeroEntusiasta.

Avisarei!
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

O bom de voar no Caravan (ainda não tive esse prazer) é que onde quer que vc se sente, vc está no jump...eheh
JOTURSC
PC
PC

Aeroporto de Blumenau

Mensagem por JOTURSC »

Nem me fale...só de ver o seu comentário deu saudade da terrinha...mas carnaval está chegando e ficarei por lá uns 4 dias...

Abraços

Jorge 8)
JOTURSC
PC
PC

Aeroporto de Blumenau

Mensagem por JOTURSC »

Tenho algumas fotos de BNU, alguém pode me ajudar a por as fotos, não estou conseguindo...

Jorge
Ronaldo - JOI
PC
PC

Mensagem por Ronaldo - JOI »

Para colocar fotos vc tem que hospedá-las em algum lugar. Existe o Photobucket http://photobucket.com, vc deve fazer o cadastro primeiro, depois quando fizer o upload de fotos, aparecerá o endereço delas, aí é só colocar o link aqui ou então fazer com que elas abram automaticamente através da opção IMG do fórum.

Bem, tenho aqui algumas rotas da TAM/Brasil Central de Março e Abril de 1996, quando ela operava em Blumenau, mas não tenho os horários:

(JJ=Brasil Central e KK=TAM)

JJ124/125= POA/ BNU /POA (Caravan)
JJ126/127= RIG/ CSU/ POA /BNU/ POA /CSU /RIG (Caravan)

KK471/472= CGH / BNU / CGH
KK473/474= BNU / FLN / BNU
KK475/476= CGH / BNU / CGH
KK590/591= BNU / CWB / BNU
KK592/593= BNU / CWB / BNU

BLUMENAU (BNU) SC
KK 471= diários 08h15 BNU 09h30 > Fokker 50
KK 922= 2ª a 6ª 12h30 BNU 17h45 > Fokker 100 (conexões em CWB com KK 469 e em FLN com KK 474 > Fokker 50) 03 escalas
KK 475= diários 16h50 BNU 18h10 > Fokker 27
Ronaldo Santos
Joinville - SC
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Ronaldo, bom dia.

Obrigado pelas infos!

Essa rota JJ126/127= RIG/ CSU/ POA /BNU/ POA /CSU /RIG, que lugar é CSU? Criciúma? Caso positivo, essa rota fica sem lógica. Poderia ser: RIG/POA/CSU/BNU e volta.

Jorge.

Pode mandar as fotos pro e-mail (aeroentusiasta@gmail.com) que colocarei no AF.

73s
Ronaldo - JOI
PC
PC

CSU é Santa Cruz do Sul/RS!

Alguém tem o time-table da Helisul?

Abraços,
Ronaldo Santos
Joinville - SC
Ronaldo - JOI
PC
PC

A Ocean Air fez a ligação BNU-CGH em 2002. Mas pelo jeito não tinha demanda e o vôo foi cancelado.

Segue abaixo uma notícia da revista Aero Magazine de junho de 2002, Nº 97, ano 9:
Imagem

Em outra edição da revista, Nº96, uma notícia dizia que a companhia tinha iniciado as operações no mês de abril para as cidades de Ponta Grossa(PR), Lajes, Videira e Blumenau(SC).
Hoje nenhuma empresa atende a essas cidades!

No My Aviation há uma foto aérea de Blumenau de autoria de Félix Adriano Niemeyer Monteiro: http://myaviation.net/?pid=00163276

Abraços,
Ronaldo Santos
Joinville - SC
JOTURSC
PC
PC

Aeroporto de Blumenau

Mensagem por JOTURSC »

Na época em que a OceanAir desistiu de voar para Blumenau, lí a respeito na mídia e disseram que foi por causa da falta de invertimento em propaganda, que fez com que muita gente não soubesse da existência de vôos para São Paulo e ía para Navegantes...
Negócios tem dessas coisas....propaganda é uma delas...

Jorge
FABIO XAP
PC
PC
Contato:

Mensagem por FABIO XAP »

JOTURSC escreveu:Assim como Chapecó poderia ter uns 2 vôos diários para Congonhas e até mesmo para POA.

