Quem já voou no Jump Seat?
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Quem já voou no Jump Seat?
Prezados Colegas:
Criei este tópico para que nós possamos contar um pouco mais das aventuras e experiências pelas quais quem já foi um dos pouquíssimos privilegiados a voar no jump seat de alguma aeronave comercial.
Vamos lá, contem suas histórias, para nos divertirmos!!!
Abs
Criei este tópico para que nós possamos contar um pouco mais das aventuras e experiências pelas quais quem já foi um dos pouquíssimos privilegiados a voar no jump seat de alguma aeronave comercial.
Vamos lá, contem suas histórias, para nos divertirmos!!!
Abs
-
- MASTER
- Contato:
Já voei várias vezes no 'jump seat' e assim que me sobrar mais tempo, colocarei um texto mais detalhado por aqui ! Os que mais me marcaram, foram 3: no A-300 da Vasp, na aproximação para a pista 10 de P'álegre ! No Fokker-100 da Tam, na aproximação, sob condições severas, para o aeroporto de GRU (perna POA/SAO) e no Boeing 737-700 da Gol, na aproximação IFR (sob forte temporal e snme, foi o último avião a efetuar o pouso, antes de o aeroporto fechar), para o GIG, vindo de BSB, no mês de fundação da GOL (janeiro de 2001).
Pô, já tem mais de 5 anos que não faço um vôo no 'jump-seat' ! ALÔ Robert, precisamos marcar de nos encontrar no(s) A-319 ou 320 da TAM, meu camarada !
Pô, já tem mais de 5 anos que não faço um vôo no 'jump-seat' ! ALÔ Robert, precisamos marcar de nos encontrar no(s) A-319 ou 320 da TAM, meu camarada !

Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
-
- PP
Já voei no Jump pela gol nos trechos POA-FLN; FLN-CGH; CGH-GIG, tambem de MVD pra POA, todos esses no 737-800. O mais legal foi pela TAM, de FOR para GIG e depois CGH, e no mesmo dia de CGH pra CWB (esses todos de A320) e de CWB pra POA no F100, pousando com quase 20 kt de través.
Abraços,
Guilherme Utz
Guilherme Utz
O meu vôo inequessivel foi no novissimo PP-SNS o primeiro 733 da Vasp de JPA para REC com o cmte. Giudicce isso em 1986 entramos pela proa de Olinda era uma maquina espetacular para epoca, depois voei no PP-SOM de BSB / MAO DC-10 da Vasp com o meu amigo cmte. Antonio, outra vez no lendário PP-SMA de MAO / BEL com o cmte. Antonio Carlos e por último voei de LAX / GRU no MD-11 PP-SPE tb Vasp com o cmte. Dinapolli, uma partularidade esse MD-11 estava vindo de Seul embacamos nele em LAX direto GRU, chegamos lá desembarcamos para alfadenga etc, fomos chamados para o embarque de GRU / REC era a mesma aeronave, voamos direto GRU/REC, quando chegamos em REC ele assumiu o vôo para Frankfurt, pense numa maquina voadora !.
Que saudades da minha querida VASP.
Sds
Emerson.
Obs : Parabéns pelo tópico.

Que saudades da minha querida VASP.
Sds
Emerson.
Obs : Parabéns pelo tópico.
-
- AeroConselho
Como disse o Ewerton, o jumpeseat é o melhor assento pra se curtir um vôo!!!
Fiz vários vôos nessa "cadeira cativa", mas, com certeza, o que mais me marcou foi o primeiro, no dia 30/05/2004, no A320 da TAM, prefixo PR-MAE (não podia ter prefixo melhor!!!ahahaha), que fez a rota CGH-LDB, uma linda noite com o céu todo estrelado, mas com alguns CBs na região de VCP.
Abs
Fiz vários vôos nessa "cadeira cativa", mas, com certeza, o que mais me marcou foi o primeiro, no dia 30/05/2004, no A320 da TAM, prefixo PR-MAE (não podia ter prefixo melhor!!!ahahaha), que fez a rota CGH-LDB, uma linda noite com o céu todo estrelado, mas com alguns CBs na região de VCP.
Abs
Voar no Jump realmente é muito bom. A visão é privilegiada, não tem lugar melhor. Já acompanhei vários vôos no jump, principalmente pelo fato de trabalhar na manutenção, e muitas vezes acompanhamos vôos para checarmos alguma pane que muitas vezes não se manifestam no solo ou quando há algum vôo para bases onde não tem manutenção de empresa. Já tive que acompanhar um vôo no jump para verificar o funcionamento de uma das bombas hidráulicas. Dos vários vôos que acompanhei no jump dá para destacar dois: um vindo de Recife com escala em Petrolina no qual tive a oportunidade de ver o pôr do sol no FL350. É bonito para cachorro! E outro vindo de POA onde é possivel ter uma visão ótima do litoral. Ver os Cbs soltando raios lá em cima durante a noite é uma das coisas que não dá para esquecer.
Um abraço do gordo!!!!
osmaircassio@hotmail.com
"A educação de um povo se avalia pelo modo como se tratam os animais."
Alexander Von Humboldt
osmaircassio@hotmail.com
"A educação de um povo se avalia pelo modo como se tratam os animais."
Alexander Von Humboldt
-
- PP
Participei de alguns pousos legais no jump-seat de 727 (Viasa) em Punta Cana e Santo Domingo (Rep. Dominicana), em F-100 (CGH) e em um inesquecível MD-11 da Vasp em aproximação noturna em Aruba. Todas aquelas luzes da cabine ligadas, a interceptação perfeita no ILS da 11, as vozes dos computadores indicando a altura em relação ao solo,... foi demais!
-
- PC
Já pousei no jump em POA, CGH, SCL, mas o que mais marcou foi um pouso em Acapulco (Mex) num 727 da Mexicana. Estavamos em 5 na cabine, e o pouso foi horrivel, quicamos na pista e tudo. No taxi o cmte, que ja tinha voado no Brasil alguns anos, virou e disse em português mesmo: que pouso de m****! vou dizer que foi você que pousou (apontando pra mim).
A gargalhada correu solta.
Abraços e feliz 2007 a todos
A gargalhada correu solta.
Abraços e feliz 2007 a todos
-
- MASTER
Já voei no jump-seat dos VC-96 2115 e 2116 em várias oportunidades, também voei, ai não sei se é jump-seat mas o assento se localiza pouco atraz entre o 1P e o 2P nos VU-93 (HS-125) e VU-35A (learJet) e também muitas horas de vôo no VH-55 8818 e 8819 (AS355) todos do GTE e alguns vôos no Bandeco, Xingu e Brasília do 6º ETA. A long time ago!
Fatos interessantes foi num vôo de instrução de VC-96 em que o avião estava pra pouso só que estava alinhado entre a rwy e a twy da 29 SBBR, quando só tinha uma rwy, e lembro da tranquilidae do instrutor com as mão entre as pernas e falando: - você não esta alinhado, não está... se continuar iremos ter problemas... ai foi feita a correção e correu tudo bem....ah o piloto quer estava instrução se tornou um dos super pilotos de VC-96 que o GTE já teve.
Outro um pouco mais tenso foi uma ingestão de um urubu no motor 2 em um toque-e-arremetida em SBAN no FAB2712 (VU-35A) foi uma "extreme situation" mas tudo foi gerenciado com competência e retornamos ao SBAN com segurança... foi bom que voltamos pra SBBR de 2401 (B707).
Sinto falta dos Jumps!
Fatos interessantes foi num vôo de instrução de VC-96 em que o avião estava pra pouso só que estava alinhado entre a rwy e a twy da 29 SBBR, quando só tinha uma rwy, e lembro da tranquilidae do instrutor com as mão entre as pernas e falando: - você não esta alinhado, não está... se continuar iremos ter problemas... ai foi feita a correção e correu tudo bem....ah o piloto quer estava instrução se tornou um dos super pilotos de VC-96 que o GTE já teve.
Outro um pouco mais tenso foi uma ingestão de um urubu no motor 2 em um toque-e-arremetida em SBAN no FAB2712 (VU-35A) foi uma "extreme situation" mas tudo foi gerenciado com competência e retornamos ao SBAN com segurança... foi bom que voltamos pra SBBR de 2401 (B707).
Sinto falta dos Jumps!
Um abraço!!!
-
- PP
- Contato:
Já voei muitoooooo no Jump Seat...737-700 e 800
Alias toda fez que eu voava de CAT2 nunca tinha lugar na cabine de pax, era sempre no Jump..confesso que prefiro ficar no meu setor...lá na Galley...Lele le lele lele le lele...
ehehuheuheue...
Na real eu já voei de pé da Galley, no banheiroo e por ai vai né...
Alias toda fez que eu voava de CAT2 nunca tinha lugar na cabine de pax, era sempre no Jump..confesso que prefiro ficar no meu setor...lá na Galley...Lele le lele lele le lele...
ehehuheuheue...
Na real eu já voei de pé da Galley, no banheiroo e por ai vai né...
Editado pela última vez por Gil Hoepear em Dom Dez 31, 2006 04:24, em um total de 1 vez.