Obrigado a todos pelas opiniões :!:

Jorge
Jorge,
Hoje Chapecó,XAP, possui dois vôos para CGH realizados pela OceanAir com o MK28, 6311 e 6157, além de ligação com Florianopolis e Porto Alegre tbm com a própria OcenaAir. A GOL tbm opera aqui em vôo diario com o B733 ligando Chapecó a Florianopolis e Guarulho no voo 1908/1909!! Temos tbm voo de segunda a sábado cargueiro da Variglog operado com o C208 da Vera Cruz que faz FLorianópolis/Chapecó/Foz do Iguaçu/Chapecó/Florianópolis.

Saudações,
JOTURSC
PC
PC

Aeroporto de Blumenau

Mensagem por JOTURSC »

Fábio, minha opinião foi mau colocada; quis dizer que assim como Chapecó, Blumenau também poderia oferecer alguns vôos para os principais destinos, como Congonha e POA. 2 vôos diários seriam de bom tamanho...

Aliás Fábio, você sabe como anda a ocupação dos vôos em Chapecó? As informações que lí a respeito dizem que são entre 5 mil e 8 mil pax por mês...Você tem algum número exato?

Obrigado

Jorge
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Bom dia.

De férias, revendo os álbuns em papel, resolvi escanear estas imagens e reviver este tópico. Espero que gostem.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Ronaldo - JOI
PC
PC

Belas imagens, Fábio.
Por que este DC-3 estava lá?

Este ano, estive em Blumenau.
Seguem algumas fotos:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Ronaldo Santos
Joinville - SC
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Prezado Ronaldo, bom dia.

Conforme as Revistas RADAR ed.25 e 30 e pesquisa pessoal, eis alguns pontos da vida operacional do PT-KZG / PP-VBN, e a resposta do motivo dele estar em BNU:

Douglas C-47B-20-DK (c/n 26921 / 15476)

24/12/44 USAAF 43-49660 Não foi a II Guerra
11/04/45 FAB 2017 Operado pelo 2º GT (BAAF).
31/05/78 Desativado em e estocado no Campo dos Afonsos /RJ,
10/10/78 Adquirido em leilão pela VOTEC
10/10/78 VOTEC PT-KZG Registrado no DAC apenas em 04/10/79.
26/07/86 ROYAL PT-KZG Reg. no DAC em nome de Equipaer Ind. Aeron.áutica, mas operado pela Royal Táxi Aéreo, OUT/1996 Exposto sem asas em Congonhas/SP
1988-89 AERO BENI PT-KZG Empresa de Trinidad - Bolívia. Operado nas cores da VOTEC.
AGO/1989 ROYAL PT-KZG Operou CARGO nas cores da Votec. Stand em Belém.
12/02/96 WEEAIR PT-KZG Operou todo branco, batizado como “Cmte. Mohr” em vôos panorâmicos sobre Blumenau/SC e efetuou cinco vôos de paraquedismo em Joinville/SC.
MAI/1997 WEEAIR PT-KZG Stand em Blumenau.

10/01/98 ARGS PT-KZG Chegou ao ARGS todo branco.
09/04/98 Visto com as cores do aeroclube.
JUL/1998 Início dos vôos panorâmicos sobre a região de POA.
AGO/1998 Stand no ARGS com pintura raspada e cauda branca.
07/05/99 Transladado para VRG VEM para check e receber a pintura antiga da VARIG e marcas do ARGS.
08/07/99 Rematriculado como PP-VBN.
JUN/2003 Visto em Araras/SP com pintura basica/títulos VARIG e logotipo da VEM na cauda.
09/2004 Visto em Garibaldi/RS em vôos históricos para a Serra gaúcha e passeios de maria-fumaça.
FEV/2005 Realizou vôos panorâmicos sobre Torres/RS
08/09/05 Efetuou toques e arremetidas em POA, após revisão para translado ao novo proprietário.
13/09/05 Início do translado para Mocóca/SP, com escala em Florianópolis e Campinas.
16/09/05 Decolou de Florianópolis após ficar aguardando de melhorias das condições meteorológicas no destino.
27/12/05 Visto em GRU
05/11/07 Visto em Pirassununga/SP

* A data de chegada para a FAB do “2017” é a mesma da carga no inventário, porém provavelmente data real é 07/05/45.
Responder