Abraço,
Gil Hoepear
Gil Hoepear
-
- PP
- Contato:
Alguns colegas aqui do fórum têm o privilégio de trabalhar em companhias e por isso fica mais fácil de fazer algum vôo no jumpseat.
Mas, e quem não trabalha ali dentro, como eu???
É muito mais difícil para nós conseguirmos essa "carona" e, por isso, temos que recorrer a algumas "estratégias", ou seja, temos que ser um pouco "cara-de-pau" pra pedir pro comandante nos deixar ir na cabine!!!hehehehe
Além da visão maravilhosa, estas "estratégias" também nos rende muitas "histórias"!!!!
Abs
Mas, e quem não trabalha ali dentro, como eu???
É muito mais difícil para nós conseguirmos essa "carona" e, por isso, temos que recorrer a algumas "estratégias", ou seja, temos que ser um pouco "cara-de-pau" pra pedir pro comandante nos deixar ir na cabine!!!hehehehe
Além da visão maravilhosa, estas "estratégias" também nos rende muitas "histórias"!!!!
Abs
Pô, adorava andar de jump no Brasil! Ser funcionário da Varig ajudava um pouco. As tripulações sempre foram muito legais e cavalheiros. Infelizmente aqui nos EUA o único jeito de voar no jumpseat, com excessão de ser piloto de linha aérea e outras poucas pessoas especialmente autorizadas, é ser estagiário de "flight operations". Antes do Set 11., 2001 não se podia oficialmente ocupar o jump (mas acontecia), mas era possível visitar a cabine em vôo e trocar uma idéia legal com a tripulação. Hoje, somente é possível visitar a cabine com o avião no portão de saída. Nem foto é permitido, mas a gente deixa é claro quando vemos que se trata de um entusiasta.
Vamos ver, ja voei...
737-200 (Vasp e Varig), 737-300 (Varig), 767 (TransBrasil), A-320 (TAM e jetBlue), MD-80 (AA), MD-11 (Delta), 737-800 (AA), 757 (AA e UPS), 777 (AA), EMB-170 (Republic). O irônico é que nunca andei de jump num ERJ-145 e primeira vez que voei nele foi como co-piloto (BOS-BWI). Nem como passageiro já tinha o feito.
Abraços e Feliz 2007 para todos!
Vamos ver, ja voei...
737-200 (Vasp e Varig), 737-300 (Varig), 767 (TransBrasil), A-320 (TAM e jetBlue), MD-80 (AA), MD-11 (Delta), 737-800 (AA), 757 (AA e UPS), 777 (AA), EMB-170 (Republic). O irônico é que nunca andei de jump num ERJ-145 e primeira vez que voei nele foi como co-piloto (BOS-BWI). Nem como passageiro já tinha o feito.
Abraços e Feliz 2007 para todos!
Parabéns pela iniciativa de criar este tópico.
Voei no jump-seat no BRA PR-BRF no trecho GRU/POA/GRU noturno à
dois anos atrás. Foi meu primeiro vôo de jump. Show de bola.
abraços
Feliz 2007 à todos.
"A hélice do avião funciona como ventilador, basta ela parar para o piloto começar a suar "
Voei no jump-seat no BRA PR-BRF no trecho GRU/POA/GRU noturno à
dois anos atrás. Foi meu primeiro vôo de jump. Show de bola.
abraços
Feliz 2007 à todos.
"A hélice do avião funciona como ventilador, basta ela parar para o piloto começar a suar "
"A hélice do avião funciona como ventilador,basta ela parar pro piloto começar a suar".
http://www.flickr.com/photos/fo208b/" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.flickr.com/photos/fo208b/" onclick="window.open(this.href);return false;
Voei uma única vez no jump. A descrição está aqui:
http://www.aeroentusiasta.com.br/phpBB2 ... 6c64176780
http://www.aeroentusiasta.com.br/phpBB2 ... 6c64176780
Grato desde já!
Abraços!!!
Abraços!!!
- Constellation
- Moderador
Muitas vezes...
Caros amigos,
Voei muitas vezes no "jump", não dá para enumerar, mas uma das vezes mais inesquecíveis foi a bordo do Electra PP-VJW, CGH-SDU, na única vez que tive oportunidade de voar no Electra, em um vôo noturno da Ponte. Foi espetacular.
Mas ainda não consegui voar em nenhum Airbus, e nem em Fokker 100.
Um abraço.
Voei muitas vezes no "jump", não dá para enumerar, mas uma das vezes mais inesquecíveis foi a bordo do Electra PP-VJW, CGH-SDU, na única vez que tive oportunidade de voar no Electra, em um vôo noturno da Ponte. Foi espetacular.

Mas ainda não consegui voar em nenhum Airbus, e nem em Fokker 100.
Um abraço.